Escola Eficaz

Page 97

96 - Módulo I - Escolas Eficazes

Clarissa estuda de manhã na escola municipal. Lá, quase ninguém sabe o que ela faz fora do horário escolar. A professora e a diretora nunca lhe perguntaram e ela também não fala sobre isso porque acha que escola é escola - o que faz na parte da tarde e à noite não tem nada a ver com as atividades escolares. Algumas amigas mais chegadas sabem sobre o violão porque já viram Clarissa tocando nas festas. A família sabe que, duas vezes por semana, ela aprende a fazer artesanato de tapeçaria na oficina da tia. Toda quarta-feira, ajuda a mãe no bazar da igreja. E, nas horas livres, ainda ajuda seus irmãos menores no “para casa” e até alguns vizinhos que têm dificuldade com o Português. Clarissa é boa de Português, mas tem problema com a Matemática, de vez em quando tem que pegar um reforço para dar conta.

Questões para o diretor A história de Clarissa sugere perguntas do tipo:

1. Você sabe o que fazem os seus alunos fora do horário escolar? • • • • •

Vêem televisão? Fazem seus deveres? Vagam pelas ruas? Envolvem-se em atividades, como a Clarissa? Trabalham?

2. Você acha que a escola é responsável pelas atividades de contraturno? A resposta a esta pergunta deve ser dada durante a elaboração e a revisão do PDE. O que a comunidade escolar entende como ano letivo? Como currículo? Como responsabilidade da escola e da família? Como responsabilidade da comunidade? Que tipo de atividades extraclasse e extracurriculares a comunidade estaria disposta a apoiar, para que sejam realizadas na escola, ou em sintonia com ela? Qualquer que seja a resposta dada, cabe ao diretor assumir, em nome da comunidade escolar - e junto com os pais - a responsabilidade pela oferta dessas atividades, sejam elas desenvolvidas dentro ou fora da escola. E zelar pela qualidade e pela eficácia dos programas de contraturno que são


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.