Relatório de Atividades ESTM 2012

Page 1

ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR

RELATÓRIO DE ATIVIDADES | 2012

1/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

O presente relatório dá cumprimento ao estabelecido nos estatutos do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), artigo 62º, n.º 1, alínea j, com a finalidade de responder às necessidades de publicitação da atividade da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), durante o ano de 2012. A Direção: Diretora Teresa Margarida Lopes da Silva Mouga ________________________________________________________ Subdiretor Paulo Jorge Santos Almeida ________________________________________________________

Subdiretor Paulo Jorge de Sousa Maranhão ________________________________________________________

2/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Índice CAPÍTULO I ................................................................................................................................... 4 1. NOTA INTRODUTÓRIA ............................................................................................................ 4 2. PRINCIPAIS DESTAQUES EM 2012 .......................................................................................... 5 3. CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO ....................................................... 6 CAPÍTULO II .................................................................................................................................. 9 4. OBJETIVOS ORIENTADORES DO PLANO DE ATIVIDADES 2012............................................... 9 5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2012 ............................................................................... 10 Eixo 1 | FORMAÇÃO .................................................................................................................. 10 Eixo 2 | INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO .................................................... 19 Eixo 3 | INTERNACIONALIZAÇÃO .............................................................................................. 21 Eixo 4 | PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE ........................................................................... 23 Eixo 5 | ESTUDANTES ................................................................................................................ 27 Eixo 6 | VALORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL ........................................................ 30 Eixo 7 | ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ............................................................................................ 33 AVALIAÇÃO FINAL ..................................................................................................................... 39 ANEXOS ..................................................................................................................................... 41

3/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

CAPÍTULO I 1. NOTA INTRODUTÓRIA O Relatório de Atividades 2012 da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (adiante designada por ESTM), reporta‐se ao ano civil e pretende ser um documento de análise e avaliação da execução global do Plano de Atividades definido para 2012, procurando sintetizar as atividades desenvolvidas ao longo do ano, avaliar resultados, justificar desvios e estruturar informação relevante para o futuro. Este documento foi elaborado pela Direção da ESTM/IPL, tendo por base os dados obtidos dos vários serviços administrativos e técnicos. Assim, propõe‐se, para aprovação do Conselho de Representantes, o seguinte Relatório de Atividades do ano de 2012. Após aprovação será o mesmo Relatório de Atividades 2012 divulgado entre a comunidade académica e disponibilizado a todos os interessados em www.estm.ipleiria.pt.

4/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

2. PRINCIPAIS DESTAQUES EM 2012 Atribuição de uma distinção à ESTM pela Câmara Municipal de Peniche No dia 31 de Maio, no âmbito da semana do pescador, o Município de Peniche entendeu atribuir uma distinção à ESTM pelo “pela dedicação e empenho no desenvolvimento de atividades formativas, investigação científica e prestação de serviços à comunidade em torno dos recursos marinhos”, reconhecendo assim a importância estratégica da escola no desenvolvimento local. Adesão ao Campus do Mar A 7 de Novembro o Instituto Politécnico de Leiria assina protocolo de colaboração com a Universidade de Vigo, formalizando a adesão ao Campus do Mar. No âmbito deste Campus a ESTM integrará os investigadores do IPLeiria nos clusters de I&D do Campus do Mar. Estes docentes poderão, ainda, cooperar nas atividades docentes e no programa de doutoramento Marine Science, Technology and Management (DO*MAR). Certificação dos cursos de Turismo pela Organização Mundial de Turismo Ainda em Novembro de 2012, a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas atribuiu a certificação de qualidade TedQual, a todas as seis licenciaturas da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM / IPLeiria), de Peniche: Animação Turística, Gestão Turística e Hoteleira (em regime diurno e pós‐laboral), Marketing Turístico (em regime diurno e a distância), Restauração e Catering, Turismo e Gestão de Eventos. Esta certificação é valida por três anos e constitui um selo de qualidade da formação por ministrada pela ESTM, agora reconhecida também internacionalmente.

5/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

3. CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO 3.1.

Alterações na organização interna da ESTM

Órgãos Durante o ano de 2012 houve alterações na composição dos órgãos da ESTM, na sequência da cessação de mandatos dos membros eleitos. Integrou o Conselho de Representantes, órgão colegial de natureza representativa, composto por representantes eleitos do corpo docente, não docente e discente, em 23 de outubro de 2012: a) Um representante dos estudantes, por cessação de mandato de estudante que concluiu o seu curso. Integrou ainda o Conselho Pedagógico, órgão colegial de natureza pedagógica, composto por representantes eleitos do corpo docente e discente: a) em 6 de janeiro de 2012, um representante dos estudantes, que perdeu o mandato por faltar, sem motivo justificativo, a mais de duas reuniões por ano, nos termos do regimento do órgão; b) em 10 de janeiro de 2012, dois representantes dos estudantes, por cessação de mandato de estudantes que concluíram os seus cursos; c) em 16 de outubro de 2012, um representante dos estudantes, por cessação de mandato de estudante que concluiu o seu curso; d) em 23 de abril de 2012, um representante dos assistentes e um representante dos docentes equiparados, considerando que os docentes cessaram os mandatos por transitarem da categoria, para a qual tinham sido eleitos. De realçar que foi necessário proceder à eleição para seriação de suplentes, dos representantes dos estudantes, no Conselho Pedagógico em 1 de março de 2012, por se encontrar esgotada a lista de suplentes. Nos órgãos de coordenação dos ciclos de estudos, órgão nominal de coordenação pedagógica e científica de um curso, nomeado pelo(a) diretor(a) da respetiva unidade orgânica, obtido parecer favorável do conselho técnico‐científico e do conselho pedagógico, houve também algumas alterações, a saber:

6/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

a) em 03 de julho de 2012, tomaram posse os coordenadores de curso das licenciaturas em Turismo, em Marketing Turístico e do mestrado em Aquacultura, por término da duração do mandato dos coordenadores anteriores; b) em 6 de setembro de 2012, tomaram posse os coordenadores da licenciatura em Gestão de Eventos e dos mestrados em Biotecnologia Aplicada e em Turismo e Ambiente, na sequência da entrada em funcionamento dos novos cursos; c) em 6 de setembro de 2012, tomaram posse os coordenadores dos mestrados em Marketing e Promoção Turística e em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, na sequência do termo da duração do mandato anterior. Em dezembro de 2012 decorreram ainda eleições para todos os órgãos colegiais da ESTM, nos termos dos regulamentos eleitorais dos respetivos órgãos, tendo em conta o término dos mandatos em março de 2013.

Serviços Durante o ano de 2012 e, na sequência de procedimentos concursais comuns, para constituição de relação jurídica de emprego, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, ocorridos no ano anterior, também os serviços administrativos e técnicos da ESTM sofreram algumas alterações: i) em 16 de janeiro de 2012 iniciaram funções, em período experimental, dois técnicos superiores no Gabinete de Apoio à Coordenação de Cursos e no Gabinete de Estágios; ii) em 23 de janeiro de 2012 iniciou funções, em período experimental, um técnico superior no Gabinete de Apoio aos Laboratórios e Salas Práticas; iii) em 23 de abril de 2012 (após licença parental) iniciou funções, em período experimental, um técnico superior no Gabinete de Apoio à Coordenação de Cursos; iv) em 01 de junho de 2012 iniciou funções, em período experimental, um técnico superior no Gabinete de Imagem e Relações com o Exterior. De realçar que todos concluíram com sucesso o seu período experimental, isto é, com avaliação superior a 14 valores.

7/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

3.2.

Dificuldades surgidas

O desenvolvimento das atividades da ESTM, no ano em análise, foi marcado por fatores de ordem interna e externa, que condicionaram em parte, o total cumprimento do seu plano de atividades.

De entre os fatores de ordem externa salienta‐se: − A manutenção do ambiente de forte contenção e elevado rigor na execução da despesa; − A redução significativa de transferências correntes em Orçamento do Estado; − As restrições aplicadas pela Lei do Orçamento do Estado para 2012 ao pagamento do trabalho extraordinário; − A diminuição muito significativa da execução das receitas próprias, provenientes do pagamento das propinas, resultante do agravamento das condições financeiras das famílias. De entre os fatores de ordem interna salienta‐se: − Reestruturação do procedimento de contratação de pessoal docente, com as necessárias adaptações dos processos neste âmbito; − Reestruturação do procedimento de contratação de pessoal em acumulação de funções e dos contratos celebrados com outras entidades, no âmbito de prestações de serviços ou projetos; − Agravamento da escassez de pessoal não docente nos serviços académicos, resultante da saída de colaboradores deste serviço, acrescida de dificuldades na contratação de pessoal não docente; − Continuação das dificuldades decorrentes das novas aplicações informáticas comuns a todo o Instituto, cujo desempenho depende da “velocidade” da internet e cujas atualizações às novas realidades dependem das restantes unidades orgânicas e da agenda de trabalhos dos gestores das aplicações.

8/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

CAPÍTULO II 4. OBJETIVOS ORIENTADORES DO PLANO DE ATIVIDADES 2012 O plano de atividades para 2012 foi estruturado com base em 7 eixos estratégicos, em conformidade com o Plano Estratégico 2010‐2014 do IPL, e que nortearam a formulação dos objetivos operacionais e a definição de atividades a desenvolver pela ESTM, na prossecução das suas atribuições e competências.

Quadro 1| Objetivos orientadores do plano de atividades 2012

EIXOS

OBJETIVOS

I – Formação

1.

Otimizar a oferta formativa

II – Investigação, Desenvolvimento e Inovação

2.

Aumentar a quantidade e qualidade de I&D

III – Internacionalização

3. 4.

Aumentar e diversificar a mobilidade internacional Ampliar e consolidar a cooperação internacional

IV – Pessoal Docente e Não Docente

5.

Dispor de pessoal qualificado e profissionalmente competente

6. 7.

Promover e acompanhar o desenvolvimento integral dos estudantes Diligenciar pela sua inserção na vida ativa

8.

Contribuir para o desenvolvimento regional

V – Estudantes

VI – Valorização e Desenvolvimento Regional

VII – Organização e Gestão

9. Incrementar os recursos de forma eficaz, sustentada e eficiente 10. Definir uma estratégia de comunicação externa

9/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2012 O relatório de atividades está estruturado com base nas linhas de orientação de desenvolvimento definidas no plano de atividades de 2012, eixos estratégicos do IPL (2010‐ 2014), e pretende apresentar o nível de desenvolvimento das ações que a ESTM se propôs realizar, numa perspetiva de análise comparativa entre resultados previstos e atingidos.

Eixo 1 | FORMAÇÃO 1.1. LICENCIATURAS (1.º ciclo)

No âmbito deste tipo de oferta formativa importa destacar os dados estatísticos abaixo, relativos aos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013, conforme a sua aplicação. Quadro 2 | Licenciaturas ministradas em 2012 2011/2012

2012/2013

Diurno

9

9

3 anos – 180 ECTS

Diurno

9

9

Engenharia Alimentar

3 anos – 180 ECTS

Diurno

9

9

Gestão do Lazer e Turismo de Negócios

3 anos – 180 ECTS

Diurno

9

‐‐‐‐

Gestão Turística e Hoteleira

3 anos – 180 ECTS

Diurno e Pós‐laboral

9

9

Marketing Turístico

3 anos – 180 ECTS

Diurno, Pós‐laboral e a Distância

9

Diurno e a Distância

Restauração e Catering

3 anos – 180 ECTS

Diurno

9

9

Turismo

3 anos – 180 ECTS

Diurno

9

9

Gestão de Eventos

3 anos – 180 ECTS

Diurno

‐‐‐‐

9

Licenciatura (1.º ciclo)

Duração e ECTS

Regime

Animação Turística

3 anos – 180 ECTS

Biologia Marinha e Biotecnologia

A alteração da oferta formativa em 2012/2013 teve como objetivo a sua otimização, nomeadamente na não abertura de vagas no regime pós‐laboral no curso de Marketing Turístico e na substituição do curso de Gestão do Lazer e Turismo de Negócios, pelo novo curso de Gestão de Eventos.

10/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Há ainda a salientar, como referido, a certificação de qualidade TedQual atribuída em 2012, pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidades, a todas as licenciaturas na área do Turismo. Esta certificação é valida por três anos. O processo de certificação TedQual, é uma iniciativa voluntária das instituições que querem certificar os seus cursos, projetos de investigação, e formação em geral. Esse processo procura promover a promoção da melhoria contínua da formação e investigação em turismo, definindo um standard de critérios para a qualidade da educação em turismo. Assim, tem como base cinco áreas de análise para avaliar externa e internamente os projetos candidatos: a coerência do plano de estudos; as condições ao nível pedagógico e de infraestruturas; as políticas, ferramentas e mecanismos de suporte da gestão administrativa; a existência de mecanismos transparentes para seleção do corpo docente e condições favoráveis ao seu desenvolvimento; e a relevância do programa de estudos, respeitando as necessidades específicas do setor do turismo. Relativamente às vagas disponíveis, pelos vários regimes de acesso e aos novos estudantes inscritos em licenciatura, podemos analisar os quadros 3 e 4: Quadro 3 | Vagas disponíveis em 2012/13,por regime acesso, à data de 31/12/2012 Concurso Nacional de Acesso (Contingente Geral)

Cursos

Mudança de Curso e Transferência

Total Vagas

Animação Turística

25

3

2

30

Biologia Marinha e Biotecnologia

50

6

4

60

Engenharia Alimentar

35

4

3

42

Gestão de Eventos

30

3

3

36

Gestão Turística e Hoteleira ‐ diurno

50

Gestão Turística e Hoteleira – pós‐laboral

30

14

2

96

Marketing Turístico ‐ diurno

35

Marketing Turístico ‐ Ensino a Distância

25

10

2

72

Restauração e Catering

25

3

2

30

Turismo

40

5

3

48

345

48

21

414

TOTAL

Concursos Especiais

11/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Quadro 4 | Novos estudantes Licenciatura em 2012/13, por regime acesso, à data de 31/12/2012

Licenciaturas

Concurso Nacional de Acesso

Concursos Especiais

Mudança de Curso e Transferência (1)

Mudança de Reingresso Curso e (2) Transferência (2)

Total

Animação Turística

18

0

0

0

2

20

Biologia Marinha e Biotecnologia

54

0

0

0

0

54

3

7

0

0

3

13

Gestão de Eventos

18

10

1

0

0

29

Gestão Turística e Hoteleira ‐ diurno

52

4

1

0

58

5

12

3

1 1

3

24

18

2

3

0

1

24

Engenharia Alimentar

Gestão Turística e Hoteleira – pós‐laboral Marketing Turístico ‐ diurno Marketing Turístico – Ensino a Distância Restauração e Catering

2

4

2

0

0

8

26

2

1

0

1

30

Turismo

41

1

0

1

2

45

237

42

11

3

12

305

TOTAL (1) (2)

Apenas as inscrições no 1.º ano curricular e que ocupam vaga Não ocupam vaga

Verifica‐se, portanto, uma diminuição de 24 novos estudantes de 1º ciclo relativamente ao ano anterior. Nos regimes pós‐laboral e de ensino a distância era expectável, à semelhança do ano anterior, que o público‐alvo fosse distinto do concurso nacional de acesso, isto é, fosse proveniente dos concursos especiais e das mudanças de curso e transferências, factos que se tiveram em consideração na distribuição das vagas para estes regimes. Tal é particularmente evidente no regime pós‐laboral do curso de Gestão Turística e Hoteleira. É ainda importante no curso de Engenharia Alimentar, diurno. Quanto ao Concurso Nacional de Acesso, poderão ainda ser comparadas as classificações dos últimos colocados nos anos de 2010, 2011 e 2012, por fase, no quadro 5:

12/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Quadro 5 | Classificação dos últimos colocados no Concurso Nacional de Acesso, por fase 1.ª Fase Licenciaturas

2.ª Fase

3.ª Fase

2010

2011

2012

2010

2011

2012

2010

2011

2012

Animação Turística

116.0

123.1

113.7

128.2

110.8

109.1

a)

a)

114.0

Biologia Marinha e Biotecnologia

111.8

108.7

117.2

117.2

111.9

102.5

a)

a)

100.0

Engenharia Alimentar

128.5

116.2

120.2

112.3

117.1

‐‐‐

a)

119.4

‐‐‐

Gestão do Lazer e Turismo de Negócios

111.7

124.3

‐‐‐

113.4

111.0

‐‐‐

113.4

120.8

‐‐‐

‐‐‐

‐‐‐

110.4

‐‐‐

‐‐‐

107.4

‐‐‐

‐‐‐

119.1

Gestão Turística e Hoteleira ‐ diurno

131.7

124.3

119.3

133.5

127.7

125.2

134.2

126.7

109.0

Gestão Turística e Hoteleira – pós‐laboral

109.0

117.5

109.0

110.3

111.3

124.0

125.2

145.5

115.0

Marketing Turístico ‐ diurno

111.9

117.2

114.2

117.7

104.9

103.5

113.5

115.9

‐‐‐

Marketing Turístico ‐ pós‐laboral

116.2

110.0

‐‐‐

110.6

a)

‐‐‐

a)

a)

‐‐‐

Marketing Turístico ‐ Ensino a Distância

119.6

a)

119.0

100.0

136.4

110.0

a)

128.8

‐‐‐

Restauração e Catering

113.1

116.5

120.8

112.6

114.8

123.0

a)

124.0

122.3

Turismo

130.4

125.4

121.2

129.1

122.5

111.7

136.5

119.7

112.0

Gestão de Eventos

a) A ausência de nota de último colocado indica que não houve candidatos colocados pelo contingente geral

O número total de inscritos à data de 31 de dezembro de 2012 é de 1007 estudantes de licenciatura, distribuídos nos termos do quadro 6, representando menos 113 estudantes relativamente a 2011 (dados oficiais: 1120 estudantes). Quadro 6 | N.º estudantes matriculados no ano 2012/2013, à data 31/12/2012

Licenciaturas Animação Turística

Total Estudantes Inscritos 78

Biologia Marinha e Biotecnologia

157

Engenharia Alimentar

61

Gestão de Eventos

79

Gestão Turística e Hoteleira ‐ diurno

180

Gestão Turística e Hoteleira – pós‐laboral

95

Marketing Turístico – diurno

93

Marketing Turístico ‐ Ensino a Distância

29

Restauração e Catering

87

Turismo

148 TOTAL

1007

13/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Quanto aos diplomados, no ano letivo de 2011/2012 registaram‐se 222 diplomados, distribuídos conforme o quadro 7, verificando‐se menos 9 diplomados relativamente ao ano anterior (dados oficiais 2011: 231 diplomados). Quadro 7 | N.º diplomados no ano 2011/2012, à data 31/12/2012

Cursos

N.º Diplomados

Lic. Animação Turística

14

Lic. Biologia Marinha e Biotecnologia

31

Lic. Engenharia Alimentar

20

Lic. Gestão do Lazer e Turismo de Negócios

23

Lic. Gestão Turística e Hoteleira ‐ diurno

32

Lic. Gestão Turística e Hoteleira – pós laboral

33

Lic. Marketing Turístico – diurno

21

Lic. Marketing Turístico – pós laboral

7

Lic. Marketing Turístico – Ensino a Distância

2

Lic. Restauração e Catering

6

Lic. Turismo

33 Total

222

Neste ano foi ainda submetido à A3Es, o curso de Licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar, a iniciar possivelmente no ano letivo 2013/2014, em substituição do curso de licenciatura em Engenharia Alimentar. Quadro 8 | Novos cursos Licenciatura submetidos à A3ES Licenciatura (1.º ciclo) Tecnologia e Segurança Alimentar

Duração e ECTS

Regime

3 anos – 180 ECTS

Diurno

Finalmente, no âmbito deste tipo de oferta formativa, importa destacar a acreditação dos cursos de licenciatura descritos no quadro 9. Quadro 9 | Licenciaturas avaliadas em 2012 Licenciatura (1.º ciclo)

Duração e ECTS

Regime

Animação Turística

3 anos – 180 ECTS

Diurno

Gestão Turística e Hoteleira

3 anos – 180 ECTS

Diurno e Pós‐laboral

Restauração e Catering

3 anos – 180 ECTS

Diurno

Turismo

3 anos – 180 ECTS

Diurno

14/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

O curso de Gestão do Lazer e Turismo de Negócios não foi avaliado em virtude da sua substituição pelo curso de Gestão de Eventos.

A licenciatura de Marketing Turístico iniciará o processo de acreditação em fevereiro de 2013, em conjunto com o mestrado de Marketing e Promoção Turística e as restantes formações do IPL, na mesma área científica. 1.2. MESTRADOS (2.º ciclo) No âmbito da oferta formativa dos mestrados, destaca‐se o início de funcionamento dos cursos de Biotecnologia Aplicada e de Turismo e Ambiente, aprovados em 2012. Relativamente ao ano anterior, observa‐se, portanto, um aumento de 46 estudantes inscritos em cursos de mestrado, distribuídos de acordo com os quadros 10 a 12 (dados oficiais de 2011: 141 estudantes). Quadro 10| Mestrados próprios com continuidade em 2012 Designação

Duração

N.º estudantes em 2012/2012 (a 31/12/2012) 1.º ano 2.º ano total

Aquacultura

2 anos

11

7

18

Biotecnologia dos Recursos Marinhos

2 anos

0

10

10

Gestão e Direção Hoteleira

2 anos

26

21

47

Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar Marketing e Promoção Turística

2 anos

24

31

55

2 anos

15

23

38

Quadro 11| Mestrados em associação/colaboração com continuidade em 2012 Associado

ESTM / IP Guarda

Designação

Gestão e Sustentabilidade no Turismo

Data de início (mês/ano)

Duração

mar‐09

2 anos

N.º estudantes a 31/12/2012 2 (2º ano)

15/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Quadro 12| Novos Mestrados próprios a funcionar em 2012/2013 Data de início (mês/ano) Duração

Designação

N.º estudantes a 31/12/2012

Biotecnologia Aplicada

out‐12

2 anos

9

Turismo e Ambiente

out‐12

2 anos

11

Quanto aos diplomados, no ano letivo de 2011/2012 registaram‐se 19 diplomados, distribuídos conforme o quadro 13, verificando‐se menos 4 diplomados relativamente ao ano anterior (dados oficiais 2011: 23 diplomados). Quadro 13 | N.º diplomados no ano 2011/2012, à data 31/12/2012

Cursos

N.º Diplomados

Mest. Marketing e Promoção Turística Mest. Gestão Qualidade Segurança Alimentar Mest. Gestão e Direcção Hoteleira Total

8 10 1 19

Dos mestrados submetidos à tutela em 2012, não foi aprovado pela A3ES o mestrado europeu Joint European Master Program In Sustainable Tourism Destination Development Marketing, uma parceria com a University of Business in Prague, a Budapest Business School, a University of Presov (República Eslovaca), a European University for Tourism, de Tirana (Albânia), a LUSPIO ‐ LIBERA UNIVERSITÀ – Roma, e a NECSTouR (Network of European Regions for a Sustainable and Competitive Tourism). Quadro 14| Resultados dos pedidos de acreditação submetidos à A3ES Resultado

Designação Mestrado Europeu em Desenvolvimento Sustentável dos Destinos Turísticos (em associação com a Universidade de Praga e outras instituições)

Não acreditado

16/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

1.3. DOUTORAMENTOS (3.º ciclo) O convénio celebrado entre o IPL/ESTM e o Campus do Mar em 07 de novembro de 2012, tenciona impulsionar a colaboração de ambas instituições para desenvolver novos projetos dentro do Campus de Excelência Internacional, assim como a cooperação em atividades docentes e no programa de doutoramento DO*MAR. 1.4. NÍVEL DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEADAS Analisando agora, no quadro 15, o nível de execução das ações que a ESTM definiu para 2012, no âmbito do Eixo I, numa perspetiva de análise comparativa entre resultados previstos e atingidos. Para indicar o grau de concretização de cada ação é utilizada uma escala de três níveis: E – Executado; PE – Parcialmente Executado; NE – Não Executado.

