Anais FEBRACE 2013

Page 119

A PALMA FORRAGEIRA COMO MATÉRIA-PRIMA NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS CASEIROS: UMA ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE PARA O SEMIÁRIDO Ana Clara de Morais Punes - anaclarapunes@hotmail.com Francisco de Assis de Oliveira Júnior - j.nhobbb@hotmail.com Valter Trajano dos Santos - waltertrajano9@hotmail.com Solange Batista da silva (Orientadora) - solange.batista@hotmail.com Escola Estadual Mariana Cavalcanti Ensino de 1º Grau, Luís Gomes - RN

Ciências Biológicas - 201 Biologia Geral De acordo com os estudos realizados através de pesquisas bibliográficas, a palma forrageira é uma alternativa eficaz para combater a fome e a desnutrição no semiárido nordestino, além de ser uma importante aliada nos tratamentos de saúde. Essa planta é rica em vitamina A, complexo B e C e minerais, como cálcio, magnésio, sódio e potássio, além de possuir17 tipos de aminoácidos. A palma é mais nutritiva que alimentos como a couve, a beterraba e a banana com a vantagem de ser um produto mais econômico. Segundo Leite (2006), a palma é a planta mais explorada e mais distribuída nas zonas áridas e semiáridas do mundo e sua real dimensão produtiva não é plenamente conhecida no Nordeste. Esse vegetal pode se tornar uma alternativa econômica para a região devido à variedade de produtos e subprodutos que dele se pode extrair. Porém, o baixo nível de conhecimentos dos agropecuaristas e agricultores em relação às estratégias de convivência com os recursos disponíveis na região tem contribuído para o desperdício de oportunidade. Assim, não acontece uma melhoria dos índices sociais e econômicos, gerando renda e oferta de alimentos de grande poder nutritivo, podendo desenvolver a sustentabilidade ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: PALMA FORRAGEIRA - VEGETAL - SUSTENTABILIDADE

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2013

67


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.