Ideia + Trabalho = Cultura: a escola como construção da realidade.

Page 1

Ideia + Trabalho = Cultura: a escola como construção da realidade Fábio Oliveira Santos1. A realidade é algo, a meu ver, construído a partir da cultura e, de muitas maneiras, ao modo que se interpreta a própria vida. No diálogo entre Marx e Hegel é percebido que os dois, cada qual a seu jeito, tem razão. Hegel quando diz que em tempos em tempos as ideias mudam a sociedade; e Marx, quando aponta que é através das ideias e do trabalho que se constrói e se transforma o real, grosso modo, a sociedade. Na contemporaneidade, ou seja, neste momento histórico temos as ideias, ou como Hegel prefere chamá-las, o espírito da época, sobrevoando a sociedade, leia-se: internet que, por outro lado, não sobrevoa sozinha, mas com o trabalho humano transformador, no sentido de Marx. Os dois não são excludentes, mas convergem e se imbricam. No entanto, ainda há outro fator que foi pouco explorado, principalmente, do ponto de vista da educação, uma vez que o resultado das duas ideias acima têm-se o produto cultural que modela a sociedade. Assim, observa-se a seguinte fórmula: ideia + trabalho = cultura. Atividades realizadas no templo do saber, da maneira como observamos, pois é o local onde acontece e se realiza a sociedade: a escola. Nesse sentido, a escola é deslocada de um fator coadjuvante onde não constrói a cultura, para o papel mais ativo, no sentido de produtor de cultura, próximo às ideias de Edward Said. Em outro momento discutimos 2 as teorias deste autor, grosso modo, afirma que a construção cultural liberta. Se acreditarmos que a cultura é construída em diversos sentidos também é real que a mesma cultura é libertadora, uma vez que se pode reconstruí-la de modo que dê outro olhar à sociedade. Nesse sentido, mudar a realidade passa também pela reconstrução da cultura, ou seja, ideia + trabalho = cultura realizada na escola. Bibliografia. SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo; tradução Denise Bottman, São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

1 Professor da Rede Estadual de São Paulo lotado na escola Professora Francisca Lisboa Peralta, Osasco. 2 Discussão encontrada em: http://artigocientifico.uol.com.br/uploads/artc_1373053998_45.pdf Acesso em: 31/08/2013.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.