Connecting Classrooms - Newsletter ENA Cluster - nº 2 - versão PT

Page 1

Abril 2012

CC .EN A Cl uster Connecting Classrooms (CC)

Número 2 Versão portuguesa

30 de janeiro - Dia Escolar da não-violência e da Paz

© ESPL, P16

TwinSpace >>>>>

Nesta edição: Manifesto antibullying

2

Cartaz digital na ESCA

3

© ESCaldas das Taipas

Laço e coração

Anti-Bullying em Ben- 3 tley Wood, UK Não-Violência Escolar na Grécia

5

Make it Possible, ESCA

7

Notícias da República 9 Checa Math, yes you can!

humanos pela PAZ © ESPL, P16

O dia 30 de Janeiro foi assinalado em todas as escolas do ENA Cluster com atividades diferenciadas mas que tinham como objetivo sensibilizar a comunidade para o combate do Bullying e para a promoção

da paz na escola e na comunidade, em geral. Nas páginas interiores encontram-se cartazes, textos e fotos relativos a esta atividade.

9

Multiculturalismo em Tibães A formação de jovens líderes

10

O CC em Matosinhos

11

Multiculturalismo em

12

Tibães A clonagem humana

14

O CC na Park High

16

School O CC em Valadares

18

16 de Março foi outra data memorável para o ENA Cluster… alunos, professores e convidados marcaram presença no Mosteiro de Tibães numa ação organizada pela Escola EB2,3 de Mosteiro e Cávado, sobre multiculturalismo. A atividade intitulada ―O meu mundo é do tamanho do que eu conheço‖ contou com apresentações por parte das escolas ENA… mais pormenores nas páginas seguintes. © foto: Ricardo Rodrigues, ESPL


Página 2

C C . ENA C lus te r Dia da Não-Violência Escolar e da Paz

“Bullying, violência,

Manifesto Anti-bullying

sofrimento, dor,

Escola Sec. da Póvoa de Lanhoso

são, sem margem

Como seres humanos, todos temos os mesmos direitos. Em particular, todas

para dúvida,

as crianças e jovens têm o direito a ser tratados como iguais, à segurança e a não serem discriminados em função da raça, género, cultura ou orientação sexual.

palavras a erradicar no nosso dia a dia.” 11º C, ESPL

Para tal, é importante garantir que todos têm o direito de viverem livres do bullying ou de qualquer outra forma de comportamento que perturbe o normal desenvolvimento do processo de educação. Qualquer que seja o lugar, a

violência física ou psicológica, características do bullying, devem estar bem longe de todos nós.

3

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” Mahatma Gandhi

O bullying manifesta-se de várias formas. Muitas crianças e jovens apercebem-se facilmente que a internet e o telemóvel são novos cenários para o bullying / cyber bullying, assédio e exclusão. É importante combater esta situação e sensibilizar para as consequências destas formas de violência. Não só nas escolas, mas em toda a parte, pessoas de todas as idades são diariamente vítimas de bullying. O bullying cria vários distúrbios numa mente sã, como insegurança, transtorno e muitas vezes destrói a auto confiança e a auto estima das pessoas. Como cidadãos devemos procurar responder às necessidades das crianças e jovens adolescentes que são alvos de bullying. Todos os adultos, nomeadamente professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, devem assegurar uma normal integração dos estudantes nos ambientes de aprendizagem escolar, mostrando e ensinando quais as melhores condutas de comportamento a ter. Além disso todos aqueles que lidem com estas realidades devem mostrar competência e empenho para trabalhar entre crianças e jovens. Todos temos o dever de estar informados e atentos para perceber de que forma o bullying afeta todos os aspetos da vida das crianças e jovens e garantir fácil acesso ao apoio nas escolas. Todas as escolas devem ter uma política efetiva para lidar com a discriminação e o bullying. Todas as crianças e jovens devem ter acesso a alguma forma de apoio se estiverem a ser vítimas de bullying ou qualquer outra forma de violência.

