2AB

Page 1

Manual de Identidade Visual


Manual de Identidade Visual Vers達o 6

maio de 2010 Studio Creamcrackers


A marca atual consiste em um retângulo vermelho ou preto, conforme a versão, com a tipografia estourada até os limites do retângulo em cima e em baixo. O branco do texto não é vazado sobre o fundo, é branco mesmo. Quando aplicada em vermelho, dá bastante contraste sobre fundos claros e de cores não anállogas ao vermelho. Porém isto restringe sua aplicação em capas de cores análogas, onde é preciso usar a versão em preto e branco.

Quando aplicada em preto e branco, perde o impacto do contraste, sobretudo em papéis não brancos, pois o “2AB” assume o tom do papel na impressão offset. sobre papelão corrugado, por exemplo, há muito pouco contraste, já que o tom marrom do papel penetra pelo texto “2AB”. Nunca houve, no entanto, um projeto de identidade visual que definisse sua aplicação e que estudasse melhor os aspectos de legibilidade e construção dos materiais gráficos da editora. Este manual, apresenta a nova versão da marca, e as informações necessárias para seu uso institucional, editorial e em mídias eletrônicas.

APRESENTAÇÃO

A Editora 2AB vem usando esta marca em todos os seus materiais de comunicação desde que foi fundada, em 1997.


Identidade visual 2AB Uso institucional Nova marca institucional Assinatura com slogan PB e negativo Redução Modulação Cores Tipografia de apoio principal Tipografia de apoio secundária Restrições de uso

8 10 10 12 14 16 18 20 22 24 25 26

Uso editorial Marca editorial básica Assinatura editorial em p&b e em negativo Regras de subversão e uso flexível da marca Exemplos de customização Restrições de uso

30 32 34 36 40

Uso em mídias eletrônicas Marca eletrônica básica Marca eletrônica: construção Cores Regras de subversão e uso flexível da marca Exemplos de customização

44 46 48 50 52

Aplicações da marca Papelaria institucional Exemplos de aplicação em capas de livros Embalagens

56 60 62

CONTEÚDO DO MANUAL

Marca antiga


MARCA ANTIGA 8

Problemas de projeto diagnosticados: • falta de sistema de identidade visual e instruções de aplicação • falta de definição de cores, tipografia e outros elementos de apoio • restrições de uso editorial devido à cor vermelha • baixa legibilidade sobre papéis não brancos • necessidade de atualização e adequação para uso em outras mídias


do que muitas vezes a marca institucional pode ser veiculada em impressos desvinculados dos livros, para públicos que não a conhecem, como em um banner de evento, por exemplo.

Foram desenvolvidas instruções para usos institucionais, editoriais e em mídias eletrônicas.

Para uso editorial, suprimiu-se a descrição e foram criadas regras que flexibilizam o uso da marca integrando-a ao contexto dos livros.

Para o uso institucional foi priorizada a boa legibilidade sobre diferentes fundos, considerando que a marca será aplicada tanto sobre papéis brancos como crus, kraft, sobre metal, vidro, madeira. A esta versão acrescentou-se a descrição EDITORA, consideran-

10

Para o uso em mídias eletrônicas acrecentou-se volume à marca, e um campo para descrição da mídia. Ex: 2AB online. Esta versão também tem uso flexibilizado e pode ser animada.

IDENTIDADE VISUAL 2AB

O projeto desenvolvido considerou os diversos usos da marca 2AB, e criou diferentes regras de utilização da marca para cada um deles, partindo de uma nova marca para uso institucional.


Uso Institucional

Nova marca institucional 12

A nova marca teve o retângulo expandido para cima e para baixo, criando um outline para a área tipográfica. Na versão colorida isso garante mais peso e na versão em preto e branco fecha a área do texto, equilibrando a relação figura/fundo.

