Anais FEBRACE 2013

Page 266

Rio Jari, eu te quero bem. Revitalizar e conservar para não acabar Beatriz Batista dos Santos - bia20batista_@hotmail.com Evellin Uchôa Flexa - b-rodrigues1977@hotmail.com Gabrielly Sued Tadeu Oliveira - gabbytadeu@hotmail.com Elizabete Rodrigues (Orientadora) - b-rodrigues1977@hotmail.com Elen Silva Andrade (Coorientadora) - elenandrade-pg@hotmail.com Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Rodrigues Capiberibe, Laranjal do Jari - AP

Ciências Sociais e Aplicadas - 505 Planejamento Urbano e Regional O levantamento da problemática tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos moradores dos bairros Santarém, Sagrado Coração de Jesus e Malvinas, localizados na margem esquerda do Rio Jari, no município de Laranjal – Amapá. A coleta de dados estatísticos foi concebida através da aplicação de questionários, contento 15 perguntas abertas e fechadas, caracterizando uma pesquisa quantitativa do ponto de vista dos aspectos sociocultural e socioambiental, na visão dos moradores acerca das problemáticas associadas ao Rio Jari. Foram entrevistadas 122 pessoas, divididas nas localidades citadas. A faixa etária com maior representatividade entre os moradores entrevistados foi a de 12 a 25 anos, equivalendo a 57%. Ao serem questionados sobre o tempo que residem nos bairros, verificou-se uma variação de três meses a 51 anos, com média de 14,6 anos. Observou-se que 20% não são alfabetizados e 48% possuem o ensino fundamental incompleto. No quesito de números de pessoas que residem numa mesma casa, há uma variante de 5 a 9 integrantes num mesmo lar. Segundo 56% dos moradores consultados, o processo de deterioração do Rio Jari intensificou-se devido à ausência de coleta de lixo. Quanto ao conhecimento de resíduos sólidos lançados no leito e na margem do rio, 78% responderam sim. Ao serem questionados sobre quais eram as características do rio quando haviam chegado à localidade, 57% falaram não ter lembrança sobre a imagem do rio antes de ser poluído e 83% afirmam que não sabem onde nasce o Rio Jari. Quanto ao questionamento da recuperação do rio, 99% declaram serem de acordo. Assim sendo, fica evidente a necessidade de uma intervenção na comunidade estudada, começando com ações que visem a construção de uma consciência ambiental em todos os residentes.

PALAVRAS-CHAVE: VISÃO AMBIENTAL - QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL - RIO JARI

214

FEBRACE 2013 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.