Neste projecto Connecting Classrooms, um dos objetivos é garantir um ambiente de escola sem violência, sem bullying, e assegurar medidas de prevenção que diminuam a ocorrência destes casos. Todos nós temos a responsabilidade de contribuir para uma vida livre de qualquer forma de violência.

Bullying, violência, sofrimento, dor, são, sem margem para dúvida, palavras a erradicar no nosso dia a dia. Faz com que a tua voz se oiça!

Texto: alunos do 11º C da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso Imagem: alunos da Escola Secundária Carlos Amarante

Nota: Nesta secção dedicada ao Dia Escolar da não-violência e da Paz, os textos e imagens das várias escolas surgem misturados permitindo que se tenha uma ideia melhor do trabalho colaborativo realizado.


Númer o 2 Ver são por tuguesa

Página 3

Dia da Não-Violência Escolar e da Paz 2

1º e 2º lugares - Concurso do Cartaz Digital na Escola Secundária Carlos Amarante; na página 2 encontra-se o cartaz classificado em 3º lugar.

Cidadania… em linguagem vídeo Na Escola de Bentley Wood, em Londres, na disciplina de Cidadania, os alunos construíram vídeos sobre Bullying e sobre formas de promover a Não-Violência Escolar. Realizaram também uma videoconferência com os alunos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso sobre o tema. Aqui fica o registo relativo a essas atividades:

Assim, mostramos uma pessoa de baixa estatura e mais fraca a ser atacada por três indivíduos que a empurram e arranham. Contudo, os três

atacantes tiveram um rebate de consciência e perceberam que a violência não era a resposta acertada. Com a produção deste

vídeo o meu grupo pôde compreender, de forma interessante, que a não-violência é muito melhor. Este trabalho tam-

bém nos alertou para o facto de que, apesar da violênNo filme que fizemos sobre bull- © Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso (ESPL), P16 cia existente no mundo, ying retratamos a situação de uma também há muitas situainteligente adolescente que é atacada por três colegas porque a ções de não-violência, o que é excelente! consideram fraca para se poder defender. No fim, as autoras de bullying acabam por reconhecer que a adolescente que atacaram não lhes tinha feito qualquer mal. Esta história prova que é sempre possível os agressores pedirem desculpa e arrependerem-se do mal feito podendo ficar amigos ou, pelo menos, deixarem de ter comportamentos violentos.

Não é preciso resolver tudo com violência.

Cherise Jarrett, 7CRo – Bentley Wood High School

A produção de um vídeo sobre ―não-violência‖ fez-nos refletir sobre este assunto e transmitir a nossa concepção a respeito do mesmo. Também queríamos mostrar que o caminho da violência é o errado, seja qual for a situação. Cada grupo trabalhou uma ideia diferente; o meu grupo decidiu tratar o bullying.

Alicia Marsh, 7CR

Em contacto via Skype... Na segunda-feira, 30 de Janeiro, alguns alunos do 7º ano participaram numa atividade especial. Tivemos a sorte de falar com alunos portugueses através do Skype sobre a Paz no Mundo. Preparamos algumas questões para nos ajudar na troca de opiniões e os alunos portugueses também nos colocaram algumas perguntas. ‗Foi uma experiência fantástica falar com alunos de outros pontos do globo.‘ Anisa Morina, 7CRo ‗Os alunos portugueses deram algumas boas sugestões para as vítimas de bullying‘ Katy Hulatt, 7CRo Anisa Morina and Katy Hulatt, 7CRo


Página 4

C C . ENA C lus te r Dia da Não-Violência Escolar e da Paz

Cartazes na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves

Na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso toda a comunidade escolar foi envolvida numa mega ação anti-

© ESPL, P16

tos de bullying. No campo de jogos, construiu-se um enorme laço humano no sei do qual se desenvolveram performances relativas ao tema. bullying que se iniciou No auditório da escola com a distritiveram lugar buição de diversas interuma t’shirt, venções sobre com a mena Paz e as ativisagem “Eu dades do projeassumi um to Connecting compromisClassrooms. so antiFoi ainda possível o estabelecimento de uma bullying”, por toda a videoconferência com as comunidade escolar. Ao nível da sala de aula, os outras escolas portuguesas do professores exploraram vídeos ENA Cluster. Por fim entoousobre a temática, sensibilizando se o hino do CC. Muitos os alunos para a necessidade foram os professores e alunos de combaterem comportamen- envolvidos para tornar este dia possível.


