Manual Academia das Cidades

Page 58

ção de indivíduos críticos e responsáveis. Waichman (2008) assim define o estilo produtivo-criativo: • Participação direta na criação do objeto cultural seja este um objeto material, uma norma, ou um valor a ser compartilhado por um grupo social; • Não delimitação rígida das funções de emissor e receptor no processo de comunicação; não definição de um padrão de relação onde aparecem uns poucos que pensam e outros muitos que recebem ou executam as decisões; • Possibilidade de surgimento do pensamento reflexivo na medida em que este surge nas situações em que se apresentam aos indivíduos problemas de adaptação; quer dizer, frente a uma situação problemática, com vistas à solução da mesma. A maioria das formas de conduta que denominamos cultura popular produtiva emerge de situações problemáticas da vida cotidiana. • Facilita a ação e as decisões sobre os fatos da vida cotidiana. As atividades podem ser divididas em quatro áreas de interesses: artísticos, físico-desportivos, manuais e intelectuais. Indicação de atividades sistemáticas de acesso à cultura e também à realização de eventos. Recomenda-se observar a articulação necessária entre as atividades sistemáticas e os eventos, seguindo o princípio da utilidade social; os interesses estão relacionados com as faixas etárias dos usuários; Os agentes da animação sociocultural são profissionais e voluntários. O perfil é polivalente; A avaliação das atividades leva em conta indicadores socioculturais.

PERFIL DO PROFISSIONAL Para Gillet (2007), o termo animação reúne técnicas e estratégias, especialistas e generalistas, animadores em múl58

Capítulo 2 |

ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL E TEMPO LIVRE

manual Academia das Cidades TESTE.indb 58

14/12/2010 16:29:36


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.