Letras que flutuam

Page 12

12

INTRODUÇÃO Uma semana depois de chegar a Belém, pela primeira vez, do incerto trapiche do Porto da Palha, atravessei o rio Guamá, acompanhando um grupo em demanda à comunidade de Boa Vista do Acará. Viagem curta. Corriqueira, para quem não é um viajante. Enfadonha, para quem vem buscar seu pão-de-cada-dia na Belém metrópole. Surpreendente, para uma forasteira, para quem urubus, marés, paneiros de açaí, uxi, caranguejos, montanhas de matapis e fardos de patchuli apresentam novas palavras, frases construídas de maneira diversa, onde o tu, corretamente empregado, impõe-se na nova geografia.

Belém, o único lugar do Planeta onde o roxo é vida – lá fora é companhia segura da morte – onde o roxo freqüenta as todas refeições ao lado do amarelo da farinha e do branco da tapioca. Ao mesmo tempo, Belém explode nas cores, no excesso de luz e de umidade, no excesso de novas palavras, a Belém de todas as letras é estranha, suja, cheira, provoca, incomoda, instiga.

Aos poucos, a viajante que sou copia os ritmos, as marés, distingue a Amazônia ribeirinha – da cultura popular, que tem seus próprios caminhos, suas próprias linguagens, seus próprios alfabetos – daquela que copia, recopia e mal-copia, que corre atrás das metrópoles alheias a sua geografia.

Este estudo é resultado deste embate, deste estranhamento, do olhar viajante. De quem busca novas referências, de quem procura compreender o que é ser um habitante local sem o preconceito, sem o exótico, sem o estranhamento. Reconhecer as pessoas e seus tempos, as lides das marés, o que é comum, o que é tradicional, o que é banal, o que é goma, o que é farinha, o que é manicuera e o que vira tucupi.

Da mirada de quem chega à Amazônia pela primeira vez imprimem-se novos códigos, as linhas flutuam, os sotaques tornam as palavras outras. Aprende-se rápido que o Estuário do Amazonas, do Tocantins e Araguaia, do Guamá, do Acará, do Moju e de tantos caminhos escrevem paisagens a cada maré. São terras caídas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.