Nível de

EIXO I ‐ FORMAÇÃO

OBJETIVO 1: OTIMIZAR A OFERTA FORMATIVA Ações

realização

Quadro 15| Nível de realização atividades planeadas no Eixo I

Avaliação e justificações dos desvios

E PE NE

Meta

a) Manter a oferta formativa de 1º ciclo, No ano letivo 2012/2013 nomeadamente através da reorganização propõe‐se o da oferta de cursos em regime pós‐ encerramento do curso de laboral. Marketing Turístico – pós laboral b) Obter o reconhecimento dos cursos de 1º Certificação TEDQUAL da ciclo por entidades, ordens, associações UNWTO das seis ou organizações profissionais das áreas licenciaturas da área específicas turismo em 2012

x

x

17/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

OBJETIVO 1: OTIMIZAR A OFERTA FORMATIVA Ações c) Abrir cursos de pós‐graduação, não conferentes de grau

E PE NE

Meta

Iniciar em Setembro 2 cursos pós‐graduação

d) Aumentar a oferta formativa de 2º ciclo através da abertura dos novos cursos aprovados

Iniciar em Setembro 6 cursos de mestrado

e) Colaborar ativamente com o Conselho Pedagógico na aplicação dos inquéritos aos estudantes, no âmbito da avaliação do desempenho pedagógico dos docentes e da unidade orgânica (ESTM), garantindo a qualidade do processo de ensino‐aprendizagem. f) Incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares, nomeadamente aulas abertas, seminários, colóquios, visitas de estudo entre outros, em articulação com as coordenações de curso e das diferentes áreas científicas da ESTM.

Processo de avaliação implementado ao 1º e 2º ciclo em março e julho

g) Aumentar o número de cursos de CET em funcionamento.

Iniciar em novembro 6 cursos CET Alterar o nome do CET em Técnicas de Restauração

h) Fomentar a aprendizagem em contexto profissional, através da dinamização dos estágios curriculares e extracurriculares, e identificação das entidades locais, regionais, nacionais e, eventualmente, internacionais, parceiras para colaboração no âmbito de estágios nas diferentes áreas de formação da ESTM.

2 Aulas abertas por mestrado 1 Aula aberta por licenciatura 1 Visita de estudo por licenciatura 1 Mostra gastronómica 5 Eventos

Proporcionar aos estudantes e antigos estudantes mais de 300 Estágios extracurriculares; Desenvolver estágios curriculares, no âmbito do curso Engenharia Alimentar.

Avaliação e justificações dos desvios

x

x

x

x

x

x

Não foi possível a abertura do curso Gestão de Campos de Golfe (em parceria com MT – Consultadoria, Lda), devido à desistência do parceiro. Aguarda‐se parecer dos serviços jurídicos relativamente à proposta do curso Turismo de Cruzeiros (em parceria com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a Global Sea) (1.ª edição) Em 2012/2013 iniciaram 6 cursos de mestrado, conforme previsto, mas as aulas apenas tiveram início em out‐12, devido ao insuficiente número de inscritos em algumas edições, em setembro.

Aulas abertas (Anexo 1) Visitas de estudos e Saídas de Campo (Anexo2) 10.ª Mostra gastronómica, 11 de dezembro de 2012 Eventos (Anexo 3) Desvios: Não se realizaram aulas abertas na licenciatura de Biologia Marinha e Biotecnologia nem nos mestrados de Aquacultura e Biotecnologia Aplicada. Realizou‐se apenas uma aula aberta, em 2012, no mestrado em Biotecnologia dos Recursos Marinhos. CET em funcionamento, com início das aulas em dez‐12: Gestão de Animação Turística Técnicas e Gestão Hoteleira Desvios: Não entraram em funcionamento, por número insuficiente de candidatos os CET em Aquacultura, Práticas Administrativas e Relações Públicas, Qualidade Alimentar e Técnicas de Restauração. A alteração do nome do CET em Técnicas de Restauração está prevista para 2013. Foram promovidos: 356 estágios extracurriculares (Anexos 4 a 8) 25 estágios curriculares na Lic. Engenharia Alimentar

18/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

OBJETIVO 1: OTIMIZAR A OFERTA FORMATIVA Ações i)

j)

E PE NE

Avaliação e justificações dos desvios

Meta

Promover a oferta de programas Definição de dois planos doutorais (3º ciclo) no IPL, através do curriculares de estabelecimento de parcerias com doutoramento, em instituições de ensino superior, nacionais parceria, na área do e estrangeiras Turismo e das Ciências Abrir cursos de formação contínua ou de 4 cursos curta duração

x

x

As parcerias previstas com a Universidade do Algarve, dos Açores e de Aveiro não foram ainda implementadas.

Cursos de línguas (inglês e alemão), março a julho 2012. Curso “Patrão de Costa”, 06‐02‐2012 a 03‐ 03‐2012. Desvios: Os restantes cursos previstos não foram implementados.

Eixo 2 | INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

Funcionam na ESTM dois grupos de investigação, coordenados pelo INDEA (Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados): o GIRM – Grupo de Investigação em Recursos Marinhos e o GITUR – Grupo de Investigação em Turismo. O GIRM foi coordenado em 2012 pelo Professor Doutor Rui Pedrosa, integrando docentes da área das Ciências e Tecnologias do Mar desde em 2006. Este grupo foi já reconhecido e avaliado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo recebido, em dezembro 2008, a classificação de Fair. O GITUR foi coordenado em 2012 pelo Professor Doutor Francisco Dias, integrando docentes da área do Turismo desde 2008. Os dois grupos de investigação reportam ao INDEA a sua atividade científica.

Analisando agora, no quadro 16, o nível de execução das ações que a ESTM definiu para 2012, no âmbito do Eixo II, numa perspetiva de análise comparativa entre resultados previstos e atingidos.

Para indicar o grau de concretização de cada ação é utilizada uma escala de três níveis: E – Executado; PE – Parcialmente Executado; NE – Não Executado.

19/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

OBJETIVO 2: AUMENTAR A QUANTIDADE E QUALIDADE DE I&D Ações

x

x

e) Reforçar a interligação ensino‐ investigação, nomeadamente no desenvolvimento dos projetos de final de curso de 1º ciclo e de dissertações de 2º ciclo

12 Prestações de serviço

Integraram os dois grupos de investigação 4 novos doutores da ESTM, em 2012.

Campus do Mar, cuja área de intervenção são as ciências e tecnologias do mar; Rede europeia de Agroturismo; Rede Inovar, cuja principal área de intervenção é a área alimentar; RIETL – Rede de Investigação e Educação em Turismo da Lusofonia. Prestações de serviço (Anexo 9)

x

3 Conferências internacionais 2 Congressos internacionais

30% Projetos finais de curso estejam integrados em projetos de investigação do GITUR ou do GIRM

Avaliação e justificações dos desvios

E PE NE

Meta

a) Incentivar a inclusão da maioria dos 5 novos docentes docentes em regime de exclusividade nas Unidades de Investigação existentes na ESTM (GIRM e GITUR), em especial os docentes das áreas do turismo e das tecnologias do mar. b) Facilitar o estabelecimento de contactos Estabelecer ligações a 4 com outras unidades de investigação. redes de investigação

c) Fomentar o desenvolvimento de linhas de investigação nas diferentes áreas de especialidade da ESTM, particularmente de investigação aplicada associada ao tecido empresarial e industrial. d) Proporcionar condições que incentivem a divulgação de resultados de projetos de investigação.

realização

EIXO II – INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

Nível de

Quadro 16| Nível de realização atividades planeadas no Eixo II

x

x

‐2ª Conferência Internacional de Animação, ESTM, 7 e 9‐11‐2012 ‐Cine Tour Brand ‐ Conferência Internacional de Cinema, Turismo e Marcas de Destino, 10 e 11 de maio de 2012 ‐International Meeting on Marine Resources, ESTM, 24‐25 maio 2012 ‐1st EJTHR International Conference «Destination Branding, Heritage and Authenticity» Santiago de Compostela, GITUR, 21 – 22 junho 2012 Desvio: ‐ VI International Tourism Congress, não se realizou por falta de resposta em tempo útil do nosso parceiro Sultan Qaboos University (Oman). 1 projeto de Biotecnologia

Para além dos projetos de investigação no âmbito do GIRM e do GITUR, foi também desenvolvido um projeto em parceria com a ESTG” eSEC: Competency Based e‐Portal of Security and Safety Engineering”, em parceria com University of Maribor, Tomas Bata

20/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

University in Zlín, Universita Gedli Studi di Messina e Telecom & Management SudParis, financiado pela Comissão Europeia (EACEA). De realçar também a atividade científica dos docentes da ESTM em 2012, que se poderá analisar mais detalhadamente no anexo 10.

Eixo 3 | INTERNACIONALIZAÇÃO No âmbito da internacionalização, analisaremos no quadro 17, o nível de execução das ações que a ESTM definiu para 2012, numa perspetiva de análise comparativa entre resultados previstos e atingidos. Para indicar o grau de concretização de cada ação é utilizada uma escala de três níveis: E – Executado; PE – Parcialmente Executado; NE – Não Executado.

OBJETIVO 3: AUMENTAR E DIVERSIFICAR A MOBILIDADE INTERNACIONAL Ações Meta a)

b)

c)

Fomentar a mobilidade internacional dos docentes, não docentes e estudantes no âmbito de programas de mobilidade.

Aumentar em 10% a procura de programas de mobilidade pela comunidade académica

Organizar eventos internacionais, que permitam a vinda de docentes e cientistas estrangeiros.

Participação de 10 docentes/cientistas estrangeiros nas conferências e congressos internacionais Preparar 6 UCs

Preparação de Unidades curriculares em Inglês, quer em regime de ensino à‐distância, quer em regime presencial, dirigidos a estudantes estrangeiros.

Nível de

EIXO III – INTERNACIONALIZAÇÃO

realização

Quadro 17| Nível de realização atividades planeadas no Eixo III

Avaliação e justificações dos desvios

E PE NE

x

x

Outgoing 2011: 25 estudantes, 2 docentes, 0 não docentes; total: 27 Outgoing 2012: 21 estudantes, 20 docentes, 4 não docentes/bolseiros; total: 45 Aumento: 67% Participação de Docentes e Investigadores estrangeiros nas Conferências e Congressos Internacionais (Anexo 11)

Não se realizou porque o CTC não preparou o processo.

x

21/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

OBJETIVO 3: AUMENTAR E DIVERSIFICAR A MOBILIDADE INTERNACIONAL Ações Meta d)

Organização de eventos que promovam a integração de estudantes estrangeiros na ESTM

e)

Formação de estudantes como “buddy”; Informação prévia dos docentes; Acompanhamento pelo GAC.

OBJETIVO 4: AMPLIAR E CONSOLIDAR A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Ações Meta Facilitar o estabelecimento de Estabelecer 2 novas contactos com outras unidades de parcerias. ensino superior e de investigação internacionais, visando a integração de projetos de investigação conjuntos.

Avaliação e justificações dos desvios

II Internacional Day

Melhorar a receção de estudantes estrangeiros

a)

E PE NE

x

x

E PE NE

No âmbito da semana internacional organizada pelo IPL, de 7 a 11 de maio de 2012: II International Day, na ESTM, em 10‐05‐ 2012 Outras ações desenvolvidas: “Cultural Interchange”, ESTM, 11‐12‐2012 A formação de estudantes como “buddy, normalmente promovido pelo SAPE,” não se concretizou. Outras ações desenvolvidas: Welcome Session Mobility, GMCI/ESTM , 07‐03‐2012

Avaliação e justificações dos desvios

x

Parceria para a promoção do desenvolvimento das regiões periféricas da costa Atlântica Desvio: Não se concretizou mais nenhuma parceria com este objetivo.

De realçar o aumento muito significativo 66% da procura de programas de mobilidade pela comunidade académica da ESTM em 2012. Note‐se que, também ao nível da receção de estudantes e docentes estrangeiros na ESTM o aumento foi de 24% relativamente ao ano de 2011. Os dados da mobilidade internacional poderão ser consultados com mais detalhe nos anexos 12 a 15. Note‐se que no ano 2012/2013 a ESTM tinha inscritos 29 estudantes estrangeiros no 1.º ciclo e 1 estudante estrangeiro no 2.º ciclo, a realizar o curso na sua totalidade (não são estudantes de mobilidade), representando 2% do n.º total de estudantes da ESTM. Esta percentagem de estudantes estrangeiros está ao mesmo nível das outras escolas do IPL, sendo apenas ultrapassada pela ESTG com 3%.

22/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Eixo 4 | PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE No âmbito do eixo IV – Pessoal Docente e Não docente importa destacar os dados estatísticos abaixo, relativos ao ano civil de 2012 ou aos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013, conforme a sua aplicação. Quadro 18| Número de Docentes da ESTM, por categoria

Nº docentes

Categoria e % de colaboração 2º S

1º S

2010/2011

2011/2012

3

3

3

3

30 5 2 1 3 1 1 4 20 3 5 11 4 10 1 1 14 1 16 1 137

37 5 0 1 2 1 1 4 16 1 5 10 3 7 2 1 8 0 4 1 112

41 1 0 1 2 1 0 3 18 3 2 7 3 7 0 2 9 0 4 2 106

41 1 0 1 2 0 0 3 18 3 2 7 3 7 1 1 13 0 1 1 108

Professor coordenador, dedicação exclusiva Professor adjunto, dedicação exclusiva Professor adjunto, tempo integral Equiparado professor adjunto, dedicação exclusiva Equiparado professor adjunto, tempo integral Equiparado professor adjunto, 60% Equiparado professor adjunto, 20% Professor adjunto convidado, 20% Assistente de 2º triénio, dedicação exclusiva Equiparado a assistente 2º triénio, dedicação exclusiva Equiparado a assistente 2º triénio, Tempo Integral Equiparado assistente 1º triénio, dedicação exclusiva Equiparado assistente 1º triénio, tempo integral Equiparado assistente 1º triénio, 60% Equiparado assistente 1º triénio, 50% Equiparado assistente 1º triénio, 40% Equiparado assistente 1º triénio, 30% Assistente convidado, 50% Assistente convidado, 40% Assistente convidado, 30% Assistente convidado, 20% Total

2º S

1º S

2011/2012 2012/2013

Verifica‐se que o número de contratações de pessoal docente continuou a diminuir durante o ano de 2012, tendo sofrido um ligeiro aumento no 1.º semestre de 2012/2013.

23/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Quadro 19| Número de Funcionários não docentes na ESTM, por categoria

Serviço

Categoria

N.º não docentes 2011

2012

3

3

1 1

1 1

4

4

1 1 1

1 1 1

2 1 2

2 1 2

1

1

2

2

1

1

3 0 24

2 1 24

SERVIÇOS PRÓPRIOS DA ESTM GABINETE DE APOIO À COORDENAÇÃO DE Técnico Superior CURSOS (GAC) GABINETE DE ESTÁGIOS (GE) Técnico Superior GABINETE DE IMAGEM E RELAÇÕES COM O Técnico Superior EXTERIOR (GIRE) SERVIÇOS TÉCNICOS DE APOIO AOS Técnico Superior LABORATÓRIOS E SALAS PRÁTICAS SECRETARIADO DA DIREÇÃO Assistente Operacional RECEÇÃO Assistente Operacional SECRETÁRIO DA ESTM Técnico Superior SERVIÇOS REORGANIZADOS DO IPL BIBLIOTECA Técnico Superior Assistente Técnico GABINETE DE APOIO DA UNIDADE DE MICRO Técnico Superior INFORMÁTICA E SUPORTE AO UTILIZADOR UNIDADE DE REDES DE COMUNICAÇÃO E Especialista de SEGURANÇA Informática GABINETE DE ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS Assistente Técnico FINANCEIROS GABINETE DE ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS DE Assistente Técnico RECURSOS HUMANOS SERVIÇOS ACADÉMICOS Assistente Técnico GABINETE DE PROJETOS Técnico Superior TOTAL

Apesar de algumas alterações ao nível do pessoal não docente e do serviço no qual exercem funções, o número de funcionários manteve‐se inalterado de 2011 para 2012. Destaca‐se a diminuição do número de funcionários nos Serviços Académicos, na sequência de uma das colaboradoras ter sido seriada para o GAC, no âmbito de procedimento concursal para técnico superior. Dado que existiram necessidades de funcionários não docentes para desempenharem diversas tarefas na ESTM, foram efetuadas candidaturas recorrendo ao IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional). Alguns destes programas iniciaram em 2011 com continuidade em 2012 (Quadro 20).

24/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Quadro 20| Número de colaboradores externos da ESTM, em 2012

Programa

Serviço afeto

Laboratórios

Receção Contrato Emprego Inserção

Serviços Académicos

Período

Nome do colaborador

21/11/2011 a 16/07/2012

Cátia Daniela Teixeira Figueiredo

21/11/2011 a 20/11/2012

Cármen Alexandra Costa Pedro

12/03/2012 a 01/11/2012

Ana Daniela Dias Oliveira

17/09/2012 e 30/11/2012

Margarida Santos Carvalho

16/08/2011 a 31/03/2012

João Manuel Leitao Marques Ferreira

03/09/2012 a 02/09/2013

Guida Maria Conceição Delgado

18/07/2011 a 28/01/2012

Sophia Coelho Barbosa

18/07/2011 a 01/03/2012

Ana Lídia Ferreira da Cruz Jesus

12/03/2012 a 17/07/2012

Ana Luísa Marques Pereira

05/04/2012 a 17/07/2012

Nélia Marisa Pinteus Duarte

27/08/2012 a 09/01/2013

Elisabete Marques Ribeiro Filipe

27/08/2012 a 26‐08‐2013

Otília Maria Morgado Rodrigues Costa

Mais uma vez se destacam os Serviços Académicos, pela elevada rotatividade de colaboradores em contrato de emprego inserção, que aliada à situação de diminuição de funcionários, em nada contribui para a produtividade e qualidade do serviço prestado. Colaboram ainda com os serviços, estudantes no âmbito do programa FASE – Fundo de Apoio Social ao Estudante, programa a cargo dos Serviços de Ação Social do IPL: ‐ Gabinete de Apoio à Coordenação de Cursos: 1 estudante; ‐ Receção: 1 estudante; ‐ Serviços Técnicos de Apoio aos Laboratórios: 3 estudantes. Analisaremos agora, no quadro 21, o nível de execução das ações que a ESTM definiu para 2012, no âmbito do Eixo IV, numa perspetiva de análise comparativa entre resultados previstos e atingidos. Para indicar o grau de concretização de cada ação é utilizada uma escala de três níveis: E – Executado; PE – Parcialmente Executado; NE – Não Executado.

25/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

OBJETIVO 5: DISPOR DE PESSOAL QUALIFICADO E PROFISSIONALMENTE COMPETENTE Ações Meta a) Continuar a incentivar o esforço de formação a nível de doutoramento do pessoal docente da ESTM.

N.º de doutorados em 2012 – 4 novos doutores

b) Colaborar com os restantes órgãos da escola e do IPL, no sentido de contribuir para a estabilidade profissional do pessoal docente, decorrente do novo Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico.

Abertura de 6 concursos para professores coordenadores e 3 concursos para professores adjuntos

c) Incentivar os docentes a solicitar a atribuição do título de especialista

N.º de especialistas em 2012 – 4 especialistas

d) Promover a formação pedagógica dos docentes, através de ações que respondam às suas necessidades específicas;

1 workshop sobre métodos pedagógicos (SAPE) 1 ação de formação sobre ferramentas informáticas de ensino 1 ação de formação sobre estudantes com necessidades educativas especiais

Nível de

EIXO IV – PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE

realização

Quadro 21| Nível de realização atividades planeadas no Eixo IV

Avaliação e justificações dos desvios

E PE NE 2011 ‐ 46 doutorados x

x

2012 – 51 doutorados

3 Concursos para professores coordenadores: ‐ área disciplinar de Ciências Empresariais; ‐ área disciplinar de Biotecnologia; ‐ área disciplinar de Biologia. 3 Concursos para professores adjuntos: ‐área disciplinar de Aquacultura; ‐ área disciplinar de Sociologia; ‐área disciplinar de Turismo.

x

Apesar de quatro docentes terem solicitado a atribuição do título de especialista, a prestação de provas decorrerá apenas em 2013 Oficina de voz, IPL/ESTM, 16‐02‐2012 Seminário: Integrar Estudantes com Necessidades Especiais no IPL, SAPE, 07‐03‐2012

x

Práticas de coaching com alunos de baixo rendimento, SAPE, 7 ‐12 ‐ 2012.

Outras atividades desenvolvidas: Sessão de esclarecimentos – Gestão Documental – Novas Funcionalidades, DSI, 18.04.2012 Desvio: Não decorreu a ação de formação sobre ferramentas informáticas de ensino.

e) Diligenciar o recrutamento dos recursos Janeiro de 2012: 2 humanos adequados ao bom técnicos superiores no funcionamento dos serviços da ESTM; GAC, 1 técnico superior no GE e 1 técnico superior no apoio às salas práticas de gestão hoteleira e turismo f) Incentivar o desenvolvimento de 2 Ações de formação por formação por parte dos funcionários não não docente docentes da ESTM g) Pugnar pela existência de recursos 2 Contratos de emprego humanos adequados ao bom inserção funcionamento da ESTM 3 Estagiários

X

x

x

Conforme descrito no Capítulo I, 2.1 Alterações na organização interna da ESTM ‐ Serviços

Apenas conseguimos monitorizar os serviços próprios da ESTM/funcionários avaliados pela ESTM (Anexo 16)

A figura dos estagiários foi substituída pela colaboração dos estudantes, no âmbito do FASE.

26/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Eixo 5 | ESTUDANTES No âmbito do eixo V – Estudantes, analisaremos no quadro 22, o nível de execução das ações que a ESTM definiu para 2012, numa perspetiva de análise comparativa entre resultados previstos e atingidos. Para indicar o grau de concretização de cada ação é utilizada uma escala de três níveis: E – Executado; PE – Parcialmente Executado; NE – Não Executado.

Nível de

EIXO V – ESTUDANTES

OBJETIVO 6: PROMOVER E ACOMPANHAR A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES Ações

realização

Quadro 22| Nível de realização atividades planeadas no Eixo V

Avaliação e justificações dos desvios

E PE NE

Meta

‐ Cedência de espaços e equipamentos ‐ Dinamização das atividades: Dia de Biologia Marinha e a) Manter uma ligação estreita com a Biotecnologia associação de estudantes da ESTM, e Dia de Restauração e dos núcleos de estudantes, Catering colaborando nas suas atividades e nas suas iniciativas.

