Anais FEBRACE 2013

Page 241

Um Destino Nobre para as Cascas de Arroz Bárbara Rebinski - baby_r1995@hotmail.com Pamella Dell’Monica Martinho - pam_lpj@hotmail.com William Reis dos Santos - william_rsantos@hotmail.com Magali Canhamero (Orientadora) - magalicanhamero@gmail.com Jhonny Frank Sousa Joca (Coorientador) - jhonny_quimico@hotmail.com Etec Júlio de Mesquita, Santo André - SP

Ciências Agrárias - 407 Ciência e Tecnologia de Alimentos Este trabalho busca uma solução sustentável para o reaproveitamento da casca de arroz, conferindo um valor agregado à mesma, já que atualmente são produzidas aproximadamente 21,4 milhões de toneladas de arroz em todo o planeta. O resíduo gerado após o beneficiamento do arroz é descartado de forma incorreta em lagos, rios ou terras inférteis. A proposta deste projeto é a extração do óleo da casca pelo processo soxhlet em solvente orgânico de baixo custo e o seu redirecionamento para a indústria alimentícia, cosmética, farmacêutica, entre outras. Após o processo de extração do óleo, o resíduo gerado deverá ser tratado pela digestão ácida para remoção dos compostos inorgânicos solúveis presentes na casca, em seguida, o material obtido é calcinado gerando um produto sólido de cor branca, que poderá ser usado como adsorvente no processo de clarifloculação da água nas Estações de Tratamento ou como abrasivo para indústrias de sabões, material dental, joalherias, entre outros. Propomos um processo ambientalmente correto e sustentável, que proporciona alto nível de desempenho ambiental durante todo o beneficiamento do arroz, aplicando os conceitos de produção mais limpa, desenvolvendo um produto com alto valor agregado obtido a partir de resíduos que seriam descartados.

PALAVRAS-CHAVE: ARROZ - ÓLEO - SÍLICA

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2013

189


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.