A cor adotada é análoga à anterior, porém em um tom mais escuro e nobre de vermelho, o bordeaux, que também tem grande contraste sobre fundos claros e que tem valor de cinza mais próximo do preto que o vermelho anterior, o que dá equilíbrio no peso visual entre as principais versões de cor da marca (colorida / pb)


y

x x

x 2x

A EDITORA BRASILEIRA ESPECIALIZADA EM DESIGN

Assinatura com slogan

A EDITORA BRASILEIRA ESPECIALIZADA EM DESIGN

14

A EDITORA BRASILEIRA ESPECIALIZADA EM DESIGN

Quando o slogan aparecer junto com a marca, deverá ser usada a assinatura institucional. O slogan deverá ter seu tamanho proporcional à largura da marca, e deve distar do texto “editora” na mesma proporção. Nos exemplos, para largura igual à da marca, a

distância é uma vez a altura do texto “editora”; para largura igual ao dobro da marca, a distância é o dobro da altura de “editora”. O texto do slogan é escrito na fonte auxiliar Bell Centennial Address (ver p.25) com espaço entre letras +10.

Uso Institucional

y


16

Uso Institucional

Assinatura em preto e branco e em negativo


18

A marca pode ser utilizada completa com até 1,7 cm de base, para reduções inferiores deve ser utilizada a marca sem a descrição EDITORA.

Deve-se evitar o uso em medida de base inferior a 1 cm, sendo preferível rotacionar a logo se for necessário, caso em que esta funcionará como uma etiqueta. Este uso é restrito e deve ser evitado.

Uso Institucional

Reduções

1 cm 1,7 cm


X 2X

Uso Institucional

31X

X 2X

Modulação

9X

20

A marca em sua versão institucional deve ser sempre usada com uma margem mínima de 2x de distância para outros elementos em todos os sentidos, como na malha acima. Esta distância 2 X é equivalente à altura da tipografia “Editora”.


Versão em cores

Versão em preto e branco / 1 cor

Versão em preto e branco / 1 cor

Cores

Pantone Black C CMYK: 0/0/0/100 RGB: 0/0/0

Uso Institucional

Pantone 202C CMYK: 0/100/61/43 RGB: 152/0/46

Pantone Black C CMYK: 0/0/0/100 RGB: 0/0/0

Pantone Black C CMYK: 0/0/0/100 RGB: 0/0/0

Versão em preto e branco / 1 cor 22

Versão em cores Pantone Black C CMYK: 0/0/0/100 RGB: 0/0/0


ABCDEFGHIJKLMN O P Q R ST UV XWY Z abcdefghijklmnopqr stuvxwyz 1234567890.,:;!?[{ ()}]&%$#@< >* _=+-x\/´ˆ˜ “”

ABCDEFGHIJKLMNOPQR ST U V XWY Z abcdefghijklmnopqrstuv xwyz 1234567890.,:;!?[{()} ]&%$#@<>*_=+-x\

A tipografia principal deve ser usada para títulos, textos pequenos, textos de impacto e de destaque e para textos relacionados à marca, como complementação desta (vide uso em mídias eletrônicas, como exemplo).

24

/´ˆ˜ “”

A tipografia auxiliar deve ser usada em textos complementares, como endereços, comentários, legendas, ou em textos longos.

Uso Institucional

Tipografia auxiliar Bell Centennial Address

Tipografia

Tipografia principal: Bell Gothic Std Bold


26

Não modificar a fonte utilizada para os elementos da marca

Uso Institucional

Restrições de uso Não alterar as proporções da marca

editora


Uso Institucional

Restrições de uso Não alterar as cores da marca, na versão de uso institucional. Para a versão de uso editorial, algumas alterações são permitidas, consulte as págs. 34 e 35 para ver as informações a este respeito.

28

Não aplicar a logo em caixas ou áreas de cor cujas bordas não respeitem as margens mínimas descritas nas páginas 20 e 21 deste manual.


30

Uso EDITORIAL

Marca editorial básica A nova marca para uso editorial é similar à de uso institucional, porém sem o texto “editora”, já que estará sempre aplicada em capas de livros e isto estará subentendido.

Em sua configuração básica ela segue as mesmas regras de aplicação quanto às margens mínimas e cores, porém o uso editorial permite que a marca seja customizada para gerar identificação com o conteúdo dos livros.

Essa customização segue também algumas regras, expostas e exemplficadas a seguir. Deve-se evitar o uso em medida de base inferior a 1cm, sendo preferível rotacionar a logo se for necessário, caso em que esta funcionará como uma etiqueta. Esse uso é restrito e deve ser evitado.


Uso EDITORIAL

Assinatura editorial em p&b e em negativo 32

Em seu uso na configuração básica, a marca deve ser aplicada obrigatoriamente em preto e branco quando o fundo de capa for de cor muito próxima ao vermelho da logo, e em negativo quando além de próxima a cor for muito escura. Nas demais situações, deve ser aplicada na versão colorida.