Apresentação de b) Fomentar o empreendedorismo e a resultados dos Projetos a iniciativa dos estudantes programas de empreendedorismo, tais como Lotaçor, Finicia, PoliEmpreende, INOV C, Junior Achievement, e outros ‐ Receção aos estudantes c) Auxiliar os novos estudantes a fazerem do 1º ano, 1ª matrícula uma integração adequada no seio da ‐ 2 Ações de formação comunidade académica da ESTM, em para estudantes, em estreita ligação com o Serviço de Apoio colaboração com o SAPE, ao Estudante (SAPE). promotoras de sucesso académico

x

x

X

VIII Dia de BMB, NEBMB, 11‐04‐2012 Dia de RC foi uma atividade curricular Foram ainda promovidas outras iniciativas pelos estudantes: Curso de Cetáceos de Portugal, NEBMB/Escola de Mar, 16, 17 e 19 ‐03‐2012; Curso Educação Ambiental em Meio Marinho, NEBMB/We Value/Escola de Mar, 23‐03‐2012; Formação a Inquiridores, no âmbito projeto “Value of waves and Ocean Culture”‐UNL, 22‐ 03‐ 2012; Apresentação cursos mergulho, NEBMB/Haliotis, 06‐11‐2012 Conferência “Marketismo”, estudantes MT, 05 ‐12‐2012 Apresentação Pública da 2ª. Fase do concurso Ações GacOeste, Gab. Projetos, 26‐03‐2012 Concurso Chefe Saloio, ESTM/Saloio, 04‐05‐‐ 2012 a 13‐06‐2012 Projeto “Meros do Brasil”, estudante BMB, 02‐ 10‐2012 Projeto Granada Excellence Network of Innovation Laboratories, GIRM, 21‐11‐2012 Receção aos estudantes de 1.º ano, ESTM, 17‐ 09‐2012 Oficina Sobre Técnicas e Métodos de Estudo, SAPE, 12 e 13‐11‐2012 “Cheguei ao Ensino Superior e agora?”, SAPE, 23‐10‐2012 O delegado de turma como mediador, SAPE, 7 março 2012. Workshop: B‐On, DSD, 07‐03‐2012 Workshop: SPSS, ESTM, 02‐05‐2012

27/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

OBJETIVO 6: PROMOVER E ACOMPANHAR A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES Ações Meta Processo de avaliação dos d) Acompanhar a vida académica dos docentes e da unidade estudantes, monitorizando a qualidade orgânica implementado dos serviços prestados e a satisfação ao 1º e 2º ciclo em março dos estudantes. e julho (partilhada com o Eixo I) Grau de satisfação ≥ 90,0% dos utentes do gabinete de estágios.

OBJETIVO 7: DILIGENCIAR PELA INSERÇÃO DOS ESTUDANTES NA VIDA ATIVA Ações Meta a) Acompanhar o percurso académico dos estudantes e a sua transição para a vida ativa

‐ 2º Fórum da Empregabilidade ‐ 1 Ação de esclarecimento com o IEFP ‐ 1 Ação de esclarecimentos sobre programas de estágios ‐ Encontro com antigos Diplomados ‐ Relatório sobre a inserção na vida ativa dos diplomados em 2011 ‐ Ampliação da rede Alumni

E PE NE

Avaliação e justificações dos desvios

x

E PE NE

O processo de avaliação decorreu conforme previsto. Grau de satisfação de 94,7% nos 60 inquéritos efetuados aos utentes do Gabinete de estágios

Avaliação e justificações dos desvios “II Fórum da Empregabilidade“,15‐05‐2012 Divulgação de ofertas de estágios na página e redes sociais oficiais da ESTM. Divulgação de ofertas de emprego/ estágios remunerados na Bolsa de Emprego do IPL. Divulgação em aula, oportunidade de emprego em Hong Kong na área de cozinha, aos alunos finalistas de RC.

x

Foram ainda promovidas outras iniciativas: Oficina de Curriculum Vitae e Técnicas de Procura de Emprego, SAPE, 18‐04‐2012; 09‐ 05‐2012 Workshop “Liberta‐te e Empreende”, OTIC, 10‐10‐2012 Dia da PI, OTIC, 25‐09‐2012 Desvios: Não decorreu a ação de esclarecimento com o IEFP. Não foi elaborado o relatório sobre a inserção na vida ativa dos diplomados em 201 .

Com vista à promoção da integração dos estudantes no mercado de trabalho, a ESTM participou ainda nas seguintes feiras de emprego, formação e empreendedorismo: ‐ EMPREGA 2012 (Caldas da Rainha) – stand IPL: “Formamos para a EMPREGABILIDADE”; ‐ BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. As conferências e congressos referidos no objetivo 2 c) tiveram igualmente a intenção de promover o conhecimento e o contacto com experiências profissionais.

28/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

PRÉMIOS Concurso de Ideias “Mentes Brilhantes …na Restauração” (iniciativa teve carácter internacional e foi dinamizada pela Universidade de Aveiro): http://www.restaurantedofuturo.com/concurso.html https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zSGq‐WIfqsk#! •

3º lugar na categoria Douro ‐ Projeto Douro Barrel‐ Restaurant & Bar: Keyla Renata Teixeira de Coutinho Pereira e Pedro Eusébio (prémio monetário);

Menção Honrosa ‐ Projeto Sabores Lusitanos ‐ Restaurante Ambulante: Rute Isabel Ferreira Fialho;

Menção Honrosa – Projeto Plano de Marketing de Restaurante com Serviço de Entregas ao Domicílio: Catarina Adelaide Cavaleiro Castanheira Lourenço;

Menção Honrosa – Projeto Feeling the Experience: João Luís Martins Branco;

Menção Honrosa – Projeto Douro´s Deck: Tiago Silva Rocha;

Menção Honrosa – Projeto Sistemas de Aconselhamento Alimentar Computorizado (SAAC): Ana Rita Faria.

Prémio de Melhor Ideia de Negócio de IPJ/FINICIA JOVEM, no concurso Arrisca C 2011, com o Projeto “marAlgae, estudo de novas fontes de ficocolóides de algas invasoras da Costa Portuguesa” ‐ 3 antigos estudantes de BMB e do mestrado em BRM (Rodolfo Delgado, Márcia Santos e Fátima Santos) ‐ http://www.uc.pt/gats/noticias/news_103/ O melhor da ESTM na 7.ª edição do Circuito Universitário de Bodyboard e Surf ‐ http://www.cubs‐ipleiria.com/ •

Bodyboard Open ‐ Paulo Fernandes;

Surf Open ‐ João Carvalho.

29/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Eixo 6 – VALORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL No âmbito da valorização e desenvolvimento regional, analisaremos no quadro 23, o nível de execução das ações que a ESTM definiu para 2012, numa perspetiva de análise comparativa entre resultados previstos e atingidos. Para indicar o grau de concretização de cada ação é utilizada uma escala de três níveis: E – Executado; PE – Parcialmente Executado; NE – Não Executado.

OBJETIVO 8: CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL Ações

a)

b)

Promover a aproximação da ESTM à comunidade estudantil local e regional,

realização

EIXO VI – VALORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Nível de

Quadro 23| Nível de realização atividades planeadas no Eixo VI

Avaliação e justificações dos desvios

E PE NE

Meta

‐ 3ª edição do dia Aberto da ESTM ‐ Ciência Viva: ocupação científica de jovens nas férias (4 estudantes) ‐ Deslocação a escolas secundárias da região ‐ Acolhimento de escolas que pretendam visitar a ESTM.

Evento Animarte – 28 novembro Dia de Restauração e Catering – 27 novembro Evento “O futuro és tu” – 12 dezembro Peniche Mar Pedagógico, 19 – 21 março Dias Abertos ‐ 14‐03‐2012 e em 18‐04‐ 2012 Acolhimento de outras 8 escolas na ESTM Cerca de 1800 estudantes externos Ciência Viva: junho 2012 Deslocação a escolas secundárias da região 3.ª edição da Academia de Verão ‐“Semana Tanto Mar” ‐ 1 a 8 setembro 2012: 50 estudantes participantes Colaboração no projeto escolar "Comunicar Ciência" direcionado aos alunos do secundário do curso de ciências e tecnologias do Externato Cooperativo da Benedita – o projeto “Tea Time” foi premiado com Menção Honrosa no concurso “Jovens Cientistas e Investigadores”. Outras iniciativas: Participação no Fórum do Mar, 10 a 12 maio 2012, Exponor. Coorganização com a CMP e GACOeste do Mês do Mar, novembro 2012.

x

3ª edição ‐ “Semana Tanto Continuar a fomentar a ligação entre a Mar” ESTM e a comunidade estudantil, empresarial e industrial, as autarquias e Apoio às escolas locais no outras entidades desenvolvimento de projetos Escola

x

30/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

OBJETIVO 8: CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL Ações c)

E PE NE

Meta

Estimular a assinatura de protocolos de 5 novos protocolos colaboração com estas entidades, nos quais se espelhem projetos conjuntos e sejam definidos objetivos específicos x

d)

e)

f)

Avaliação e justificações dos desvios

Participação ativa em Participar em atividades e iniciativas entidades e associações locais e regionais, reforçando o papel de desenvolvimento: da ESTM como entidade parceira na • Oceano XXI promoção do concelho e da região em • GAC Oeste (Grupo de que se insere Ação Costeira do x Oeste). • LEADER‐Oeste. • CREIAS‐Oeste. • Conselho Estratégico da Reserva Natural das Berlengas. Desenvolvimento de Disponibilização à comunidade da PSERs (Prestações de capacidade científica e tecnológica da Serviço) com entidades ESTM, nomeadamente através de locais e regionais, em contratos de prestação de serviços ao x colaboração com o GIRM exterior, remunerados ou não, em e GITUR. áreas de interesse técnico‐científico Em articulação com o relevantes objetivo 2.c 8 Iniciativas de cariz social Iniciativas de responsabilidade social e de sensibilização/envolvimento com a 3 workshops comunidade, visando a integração da escola no tecido social local, regional e nacional.

x

Celebração de 6 novos protocolos: ‐ Bio3 – Estudos e Projectos em Biologia e valorização de Recursos Naturais, Lda. ‐ Schoolhouse – saber Transmitir CEF Unipessoal, Lda. ‐ CHON – Centro Hospitalar do Oeste Norte ‐ Nutriaves – Abate e Transformação de Aves, Lda. ‐LPN – Liga para a Proteção da Natureza ‐ Península de Peniche Surf Clube Participação ainda nas seguintes entidades: Conselhos Gerais dos Agrupamentos de Escolas Comissão de trânsito da CMP Comissão de Segurança da CMP CLAS – Conselho Local de Ação Social Comissão de educação da CMP

Prestações de serviço (Anexo 9)

− Dinamização de atividades no âmbito do programa de voluntariado europeu Coastwatch; − Desenvolvimento do programa “Adopte uma pradaria”, de monitorização e conservação das pradarias marinhas da Lagoa de Óbidos; − Desenvolvimento da 3.ª edição do “Programa de Voluntariado Berlenga”, em parceria com a Câmara Municipal de Peniche e o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade; − Programa Ciência Viva no verão 2012 – na área da biologia no verão decorreu a ação “A vida na maré baixa”, a 20 de julho; − Participação em atividades no âmbito do “Ano Internacional do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações”, em parceria com a Câmara Municipal de Peniche; − Colaboração com o Instituto Português do Sangue e com a Associação de Estudantes em campanhas de colheita de sangue na ESTM. − Participação na atividade Beach Cleanup, no âmbito do Rip Curl Pro Portugal 2012, 12 outubro. − Curso – Educação Ambiental em Meio

31/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

g)

Dar a conhecer trabalhos desenvolvidos 3 Publicações na ESTM, pela comunidade regional e nacional

x

Marinho, promovido por um estudante de Biologia Marinha e Biotecnologia, 22‐ 03‐2012; − Palestra “o Projeto SURGE e a Energia das Ondas”, promovida pela ESTM/ENP, 29‐ 05‐2012; − Semana da Proteção do Tubarão em Portugal, promovida pela ESTM, 18‐10‐ 2012; − Festival de Cinema – Internacional Uranium Film Festival, promovido pela ESTM/CMP, 14‐03‐2012 − Publicação de 3 edições anuais da revista científica EUROPEAN JOURNAL OF TOURISM, HOSPITALITY AND RECREATION. Desvios: Não foram editadas as publicações referidas abaixo, por motivo de indisponibilidade financeira, havendo a previsão de financiamento em 2013: − “Ictiofauna da Reserva Natural das Berlengas”, livro de ilustração científica (proposto para financiamento do GAC‐ Oeste); − reedição do “Guia de Espécies Submarinas da Berlenga” (aprovado, em 2012, financiamento no âmbito de um Vale Inovação).

32/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Eixo 7 | ORGANIZAÇÃO E GESTÃO No âmbito do eixo organização e gestão, importa analisar os recursos financeiros disponíveis em 2012, conforme quadros 24, 25 e 26 abaixo.

7.1 RECEITAS Quadro 24|Execução de receita em 2012

Artigo Orçamento do Estado

Receita cobrada 20111 2.893.871

Receita Prevista 20122 1.886.129

Receitas próprias Propinas 1.º e 2.º ciclo

Receita Cobrada 20123 1.884.104

Execução da receita em 2012 99,89%

1.322.340

1.504.262

1.315.512

87,45%

Propinas Pós‐graduações

0

35.000

0

0%

Propinas de cursos línguas Outras taxas e penalidades Venda de bens

0

0

5.295

5.539

57.847

847

0

0

‐‐‐‐‐

136.322

72.122

25.7984

35,77%

0

0

1.0435

4.411.767

3.544.368

Prestações serviços Outras receitas

Receita extraordinária 58.864 101,76%

Receita extraordinária 3.290.616 92,84%

Da análise à estrutura das receitas em 2012, por fonte de financiamento, é de realçar a elevada dependência da ESTM das dotações do orçamento do Estado. Da fonte de receitas próprias, as propinas são a receita de maior relevo, sendo que no ano de 2012 foi cobrado apenas 85,5% da previsão total de receita própria.

1

Dados de 19/12/2011 relativos a receita cobrada Dados de receita prevista no plano de atividades 2012 3 Dados de receita cobrada divulgados em reunião de Conselho de Gestão alargado de 16/01/2013 4 Relativo a alugueres de espaços, alimentação, inscrições em seminários e congressos, patrocínios, colaboração docentes, serviços impressão, fotocópias 5 Compensações de despesas de encargos instalações, comunicações, remunerações e outras 2

33/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

7.2 DESPESAS Quadro 25|Execução da despesa em 2012

Despesa paga 20128

Execução da despesa em 2012

3.614.411

Despesa prevista 20127 3.102.391

2.977.907

95,99%

62.678

38.710

55.762

144,05%

567.829

467.414

401.286

85,85%

Outras despesas

14.089

8.530

12.202

143,05%

Aquisição bens capital

25.630

53.745

9.117

16,96%

4.284.637

3.624.790

3.456.274

95,35%

Rúbrica

Despesa paga 20116

Encargos com pessoal Aquisição de bens Aquisição de serviços

As principais despesas efetuadas foram as que a seguir se enumeram: 1. Despesas com pessoal docente e não docente – remunerações, abonos, segurança social; caixa geral de aposentações, adse; 2. Aquisições de bens de consumo – matérias‐primas, ferramentas e utensílios, material de escritório; 3. Aquisição de serviços ‐ limpeza, segurança, comunicações (telefone, correio, internet), seguros, encargos com as instalações (água, luz, gás), assistência técnica, conservação de bens, transporte, deslocações e estadas, formação, estudos/pareceres, projetos, publicidade; 4. Aquisição de bens de capital, englobando todas as despesas com caráter de investimento: aquisição de equipamento para salas práticas e outras despesas de investimento. Apesar da diminuição do pessoal docente, os encargos com pessoal têm vindo a ser agravados nos últimos anos pelas progressões automáticas de categoria e respetivas atualizações remuneratórias, assim como pelo aumento dos encargos com a Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações.

6

Dados de 24/01/2012 relativos a pagamentos Dados de despesa prevista no plano de atividades 2012 8 Dados de execução da despesa divulgados em reunião de Conselho de Gestão alargado de 16/01/2013 7

34/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

7.3 SALDO ORÇAMENTAL Quadro 26| Receita Total vs Despesa Total

20129 Diferença Receita l Despesa Direta

‐165.658

Afetação despesas comuns na proporção OE

‐376.895

Diferença Receita l Despesa Direta‐Afetação custos comuns

‐ 545.553

Conforme o quadro 26, o défice orçamental de 2012 da ESTM tem em conta, além da diferença direta entre a receita cobrada e a despesa paga, a imputação de despesas comuns, efetuada pelo IPL na proporção do Orçamento do Estado atribuído à ESTM, e que consiste nos custos com pessoal dos Serviços Centrais e nas aquisições comuns de economato ou merchandising. Analisaremos no quadro 27, o nível de execução das ações que a ESTM definiu para 2012, numa perspetiva de análise comparativa entre resultados previstos e atingidos. Para indicar o grau de concretização de cada ação é utilizada uma escala de três níveis: E – Executado; PE – Parcialmente Executado; NE – Não Executado.

9

Dados divulgados em reunião de Conselho de Gestão alargado de 16/01/2013 35/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Nível de

EIXO VII – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

OBJETIVO 9: INCREMENTAR OS RECURSOS DE FORMA EFICAZ, SUSTENTADA E EFICIENTE Ações

Avaliação e justificações dos desvios

E PE NE

Meta

Redução de 13% despesa a) Otimizar as contratações de pessoal relativo ao ano anterior docente, nomeadamente através da distribuição de serviço b) Otimização dos espaços existentes e equipamento dos novos espaços, de forma a proporcionar boa qualidade das áreas vocacionadas para o ensino‐ formação

realização

Quadro 27| Nível de realização atividades planeadas no Eixo VII

Arranjos exteriores da ESTM. Transferir laboratório de aquacultura para pavilhão; Transferir equipamentos do antigo laboratório de química para o LI2.

x

Redução 17,61% em encargos com o pessoal

As alterações aos laboratórios estão concluídas.

Desvios: Ainda não estão concluídos os espaços de estacionamento e acessos.

x

Aquisição do mobiliário para 4 quartos do Hotel Escola não se realizou por indisponibilidade financeira.

c) Construção do CETEMares

Iniciar a construção do edifício em 2012

Redução de 6% despesa d) Continuar a promover uma política de relativo ao ano anterior rigor orçamental e de redução de custos de funcionamento e) Promover, na medida dos recursos Grau de satisfação ≥ disponíveis, a melhoria dos serviços 90,0% dos utentes dos prestados serviços da ESTM, através da aplicação de inquéritos

OBJETIVO 10: DEFINIR UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO EXTERNA Ações Meta a) Promover a divulgação institucional da ESTM.

b) Debater a missão e estratégia da ESTM

Dinamização da ESTM nas redes sociais Twitter e Facebook. Atualização de conteúdos e dinamização do novo portal da ESTM. 31 de julho de 2012

x

X

x

E PE NE

A aquisição do equipamento e decoração para receção do Hotel Escola e da sala de Restaurante/ Bar não se realizou por atraso na execução. Em fase de concurso para a empreitada do edifício. Redução 27,51% em aquisições de bens e serviços

Secretariado – grau de satisfação: 94% Serviços Financeiros – grau de satisfação: média 94% GE ‐ grau de satisfação: 95% GAC ‐ grau de satisfação: média 91% GAT ‐ grau de satisfação: média 91% Desvio: GIRE ‐ grau de satisfação: 80% Receção – grau de satisfação: 75%

Facebook (3909 fãs) e o Twitter (com 1757 fãs e 233 seguidores)

X

X

Desvio: Aguardamos implementação da nova página do IPL Desvio: O assunto foi debatido, mas não se concretizou em documento com definição da missão e visão da ESTM, nem num plano de ação e de comunicação.

36/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Relativamente ao objetivo 9 “Incrementar os recursos de forma eficaz, sustentada e eficiente”, importa referir ainda que o compromisso da ESTM assenta na permanente utilização racional dos recursos, reforçando a sua ação ao investir em: −

Racionalização do consumo energético;

Sensibilização da comunidade académica para a utilização racional da energia;

Reciclagem e redução do consumo de papel, através da reutilização, de otimização do número de impressões e do reforço da gestão documental;

Início do processo de recolha/armazenamento de papel, com vista à entrega/venda do mesmo 632kg;

Aperfeiçoamento do sistema de recolha e registo dos resíduos sólidos e poluentes dos laboratórios e restantes edifícios;

Promoção e viabilização de soluções saudáveis de mobilidade, nomeadamente através da rentabilização do uso da viatura própria da ESTM ou das outras escolas.

Promoção do transporte de correio interno através das deslocações do pessoal.

7.4 LEGISLAÇÃO INTERNA De 15 de outubro a 29 de novembro de 2012 foram colocados em discussão pública os seguintes regulamentos internos:

‐ Regulamento de Faltas dos Estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do

Mar do Instituto Politécnico de Leiria10; ‐ Regulamento de Acesso e Permanência de Pessoas Faltas nas Instalações da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria11.

10 11

Publicado em DR (2.ª Série), N.º 74, de 16 de abril de 2013 Publicado em DR (2.ª Série), N.º 75, de 17 de abril de 2013 37/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

7.5 INFORMAÇÃO, IMAGEM E COMUNICAÇÃO Além das atividades de divulgação da ESTM, referidas ao longo deste documento, foram ainda promovidas as seguintes iniciativas: Divulgação da ESTM na Televisão: •

RTP1 ‐ programa televisivo “7 Maravilhas ‐ Praias de Portugal®” em direto a partir da Praia dos Supertubos (Peniche), 01 de julho de 2012: A participação da ESTM esteve representada através da degustação de canapés de cavala com a Chefe Patrícia Borges (curso Restauração e Catering) e entrevistas em direto com a Profª Teresa Mouga (“A natureza da minha praia) e com Prof Sérgio Leandro (Reserva da Biosfera das Berlengas – UNESCO): 7 MPP ‐ "A Natureza da minha Praia" com Teresa Mouga http://youtu.be/RGArIgGgVm0 7 MPP – Maravilhas Naturais – Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO) ‐ Sérgio Leandro http://youtu.be/60P3stWNG6M 7 MPP ‐ Patrícia Borges (degustação de canapés de cavala) http://youtu.be/I‐bP7w7vrdI •

SIC Notícias ‐ programa televisivo “The next big idea” sobre o Projeto Algelo, 30 de outubro de 2012. Divulgação da ESTM na Rádio: •

TSF ‐ Debate “Que riqueza tiramos do mar? com transmissão em direto a partir da ESTM, com Tiago Pitta e Cunha, Teresa Mouga, Rui Pedrosa, Carlos Mota e António José Correia, 7 de fevereiro de 2012; Mais Oeste Rádio ‐ Debate “Turismo do Oeste, que futuro?” com transmissão em direto a partir da ESTM, 9 de março de 2012;

Divulgação da ESTM nos media e internet: Anexo 17

38/66


AVALIAÇÃO FINAL Cada capítulo deste documento é uma parte da ação da ESTM em 2012, do seu desenvolvimento e da eficácia das suas ações. Com efeito, o ano foi direcionado em 7 eixos estratégicos, correspondentes às linhas de orientação prioritárias de desenvolvimento definidas no plano de atividades: EIXO 1 | Formação EIXO 2 | Investigação, desenvolvimento e inovação EIXO 3 | Internacionalização EIXO 4 | Pessoal docente e não docente EIXO 5 | Estudantes EIXO 6 | Valorização e desenvolvimento regional EIXO 7 | Organização e gestão Para cada ação prevista implementar, foi efetuada uma avaliação do desempenho obtido e justificação do desvio, nas situações aplicáveis. O Quadro 28| 28 procura sintetizar os resultados dessa execução, relatados ao longo do relatório, por eixo estratégico.

