Entender a Mulher #2

Page 42

Para entender: Cultura cor-de-rosa

Destinos

entrelaçados

Ter com quem contar NOS MOMENTOS difíceis, comemorar vitórias, Dividir segredos... o poder do companheirismo em obras inspiradoras Texto Sheyla Miranda

Jesminder Bhamra quer ser jogadora de futebol, tal qual seu ídolo David Beckham. A família é contra: não se deve abandonar a cultura indiana. Sua irmã enfrenta o mesmo problema e encontra apoio em outras garotas de um time. Unidas, dão suporte à Jesminder nesse conflito.

Driblando o Destino Direção: Gurinder Chadha Ano: 2002

Delicado e com notas de melancolia, o longa Tomates Verdes Fritos mostra as sutilezas das amizades femininas. A história se passa em duas épocas distintas: uma parte na década de 1990, em que as personagens Evelyn (Kathy Bates) e Ninny (Jessica Tandy) se conhecem na sala de espera de um hospital e começam a ter longas conversas sobre a vida. O outro tempo é entre os anos 1920 e 1930, quando Idge (Mary Stuart Masterson), jovem libertária para a época e amiga de Ninny, fascina uma menina tímida e careta, Ruth (Mary-Louise Parker). As histórias se entrelaçam a ponto de mudar a vida de Evelyn, compulsiva por doces e maltratada pelo marido. O filme é uma ode ao poder transformador da amizade. Tomates Verdes Fritos | Direção: Jon Avnet

Ano: 1991

Autora do aclamado Persépolis, quadrinho que virou filme em 2007, a escritora iraniana Marjane Satrapi relata neste livro um costume das mulheres de seu país: o “bordado”. Elas reúnem-se após lavar a louça do almoço para conversar sobre temas femininos universais e para discutir a dura realidade, às voltas com o machismo, além dos costumes da sociedade.

Bordados, Marjane Satrapi Companhia das Letras

42

entender a mulher

|

NOV/DEZ 2010


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.