34

nhecimento da marca. Para garantir essa identificação, foram criadas e experimentadas algumas regras: 1- Pode ser modificado apenas o fundo (caixa retangular original), mantendo a parte tipográfica (“2AB”) inalterada.

2- A caixa de fundo pode ser modificada em dois aspectos: forma e preenchimento, desde que mantenha a legibilidade do “2AB” e o contraste de leitura. 3- A modificação no preenchimento pode significar outra cor ou textura, mantendo a forma. A parte tipográfica não pode ser modificada. 4- A modificação da forma da caixa de fundo pode ser feita, desde que seja mantido o seu peso visual em relação à parte tipográfica, e a cor permaneça inalterada. A parte tipográfica não pode ser modificada.

Uso EDITORIAL

Parte tipográfica

Regras de subversão e uso flexível

Caixa de fundo

A identidade visual 2AB segue uma proposta inovadora, que trata da customização da marca para uso editorial. A marca pode ter algumas de suas características modificadas para assumir identificação com o tema dos livros, com o design da capa ou mesmo com o autor. Isso deve ser feito, porém, mantendo a identificação e o reco-


Uso EDITORIAL

Exemplos de customização da marca 36

Quando a caixa tiver sua forma alterada, deverá manter o preenchimento no pantone da marca, ou CMYK correspondente.


Uso EDITORIAL

Exemplos de customização da marca 38

Quando a caixa tiver o preenchimento alterado, deverá manter a forma retangular original.


Uso EDITORIAL

Restrições de uso 1 - A marca, em seu uso editorial básico ou customizado, precisa ser aplicada com contraste nas capas. Isto se refere à escolha de uma cor ou preenchimento contrastante com a área do fundo onde será aplicada.

Nos exemplos acima, na esquerda deveria ser usada a versão em preto e branco e na direita a versão em negativo.

40

2 - A marca não deverá ser rotacionada nas capas, pois o sentido de leitura “2AB” deve ser a mesma para todos os livros da editora.


3- A marca deve ser rotacionada nas lombadas de livros sempre que a lombada for inferior a 1,5 cm. Em lombadas iguais ou maiores que 1,5 cm a marca deve ser utilizada em sua leitura horizontal.

Uso EDITORIAL

> 1,5 cm

Restrições de uso

<= 1,5 cm

42

4- A marca não deve ser utilizada no limite das dimensões da capa nem da lombada, “sangrando”. A partir das margens deve sempre ser respeitada a distância mínima “X” demonstrada abaixo. A distância “X” corresponde à metade da altura da marca.


A nova marca para uso em mídias eletrônicas é similar à de uso institucional, porém tridimensionalizada. A esta marca deverá sempre ser acrescentado um texto complementar conforme a atividade, ex.: vídeo, web, online, blog, etc.

Uso EM MÍdias eletrônicas

Marca eletrônica básica

W E B L O J A

44

Em sua configuração básica ela segue as mesmas regras de aplicação quanto às margens mínimas e cores, porém o uso permite que a marca seja customizada para gerar identificação com o conteúdo da mídia.

Esta customização segue também algumas regras, expostas e exemplificadas a seguir.


Uso EM MÍdias eletrônicas

Marca eletrônica básica: construção 46

O texto deve estar sempre alinhado à esquerda, na fonte Bell Gothic STD Bold, com espaçø entre letras aberto a 1200, entrelinha 20% superior ao tamanho do corpo do texto.

Deve ser posicionado de modo que seu início coincida com o meio da parte tipográfica da marca (2AB), distando do bloco ao menos a mesma medida do corpo de texto.


Versão em preto e branco / 1 cor

Pantone 202C a 75% CMYK: 0/75/45/32 RGB: 175/73/81

Pantone Black C a 65% CMYK: 0/0/0/65

Pantone 202C CMYK: 0/100/61/43 RGB: 152/0/46

Pantone Black C CMYK: 0/0/0/100

Pantone Black C CMYK: 0/0/0/100 RGB: 0/0/0

Cores

Pantone Black C CMYK: 0/0/0/100

Pantone Black C a 90% CMYK: 0/0/0/90

Versão em preto e branco / 1 cor

48

Pantone 202C + Black C 10% CMYK: 0/100/61/65 RGB: 112/0/25

Versão em cores.