Quadro 28| Mapa síntese do grau de concretização do plano de atividades 2012

Eixos

N.º de ações a implementar

E (Executado)

PE

NE

(Parcialmente executado)

(Não executado)

EIXO 1

10

4 40%

4 40%

2 20%

EIXO 2

5

2 40%

3 60%

0 0%

EIXO 3

6

3 50%

2 33%

1 17%

EIXO 4

7

4 57%

2 29%

1 14%

EIXO 5

5

4 80%

1 20%

0 0%

EIXO 6

7

6 86%

1 14%

0 0%

EIXO 7

7

2 29%

4 57%

1 14%

Total

47

25 53%

17 36%

5 11%

Do total das 47 ações delineadas para os 7 eixos, 42 (89%) foram executadas ou parcialmente executadas e apenas 5 (11%) ficaram por executar.

39/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

A justificação para as ações não executadas está, na sua maioria, relacionada com limitações de recursos humanos e financeiros, com a não aprovação de candidaturas a financiamento ou com não reunir os requisitos mínimos necessários para a sua concretização.

Importa referir que, para além do planeado, foram desenvolvidas um conjunto vasto de outras iniciativas, conforme foi sendo feita referência no presente documento, sempre que tal se revelou adequado ao crescimento e afirmação da ESTM, tendo em conta os recursos humanos e financeiros disponíveis em cada momento.

Em síntese, em 2012, a ESTM, apesar de desenvolver a sua atividade num quadro nacional marcado por uma progressiva instabilidade política e financeira, foi capaz de, prosseguir o seu caminho de afirmação como instituição de ensino superior de referência. Foi um ano de vastas concretizações e de muito empenho da comunidade académica.

Relatório de Atividades da ESTM, aprovado em reunião plenária do Conselho de Representantes, realizada em 29 de abril de 2013.

40/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXOS ANEXO 1: AULAS ABERTAS Curso Mestrado BRM

Mestrado GDH, MPT, TA

Mestrado GDH

Mestrado GQSA

Tema da Aula Aberta

“Plantas e óleos essenciais”

Data

15‐05‐2012

“O turismo de cruzeiros como um player relevante do turismo global” As novas tendências do Turismo de Cruzeiros MSC‐Cruises, Portugal O parque temático "De Efteling" (Holanda) "O Projeto Oficina da Natureza" "Turismo Religioso em Portugal" “Gestão da Qualidade e Ambiente no Turismo de Hoje” “A Qualidade dos Serviços como caminho para a Excelência na Hotelaria” "O sistema de normalização contabilística e as demonstrações financeiras na indústria hoteleira" "Análise das práticas de gestão financeira numa unidade hoteleira" “O Papel da ASAE na Gestão e Comunicação de Risco” “Qualificação de Fornecedores na Fileira do Pescado” “Inspeção e Controlo de Qualidade Por Raio X, na Industria Alimentar” “A qualidade e a Certificação na Hotelaria” “Estratégia Operacional para a Reclassificação da Estalagem do Morgado em Hotel Rural” Certificação com Base na Norma NP ISO 22000 Certificado com Base nos Referenciais BRC “Avaliação de Risco em Saúde Humana: Exposição a contaminantes Químicos” “Caracterização do Risco‐ Modelos de Análise de Risco”

07‐11‐2012 07‐11‐2012 08‐11‐2012 13‐12‐2012 13‐12‐2012 24‐04‐2012 15‐05‐2012 12‐11‐2012 03‐12‐2012 05‐01‐2012 01‐03‐2012 13‐04‐2012 24‐04‐2012 15‐05‐2012 02‐06‐2012 08‐06‐2012 07‐12‐2012 21‐12‐2012

Licenciatura AT

“Primeiros Socorros”, no âmbito da UC Desporto e Aventura

09‐05‐2012

“Fileira do Pescado – Qualificação de Fornecedores “Inspeção e Controlo de Qualidade por Raio X, na Indústria Alimentar” “Licenciamento Agroindustrial ‐ DRAPLVT”

01‐03‐2012

Licenciatura EA

13‐04‐2012

“Fiscalidade”

31‐05‐2012

“Relações Públicas”

25‐05‐2012

“Produção e qualidade do azeite em Portugal” “Criação e abertura de um negócio na Restauração.” “O Homem e a Responsabilidade Ambiental: O Turismo de Natureza e a Sustentabilidade” Turismo de Saúde e Bem‐Estar

20‐11‐2012 20‐12‐2012

Licenciatura GTH Licenciatura MT e GLTN Licenciatura RC Licenciatura TUR

18‐05‐2012

07‐03‐2012 24‐04‐2012

41/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 2: VISITAS DE ESTUDO E SAÍDAS DE CAMPO Curso

Licenciatura AT

Local da Visita de Estudo/Saída de Campo

Parlamento Europeu ‐ Bruxelas Museu Municipal /Fortaleza ‐ Peniche Praia do Baleal ‐ Peniche Pinhal de Ferrel ‐ Peniche Hotel Praia Norte ‐ Peniche Cine Teatro de Torres Vedras e Merendas de Acordeão Barragem de S. Domingues ‐ Peniche Praia do Porto de Areia Norte ‐ Peniche Praia da Gamboa – Peniche Rio de S. Domingos e Praia do Molhe Leste ‐ Peniche

Licenciatura BMB

Licenciatura EA Licenciatura GLTN Licenciatura GTH Licenciatura MT Licenciatura RC Licenciatura TUR Licenciatura AT e TUR Licenciatura AT e GLTN Licenciatura GE e TUR Mestrado AQ Mestrado GDH Mestrado BA

Lota do Porto de Pesca ‐ Peniche Arquipélago das Berlengas Praia do Medão ‐ Peniche Entreposto Frigorífico do Jumbo/Pão de Açúcar Acuinova – Praia de Mira Docapesca ‐ Peniche Filmar – Empresa Alimentar ‐ Peniche Docapesca, Porto e lota de Peniche Peipen Instalações Chapitô ‐ Lisboa Museu Municipal/Fortaleza ‐ Peniche

Data

17 a 19 ‐03‐2012 09‐05‐2012 09‐10‐2012 16‐10‐2012 23‐10‐2012 10‐11‐2012 20‐11‐2012 23 e 24‐04‐2012 2‐10‐2012 17‐10‐2012 17‐12‐2012 7‐05‐2012 a 15‐06‐2012 8‐05‐2012 a 15‐06‐2012 9‐11‐2012 10 e 11‐05‐2012 4‐06‐2012 14‐11‐2012 29‐11‐2012 10‐12‐2012 09‐04‐2012 19‐11‐2012 28‐11‐2012 06‐01‐2012 09‐05‐2012

Hotel Marriot Praia Del Rey

07‐11‐2012

Your Hotel & SPA ‐ Alcobaça

19‐12‐2012

Quinta de S. Francisco e Quinta do Sanguinhal ‐ Bombarral Hotel Oitavos, Quinta da Marinha, Cascais

05‐06‐2012 12‐11‐2012

Posto de Turismo e Cais da Ribeira ‐ Peniche

09‐07‐2012

ESRI/Centro de Congressos ‐ Lisboa

14 e 15 ‐03‐2012

Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota

18‐04‐2012

Teatro Nacional S. Carlos e Teatro Nacional D. Maria II

21‐11‐2012

Estação Experimental do Ipimar em Marim Lota Porto Pesca de Peniche Hotel Soleil

19 e 20‐03‐2012 28‐11‐2012 8‐05‐2012

FCUL‐ Participar na Palestra “Ética na Experimentação Animal”

19‐11‐2012

42/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 3: OUTROS EVENTOS DE CARÁCTER CIENTÍFICO, TÉCNICO, ARTÍSTICO E CULTURAL Evento

Data

Ciclo de seminários Ciênci@ GIRM Palestra e demostração de artes marciais “Mulheres de D´armas” Conferência sobre o Mar Conferência de Inovação e Segurança Alimentar Erasmus Film Fest, GITUR Conversas em rede”, promovido pela Docapesca, Portos e Lotas, S.A., com o tema central “A Valorização do Pescado em Portugal e a Fuga à Lota” Gestão Hoteleira – Um Futuro Presente Conversas do Fim do Mundo “Chá das Seis” Be @ Berlenga 2012 II Seminário de Gestão de Qualidade no Turismo Project Granada Excellence Network of Innovation Laboratories “Fiesta de Navidad”

Ao longo ano 05‐01‐2012 15‐03‐2012 15 e 16‐03‐2012 09‐05‐2012 15‐05‐2012 30‐05‐2012 05‐06‐2012 05‐06‐2012 06‐06‐2012 21‐11‐2012 21‐11‐2012 20‐12‐2012

43/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 4: ENTIDADES RECETORAS DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NACIONAIS

Curso

Entidade Recetora

Aqualuz ‐ Suíte Hotel – Troia Campo Aventura, Lda. – Óbidos CS São Rafael Atlantic Hotel – Algarve

Licenciatura AT

Licenciatura BMB

Licenciatura EA

Licenciatura GLTN

Área do Estágio

Animação Animação/ Desportos Radicais Animação Animação/ Organização de Futurismo Azores Adventures – Açores Eventos Pestana Alvor Praia Beach & Golf Resort – Algarve Animação Troia Resort – Troia Animação TroiaVerde – Exploração Hoteleira e Imobiliária, Animação S.A. – Troia Hikma Farmacêutica S.A Biotecnologia Oceanário de Lisboa, S.A Aquacultura MBC, Lda ‐ Atlantic Safaris Mamíferos Marinhos Aquacria Píscicolas, S.A Aquacultura Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale Biotecnologia do Tejo, I.P. ACUINOVA, Actividades Piscícolas, S.A. Aquacultura GLOBALAB – Laboratório de Ensaios Químicos e Microbiologia Microbiológicos INRB, I.P./ IPIMAR (Matosinhos) Aquacultura Stolt Sea Farm – Piscicultura S.A Aquacultura Auchan ‐ Plataforma de Pescado de Peniche Departamento de Qualidade Ramirez – Distribuidora de Produtos Alimentares, Departamento de Qualidade Lda. Francisco Baratizo, Lda Departamento de Qualidade Derovo Group ‐ Pombal Departamento de Qualidade STERILE CLEAR, Lda. Departamento de Qualidade ITMI Norte Sul Portugal, S. A Departamento de Qualidade ENGEAlimentar Departamento de Qualidade Recheio Cash & Carry ‐ Leiria Departamento de Qualidade Recheio Cash & Carry ‐ Loures Departamento de Qualidade Golfipen, Lda. Departamento de Qualidade Pan & Past ‐ Produtos de Panificação e Pastelaria, Departamento de Qualidade Lda. Pretrab, S.A. Departamento de Qualidade Santacarnes – Comércio e Indústria de Carnes Departamento de Qualidade Santarém, S.A. NIGEL – Congeladora José Nicolau, Lda. Departamento de Qualidade Eventos Areias do Seixo, Charm Hotel & Residences – Torres Vedras Câmara Municipal de Alcobaça Posto Turismo/ Eventos Câmara Municipal de Alcobaça Eventos Câmara Municipal de Óbidos ‐ Armazém das Artes Eventos Câmara Municipal de Pinhel Eventos Câmara Municipal de Rio Maior Eventos/ Serviços de Turismo CS São Rafael Atlantic Hotel – Algarve Receção/ Eventos Hotel Soleil Peniche Receção/Comercial Meliã Braga Hotel & Spa – Braga Eventos Eventos/ Promoção/ Odisseias – Lisboa Comercial Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort – Sintra Eventos

N.º Estagiários

3 4 3 1 2 1 2 10 1 1 1 2 4 1 1 1 2 2 2 2 1 8 1 2 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1 1 1 3 1 1 1 2 44/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Curso

Entidade Recetora

Área do Estágio

N.º Estagiários

Licenciatura GLTN

Tagus Valley – Abrantes

Promoção

1

Abreu Viagens – Leiria – Leiria Bestravel – Sesimbra – Sesimbra CS Hotel Do Lago Montargil – Montargil CS São Rafael Atlantic Hotel – Algarve CS São Rafael Atlantic Hotel – Algarve Grande Hotel do Luso – Luso Halcon Viajes ‐ Caldas da Rainha – Caldas da Rainha Hotel Comendador – Bombarral Hotel Hilton Vilamoura ‐ As Cascatas Golf Resort & Spa – Algarve Hotel Marriott Golf & Beach Resort ‐ Praia d'el Rey – Óbidos Hotel Mercure Figueira da Foz – Figueira da Foz Hotel Palácio Estoril Hotel, Golf & Spa – Estoril Hotel Porto Santo & Spa – Porto Santo/ Madeira Hotel Porto Santo & SPA – Porto Santo/ Madeira Hotel Porto Santo & SPA – Porto Santo/ Madeira Hotel Vila Galé Clube de Campo – Beja Hotel Vila Galé Tavira – Algarve Hotel Villa Batalha – Batalha Hotel Villa Batalha – Batalha L.TODI AG.VIAGENS, LDA – Caldas da Rainha Palácio Estoril Hotel, Golf & SPA – Estoril Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort – Algarve Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort – Sintra Pestana Alvor Park – Algarve Pestana Alvor Praia Beach & Golf Resort – Algarve Pestana Carlton Madeira – Madeira Pestana Hotel Dom João II – Algarve Pestana Viking – Algarve Restaurante “Cabem Todos” – Peniche Sheraton Algarve Hotel ‐ Pine Cliffs Resort – Algarve Sheraton Algarve Hotel ‐ Pine Cliffs Resort – Algarve Sheraton Algarve Hotel ‐ Pine Cliffs Resort – Algarve Suítes Alba Resort & Spa – Algarve Tiara Park Lisboa – Lisboa Troia Design Hotel – Troia Turismo Leiria/ Fátima – Leiria Vila Galé Ampalius – Algarve Vila Galé Cerro Alagoa – Algarve Vila Galé Clube de Campo – Beja Vila Galé Clube de Campo – Beja Vila Galé Ericeira – Ericeira Vila Vita Parc Hotel & Resort – Algarve Yellow Monte Gordo Beach Hotel – Algarve Câmara Municipal de Caldas da Rainha – Peniche

Agência de Viagens Agência de Viagens Departamento F&B Departamento F&B Receção Departamento F&B Agência de Viagens

1 1 2 1 1 1

Departamento de alojamento Receção

1

Licenciatura GTH

Licenciatura GTH‐PL

Departamento F&B Departamento F&B Departamento F&B Departamento F&B Receção Departamento F&B Departamento F&B Cozinha/pastelaria Receção Restaurante/Bar Agência de Viagens Departamento F&B Cozinha Departamento F&B Departamento F&B Assistente de Direção Geral Restaurante/Bar Departamento F&B Economato Restaurante Receção Departamento F&B Cozinha/ Restaurante

1

1 2 1 2 3 2 4 2 2 1 1 1 1 1 1 2 1 1 2 1 3 1 1 1

Departamento de Alojamento Banquetes Departamento de Animação Turismo Departamento F&B Cozinha Cozinha Restaurante/Bar Receção Departamento F&B Assistente de Direção Geral

1 1 2 1 2 1 2 1 1 1 2

Turismo

1

45/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Curso

Licenciatura GTH‐PL

Licenciatura MT

Licenciatura MT‐PL

Licenciatura RC

N.º Estagiários

Entidade Recetora

Área do Estágio

CS São Rafael Atlantic Hotel – Algarve Hotel Cristal ‐ Caldas da Rainha – Caldas da Rainha Hotel Íbis Leiria – Leiria Hotel Porto Santo & Spa – Porto Santo/ Madeira Hotel Praia Norte – Peniche Lezíria Parque Hotel – Vila Franca de Xira Orizon Investimentos, S.A. – Torres Vedras Pestana Alvor Park – Algarve Pestana Carlton Madeira – Madeira Pestana Dom João II – Algarve Sesimbra Hotel & SPA – Sesimbra Sheraton Lisboa Hotel & SPA – Lisboa TAP‐ Portugal – Aeroporto de Lisboa The Lake Resort – Algarve The Lake Resort – Algarve Top Atlântico ‐ Caldas da Rainha – Caldas da Rainha Viagens Castello – Peniche Vila Galé Ampalius – Algarve Yellow Hotels ‐ Lagos Beachhotel – Algarve Yellow Hotels ‐ Lagos Beachhotel – Algarve Your Hotel & SPA – Alcobaça Amazónia Lisboa Hotel – Lisboa Bomsucesso Design Resort Leisure & Golf – Óbidos Falésia Hotel – Algarve Hotel Algarve Casino – Algarve Hotel Eurosol Alcanena – Alcanena Hotel Vila Galé Tavira – Algarve Hotel Villa Batalha – Batalha Porto Santo Hotel & Spa – Algarve Porto Santo Hotel & Spa – Algarve Sana Lisboa Park Hotel – Lisboa Soltrópico – Operador Turístico – Lisboa Suítes Alba Resort & Spa – Algarve Sunhouse Gestão Hoteleira S.A – Algarve Tagus Valley – Abrantes Fontana Park Hotel – Lisboa Hotel Marriott Lisboa – Lisboa Hotel Porto Santo & Spa – Porto Santo/ Madeira Sheraton Algarve Hotel ‐ Pine Cliffs Resort – Algarve Vila Lara Thalassa Resort – Algarve CS Hotel Do Lago Montargil – Montargil CS São Rafael Atlantic Hotel – Algarve Hotel Porto Santo & Spa – Porto Santo/ Madeira Hotel Quinta das Lágrimas – Coimbra Hotel Soleil Peniche – Peniche Hotel Vila Galé Clube de Campo – Beja Hotel Vila Galé Tavira – Algarve Hotel Vila Galé Tavira – Algarve Hotel Villa Batalha – Batalha Java House Coffee Bar & Lounge – Peniche

Departamento F&B Departamento F&B Receção Departamento F&B Receção Departamento F&B Admnistração Departamento F&B Departamento F&B Departamento F&B Assistente Direção F&B Departamento F&B Turismo/Aeroporto Receção Departamento F&B Agência de Viagens

1 1 1 1 1 1 1 2 1 2 1 1 1 1 1

Agências Viagens Departamento F&B Receção Departamento F&B Departamento F&B Reservas Departamento de Marketing Receção Receção Receção/ Comercial Receção Receção Receção Departamento Comercial Departamento Comercial Departamento Marketing Receção/ Comercial/ Eventos Departamento de Marketing Promoção Receção Receção Departamento Comercial Receção

1 1 2 2 1 1 2 1 1 1 2 1 1 1 1 1 3 1 1 1 1 1

Departamento de Marketing Departamento F&B Departamento F&B Departamento F&B Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Cozinha/ Pastelaria Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Bar

1 2 2 2 1 1 1 1 1 1 2

1

1

46/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Curso

Licenciatura RC

Licenciatura TUR

Entidade Recetora

Área do Estágio

N.º Estagiários

Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort – Sintra Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort – Sintra Pestana Alvor Park – Algarve Pestana Alvor Praia Beach & Golf Resort – Algarve Pestana Carlton Madeira – Funchal/ Madeira Pestana Carlton Madeira – Funchal/ Madeira Pestana Delfim – Algarve Pestana Dom João II – Algarve Pestana Hotel Dom João II – Algarve Pestana Viking – Algarve Real Bellavista Hotel & Spa – Algarve Real Santa Eulália Resort & Spa – Algarve Restaurante "Dona Isilda" – Palmela Restaurante “Cabem Todos” – Peniche Restaurante Sabores d'Itália – Caldas da Rainha Sheraton Algarve Hotel ‐ Pine Cliffs Resort – Algarve Tiara Park Lisboa – Lisboa Vila Galé Albacora – Algarve Vila Galé Ampalius – Algarve Vila Galé Atlântico – Algarve Vila Galé Cerro Alagoa – Algarve Vila Galé Cerro Alagoa – Algarve Vila Galé Náutico – Algarve Vila Galé Praia – Algarve Vila Galé Tavira – Algarve Altis Belém Hotel & SPA – Lisboa Associação de Operadores Marítimo‐Turística do Oeste – Peniche Best Travel ‐ Caldas da Rainha – Caldas da Rainha Câmara Municipal de Alcobaça – Alcobaça Câmara Municipal de Leiria ‐ Museu Mimo – Leiria Câmara Municipal de Peniche – Peniche CS Lago Montargil – Montargil Dom Gonçalo Hotel & SPA – Fátima Futuro ‐ Actividades Marítimo Turísticas, Lda. – Peniche Hotel Marriott Golf & Beach Resort ‐ Praia d'el Rey – Óbidos Hotel PinhalMar – Peniche Hotel Praia Norte – Peniche Hotel Soleil Peniche – Peniche Hotel Vila Galé Ericeira – Ericeira INATEL (Departamento de Turismo) – Lisboa LiberOfficeChiado – Lisboa Mundo VIP – Lisboa Noiva do Mar Resort – Lourinhã Novotel Porto Gaia – Vila Nova de Gaia Óbidos Patrimónium – Óbidos Pestana Alvor Praia Beach & Golf Resort – Algarve Pestana Dom João II – Algarve Pestana Vila Sol – Algarve

Departamento F&B Cozinha Restaurante/ Bar Departamento F&B Cozinha Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Cozinha Departamento F&B Cozinha Departamento F&B Cozinha Restaurante Cozinha

1 1 1 1 1 1 2 1 2 2 1 2 1 1 1

Cozinha

1

Banquetes Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Cozinha Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Restaurante/ Bar Receção

1 1 1 2 1 1 2 1 2 1

Turismo

2

Agência de Viagem Postos de Turismo (Praias) Receção Posto de Turismo Receção Receção

1 3 1 2 2 1

Turismo

1

Receção

2

Receção Receção Receção Receção Turismo Receção Agência de Viagem Receção Receção Eventos Departamento de Animação Receção Receção

1 1 1 2 1 1 1 1 1 1 1 1 2

47/66

N.º Estagiários


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

N.º Estagiários

Curso

Entidade Recetora

Área do Estágio

Handling Receção Departamento de Alojamento

2 1

Licenciatura TUR

PORTWAY ‐ Handling de Portugal S.A. – Lisboa Real Palácio Hotel Lisboa – Lisboa Restaurante/Alojamentos (Ilha da Berlenga) – Peniche Sana Silver Coast Hotel – Caldas da Rainha Solférias – Lisboa Star ‐ Agências de Viagem – Lisboa Tur Travel – Viagens e Turismo – Alcobaça Viagens Abreu, S.A – Caldas da Rainha Viagens Abreu, S.A – Leiria Viagens Abreu, S.A – Lisboa Viagens Abreu, S.A – Porto Viajantes Lda. ‐ Agência de Viagens – Torres Vedras Vila Galé Opera – Lisboa

Receção Operador Turístico Agência de Viagem Agência de Viagem Agência de Viagem Agência de Viagem Agência de Viagem Agência de Viagem Agência de Viagem Receção Biotecnologia

2 1 1 1 1 1 3 1 1 1

Direção Hoteleira

1

Departamento Qualidade Departamento Produção/Qualidade

1

Mestrado BRM Mestrado DGH Mestrado GQSA

Hikma Farmacêutica S.A Hotel Lusitano Francisco Baratizo, Lda. Portfish – Importação e Exportação, Lda.

