Anais FEBRACE 2013

Page 103

Síntese de sais surfactantes a partir do líquido da castanha-de-caju utilizados no combate à dengue Gabriel Tiago Galdino - gt0375@gmail.com Adilson Beatriz (Orientador) - adilbeat@gmail.com E.E. José Maria Hugo Rodrigues, Campo Grande - MS

Ciências Exatas e da Terra - 107 Química Este projeto de pesquisa tem como meta principal o desenvolvimento de surfactantes (sabões ou tensoativos) a partir do óleo de mamona e do líquido da casca da castanhade-caju (LCC) que possam atuar contra larvas de mosquitos do gênero Aedes. Uma vez comprovada sua atividade larvicida, os tensoativos poderão ser usados em águas infestadas por insetos vetores de moléstias, com o objetivo de controlar doenças transmitidas por mosquitos, em especial a dengue. Tanto o LCC quanto o óleo de mamona possuem baixo valor comercial e são oriundos de fontes naturais renováveis, permitindo desenvolver surfactantes de baixo custo e que não agridem o meio ambiente, podendo ser produzidos industrial ou artesanalmente.

PALAVRAS-CHAVE: DENGUE - LARVICIDA - LÍQUIDO DA CASTANHA-DE-CAJU

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2013

51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.