Versão em preto e branco / 1 cor Pantone Black C a 65% CMYK: 0/0/0/65

Uso EM MÍdias eletrônicas

Versão em cores


2- A marca para uso em mídias eletrônicas pode ser modificada conforme seu uso. A modificação desta versão da marca serve para gerar interesse em mídias eletrônicas, assim deve ser sempre uma “animação” da marca.

3- As animações podem ser alterações das cores da marca ou alterações da caixa que contem a parte tipográfica. Quando as cores estiverem sendo animadas, a caixa deverá se manter inalterada, quando a caixa estiver sendo animada, as cores deverão se manter inalteradas, mas uma animação pode dar sequência a outra, assim pode, por exemplo, haver uma animação modificando cores e em seguida outra modificando a caixa. 4- Quando não estiver apoiada pela logo institucional, ou seja, quando a marca eletrônica aparecer sozinha, e ainda assim for desejável que sofra customizações, é desejável que a versão original da logo (caixa e cores padrão) apareça entre uma e outra animação, ou faça parte das animações.

Uso EM MÍdias eletrônicas

Regras de subversão e uso flexível 50

1- A marca para uso em mídias eletrônicas deve ser aplicada no topo de página, usada em banners, avatares, etc, porém deve ser apoiada pela logo institucional sempre que possível. No site da 2AB, por exemplo, deverá constar a logo institucional no rodapé, enquanto a digital pode aparecer no topo e mudar diversas vezes enquanto se navega pelo site.


O

M

.

B

R

.

.

C

O

M

.

B

C

R

O

M

.

B

R

.

.

C

O

M

.

B

R

C

O

M

.

B

R

52

.

C

O

M

.

B

R

.

.

C

O

M

.

B

C

R

O

M

.

B

R

.

C

.

O

M

.

B

C

O

M

.

B

R

R

Animação das cores As cores da parte tipográfica e da caixa podem mudar quando for mantido o formato

Uso EM MÍdias eletrônicas

C

Exemplos de customização da marca

.


Uso EM MÍdias eletrônicas

Exemplos de customização da marca

.

C

O

.

C

O

M

.

.

C

O

M

.

54

B

R

Animação da caixa Quando a caixa for animada, as cores deverão ser mantidas. Pode haver uma sequência de animação da caixa seguida de uma outra de animação de cores e vice-versa.

Por exemplo, a caixa pode ir sendo preenchida por um líquido, ou construída por tijolos, ou simplesmente esticando, rodando, etc.


APLICAÇÕES DA MARCA

Papelaria institucional 56

A papelaria utiliza a marca institucional. Noa envelopes foi utilizada a marca editorial, com as cores customizadas. Esta aplicação funciona como elemento ilustrativo, e segue as regras de customização da marca editorial.

Os endereços foram divididos em dois blocos, um bloco para os endereços online e outro para o endereço físico, gerando uma leitura mais rápida do endereço desejado. Esta solução foi um meio de otimizar a disposição das 5 linhas de endereço, criando visibilidade e reduzindo o peso visual dos textos nos materiais.


APLICAÇÕES DA MARCA

Margens para diagramação de textos 58

Para uso dos templates de diagramação desenvolvidos, as margens aqui indicadas devem ser respeitadas. São calculadas proporcionalmente à distância entre a caixa da marca e a margem direita do papel.

Utilize preferencialmente as fontes indicadas nas páginas 24 e 25 deste manual, tipografia principal ou tipografia secundária.


APLICAÇÕES DA MARCA

Exemplo de aplicação em livros 60

Nas capas de livros deve ser usada a assinatura editorial, em sua versão básica ou customizada (veja as instruções de aplicação nas páginas 30 a 43)


APLICAÇÕES DA MARCA

Exemplo de aplicação em embalagens 62

Nas embalagens pode ser usada a versão editorial como elemento ilustrativo ou a versão institucional, sem alteração de seus elementos. As embalagens são produzidas em papelão, para embarque dos livros. As artes das embalagens buscam criar uma identificação

primária das remessas de livros da 2AB em meio à correspondência dos prédios. Acompanhando as embalagens, foram desenvolvidos adesivos especiais, que serão colados sobre a caixa, e virão como brinde para customização dos livros.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.