1

2

2

48/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 5: ENTIDADES RECETORAS DE ESTÁGIOS INTERNACIONAIS (OUTGOING) Curso

Mestrado BRM

Mestrado GQSA Licenciatura TUR Licenciatura RC

Licenciatura GTH

Licenciatura GTH – PL

Licenciatura MT

Programa

Consórcio Erasmus Centro Consórcio Erasmus Centro Consórcio Erasmus Centro Consórcio Erasmus Centro Consórcio Erasmus Centro Consórcio Erasmus Centro Protocolos ESTM AnimaFest Experience Trainee Pestana AnimaFest Experience Protocolos ESTM Protocolos ESTM AnimaFest Experience

N.º Estagiários

Entidade Recetora

País

Área do Estágio

Duração

CSIC ‐ Institute Of Environmental Assessment and Water Research ICN ‐ Institut de Chimie de Nice

Espanha

Investigação em Biotecnologia

9 meses

Investigação em Biotecnologia

9 meses

1

Nestlé

Inglaterra

Qualidade

3 meses

1

3 meses

2

3 meses

1

3 meses

3

Hotel Hilton Barcelona

Hotel Hilton Barcelona

Hotel Hilton Barcelona

França

Espanha

Espanha

Espanha

Receção

Restaurante/Bar

Receção

Hesperia Lanzarote Hotel

Espanha

Receção

‐‐‐‐‐

Espanha

Receção

Pestana São Tomé Ocean Resort Hotel

São Tomé e Príncipe Espanha

Cross Training

‐‐‐‐‐

Restaurante/Bar

Hesperia Lanzarote Hotel

Espanha

Receção

Hesperia Lanzarote Hotel

Espanha

‐‐‐‐‐

Espanha

Departamento F&B Receção

3 meses 2 meses 6 meses 2 meses 3 meses 3 meses 2 meses

1 1 1 3 1 3 1 20

1

49/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 6: ENTIDADES RECETORAS DE ESTÁGIOS INTERNACIONAIS (INCOMING) Programa

Consórcio Erasmus Centro

País Origem

Área do Estágio

Duração

Hungria

GITUR

6 meses

N.º Estagiários

2 2

50/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 7: ESTATÍSTICAS DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NACIONAIS Curso Licenciatura AT Licenciatura BMB Licenciatura EA Licenciatura GLTN

Licenciatura GTH

Licenciatura GTH‐PL

Licenciatura MT

Licenciatura MT‐PL

Licenciatura RC

Licenciatura TUR Mestrado BRM Mestrado DGH Mestrado GQSA

N.º Candidaturas

N.º Estagiários Colocados

2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses 2 meses

1 7 8 5 17 14 12 4 7 5 28 31 17 8 13 9 3 5 10 1 3 1 19 17 10 14 15 19

2

1 7 8 5 17 14 12 4 7 5 28 31 17 8 13 9 3 5 10 1 3 1 19 17 10 14 15 19 2

1.º ano

2 meses

1

1

1.º ano

2 meses

3

3

309

309

Ano Curricular

Duração

1.º ano 2.º ano 3.º ano 2.º ano 3.º ano 2.º ano 3.º ano 1.º ano 2.º ano 3.º ano 1.º ano 2.º ano 3.º ano 1.º ano 2.º ano 3.º ano 1.º ano 2.º ano 3.º ano 1.º ano 2.º ano 3.º ano 1.º ano 2.º ano 3.º ano 1.º ano 2.º ano 3.º ano 1.º ano

51/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 8: ESTATÍSTICAS DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NACIONAIS (DIPLOMADOS)

Curso

Duração

N.º Candidaturas

N.º Estagiários

Licenciados AT Licenciatura BMB Licenciatura EA Licenciatura GLTN Licenciatura GTH Licenciatura MT Licenciatura TUR

2 meses

2

2

6 meses

8

8

2 meses

6

6

2 meses

1

1

2 meses

4

4

2 meses

3

3

2 meses

4

4

28

28

52/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 9:PROJETOS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS Prestador de serviços

GIRM

Designação

Entidade

Valor

Monitorização do impacto ambiental do projeto SURGE (Simple Underwater Renewable Generation Of Energy) Vale I&DT: Caracterização nutricional do Peixe‐porco (Balistes capriscus): Um valor acrescentado na gastronomia do Oeste Vale Inovação : Algas edíveis da costa de Peniche: Identificação, caracterização e utilização gastronómica na região Oeste Vale I&DT: Azeite enriquecido com material vegetal: desenvolvimento do produto e transferência do conhecimento Vale Inovação a candidatar em outubro de 2011 Vale Inovação a candidatar em outubro de 2011 Vale I&DT a candidatar em outubro de 2011 Vale Inovação a candidatar em outubro de 2011

Wave Energy Centre – Marine Biology and Oceanography Environmental Department

4.500€

Vale I&DT Preparação de protocolos de reprodução e manutenção da espécie medusa‐da‐lua (Aurelia aurita) Aplicação de vácuo à conservação de bacalhau verde e salgado seco Estudo da concentração de fosfatos ao longo do processo de produção de bacalhau salgado e salgado seco Desenvolvimento de um novo produto alimentar ‐ hambúrguer de pescado: viabilização do projeto e transferência de conhecimento Quitosano como fonte no tratamento de vinho “contaminado” com Bretanomyces/Dekkera: validação da tecnologia de transferência do conhecimento Desenvolvimento de um novo produto: gelado artesanal de algas e kefir Desenvolvimento e formulação de revestimentos comestíveis para aplicação em produtos de 4ª gama Livro de Identificação de Espécies Subaquáticas

Tempero, Dinâmica e Conceitos Lda.

Em Execução

25.000€

Tempero, Dinâmica e Conceitos Lda.

Estado a 31.12.2012

20.000€

Nono Sentido. Lda.

30.000 €

Emanha

25.000€

Nigel

30.000€

Ponto de Fuga

25.000€

Ponto de Fuga

32.000€

Enlatados Bombarral

30.000€

ADN, Aquarium Design, Lda.

33.200€

Constantinos, SA

33.250€

Globazul, S.A.

31.500€

Terminado por insolvência da empresa Terminado por insolvência da empresa Terminado e executado a 100% Não ocorreu candidatura. Não ocorreu candidatura.. Não ocorreu candidatura. Não ocorreu candidatura. Não ocorreu candidatura. Em Execução

Em Execução Em Execução

33.250€

Em Execução

Nigel

Adega Cooperativa Vermelha

da

Candidatura aprovada. 33.250€

Nogueiras & Sobrinho, LDA. (Emanha)

33.250€

Campotec

31.000€

Em Execução Em Execução

Haliotis Actividades Marítimo Turísticas Lda.

30.750€

Em Execução

53/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 10: ATIVIDADE CIENTÍFICA DOS DOCENTES (Documento nas páginas seguintes)

54/66


Report of Scientific Research

2012


Scientific Research 2012

SCIENTIFIC PAPERS IN INTERNATIONAL REFEREED JOURNALS (ISI indexed) 1. Azevedo-Pereira HMVS, Abreu SN, Lemos MFL, Soares AMVM (2012) Bioaccumulation and Elimination of Waterborne Mercury in the Midge Larvae, Chironomus riparius Meigen (Diptera: Chironomidae). Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology 89, 2: 245 - 250. doi: 10.1007/s00128-012-0674-z 2. Ferreres F, Lopes G, Gil-Izquierdo A, Andrade PB, Sousa C, Mouga T, Valentão P (2012) Phlorotannins extracts from Fucales profiled by HPLC-DAD-ESI-MSn: Approaches to hyaluronidase inhibitory capacity and antioxidant properties. Marine Drugs, 10(12): 2766-2781. DOI: 10.3390/md10122766; 3. Fonseca B, Morgado L, Paredes H, Martins P, Gonçalves R, Neves P, Nunes R, Lima J, Varajão J, Pereira Â, Sanders R, Barracho V, Lapajne U, Rus M, Rahe M, Mostert A, Klein T, Bojovic V, Bošnjak S, Bošnjak Z, Carvalho J, Duarte I, Casaramona A, Soraci A (2012) PLAYER – a European Project and a Game to Foster Entrepreneurship Education for Young People. Journal of Universal Computer Science, 18 (1): 86-105 Link:http://www.jucs.org/jucs_18_1/player_a_european_project/jucs_18_01_0086_0105_fonseca.pdf 4. Gonçalves AMM, Pardal MA, Marques SC, Mendes S, Fernández-Gómez MJ, Galindo-Villardón MP, Azeiteiro UM (2012) Diel vertical behavior of Copepoda community (naupliar, copepodites and adults) at the boundary of a temperate estuary and coastal waters. Estuarine, Coastal and Shelf Science, 98: 16-30. link:10.1016/j.ecss.2011.11.018 5. Gonçalves AMM, Pardal MA, Marques SC, Mendes S, Fernández-Gómez MJ, Galindo-Villardón MP, Azeiteiro UM (2012) Responses of Copepoda Life-History Stages to Climatic Variability in a Southern-European Temperate Estuary. Zoological Studies 51(3): 321-335. 6. Han SK, Sang Y, Rodrigues A, BIOL425 F2010, Wu MF, Rodriguez PL, Wagner D. (2012). The SWI2/SNF2 Chromatin Remodeling ATPase BRAHMA Represses Abscisic Acid Responses in the Absence of the Stress Stimulus in Arabidopsis. Plant Cell. [Epub ahead of print] (http://dx.doi.org/10.1105/tpc.112.105114) 7. Lopes G, Silva L, Sousa C, Pinto P, Andrade P, Bernardo J, Mouga T, Valentão P (2012) Can phlorotannins purified extracts constitute a novel pharmacological alternative for microbial infections with associated inflammatory conditions?. PLOS ONE 7(2): e31145. DOI:10.1371/journal.pone.0031145 8. Marcos PM, Ascenso JR, Bernardino RJ (2012) Complexation and DFT studies of lower rim hexahomotrioxacalix[3]arene derivatives bearing pyridyl groups with transition and heavy metal cations. Cone versus partial cone conformation A Journal of Physical Organic Chemistry – (aceite para publicação ID POC-12-0321). 9. Mendes S, Fernández-Gómez MJ, Pereira MJ, Azeiteiro UM, Galindo-Villardón MP (2012) An empirical comparison of Canonical Correspondence Analysis and STATICO in the identification of spatio-temporal ecological relationships. Journal of Applied Statistics, 39(5): 979–994. Link: http://dx.doi.org/10.1080/02664763.2011.634393 10. Pestana JM, Costa ASH, Alves SP, Martins SV, Alfaia CM, Bessa RJB, Prates JAM (2012) Seasonal slaughter and muscle type effect on the nutritional quality of intramuscular fat in Mirandesa-PDO. Meat Science, 90: 819-827. Link: http://dx.doi.org/10.1016/j.meatsci.2011.11.023 11. Pestana JM, Costa ASH, Alfaia CM, Costa P, Martins SV, Alves SP, Bessa RJB, Prates JAM (2012) Lipid composition and nutritional quality of intramuscular fat in Charneca-PDO beef. European Food Research and Technology, 234: 187-196. Link: http://dx.doi.org/10.1007/s00217-011-1625-3 12. Pestana JM, Costa ASH, Martins SV, Alfaia CM, Alves SP, Lopes PA, Bessa RJB, Prates JAM (2012) Effect of slaughter season and muscle type on the fatty acid composition, including conjugated linoleic acid isomers, and nutritional value of intramuscular fat in organic beef. Journal of The Science of Food and Agriculture, 92: 2428-2435. http://dx.doi.org/10.1002/jsfa.5648 13. Pombo A, Blasco M, Climent V (2012). The status of farmed fish hearts: an alert to improve health and production in three Mediterranean species. Reviews in Fish Biology & Fisheries, Vol. 22 Issue 3: 779-789. (DOI: 10.1007/s11160-012-9259-5) 14. Rodrigues NV, Correia JPS, Graça JTC, Rodrigues F, Pinho R, Hirofumi M (2012) First record of a whale shark Rhyncodon typus in continental Europe. Journal of Fish Biology, 81(4): 1427-9 DOI:10.1111/j.1095-8649.2012.03392.x 15. Rodrigues NV, Correia JPS, Pinho R, Graça JTC, Rodrigues F, Hirofumi M (2012) Notes on the husbandry and long-term transportation of Bull Ray (Pteromylaeus bovinus) and Dolphinfish (Coryphaena hippurus and Coryphaena equiselis). Zoo Biology 00: 1-08. DOI 10.1002/zoo.21048. 16. Tecelão C, Rivera I, Sandoval G, Ferreira-Dias S (2012) Carica papaya latex: a low-cost biocatalyst for human milk fat substitutes production. Eur. J. Lipid Sci. Technol., 114: 266-276 (doi:10.1002/ejlt.201100226).

2/13


Scientific Research 2012

17. Tecelão C, Guillén M, Valero F, Ferreira-Dias S (2012) Immobilized heterologous Rhizopus oryzae lipase: a feasible biocatalyst for the production of human milk fat substitutes. Biochem.Eng.J., 67: 104-110 (doi:10.1016/J.BEJ.2012.06.001). 18. Pereira DM, Vinholes J, Guedes de Pinho P, Valentão P, Mouga T, Teixeira N, Andrade PB (2012) A gas chromatography-mass spectrometry multi-target method for the simultaneous analysis of three classes of metabolites in marine organisms. Talanta, 100: 391-400. doi: 10.1016/j.talanta.2012.08.004

SCIENTIFIC PAPERS IN INTERNATIONAL REFEREED JOURNALS 1. Almeida P, Miranda F, Elias-Almeida A (2012) Aplicação da Análise Importância-Valor aos Componentes da Imagem de um Destino Turístico. Tourism & Management Studies, nº 8: 65-77. 2. Bachimon P, Dias F (2012) In Memory of Rachid Amirou. Via@, Tourist imaginaries, n°1 3. Coelho J, Butler RW (2012) A quantitative approach of the Tourism Area Life Cycle. European Jornal of Tourism, Hospitality and Recreation, 3 (1): 9-31 4. Crus S, Lima-Santos L, Azevedo G (2012) Modelo de Valorização do Direito Desportivo Resultante da Formação. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, X (20): 1-24. 5. Dias F, Eurico S, Solla X, Lois R (2012) Destination Branding, Heritage and Authenticity: Theme of a new international conference. Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. Vol. 10 (1): 205-2005 6. Dias F (2012) From Science to the Market, via Ethics. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 3 (1): 3-7. 7. Dias F (2012) Principais entraves na via da emancipação dos Estudos do Turismo: anarquismo epistemológico ou concertação estratégica? Cogitur - Journal of Tourism Studies, Ano IV, Nº 4: 81-96 8. Eurico S, Oliveira F, Gonçalves SC, Pais S (2012) Issues on Tourism and Marine Resources’ employability: A challenge for Higher Education? European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 3 (1): 95-113. 9. Eurico S, Silva JÁ, Valle PO (2012) Recursos humanos no Turismo: factores de diferenciação. O caso dos Pólos de Desenvolvimento Turístico do Oeste e de Leiria-Fátima. Encontros Científicos - Tourism & Management Studies, 8: 30-40 10. Eurico S, Oliveira F, Pais S (2012) The role of internships’ experiences for the construction of Employable Tourism Graduates. Journal of Tourism and Services, 4: 1838 11. Gamboa R, Monteiro S (2012) Lessons learned in Civil Protection superior graduation in Portugal. European Journal of Security and Safety, 1(1): 12-15 12. Lima-Santos L, Gomes C, Arroteia N (2012) Management Accounting Practices in the Portuguese Lodging Industry. Journal of Modern Accounting and Auditing, 8(1): 1-14. 13. Ramos EV, Salgado MB, Almeida P (2012) O papel dos CET no Desenvolvimento de Atividades Turísticas. Journal of Tourism and Development, nº 17-18: 503-515. 14. Salvador V, Almeida ASA (2012) Tourist experience - metamorphic expectations and experiences in tourist’s personal development. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, Vol. 3 Special Issue: 235-252.

ABSTRACTS IN INTERNATIONAL REFEREED JOURNALS 1. Mendes A (2012) Effects of external shocks on tourism and on tourism statistics. 11th Global Forum on Tourism Statistics. 14-16 November. Reykjavík, Iceland.

SCIENTIFIC PAPERS IN OTHER REFEREED JOURNALS 1.

Eurico S, Valle P, Silva J, Marques C (2012) Segmenting graduate consumers of higher education in tourism: an extension of the ECSI model. Discussion Papers - Spatial and Organizational Dynamics, 10: 29-51

PROCEEDINGS OF INTERNATIONAL MEETINGS WITH REFEREE 1. Amaral A, Gomes A, Ralha E (2012) Reforming mathematics education in the early 20th century: implications on “measuring”, as presented in a Portuguese textbook. In Bjarnadóttir, Kristiní, Furinghetti, Fulvia, Matos, José Manuel & Schubring, Gerts (Eds.) (2012). Proceedings of the Second International Conference on the History of Mathematics Education. (October 2-5, 2011). Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. (in press)

3/13


Scientific Research 2012

2. Dias F, Dantas J, Valente F (2012) Entrepreneurship and innovation in tourism recreation: The case of Live Beach. Proceedings of the 2nd International Conference on Tourism Recreation. GITUR, Peniche. 3. Dias F, Vitorino M (2012) Bread Mill: An important tool in a tourism-based strategy for the preservation of the windmills heritage. Proceedings of the 2nd International Conference on Tourism Recreation. GITUR, Peniche 4. Ferreira C, Salazar P (2012) An exploratory study of the selection of a hotel, a multiattribute approach. 2nd Advances in Hospitality and Tourism Marketing & Management Conference (AHTMMC); Corfu – Greece. (in press) 5. Gamboa R, Monteiro S, Vasconcelos J, Risvej J, Lovecek T (2012) The eSEC Portal as a Contribute to the Enhancement of Erasmus Mobility in the Security and Safety Study Field. Proceedings of the Ireland International Conference on Education: 294-295 6. Gamboa R, Monteiro S (2012) Building a learning curriculum based on competencies, with creativity and mobility. The example of security, safety and crises management. Nineteenth International Conference on Learning, at the Institute of Education, University of London, from 14-16 August 2012 published in the conference proceedings book with reference L12P1258. 7. Monteiro S, Aires L, Gamboa R (2012) Building a portal to increase the international cooperation between European higher education institutions in the security and safety domain. Proceedings of EDULEARN 2012 8. Oliveira F, Rego B, Barreto A, Santos F (2012) O ecoturismo como fator de

desenvolvimento na Guiné-Bissau: uma estratégia de cooperação institucional. Atas do Colóquio Internacional Cabo Verde e Guiné Bissau: Percursos do Saber e da Ciência. Lisboa. (in press) 9. Oliveira S, Elias-Almeida A, Ferreira C, Ezequiel G, Cabral P (2012) Food Tourism in the Touristic Development Pole of the Western Region – Portugal. The Way Forward: Exploring Multidisciplinary Approaches (4th Asia-Euro Conference 2012 in Tourism, Hospitality & Gastronomy Proceedings); Subang Jaya, Kuala Lumpur – Malaysia. 10. Reis P, Jorge J (2012) Surf tourism: segmentation by motivation and destination choice. Proceedings of the 2nd International Conference on Tourism Recreation, 7th to 9th November 2012, ESTM, Peniche

BOOKS 1. Almeida P, Almeida ASA (2012) Introdução à Gestão de Animação Turística. Editora LIDEL, Lisboa. 2. Brasão I (2012) O Tempo das Criadas. Tinta da China, Lisboa. 3. Brasão I, Malheiros C, Dias F (Org.) (2012). Imagem, Património e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos. Editora Media XXI, Porto 4. Gonçalves SC (2012) Crustaceans in Atlantic and Mediterranean exposed sandy beaches. Does knowledge in key species bio-ecology have a role in assessing global changes? Lambert Academic Publishing, Saarbrücken, 141pp. 5. Pereira OG, Gonçalves P, Dias F (2012) Manual de Animação Turística e Cultural. Porto. Editora Media XXI. ISBN 978-989-729-050-3.

BOOKS CHAPTERS 1. Almeida ASA (2012) A experiência turística como ferramenta para a sustentabilidade. In Cinco contributos para a compreensão do turismo. Chapter 4, Pages 161-186, Editora Media XXI, Porto 2. Almeida ASA (2012) A Competição intercomunitária como factor de sustentabilidade e de diferenciação da oferta turística – o caso do Parque Nacional da Peneda Gerês. In Imagem, Património e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos. Media XXI Editora. Pages 151-162. 3. Brasão I (2012) Narrativas de criadas de servir e construção da memória. In Ouvi dizer popular. Edições UPP (Universidade Popular do Porto, livro em formato electrónico (e.book) 4. Brasão I (2012) Desencontros da história com o futebol feminino. In Futebol Português – Política, Género e Movimento (ed. Nina Clara Tiesler e Nuno Domingos, Lisboa, ed. ICS, pp. 197-220. 5. Coelho J (2012) O posicionamento do modelo TALC no processo de planeamento estratégico dos destinos turísticos. In Cinco Contributos para a compreensão do Turismo. Editora Media XXI, Porto. 6. Dias F (2012). A redescoberta do Mundo real pelo turismo. In Cinco contributos para a compreensão do Turismo. Editora Media XXI, Porto. 7. Eurico S, Oliveira F (2012). Empregabilidade no ensino superior em turismo: perceções dos estudantes finalistas. In: Abranja N, Alcântara A, Pereira A, Marques A, Teixeira D, Coelhoso

4/13


Scientific Research 2012

8. 9. 10.

11.

12.

13.

14.

