Anais FEBRACE 2013

Page 199

Influência da mídia na alimentação dos adolescentes e sua relação com os distúrbios alimentares Alessandra Waintraub - lelewtb_28@hotmail.com José Carlos Andréss Dottori Junior (Orientador) - dottorijr@yahoo.com.br Colégio Renascença, São Paulo - SP

Ciências da Saúde - 305 Nutrição Este artigo discute a influência da mídia na alimentação dos adolescentes, refletindo se ela é negativa. Procura conscientizar a população sobre os agravantes do tema, que são cada vez mais recorrentes na atualidade. Fundamenta sua metodologia na análise do dilema estabelecido pela mídia na alimentação do jovem e sua relação com o desenvolvimento de distúrbios alimentares que podem ocorrer pela pressão de atingir o “corpo ideal”, que se baseia no corpo de aparência extremamente magra. Verifica produtos oferecidos em redes de fast-food, estabelecendo uma relação com a necessidade diária recomendada pela World Health Organization (WHO), na qual se obteve que um dos sanduíches, utilizado como exemplo, possui metade da ingestão de gordura diária e um quarto das calorias totais recomendadas. Realizou-se um questionário com adolescentes de ambos os sexos de São Paulo que estudam em colégios particulares da região central e que se relacionam com a mídia. Os dados deste questionário foram tabulados e os resultados demonstraram que a televisão realmente faz parte da rotina de mais de 50% das pessoas envolvidas na amostra; além disso, metade dos voluntários sente uma insatisfação parcial em relação aos seus corpos e a maioria tomou atitudes para mudar essa sensação de insatisfação.

PALAVRAS-CHAVE: ALIMENTAÇÃO - MÍDIA - TRANSTORNOS ALIMENTARES

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2013

147


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.