F, Carneiro I, Ferreira R (Org.) Turismo, Formação e Inovação: Estudos e Experiências. Mangualde: Edições Pedago. 260-279. Jorge J (2012) O processo de decisão e o envolvimento no processo de compra. In Cinco Contributos para o turismo. Capítulo 2, Pags 108-160, Editora Média XXI, Porto Lourenço P (2012) Caso BD Mania. In Marketing Relacional. Marques, A. et al. Edições Sílabo, Portugal, páginas 297 - 301 Oliveira F, Silva F (2012) Ecotourism in vulnerable regions: opportunities and obstacles to development – the case of Cantanhez, Guiné-Bissau. In Legrand, W., Simons-Kaufman, C. & Sloan, F. (Eds.). Sustainable Hospitality and Tourism as Motors for Development Case Studies from Developing Regions of the World. UK/USA: Routledge. Oliveira F, Silva F (2012) Ecoturismo em Cantanhez, Guiné-Bissau – Um longo caminho rumo à sustentabilidade. In: Malheiros, C., Brasão, I. e Dias, F. (Coord.). Imagem, Património e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos. GITUR – Grupo de Investigação em Turismo/IPL. Porto: Media XXI. 191-211. Tecelão C, Valero F, Sandoval G, Ferreira-Dias S (2012) Producción de sucedâneos de grasa de leche humana catalizados por lipasas. In Obtención Enzimática de Compuestos Bioactivos a partir de Recursos Naturales Iberoamericanos. Francisco J. Plou Gasca & Georgina C. Sandoval Fabián (Eds.), Editorial CSIC, Madrid, Espanha, Chapter 4, Pages 101-116. Vasconcelos J, Oliveira V, Gamboa R (2012) Tendências recentes do clima e o seu impacto na região de turismo do Oeste. In Imagem, património e sustentabilidade dos destinos turísticos, Ed: Media XXI, 1ª edição 2012, ISBN: 978-898-729-016-9; Viana A, (2012) Aproximação ao Conceito de Turismo Sustentável. In Cinco Contributos para o turismo. Capítulo 2, Pags 73-105. Editora Média XXI, Porto, ISBN: 978-989-729-052-7

THESIS Ph.D. THESIS 1. Mendes S (2012) Multivariate methods to assess patterns of stability and change from a biplot perspective. PhD thesis. University of Salamanca, Department of Statistics, Salamanca, Spain. 2. Oliveira F (2012) A avaliação económica no planeamento do recreio florestal – o caso da Mata Nacional de Leiria. PhD thesis. Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Faro, Portugal. 3. Pestana JM (2012) Influence of slaughter season, muscle type and gluconeogenesis precursors on intramuscular fat quality of ruminant meats. PhD thesis. Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, Portugal.

M.Sc. THESIS 1. Chagas L (2012) Satisfação Docente e Discente no Ensino Superior nos Regimes Presencial e a Distância. MSc thesis, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa. 2. Ferreira N (2012) Da paisagem fílmica à paisagem real: interações entre o cinema e o turismo – o caso de Pride and Prejudice. MSc thesis, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga. 3. Reis P (2012) Turismo de Surf: segmentação pela motivação e escolha de um destino. MSc thesis, Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Peniche. 4. Ribeiro S (2012) Abordagem à espacialização de um ensemble de percussão- Estudo de caso Drumming GP. MSc thesis, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto.

OTHER PUBLICATIONS 1. Aires L, Bernik I, Bizoňová Z, Boudná H, Brienne C, Ferlito SL, Gamboa R, Ispolnov K, Jašek R, Kampová K, Kittel L, Lanza S, Loveček T, Maillet C, Meško G, Monteiro S, Randazzo G, Rístvej J, Vaculík J, Vala R, Vasconcelos J (2012) “European basic security and safety glossary of terms”, no âmbito do projeto Europeu eSEC, ISBN: 9785055403281; 2. Almeida ASA (2012) In Teatro e Intervenção Social Comunidades Turísticas e Actores Intermediários – Contributos para a Sustentabilidade. Edição: Intervenção – Associação para a promoção e divulgação cultural ISBN: 978-989.97571-1-0. UTAD - Chaves 97-110. 3. Almeida ASA, (2012) A Sociedade do Conhecimento na Actividade Turística. Turismo, Formação e Inovação: Estudos e Experiências. Edições Pedago ISBN: 978-989-8449-98-6 Mangualde 49-50

5/13


Scientific Research 2012

4. Almeida P, Almeida ASA (2012) O Produto Turístico e os Atores Intermediários – Contributos para a Sustentabilidade. Turismo, Formação e Inovação: Estudos e Experiências. Edições Pedago ISBN: 978-989-8449-98-6 Mangualde 229-241. 5. Almeida P (2012) O Turismo é uma Palavra Fascinante e de um Alcance extraordinário. Turismo, Formação e Inovação: Estudos e Experiências. Edições Pedago ISBN: 978-989-8449-98-6 Mangualde 47-48. 6. Brás GN (2012) O papel da fiscalidade no processo de internacionalização. O Economista – Anuário da Economia Portuguesa 2012, nº 25: 104-106. 7. Coelho J (2012) Formar Jovens Futebolistas: um projeto formativo dos 6 aos 18 anos. Chiado Editora, ISBN 978-989-697-772-6, outubro de 2012 8. Coelho J (2012) O problema da identidade económica. PAIDEIA – Revista de Cultura e Ciência, nº 3: 33-35, Escola Secundária de Peniche, ISSN 1647-6042 9. Dias F (2012). Editor’s Note. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 3 (3): 5-7. 10. Dias F, Eurico S (2012) Editor’s Note. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 3 (2): 3-5 11. Ferreira N (2012) Pride and Prejudice film adaptations – a universally acknowledged case of popularity. In Avanca|Cinema 2012- International Conference. Avanca, 25-29 Julho 2012. Edições Cine-Clube de Avanca. pp. 323-327. ISBN 978-989-96858-2-6 12. Gomes D, Almeida P (2012) A Avaliação da Imagem do Destino Lisboa pelos Turistas que visitam o Património. Turismo, Formação e Inovação: Estudos e Experiências. Edições Pedago ISBN: 978989-8449-98-6 Mangualde 71-81. 13. Jorge J, Leandro S, Viana A, Oliveira F, Costa J, Eurico S, Mendes S, Reis P (2012) Estudo do impacto do Rip Curl Pro 2012 Portugal - Síntese. GITUR - Grupo de Investigação em Turismo, ISBN: 978-989-97395-3-6. 14. Palomo G, Campos MJ, Molina A, Píriz S, Perea A (2012) Salmonelosis porcina, en el punto de mira de la salud pública. Albéitar n.º 154: 14-16. 15. Pereira O, Gonçalves P (2012) Stresse e Liderança na atividade Operacional dos Bombeiros. Psicologia na Atualidade, n.º6 16. Pérez Santos N, Machado S (2012). Teletransporter ¿Bares, lugares de amor o mentira? In Azulejo para el Aula de Español, nº 5: 47-51, Edición 2012. Catálogo de publicaciones oficiales del Ministerio.: Consejería de Educación y Embajada de España en Portugal, ISBN 1647-0834.URL:http://www.mecd.gob.es/portugal/dms/consejeriasExteriores/portugal/publicaciones/AZULEJO5digital.pdf

PATENTS 1. Inventores: Ganhão R, Morcuende D, Estévez M, Ventanas J (2012). Título: Empleo de un extracto de Rosa Canina l. en la elaboración de productos alimentícios. Titular: Universidad de Extremadura, País de prioridad: ES. Número de publicación: 2 363 958. Fecha de la concesión: 19.06.2012. Fecha de publicacion del folleto de la patente: 29.06.2012 (Boletín Oficial de la Propriedade Industrial – ES) 2. Inventores: Ganhão R, Morcuende D, Estévez M, Ventanas J (2012). Título: Empleo de un extracto de Madroño en la elaboración de productos alimentícios. Titular: Universidad de Extremadura, País de prioridad: ES. Número de publicación: 2 363 957 . Fecha de la concesión: 19.06.2012. Fecha de publicacion del folleto de la patente: 29.06.2012 (Boletín Oficial de la Propriedade Industrial – ES)

COMMUNICATIONS IN INTERNATIONAL SCIENTIFIC MEETINGS ORAL PRESENTATIONS 1.

2.

3. 4. 5.

Almeida ASA (2012). Comunidades Turísticas e Actores Intermediários – Contributos para a Sustentabilidade. I Congresso Internacional de Teatro e Intervenção Social – UTAD 17 e 18 de Fevereiro. Chaves, Portugal Almeida P, Almeida ASA (2012) O Produto Turístico, os Atores Intermediários e a Animação Turística. International Conference of Tourism Recreation. 7-9 November. ESTM Peniche, Portugal Almeida P, Almeida ASA (2012). O Produto Turístico e os Atores Intermediários – Contributos para a Sustentabilidade. Jornadas de Turismo do ISCE. 6 e 7 de Novembro. Odivelas, Portugal. Baena-González E, Rodrigues A, Adamo M, Rodriguez PL (2012) Energy signalling, stress and abscisic acid. The Society for Experimental Biology's Annual Main Meeting, Salzburg, Austria Boavida A, Almeida ASA (2012) Tourism Recreation as a Shared Tourist Experience Raising

6/13


Scientific Research 2012

6. 7. 8. 9.

10.

11.

12.

13.

14. 15.

16.

17.

18. 19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

Destination Retention Capacity – the case study of national horse event at Golegã, Portugal. International Conference of Tourism Recreation. 7-9 November. ESTM Peniche, Portugal Brito S, Pereira OG, Gonçalves P (2012) The Synagogue route in Portugal. 1 st EJTHR International Conference. University of Santiago de Compostela Brito S, Pereira OG, Gonçalves P (2012) Pilgrimage as paradigm for religious tourism. 1 st EJTHR International Conference. University of Santiago de Compostela Brito S, Pereira OG, Gonçalves P (2012) Leadership in touristic animation. 2 edition Conference Internacional on tourism recreation. Instituto Politécnico de Leiria Cabral P, Costa AP, Mendes A (2012). The tourist experience in the Medieval Market in Óbidos as an identification of heritage. 1st EJTHR International Conference on Destination Branding, Heritage and Authenticity, 21-22 de Junho, Universidade de Santiago de Compostela Cabral-Oliveira J, Mendes S, Maranhão P, Pardal MA (2012) The effect of sewage pollution on the vertical zonation of rocky shore communities. International Meeting on Marine Resources 12, Peniche, Portugal, 24-25 Maio Correia J, Graça J, Gomes T, Rodrigues N, Rodrigues F, Guedes R, Campino N, Pinho R, Hirofumi M (2012) The Mother of all Long-term transports: we’re gonna need a bigger boat. International Aquarium Congress, Cape Town Correia J, Graça J, Gomes T, Rodrigues N, Rodrigues F, Guedes R, Campino N, Pinho R, Hirofumi M (2012) The Mother of all Long-term transports: be afraid, be VERY afraid. Regional Aquatic Workshop, Chicago Costa J, Ferreira C, Siopa C, Ribeiro S (2012). Impacts of the organization of one sport event for the improvement of practical skills of Events Management’s student. International Conference of Tourism Recreation. 7-9 November. Peniche, Portugal Dias F (2012) O desafio da criação da Oeste Film Commission. CineTourBrand - International Conference on Cinema, Tourism and Destination Branding. ESTM/IPL, Peniche, 9-10 May Dias F (2012). Mutant brand as a strategy for tourism promotion at local level. The creative roosters of Barcelos as a case study. 1st EJTHR International Conference Destination Branding, Heritage & Authenticity, University of Santiago de Compostela, 21-22 June Dantas J, Valente F, Dias F (2012) Tourism, entrepreneurship and regional development: The Case of Live Beach. 1st EJTHR International Conference Destination Branding, Heritage & Authenticity, University of Santiago de Compostela, Spain, 21-22 June Dias F (2012). From Creative Events to Creative Tourism: Analysis of two case studies. – Keynote speaker at the 1st International Scientific Conference «Sports and Leisure Management: Tendencies and Challenges. Kaunas, Lithuania, 6-7 December Dias F, Carvalho H, Rodrigues P, Silva F (2012). Turismo, Cinema e Neurociências. 3rd ICCT – International Conference on Cinema and Tourism, Barcelos, 25th and 26th October Dias F, Carvalho H, Silva F, Rodrigues P (2012) Emotional analysis by BCI of films in competition in the ART & TUR Festival: How can eye tracking data help? 3rd International Conference on Eye Tracking, Visual Cognition and Emotion (ETVCE), Lisboa, Universidade Lusófona, 25th and 26th October Dias F, Vitorino M (2012) Bread Mill - an important tool in a tourism-based strategy for the preservation of windmills heritage. 2nd International Conference on Tourism Recreation, ESPM/IPL, Peniche, 7-9 November Dantas J, Dias F, Valente F (2012). Entrepreneurship and Innovation in Tourism Recreation: The Case of Live Boeach. 2nd International Conference on Tourism Recreation, ESPM/IPL, Peniche, 7-9 November Eurico S (2012) Práticas inovadoras de formação no âmbito da Empregabilidade em cursos de turismo, hotelaria e restauração. Simpósio Internacional de Inovação em Turismo e Hotelaria. Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda – Seia, 6-8 Novembro. (Keynote speaker) Eurico S, Oliveira F (2012) Turismo e empregabilidade no ensino superior: percepções dos estudantes finalistas. Jornadas de Turismo do ISCE 2012 - Turismo, Inovação e Formação: Estudos e Experiências, Lisboa, 6-7 Novembro Eurico S, Silva J, Valle P (2012) A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as instituições de ensino superior e para o setor do turismo. TMS – Tourism and Management studies - International Conference, Algarve, 21 – 24 Novembro Fernández-Gómez MJ, Barrera-Mellado I, Mendes S, Azeiteiro UM, Martín-Vallejo J (2012). Canonical Correspondence Analysis vs Co-Inertia analysis to find patterns of response in th spatio-temporal ecological relationships: an empirical comparison. 6 Workshop on rd Statistics, Mathematics and Computation and 3 Portuguese-Polish Workshop on Biometry. July, 3-4, University of Beira Interior. Covilhã, Portugal Ferraz F, Rafael C (2012) Estudo de alguns indicadores de comunicação da responsabilidade social nos websites dos principais grupos hoteleiros a operar em Portugal. V GECAMB 2012 -

7/13


Scientific Research 2012

27.

28. 29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37. 38. 39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

Conferência CSEAR (Centre for Social and Environmental Accounting Research) - Coimbra FEUC 25-26 outubro, Portugal Ferraz F, Rafael C (2012) Corporate social responsibility – online communication in Portuguese tourism recreation business. ICTR International Conference on Tourism Recreation, 7-9 novembro, ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Peniche, Portuga Ferreira N (2012) Holidaying at film locations: the British Brand. I International Conference on Cinema, Tourism and Place branding. 10 - 11 May. ESTM, Peniche, Portugal. Ferreira N (2012) Castles and Costumes: when reality becomes fiction and fiction inspires travelling. I International Conference on Destination Branding, Heritage and Authenticity. 21 – 22 June. University of Santiago de Compostela, Spain Ferreira N (2012) Pride and Prejudice film adaptations – a universally acknowledged case of popularity. III International Conference on Cinema - Art, Technology, Communication. 25 – 29 July. Avanca, Portugal Ferreira N (2012) Touring Pemberley – from tourism to travelling disposition. Lit&Tur: International Conference on Literature and Tourism. 26 – 27 November. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal Fonseca J, Ferreira M (2012) O artesanato como fator impulsionador da animação Turística nos destinos. Conferência Internacional de Animação Turística, 7 a 9 de novembro de 2012, ESTM, IPL, Peniche Fonseca J, Galera CC (2012) A conjugação da dependência e da cooperação no incremento da satisfação económica entre produtores e distribuidores de frutas e hortícolas portuguesas. XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, 1 a 3 de fevereiro de 2012, UTAD, Vila Real Gamboa R, Monteiro S (2012) Lessons Learned in Civil Protection superior graduation in Portugal. Conference on Crisis management in specific environment, University of Zilina, Zilina - Slovakia 30-31 May 2012 Gamboa R, Monteiro S (2012) Building a learning curriculum based on competencies, with creativity and mobility. Nineteenth International Conference on Learning at the Institute of Education, University of London, London, 14-16 August 2012 Gamboa R, Monteiro S, Vasconcelos J, Risvej J, Lovecek T (2012) The eSEC portal as a contribute to the enhancement of Eramus mobility in the Security and Safety Study field. Ireland International Conference on Education, 16-18 April 2012, Dublin-Ireland Gomes D, Costa J (2012) Mountain bike as a promise of an integrated tourist product in the west region. International Conference of Tourism Recreation. 7-9 November. Peniche, Portugal. Gomes D, Almeida P (2012) A Avaliação da Imagem do Destino Lisboa pelos Turistas que visitam o Património. Jornadas de Turismo do ISCE. 6 e 7 de Novembro. Odivelas, Portugal Jorge J (2012) Coastal Tourism Management: an exploratory evaluation of priorities for beach tourism. Symposium on Regional Economics, University of Maribor, Faculty of Economics and Business, Maribor, Slovenia, 16 November 2012 Jorge J, Leandro S, Eurico S, Oliveira F (2012) Rip Curl Pro 2010 Portugal – a surf sport event study on spectator’s profile, spending structure and declared preferences. III NECSTouR Regional Conference “Coastal Tourism and Sustainable Branding”. Middelburg (Netherlands). 9th to 10th May 2012 Lourenço S, Fonseca J (2012) A gastronomia associada à animação turística como fator impulsionador do desenvolvimento Turístico. Estudo do Concelho de Peniche. Conferência Internacional de Animação Turística, 7 a 9 de novembro de 2012, ESTM, IPL, Peniche Marques SC, Pardal MA, Mendes S, Primo AL, Azeiteiro UM (2012) Using multitable techniques for assessing the temporal variability of species-environment relationship in a copepod th community from a temperate estuarine ecosystem. 6 Workshop on Statistics, Mathematics and rd Computation and 3 Portuguese-Polish Workshop on Biometry. July, 3-4, University of Beira Interior. Covilhã, Portugal Mendes S, Galindo-Villardón MP, Pereira MJ, Azeiteiro UM, Fernández-Gómez MJ (2012) A th comparison of Hj-Biplot and TUCKER3 model: an application in environmental data. 6 Workshop rd on Statistics, Mathematics and Computation and 3 Portuguese-Polish Workshop on Biometry. July, 3-4, University of Beira Interior. Covilhã, Portugal Moiteiro GC (2012) Comunidades Textuais – Operacionalização do conceito ao campo da medievalidade portuguesa. Livros e Leituras no Mosteiro de Lorvão. 1 Junho, Lorvão (Coimbra), Portugal Monteiro S, Aires L, Gamboa R (2012) Building a portal to increase the international cooperation between higher European education institutions in the security and safety domain. EDULEARN2012, 2-4 July 2012, Barcelona Neto GS, Fonseca P, Mendes S, Calado R (2012) Performance evaluation of suspended bags in the water column for culturing oysters (Crassostrea gigas) and clams (Ruditapes decussatus) in a

8/13


Scientific Research 2012

47.

48. 49.

50.

51. 52.

53.

54.

55.

56. 57.

58. 59.

coastal lagoon. International Meeting on Marine Resources. May, 24-25, School of Tourism and Maritime Technology (ESTM) - Polytechnic Institute of Leiria (IPL). Peniche, Portugal Nunes S, Fonseca J (2012) Caraterização do programa TAP Victoria e a sua implicação na fidelidade dos clientes. TMS – Management Studies – International Conference, de 21 a 24 de novembro, Algarve, Portugal Oliveira S (2012) Gastronomy as Tourist Attraction of a Destination. Keynote Speaker at the 4th European Congress on Rural Tourism. 8-9 October. Piatra Neamt, Romania Oliveira S, Elias-Almeida A, Ferreira C, Ezequiel G, Cabral P (2012) Food Tourism in the touristic development pole of the Western Region-Portugal. 4th Asia Euro Tourism, Hospitality and Gastronomy Conference. 28 November a 1 december. Taylor´s University Lakeside Campus, Malaysia. Oliveira V, Chamorro A (2012) A Importância do Meio Ambiente na Escolha de Destinos Turísticos de Sol e Mar: preferências dos turistas de nacionalidade portuguesa e espanhola. XXII Jornadas Luso Espanholas. 1-3 Fevereiro. Universidade de Trás-os-Montes, Portugal Pires A (2012) Travelling in/to postcolonial Africa with a colonial luggage. CineTourBrandCinema, Tourism and Destination Branding, 10-11 May, Peniche, Portugal Pires A (2012) Tourism and the postcolony: redefining culture and history in Zakes Mda’s The Heart of Redness. Routes & Roots: Identity and Intercultural Exchange in Travel and Tourism, 28-29 June, Aveiro, Portugal Pires A (2012) Finding hope through mourning in Zakes Mda’s Ways of Dying. 1st International Graduate Conference “Discourses that Matter: Contemporary Approaches to English and American Studies”, 22-23 November, Coimbra, Portugal Pires A (2012) Performing the authentic in postcolonial literary and tourist settings. Lit&Tour: International Conference on Literature and Tourism, 26-27 November, Lisbon, Portugal Rafael C, Ferraz F (2012) Online Marketing Communication – Evaluation Corporate Websites of Tourism Recreation in Portugal. ICTR International Conference on Tourism Recreation, 7-9 novembro, ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Peniche, Portugal Reis P, Jorge J (2012). Surf tourism: segmentation by motivation and destination choice.2nd International Conference on Tourism Recreation, 7th to 9th November 2012, ESTM, Peniche Ribeiro S, Fonseca J (2012) A importância da gestão da reputação online em Animação Turística. Conferência Internacional de Animação Turística, 7 a 9 de novembro de 2012, ESTM, IPL, Peniche Ribeiro S (2012) Erasmus Film Fest. Conferência Internacional de Cinema, Turismo e Marcas de Destino. Maio. Peniche, Portugal Ribeiro S (2012) Cinema Estudantil, Estudo de Caso " Erasmus Film Fest". International Tourism Film Festival, Outubro. Barcelos, Portugal

POSTER PRESENTATIONS 1. Alves C, Pinteus S, Horta A, Pedrosa R (2012) Bifurcaria bifurcata induced high cytotoxicity against HepG-2 human cells. International Meeting on Marine Resources 12, 24-25 May, Peniche Portugal 2. Bagarrão R, Santos A, Baptista T, Pombo A, Blasco M (2012) The effect of salinity and photoperiod on survival and reproduction of polychaete Nereis diversicolor (O.F. Muller, 1776). IMMR - International Meeting on Marine Resources. Peniche, Portugal 3. Cabecinhas AS, da Fonseca KL, Soares AM, Pestana JL, Lemos MFL (2012) Effects of mercury contamination on acute and chronic parameters of exposed marine sea snail Gibbula umbilicalis. SETAC 6th World Congress/SETAC Europe 22nd Annual Meeting, Berlin - Germany 4. Cabecinhas A, Fino N, Silva J, Rodrigues A (2012) Identification and Analysis of the Cyclin Dependent Kinase protein family in Danio rerio (zebrafish). International Meeting on Marine Resources, Peniche, Portugal 5. Campos DM, Lemos MFL, Alves A, Correia A, Soares AM, Pestana JL (2012) Effects of Cadmium on freshwater detritus based food webs: Consequences of changing resource quality (leaf species) under metal contamination. XVIth Congress of the Iberian Society of Limnology, Guimarães – Portugal 6. Correia CR, Branco P, Leandro SM (2012) Fatty acid profile of Tetraselmis sp. (Family Chlorophyceae) exposed to light-stress. IMMR - International Meeting on Marine Resources, 16– 19 November, Peniche, Portugal 7. da Fonseca KL, Monteiro HR, Horta A, Rodrigues A, Correia A, Esteves AC, Lemos MFL (2012) Multi-biotechnological approach for toxicant highly-resistant marine microorganisms. International Meeting on Marine Resources 2012, Peniche - Portugal

9/13


Scientific Research 2012

8. Garcia R, Soares A, Mouga T, Lemos MFL, Cabral C, Afonso C (2012) Antioxidant and antimicrobial activity of the essential oils from native plants from the coast of Peniche (Portugal). International Meeting on Marine Resources, 24-25 Maio, Peniche, Portugal 9. Gomes I, da Fonseca KL, Rodrigues D, Cabecinhas AS, Pestana JL, Lemos MFL (2012) Development and validation of a colorimetric methodology to assess macroalgae chronic toxicity – a case study with Ulva lactuca. SETAC 6th World Congress/SETAC Europe 22nd Annual Meeting, Berlin Germany 10. Gomes I, Rodrigues D, Cabecinhas AS, Novais S, Lemos MFL (2012) Development of new ecotoxicology tools to assess marine contamination using marine macroalgae and sea snails. International Meeting on Marine Resources 2012,Peniche 11. Granada L, Sousa N, Soares AM, Pestana JL, Lemos MFL (2012) Integrated multi-trophic aquaculture system for the production of highly valued marine species. International Meeting on Marine Resources 2012, Peniche - Portugal 12. Horta A, Alves C, Pinteus S, Pedrosa R (2012) Asparagopsis armata epiphytic bacteria as source for biotechnological screening. International Meeting on Marine Resources 2012, 24-25 May, Peniche Portugal 13. Jacinto MSC, Lemos MFL (2012) Impact of the invasive macroalgae Asparagopsis armata on marine and coastal environments – an ecotoxicological assessment. International Meeting on Marine Resources 2012, Peniche - Portugal 14. Leandro SM, Tiselius P, Queiroga H (2012) Spatial and temporal scales of environmental forcing of Acartia populations (Copepoda: Calanoida) in the Canal de Mira (Ria de Aveiro, Portugal). Oceans of change 2nd ICES/PICES Conference for Early Career Scientists, 24-27 April, Majorca Island, Spain 15. Lemos MFL (2012) The non‐monotonic response to Bisphenol A - Paradigms and new challenges for ecotoxicologists. Low Dose Effects and Non‐monotonic Dose Responses for Endocrine Active Chemicals: Science to Practice Workshop, from 11 to 13 of September 2012, Berlin – Germany 16. Mendes S, Marques SC, Azeiteiro UM, Fernández-Gómez MJ, Galindo-Villardón MP, Maranhão P, Leandro SM (2012) Using multitable techniques for assessing the temporal and spatial variability of zooplankton data in a marine protected area. XVII Iberian Symposium of Marine Biology Studies. September, 10-14, University of País Basco, Donastia, San Sebastián, Spain 17. Monteiro HR, da Fonseca KL, Lima ISM, Campos DM, Cruz A, Alves A, Correia A, Pestana JL, Soares AM, Lemos MFL (2012) Bacterial diversity on Portuguese ports: TBT degrading bacteria. SETAC 6th World Congress/SETAC Europe 22nd Annual Meeting, Berlin - Germany 18. Monteiro HR, da Fonseca KL, Correia A, Esteves AC, Lemos MFL (2012) Biotechnological potential of impacted scenarios for the restoration of TBT contaminated environments. SETAC 6th World Congress/SETAC Europe 22nd Annual Meeting, Berlin - Germany 19. Neto GS, Lillebø A, Fonseca P, Mendes S, Ricardo C (2012) Suspended bags as an alternative to trestles for culturing Crassostrea gigas in a coastal lagoon: a socio-economic perspective. ECSA 50 and Estuarine Coastal and Shelf Science. June, 3‐7, Venice, Italy 20. Oliveira C, Ferreira D, Poças J, Miranda M, Rodrigues A (2012) Genome wide analysis of the SnRK protein family in Chlamydomonas reinhardtii. International Meeting on Marine Resources, Peniche, Portugal 21. Oliveira C, Sampaio MM, Cruz A, (2012) Construction of a collection of microorganisms from the Peniche Coast. IMMR’12, 24 e 25 Maio, Peniche, Portugal 22. Pais S, Cabrita I, Batel-Anjo A (2012). PmatE and the development of mathematical skills in higher education. Research Day. University of Aveiro, 13 July, Aveiro. 23. Pedro CA, Santos MSS, Ferreira SMF, Gonçalves SC (2012) Presence of heavy metals in the halophyte Salicornia ramosissima at the Óbidos Lagoon (Portugal). International Meeting on Marine Resources, 24-25 Maio, Peniche, Portugal 24. Pedro CA, Santos MSS, Ferreira SMF, Gonçalves SC (2012) How do salinity and Cadmium contamination affect the saltmarsh plant Salicornia ramosissima and its phytoremediation capacity? International Meeting on Marine Resources, 24-25 Maio, Peniche, Portugal 25. Pedrosa J, Lemos MFL, Novak C, Soares AM, Pestana JL (2012) Evolutionary consequences of the loss of genetic diversity in C. riparius populations – Introducing the MIDGE project. SETAC 6th World Congress/SETAC Europe 22nd Annual Meeting, Berlin - Germany 26. Pestana JL, Lemos MFL, Calisto V, Esteves V, Barata C, Soares AM (2012) Acute effects of psychiatric drugs on D. magna under insecticide exposure. SETAC 6th World Congress/SETAC Europe 22nd Annual Meeting, Berlin - Germany 27. Pestana JM, Costa ASH, Martins SV, Alfaia CM, Alves SP, Lopes PA, Bessa RJB, Prates JAM (2012) Lipid composition and nutritional quality of intramuscular fat in organic beef. XI Congresso de Nutrição e Alimentação, 24-25 maio, Porto, Portugal

10/13


Scientific Research 2012

28. Rodrigues N, Correia J, Gomes T, Graça J, Rodrigues F, Guedes R, Campino N, Pinho R, Hirofumi M (2012) Can collectors (help) change the World? International Aquarium Congress, Cape Town 2012 29. Sá P, Mateus M, Santos I, Mendes S, Leandro SM (2012) Effect of two diferente diets on the growth and mortality rates of Homarus gammarus larvae mantained under captive conditions. IMMR - International Meeting on Marine Resources, 16–19 November, Peniche, Portugal 30. Santos M, Delgado R, Santos MF, Afonso C, Mouga T, Nunes PM, (2012) Extraction and characterization of the phycocolloids produced in the invasive alga Asparagopsis armata Harvey. International Meeting on Marine Resources, 24-25 Maio, Peniche, Portugal 31. Santos M, Pedro C, Gonçalves SC, Ferreira SMF (2012) Phytoremediation of cadmium by the halophyte plant Scirpus maritimus, at different salinities. IMMR 2012 – International Meeting on Marine Resources, 24-25 Maio, Peniche, Portugal 32. Santos MSS, Pedro CA, Gonçalves SC, Ferreira SMF (2012). Seasonal variation of cadmium, lead, nickel, aluminum, iron and manganese within water, sediments and a halophyte plant (Scirpus maritimus) from a coastal lagoon (Óbidos Lagoon, Portugal). International Meeting on Marine Resources, 24-25 Maio, Peniche, Portugal 33. Santos SC, Lemos MFL, Soares AM, Pestana JL (2012) Effects of Cadmium and the pesticide Movento on Chironomus riparius cellular energy allocation. XVIth Congress of the Iberian Society of Limnology, Guimarães - Portugal 34. Silva F, Pedrosa M, Antunes P, Rodrigues A (2012) The zebrafish keratins. International Meeting on Marine Resources, Peniche, Portugal 35. Simões T, Guillén M, Valero F, Tecelão C, Ferreira-Dias S (2012) Optimized production of human milk fat substitutes by acidolysis of lard and fatty acids from a fish oil concentrate th catalysed by a heterologous Rhizopus oryzae lipase. 10 Euro Fed Lipid Congress, 23-26 September, Cracow, Poland. 36. Simões T, Horta A, Alves C, Pinteus S, Tecelão C, Pedrosa R (2012) Nutritional characterization of three edible algae found on Peniche cost (Portugal). International Meeting on Marine Resources 2012, 24-25 May, Peniche Portugal. 37. Sirghi V, Costa J, Alves M (2012) Handbook of social entrepreneurship. Conference on Entrepreneurial Universities. 25-27 April. Munster, Germany. 38. Soares CMF, Santos SB, Ferreira de Castro H, Lima AS, Tecelão C, Ferreira-Dias S (2012) Production of human milk fat substitutes using immobilized Pseudomonas cepacia lipase in th organic polymer with ionic liquid. 10 Euro Fed Lipid Congress, 23-26 September, Cracow, Poland. 39. Soares CMF, Santos SB, Figueiredo RT, Lima AS, Tecelão C, Ferreira-Dias S (2012) Lipase immobilization on organic polymer matrices using an ionic liquid. Biocatalysis in Lipid Modification, 19-21 September, Greifswald, Germany. 40. Sousa A, Mouga T, Afonso C (2012) Antioxidant capacity of extracts of five native plants from the coast of Peniche (Portugal). International Meeting on Marine Resources, 24-25 Maio, Peniche, Portugal 41. Sousa R, Vicente A, Albuquerque R, Calado R, Leandro SM (2012) Biochemical composition, growth and survival of Palaemon elegans juveniles reared with different diets under captive conditions. IMMR - International Meeting on Marine Resources, 16–19 November, Peniche, Portugal 42. Teles V, Silva A, Mendes S, Maranhão P (2012) Maintenance of Two-spotted goby, Gobiusculus flavescens, in captivity as a resource for aquariophilia. International Meeting on Marine Resources 12, Peniche, Portugal, 24-25 Maio 43. Velez C, Gomes R, Leandro SM (2012) Data gathering for building microalgae biosensor for specific photobioreactor (PBR). IMMR - International Meeting on Marine Resources, 16–19 November, Peniche, Portugal 44. Vicente AH, Sousa R, Albuquerque R, Nunes A, Pinto L, Calado R, Leandro SM (2012) Effect of diferent diets on growth and biochemical composition of the exoskeleton of juvenile Palaemon elegans (Rathke, 1837). IMMR - International Meeting on Marine Resources, 16–19 November, Peniche, Portugal

COMMUNICATIONS IN NATIONAL SCIENTIFIC MEETINGS ORAL PRESENTATIONS 1. Almeida Asa (2012) Portugal e o Turismo do Século XXI – Desafios para a Sustentabilidade. Conferência Portugal e o Futuro. Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão – 15 de Maio.

11/13


Scientific Research 2012

2. Brasão I (2012) Quadros de interacção entre criados e patrões no período do Estado Novo. Seminário Trabalho doméstico e imigração: classe, género e etnicidade no mercado de trabalho, 19 de Setembro, Dinamia/ISCTE 3. Cabral P, Ferreira A (2012) Óbidos, uma aposta criativa. III Seminário de Doutorandos, 13 de Julho, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve. 4. Chambel J, Baptista T, Pedrosa R (2012) Laboratório de aquacultura ornamental. Matchmaking Research, 10 Outubro, Guarda, Portugal 5. Chamorro A, Oliveira V (2012) El efecto de la Bandera Azul en la elección de destinos turísticos de sol y playa: un estudio en España y Portugal. CONAMA 2012 – Congreso Nacional del Medio Ambiente. 26-30 Novembro. Madrid, Espanha 6. Costa J, Vasconcelos J, Gamboa R (2012) A importância dos sistemas de informação de geográfica no apoio ao desenvolvimento de itinerários turísticos. Jornadas Bianuais, IPL. Leiria, 23 e 24 Outubro 7. Eurico S, Oliveira F (2012) Empregabilidade no ensino superior em turismo: perceções dos estudantes finalistas. Jornadas de Turismo do ISCE 2012 - Turismo, Formação e Inovação: Estudos e Experiências, 6 - 7 November 8. Geada A, Pedrosa R, Ganhão R (2012) Caracterização nutricional de Balistes capriscus – valorização de um recurso marinho abundante na região Oeste de Portugal. Matchmaking Research, 10 Outubro, Guarda, Portugal 9. Gil MM, Sousa R, Pedrosa R (2012) Aplicações Salame de atum: Efeito da suplementação de antioxidantes naturais na estabilidade oxidativa. MatchMaking Research, Guarda (Portugal), October 10th 2012. 10. Horta A, Alves C, Pintéus S, Pedrosa R (2012) Produção de compostos bioativos a partir de macroalgas marinhas. Matchmaking Research, 10 Outubro, Guarda, Portugal 11. Jorge J (2012) Sea, Research, Resources and Tourism. Conferência OceanHub@NOVA “Value of Waves and Ocean Culture”, Reitoria da Universidade Nova, Lisboa, 15 Junho 2012 12. Jorge J, Leandro S, Eurico S, Oliveira F (2012) Rip Curl Pro 2010: perfil dos visitantes e estrutura das despesas. Conferência “O surf e turismo: qual a sua importância para a região Oeste?”. Representação da Comissão Europeia em Portugal, 22 Setembro 2012, Auditório CMP 13. Lima Santos L (2012) A relevância dos instrumentos financeiros no SNC. Conferência de Fiscalidade e Contabilidade. ESTG – IP Leiria, 14 de Março 14. Lopes S (2012). Atomic decompositions in general Besov spaces. 3rd Annual Workshop of Functional Analysis and Applications Group, CIDMA, Universidade de Aveiro, 27 October 15. Mendes A (2012). As Diferentes Percepções do Risco em Turismo. III Seminário de Doutorandos, 13 de Julho, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve 16. Moiteiro, GC (2012) Livros e leituras no feminino: O universo textual das dominicanas de Aveiro nos séculos XV-XVI. Em Torno da Autoria Feminina (sécs. XIV-XIX). 15 Junho, Lisboa, Portugal 17. Ribeiro SP (2012) A influência da utilização de diferentes frequências de amostragem na produção musical para DVD-Video. 14º Encontro da Associação Portuguesa de Engenharia de Áudio (APEA). 24 de Novembro de 2012. Universidade Católica Portuguesa. Porto 18. Simões T, Carvalho J, Sousa A, Lemos M, Gil MM, Pedrosa R, Tecelão C (2012) Caracterização nutricional de Balistes capriscus – valorização de um recurso marinho abundante na região Oeste de Portugal. Matchmaking Research, 10 Outubro, Guarda, Portugal 19. Sousa R, Pedrosa R, Gil MM (2012) Salame de atum: efeito da suplementação de antioxidantes naturais na estabilidade oxidativa. Matchmaking Research, 10 Outubro, Guarda, Portugal

OTHER PRESENTATIONS 1. Almeida ASA (2012) Turismo – Novos paradigmas para o Século XXI. Seminário do Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade do Minho, Braga (Portugal), 10 de Maio. 2. Almeida ASA (2012) Os City Breaks nas Capitais Europeias da Cultura e da Juventude - Uma oportunidade para o Pós Eventos - a Experiência Turística enquanto factor de diferenciação do Destino. Seminário organizado pela TUREL e presidido pela Secretária de Estado do Turismo subordinado ao tema TURISMO: Uma Alavanca para a Economia Regional, Casa do Professor de Braga, (Portugal), 13 de Outubro. 3. Almeida P (2012) A competitividade do Turismo do Oeste. Congresso West4U, Centro de Congressos Caldas da Rainha, 13 de Dezembro. 4. Almeida P (2012). The image of the destination Portugal in international tourist markets. International Conference in Sultan Qaboos University, Oman, 7 de Outubro. 5. Almeida P (2012). A Animação nos Destinos Turísticos: o caso da Região Oeste. Seminário O Turismo do Oeste, Escola Profissional da Nazaré, 16 de Fevereiro.

12/13


Scientific Research 2012

6. Almeida P, Almeida ASA (2012) O Produto Turístico e a Animação Turística. Seminário Ecoturismo no Montado – Segmento de Futuro, Observatório do Sobreiro e da Cortiça, Coruche, 4 de Dezembro. 7. Cardoso R, Simões A, Costa J (2012). À descoberta de Peniche. 10º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal - OS SIG e a arte de Ser Português, Lisboa (Portugal), 14 e 15 de Março 2012. 8. Correia J (2012) Biologia e Conservação de Tubarões - Museu do Mar Rei D. Carlos de Cascais (26 October) 9. Correia J (2012) Biologia, Conservação e Mergulho com Tubarões - Semana da Protecção do Tubarão. Universidade do Algarve (12 October), Aquário Vasco da Gama (13 October), Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (18 October), Clube Naval da Ericeira (20 October) 10. Correia J (2012) Exploração sustentável do mar: missão impossível ou uma história de triunfo? - Museu do Mar Rei D. Carlos de Cascais (16 May) 11. Correia J (2012) Tubarões e empreendedorismo - Universidade do Algarve, Gambelas (14 May) 12. Correia J (2012) Biologia e Conservação de Tubarões. Escola EB1 Ericeira (23 March), Escola Secundária do Cartaxo (21 March), Grupo "Amigos do Mergulho", Bombeiros Voluntários da Ericeira (26 February), Colégio Guadalupe, Verdizela (1 February) 13. Dias F (2012) A revista European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation. In 2ª Conferência Oeste Ativo, 19 de Abril, Escola de Hotelaria e Turismo das Caldas da Rainha. 14. Dias F (2012) O Festival ART&TUR como veículo de promoção internacional do património cultural de Barcelos. In ciclo de conferências «Património, Comunidade e Globalização», ESECS, Leiria, 14 de Novembro. 15. Dias F (2012) The Agri-tourism in Portugal. Project meeting on Agri Tourism: Norrköping, Sweden, 25-27 September 16. Dias F (2012) The tourism in European Peripheries – The case of Peniche, Portugal. Scientific Meeting of the Project “Cultural heritage in maritime peripheries as a key driver for territorial development and the promotion of the European identity”. Finmark College University, Honningsvag, Norway. 26-26 November 17. Eurico S (2012) The role of internships’ experiences for the construction of Employable Tourism Graduates. Tourism International Workshop, Praga, University of Business, 28 fevereiro. 18. Gamboa R (2012) Recursos não biológicos dos oceanos, Berlenga (Portugal), no âmbito do programa Be@Berlenga, Julho de 2012. 19. Gamboa R (2012) Higher education in Portugal and Leiria Politechnic Institute. Tomas Bata University, Zlin, República Checa, 9 de Janeiro de 2012. 20. Jorge J, Leandro S, Eurico S, Oliveira F (2012). Estudo do impacto do Rip Curl Pro 2010 Portugal. Novembro Mês do Mar, Anfiteatro ESTM, Peniche, 27 Novembro 2012. 21. Lemos MFL (2012) Ecotoxicologia: passado, presente e… Biotecnologia. Encontro Nacional de Estudantes de Biologia 2012, Coimbra – Portugal - Invited Oral 22. Maranhão P (2012) Investigação na Reserva Natural das Berlengas, no âmbito do programa Be@Berlenga, Julho de 2012. 23. Pedrosa R (2012) GIRM-IPL participation on BAMMBO project: main results. Special sitting meeting for general public and industrial representative. 29 March, University of Santiago de Compostela – Santiago de Compostela Spain. 24. Ribau T, Torcato P, Costa J (2012). Peniche Inspira-te. 10º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal - OS SIG e a arte de Ser Português, Lisboa (Portugal), 14 e 15 de Março 2012. 25. Sereno P, Chaves R, Costa J (2012) Feet Wind and Jump. 10º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal - OS SIG e a arte de Ser Português, Lisboa (Portugal), 14 e 15 de Março 2012.

13/13


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 11: PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E INVESTIGADORES ESTRANGEIROS NAS CONFERÊNCIAS E CONGRESSOS INTERNACIONAIS Conferência/Congresso

Oradores/Área

Data

International Meeting on Marine Resources

Daniel Pauly, Fisheries Centre da University of British Columbia (Vancouver, Canada); Pescas e Gestão Inge Nilsen, the marine biotechnology department at Nofima (Norway); Biotecnologia Marinha José Garcia‐Charton, University of Murcia (Spain); Biodiversidade e Conservação Rosa León, Microalgal Biotechnology of Huelva University (Spain); Biotecnologia Marinha Ana Roque, Institute of Agri‐Food Research and Technology (Spain); Aquacultura Paw Dalgaard, Technical University of Denmark (Denmark). Tecnologia Alimentar

24 e 25‐05‐2012

International Conference on Tourism Recreation Cine Tour Brand ‐ Conferência Internacional de Cinema, Turismo e Marcas de Destino 1st EJTHR International Conference «Destination Branding, Heritage and Authenticity»

Douglas Michele Turco, University of Arcadia, Estados Unidos Alexis Papathanassis, University of Applied Sciences in Bremerhaven Sue Beeton, La Trobe University, Australia Noëlle O'Connor, Limerick Institute of Technology, Irlanda

07 a 09‐11‐2012

10 e 11‐05‐2012

José Antonio Fraiz Brea, Universiade de Vigo, Espanha John Eade, Universidade de Roehampton, Reino Unido Mike Robinson, Universidade de Birmingham, Reino Unido Noga Collins da Universidade de Haifa, Israel Agustín Santana, Universidade de La Laguna, Espanha Knut Lindkvist, Universidade de Bergen, Noruega

21 e 22‐06‐2012

55/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 12: DADOS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL – ESTUDANTES INCOMING Curso ESTM

N.º Estudantes

AT AT AT AT BMB BMB BMB BMB GLTN GLTN GTH GTH GTH GTH GTH TUR TUR TUR TUR TUR TUR TUR

1 2 1 1 2 2 1 2 3 2 1 3 1 1 1 2 1 2 2 2 2 2 37

Instituição Origem

País

Semestre/Ano letivo

Lithuanian Academy of Physical Education University of economy in Bydgoszcz University of Lodz University of Lodz Mugla Üniversitesi The Slovak University of Nitra UNIVATES University of León Harsanyi Janos College University of Liepaja Universitat de Lleida University Aurel Vlaicu of Arad University of Liepaja University of Liepaja University of Liepaja Lithuanian Academy of Physical Education Universidad de Almeria Universidad de Burgos Universidad de Cordoba Universidad de Cordoba Universidad de Valladolid Universitat Jaume I

Lituânia Polónia Polónia Polónia Turquia Eslováquia Brasil Espanha Hungria Letónia Espanha Roménia Letónia Letónia Letónia Lituânia Espanha Espanha Espanha Espanha Espanha Espanha

1.º Semestre 2012/2013 2012/2013 2011/2012 2012/2013 2012/2013 2.º Semestre 2011/2012 2.º Semestre 2011/2012 2012/2013 2.º Semestre 2011/2012 2.º Semestre 2011/2012 1.º Semestre 2012/2013 1.º Semestre 2012/2013 2.º Semestre 2011/2012 1.º Semestre 2012/2013 2012/2013 1.º Semestre 2012/2013 2011/2012 2011/2012 2011/2012 2012/2013 2011/2012 2011/2012

56/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 13: DADOS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL – ESTUDANTES OUTGOING Curso ESTM

N.º Estudantes

BMB BMB GLTN GTH GTH GTH MT MT RC TUR

2 3 2 4 1 1 1 3 1 1 1

GTH TUR

1

Instituição Destino

País

Semestre/Ano letivo

Universidad de Lleida Universidad de Vigo Universitat Jaume I Edutus College Liepajas university University od Economy in Bydgoszcz Universidat Autonoma Barcelona University od Economy in Bydgoszcz Romanian American University Academy of Physical Education Beijing Language and Culture University‐ Pequim (Curso de Verão de Língua e Cultura Chinesa) Beijing Language and Culture University‐ Pequim (Curso de Verão de Língua e Cultura Chinesa)

Espanha Espanha Espanha Hungria Letónia Polónia Espanha Polónia Roménia Lituânia China

1.º semestre 2012/2013 1.º semestre 2012/2013 2.º semestre 2011/2012 1.º semestre 2012/2013 1.º semestre 2012/2013 1.º semestre 2012/2013 1.º semestre 2012/2013 1.º semestre 2012/2013 2.º semestre 2011/2012 2.º semestre 2011/2012

China

6 a 17‐08‐2012 6 a 17‐08‐2012

21

57/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 14: DADOS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL – PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE OUTGOING

N.º Funcionários

2 Não Docentes 2 Bolseiros

7 Docentes

1 Docente

Tipo de ação

Comunicação Realizada/Objetivo

Parceiro/Evento/Projeto

Local/País

Data

Curso de Verão de Língua e Cultura Chinesa Curso de Verão de Língua e Cultura Chinesa Curso de Verão de Língua e Cultura Chinesa

Ações e projetos no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento Ações e projetos no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento Ações e projetos no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento “Energy signalling, stress and abscisic acid”

Beijing Language and Culture University

Pequim/ China

6 a 17‐08‐2012

Beijing Language and Culture University

Pequim/ China

6 a 17‐08‐2012

Beijing Language and Culture University

Pequim /China

The Society for Experimental Biology's 2012 Annual Main Meeting Conferência 10th Euro Fed Lipid Congress

Salzburg/ Áustria

Comunicação em conferência

1 Docente

Comunicação em conferência

1 Docente

Programa de Mobilidade de Pessoal para Formação, Erasmus

1 Docente

Reunião de Avaliação de Projeto

1 Docente

1 Docente

1 Docente

Comunicação em conferência

Viagem com o Presidente do IPL Viagem com o Vice‐Presidente do IPL Missão de Ensino ‐ LLP Erasmus Programme Reunião de Projeto

1 Docente

Reunião de Projeto Comunicação em conferência

"Optimized production of human milk fat substitutes by acidolysis of lard and fatty acids from a fish oil concentrate catalysed by a heterologous Rhizopus oryzae lipase" e "Production of human milk fat substitutes using immobilized Pseudomonas cepacia lipase in organic polymer with ionic liquid" Promoção, intercâmbio, cooperação e mobilidade entre sistemas de ensino e formação

Ações e projetos no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento "Castles and Costumes: when reality becomes fiction and fiction inspires travelling"

Parcerias com universidades chinesas, ao nível da licenciatura e mestrado

Parcerias com a Sultan Kaboos University

6 a 17‐08‐2012 29‐06‐2012 a 02‐07‐2012

Cracóvia/ Polónia 23‐09‐2012 a 27‐09‐2012

Edutus College

Projeto OntunLan, N’do Botôr ‐ Turismo Socialmente Responsável no Setor de Quinhamel Universidade de Santiago de Compostela ‐ 1st International Conference on Destination Branding, Heritage and Authenticity Beijing Language and Culture University (BLCU); Beijing City University (BCU); Instituto Politécnico de Macau; Hainan University Sultan Kaboos University

Bundapes/H ungria

Quinhamel/ Guiné‐ Bissau

21 a 22‐07‐ 2012 China 9 a 18‐03‐2012

Muscat/ Oman

Universidade de Santiago de Compostela ‐ 1 st EJTHR International Conference.

Espanha

Ações e projetos no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento Ações e projetos no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento “Building a learning curriculum based on competencies, with creativity and mobility. The example of security, safety and crises management”

Projeto europeu eSEC

Zlin/ República Checa Paris/ França

“Nineteenth International Conference on Learning, at the Institute of Education”

7 a 17‐12‐2012

Espanha

“The Synagogue route in Portugal” e “Pilgrimage as paradigm for religious tourism”

Projeto europeu eSEC

16 a 21‐09‐ 2012

5 a 8‐10‐2012

17‐09‐2012 a 21‐09‐2012

Londres/ Inglaterra

58/66

9 a 12‐01‐2012 10 a 14‐09‐ 2012 14 a 16‐08‐ 2012


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Tipo de ação

Comunicação em conferência Comunicação em conferência

Reunião de Projeto Participação como arguente em provas de Doutoramento

1 Docente

Comunicação Realizada/Objetivo

Parceiro/Evento/Projeto

Local/País

"Lessons Learned in Civil Protection superior graduation in Portugal”

Conferencia internacional Crisis management in specific environment Conferencia internacional Ireland International Conference on Education BAMMBO‐ Sustainable production of Biologically Active Molecules of Marine Based Origin

Zilina/ Eslováquia

“The eSEC Portal as a Contribute to the Enhancement of Erasmus Mobility in the Security and Safety Study Field” Special sitting meeting for general public and industrial representative “Desarrollo de sistemas de alerta y de métodos de identificación y deteccíon de toxinas marinas”

BAMMBO Consortium Meeting Reunião de Projeto ‐‐

Participação em conferência Comunicação em conferência 1 Docente Comunicação em conferência

1 Docente

Missão de Ensino ‐ LLP Erasmus Programme

1 Docente

Comunicação em conferência

Reunião de trabalhos

1 Docente

4 Não Docentes/ Bolseiros Investigação 20 Docentes 33 Deslocações

“Gastronomy as Tourist Attraction of a Destination”

Santiago de Compostela/ Espanha

Universidade de Santiago de Compostela

Lugo/ Espanha

BAMMBO‐ Sustainable production of Biologically Active Molecules of Marine Based Origin Conferência Internacional The Biomarine Business Convention 4th European Congress on Rural Tourism

Limerick/ Irlanda

“Food tourism in the touristic development pole of the western region, portugal” Promoção, intercâmbio, cooperação e mobilidade entre sistemas de ensino e formação

4th Asia Euro Conference in Tourism, Hospitality and Gastronomy University of Business

“Using multitable techniques for assessing the temporal and spatial variability of zooplankton data in a marine protected area” Parceria para o plano de estudos do mestrado internacional Joint European Master in Sustainable Tourism Destinations

XVII SIEBM: Simposio Ibérico de Estudios de Biología Marina

Dublin/ Irlanda

University of Business in Prague, República Checa, Faculdade de Gestão, Universidade de Presiv,Eslováquia, Fundazione Campus Luca, Italia, Universidade de Tirana, Albânia

Londres/ Inglaterra Piatra Neamt/ Roménia Kuala Lumpur/ Malásia Praga/ República Checa Donastia, San Sebastián / Espanha Praga/ República Checa

Data

30 a 31‐05‐ 2012 16 a 18‐04‐ 2012

29 a 30‐03‐ 2012

28‐03‐2012

26‐09‐2012

24 a 25‐10‐ 2012 7 a 10‐10‐2012 27‐11‐2012 a 02‐12‐2012

02‐2012

11 a 14‐11‐ 2012

29‐02‐2012

59/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 15: DADOS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL ‐ PESSOAL DOCENTE INCOMING N.º Docentes

Tipo de ação

Parceiro

País

2

Mobilidade Ensino Mobilidade Ensino Mobilidade Ensino Mobilidade Ensino

Lithuanian Academy of Physical Education University of Economy in Bydgoszcz Muğla University

Lituânia

LIEPAJA UNIVERSITY

Letónia

1 1 1 5

Polónia Turquia

Data

15 a 19‐05‐2012 21 a 25‐05‐2012 11 a 14‐05‐2012 10‐10‐2012

60/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO16: FORMAÇÃO DISPONIBILIZADA AO PESSOAL NÃO DOCENTE

Formação

Regime

N.º horas

Data

Gestão de Caixa da GIAF

presencial

7 horas

17.02.2012

Protocolo Institucional (workshop avançado) Curso de Línguas – Inglês intermédio Sessão de esclarecimentos – Gestão Documental – Novas Funcionalidades

presencial

7 horas

29.02.2012

presencial

45 horas

presencial

3 horas

10.04.2012 a 26.06.2012 18.04.2012

Ciclo de Formação para um IPL (+) Inclusivo – ação sensibilização

presencial

3 horas

20.06.2012 ou 11.07.2012

Curso de Ciências em Animais de Laboratório

presencial

40 horas

Team Building & Gestão de Conflitos

presencial

7 horas

16 a 18.07.2012 e 23 a 24.07.2012 29.06.2012

Ciclo de Formação para um IPL (+) Inclusivo – Dia Inclusivo

presencial

7 horas

11.10.2012

Ms Excel ‐ Utilização Avançada Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos

b‐learning

28 horas

b‐learning

30 horas

18.10.2012 a 19.11.2012 20.11.2012 a 20.12.2012

Funcionários Não docentes

Ana Clara Bernardo Monteiro Tormenta João Assis da Silva Domingues Maria de Deus Melo da Costa Zulmira Guadalupe Salgueiro Bule (desistiu) Ana Clara Bernardo Monteiro Tormenta Ana Sofia Castro Ferradosa Cristina Isabel Alves Correia Cristina Salas Rodrigues Fernandes Helena Sofia Delgado dos Santos Isabel Maria dos Santos Pinheiro João Assis da Silva Domingues Maria de Deus Melo da Costa Maria Rita Vala dos Santos Ascensão Pedro Nuno Henriques Ramalho Silvia Lara Bolota Taveira Vieira Vera Mónica Augusto Severiano Severiano Zulmira Guadalupe Salgueiro Bule Ana Isabel Fialho Antunes Ana Sofia Castro Ferradosa Cristina Isabel Alves Correia Cristina Salas Rodrigues Fernandes João Assis da Silva Domingues Helena Sofia Delgado dos Santos Maria de Deus Melo da Costa Maria Rita Vala dos Santos Ascensão Pedro Nuno Henriques Ramalho Vera Mónica Augusto Severiano Severiano Silvia Lara Bolota Taveira Vieira Vera Mónica Augusto Severiano Severiano

Ana Sofia Castro Ferradosa Cristina Isabel Alves Correia Helena Sofia Delgado dos Santos Isabel Maria Martins dos Santos Pinheiro Silvia Lara Bolota Taveira Vieira Zulmira Guadalupe Salgueiro Bule Ana Clara Bernardo Monteiro Tormenta Ana Isabel Fialho Antunes Ana Sofia Castro Ferradosa Cristina Isabel Alves Correia Helena Sofia Delgado dos Santos Ana Isabel Fialho Antunes Cristina Isabel Alves Correia (desistiu)

61/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

ANEXO 17: CLIPPING ESTM 2012 janeiro de 2012 – Plublireportagem na Revista Invest sobre o Projeto Bubble‐net: “ Como apanhar sardinhas com bolhas” 15 e 16 de março de 2012 – 4ª Conferência de Inovação e Segurança Alimentar (CISA) http://www.cm‐peniche.pt/News/newsdetail.aspx?news=1c625a74‐0ed7‐4544‐a9a6‐5871f9ee2a59

maio de 2012 ‐ Conversas em Rede http://www.docapesca.pt/pt/newsletter.raw?task=callelement&item_id=328&element=65500d05‐ fb4e‐4290‐9491‐2386c557b74d&method=download

05 e 06 de maio de 2012 – 7ª Edição do Circuito Universitário de Bodyboard e Surf de Peniche (Licenciaturas Gestão do Lazer e Turismo de Negócios, atualmente Gestão de Eventos, e Restauração & Catering) http://www.cm‐peniche.pt/News/newsdetail.aspx?news=67c3f12e‐cd36‐4cef‐a9f7‐02676c6955d2 https://www.ubi.pt/Noticia.aspx?id=2668 http://www.102fm‐radio.com/index.php?option=com_content&view=article&id=865:circuito‐ universitario‐de‐surf‐e‐bodyboard‐em‐peniche&catid=7:desporto&Itemid=2 http://penichesurfnews.weebly.com/1/post/2012/04/circuito‐universitrio‐de‐bodyboard‐surf‐de‐ peniche.html http://www.surftotal.com/pt/index.php/noticias/item/6198‐circuito‐universit%C3%A1rio‐de‐peniche

24 e 25 de maio de 2012 – IMMR 2012 http://www.cm‐peniche.pt/News/newsdetail.aspx?news=af7f64fb‐ac67‐4b6a‐aac7‐9021396d902c

08 a 10 de junho de 2012 ‐ Be@Berlenga (GIRM) http://revistademarinha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2360:be‐berlenga‐ 2012&catid=101:actualidade‐nacional&Itemid=290 http://www.youtube.com/watch?v=zNRdUTStXeQ http://www.cm‐peniche.pt/News/newsdetail.aspx?news=62038dcd‐afd5‐44c0‐9e51‐82f5eafb665b http://www.youtube.com/watch?v=5B_A7huEUH4

10 de junho de 2012 – Entrevista à Ministra do MAMAOT "O nosso mar já vale cerca de 10/11% do PIB" ‐ entrevista a Assunção Cristas ‐ In Diário de Notícias

13 de junho de 2012 – Final do Concurso “Chefe Saloio” http://www.jornalsabores.com/noticia.php?id=2758 http://www.tvi24.iol.pt/culinaria‐chefes/diogo‐medalha‐concurso‐chefe‐saloio‐2012‐chefe‐saloio‐ queijo‐saloio/1356423‐5020.html

62/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

http://restaurantes.aospontos.com/?pt=newsProject&op=detail&id=565

13 de junho de 2012 – Plublireportagem no Jornal das Caldas: “Grupo de Investigação em Turismo (GITUR) do Politécnico de Leiria é considerado por peritos internacionais como modelo a seguir em toda a Europa”

30 de junho de 2012 – Campanha da Cavala (com DocaPesca) http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/06/29a.htm#.USuD0R2SJ8E www.fileiradopescado.com/pdfs/.../campanha%20da%20cavala.pdf www.acope.pt/noticias1.php?idNoticia=989 www.jornaldascaldas.com/Campanha_da_Cavala_em_Peniche ftp.miopiadesign.com/miopiaftp/newsletter_Fileira/n22/N22.pdf http://www.rtp.pt/play/p913/e89607/verao‐total‐2012/249959 http://www.youtube.com/watch?v=I‐bP7w7vrdI

17 de julho de 2012 – Nova licenciatura em Gestão de Eventos http://www.diarioleiria.pt/noticias/politecnico‐de‐leiria‐abre‐menos‐vagas‐no‐proximo‐ano‐ lectivo 01 a 07 de setembro de 2012 – Semana Tanto Mar 2012 http://www.gazetacaldas.com/25312/semana‐tanto‐mar‐termina‐amanha‐em‐peniche/

11 de setembro de 2012 – Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira http://www.opcaoturismo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=26894:politecnico ‐de‐leiria‐com‐mestrado‐em‐gestao‐e‐direccao‐hoteleira&catid=91:arquivados

novembro de 2012 – Novembro, mês do Mar http://www.cm‐peniche.pt/News/newsdetail.aspx?news=4c05bca0‐6baf‐4f46‐b08a‐f5c7b825560d http://www.jornaldascaldas.com/Novembro_Mes_do_Mar_em_Peniche_ http://www.destinoslusos.com/2012/11/mes‐do‐mar‐novembro‐2012‐em‐peniche.html

07 de novembro de 2012 – ESTM integra Campus do Mar http://campusdomar.es/?post_type=noticia&p=3414 http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=c41503dc‐7c51‐44c0‐b9fc‐ 9d4d7ea60640&edition=145 http://www.diarioleiria.pt/noticias/ipl‐integra‐projecto‐que‐quer‐explorar‐potencial‐maritimo‐no‐ norte‐do‐pais‐e‐na‐galiza

07 a 09 de novembro de 2012 – Conferência Internacional de Animação Turística http://www.cm‐obidos.pt/News/newsdetail.aspx?news=bcf79200‐c1d7‐417a‐8fc5‐252d254ca5d5 http://mobilidade.universiablogs.net/2012/11/05/futuro‐da‐animacao‐turistica‐apresentado‐na‐ estm‐do‐instituto‐politecnico‐de‐leiria/ http://www.publituris.pt/2012/10/22/estm‐debate‐animacao‐turistica/ 63/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

http://www.cm‐peniche.pt/News/newsdetail.aspx?news=9f139850‐8ade‐4b1f‐97d9‐bae5dd58a7e7

11 a 14 de novembro de 2012 – Odissea – Tourism & Ecology Film Festival http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2012/05/07/estm‐peniche‐na‐organizacao‐da‐primeiro‐festival‐ de‐cinema‐flutuante‐do‐mundo/ http://www.cister.fm/informacao/sociedade‐ambiente/ip‐leiria‐coorganiza‐primeiro‐festival‐de‐ cinema‐flutuante‐mundo‐dedicado‐ao‐turismo‐ecologia http://greensavers.sapo.pt/2012/05/04/portugal‐vai‐receber‐o‐primeiro‐festival‐de‐cinema‐ flutuante‐do‐mundo‐turismo‐e‐ecologia‐sao‐os‐temas‐com‐fotos/ http://e‐cultura.sapo.pt/NoticiaDisplay.aspx?ID=4004 http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2276&a=21507&r=37 http://www.hojelusofonia.com/odissea‐tourism‐ecology‐film‐festival‐primeiro‐festival‐de‐cinema‐ flutuante‐do‐mundo/ http://www.publituris.pt/2012/05/04/festival‐de‐cinema‐flutuante‐no‐msc‐fantasia/ http://naturlink.sapo.pt/Eventos/Feiras‐e‐Exposicoes/content/Odissea‐‐Tourism‐E‐Ecology‐Film‐ Festival?viewall=true&print=true http://www.midlandcom.pt/main.php?link=283&op=detalhe http://www.beneditafm.pt/?p=9229 http://e‐cultura.sapo.pt/NoticiaDisplay.aspx?ID=4004 http://cinema.universiablogs.net/category/estreias/ http://press2releaseweb.com/Drupal/pressreleases/ip‐leiria‐coorganiza‐primeiro‐festival‐de‐cinema‐ flutuante‐do‐mundo‐dedicado‐ao#axzz1u0nSlEm8 http://www.airo.pt/News/CineTourBrand http://www.atualidade.com.pt/noticias/portugal‐vai‐receber‐o‐primeiro‐festival‐de‐cinema‐ flutuante‐do‐green‐savers/23496

12 de novembro de 2012 – Sessão de encerramento Campanha EMEPC / M@rbis / Berlengas 2012 http://www.cm‐peniche.pt/News/newsdetail.aspx?news=6c8bbea2‐b8fe‐43b1‐9f1d‐5a6c45daa58d

21 de novembro de 2012 – Novembro, mês do mar – conferência “Promoção do Mar Português e o despertar de novas vocações para o Mar” http://www.forum.pt/estudantes/noticias/7689‐promover‐o‐mar‐em‐peniche

22 de novembro de 2012 – Protocolo ESTM PPSC http://penichesurfnews.weebly.com/4/post/2012/11/ppsc‐e‐estm‐ipl‐assinam‐protocolo‐de‐ cooperao.html http://surfportugal.sapo.pt/noticias‐surf‐portugal/industria/1852 http://www.cm‐peniche.pt/News/newsdetail.aspx?m=b387&news=6201c1bd‐f86a‐4ea2‐a435‐ 4726533782c7

27 de novembro de 2012 – VI Convenção "Sou de Peniche" http://www.cm‐peniche.pt/News/NewsDetail.aspx?news=67346ce9‐4363‐4c00‐affa‐ ede6adb75853&m=b545

64/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

30 de novembro de 2012 – Certificação de qualidade TedQual à ESTM pela OMT http://www.publituris.pt/2012/11/30/omt‐certifica‐licenciaturas‐da‐estmip‐leiria/

2012 – Carapaças de caranguejo a ser usadas em medicamentos (Projeto GIRM) http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2907178&seccao=Biosfera https://www.cgd.pt/Institucional/Sustentabilidade/Mar‐Desenvolvimento/Sociedade‐ Educacao/Pages/GIRM‐Peniche.aspx http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2599758 http://www.publituris.pt/2012/11/30/omt‐certifica‐licenciaturas‐da‐estmip‐leiria/ http://formacao.universiablogs.net/2012/11/30/organizacao‐mundial‐de‐turismo‐certifica‐ licenciaturas‐de‐turismo‐da‐estm‐ip‐leiria/ http://www.maisoeste.pt/noticias/detalhe/21 http://www.forum.pt/estudantes/noticias/7379‐e‐que‐tal‐ser‐biologo‐marinho‐c‐video http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GU0kVNHmmF4 http://www.diarioleiria.pt/noticias/biologos‐do‐ipl‐estudam‐utilizacao‐das‐carapacas‐do‐caranguejo‐ na‐industria‐farmaceutica#main‐content

2012 – Certificação do percebe das Berlengas (Projeto GIRM) http://expresso.sapo.pt/mariscadores‐de‐peniche‐querem‐certificar‐percebe‐das‐berlengas‐para‐ valorizar‐o‐recurso=f770147#ixzz2Dbw6Vn1J http://www.oesteglobal.com/Mariscadores_de_Peniche_querem_certificar_percebe_das_Berlengas _para_valorizar_o_recurso

2012 – “Estudo do impacto do Rip Curl Pro 2012 Portugal“ (Projeto GITUR) http://surfportugal.sapo.pt/rip‐curl‐pro‐2012/1673‐wt‐em‐peniche‐da‐7‐milhoes‐de‐euros‐a‐ economia‐nacional http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2012/10/08/mundial‐de‐surf‐em‐peniche‐contribui‐com‐mais‐ de‐7‐milhoes‐de‐euros‐para‐a‐economia‐nacional http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=60574 http://economico.sapo.pt/noticias/etapa‐do‐world‐tour‐em‐peniche‐da‐71‐milhoes_153419.html http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=60575 http://www.102fm‐radio.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3476%3Asurf‐traz‐ 7‐milhoes‐de‐euros‐para‐peniche&catid=7%3Adesporto&Itemid=21 http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2953607 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=607102 http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2953217&seccao=Dinheiro%20Vivo

2012 ‐ Revista Journal of Tourism Consumption and Practice (Volume 4 Number 1) dedica 3 elogiosas páginas ao V Congresso Internacional de Turismo: http://www.tourismconsumption.org/JTCPVOL4NO1CONFERENCEBOOKREVIEWS.pdf

65/66


RELATÓRIO ATIVIDADES | 2012

Livros – Doutora Inês Brasão “O tempo das Criadas” http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2746946&seccao=Livros http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2012/09/08/investigadora‐lanca‐livro‐sobre‐o‐tempo‐das‐criadas‐em‐ portugal http://www.fcsh.unl.pt/media/noticias/lnes‐brasao‐publica‐o‐tempo‐das‐criadas_1 http://www.ionline.pt/liv/tempo‐das‐criadas‐historias‐usam‐avental http://www.youtube.com/watch?v=mjN7g0A‐nCU

66/66


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.