Númer o 2 Ver são por tuguesa

Página 5

Dia da Não-Violência Escolar e da Paz Guimarães é, em 2012, capital Europeia da Cultura e o seu símbolo é um coração; não um coração estático mas dinâmico pelo que pode assumir muitas variações. Este símbolo foi criado tendo por base a muralha do castelo de Guimarães, a viseira de um elmo e o amor dos vimaranenses pela sua cidade. Este símbolo é também ―uma janela aberta a cada visão pessoal ou uma tela em branco para qualquer expressão individual (…) valoriza a diversidade cultural (…) apela à participação popular (…) é aberta a qualquer visão individual porque não se encerra num conjunto fechado de características‖ (João Campos). Perante tais argumentos, este coração foi, também, o símbolo escolhido para promover a PAZ a partir do projeto Connecting Classrooms na Escola Secundária de Caldas das Taipas.

© ESCaldas das Taipas

Não-violência escolar… um contributo da Grécia No dia 6 de Março, os alunos da 70th High School of Athens, uma escola Grega, assinalaram o Dia contra a violência escolar através do desenvolvimento de diversas ações. As imagens apresentadas dão ideia de algum do trabalho realizado.

© 70th High School

Kolovou Aikaterini, diretora da 70th High School of Athens.

© 70th High School


Página 6

C C . ENA C lus te r O CC na Escola Secundária Carlos Amarante... … no dia Internacional da Mulher... Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, apresentamos à comunidade educativa, uma exposição de imagens e artigos atuais da imprensa, salientando

as

desigualdades de géneros ainda evidentes na sociedade contemporânea. Visto que a comunidade estudantil dos cursos profissionais é maioritariamente do sexo masculino, esta atividade teve como objetivo principal a sensibilização

destes jovens

para contribuírem no sentido de se encontrar o justo equilíbrio entre os homens e mulheres. Conceição Ribas e Quitéria Mateus © ESCA

ESCA >>>>>

… no dia de S. Valentim... Tendo em vista os conteúdos programáticos de disciplinas, como por exemplo, português,

“As desigualdades de género ainda são

inglês como língua estrangeira e área de integração, comemorou-se o dia de S.Valentim, propondo aos alunos que produzissem mensagens de amor recorrendo a reutilização de

evidentes na

materiais, dando um sinal de que se pode con-

sociedade

quadra, tão prejudiciais à preservação do meio ambiente. O objetivo foi concretizado através

contemporânea”.

de uma exposição no átrio da escola e participação num concurso promovido pela biblioteca, e que pre-

tornar os exageros consumistas comuns nesta © ESCA

miou um poema elaborado colaborativamente pela turma 11º PCC recorrendo ao datashow. Conceição Ribas e Quitéria Mateus

… tributo a Zeca Afonso... Com o intuito de dar a

derem a razão da

conhecer um vulto de

ração dos 25 anos sobre

destaque da cultura portuguesa, foi elaborado um

a morte de Zeca Afon-

eco-cartaz de divulgação

so. Produziram um livro digital,

para dinamização de uma

com recurso ao calameo e flipsnack, dando a conhecer os factos

homenagem. Os alunos das turmas 10 PM, TAGD, 11º PE, PDM e PEAC realizaram uma pesquisa para compreen© ESCA

comemo-

relevantes desta personalidade. Associando-se ao tributo promovido pela biblioteca, apresentaram neste espaço, um slideshow, realçando o papel importante

que esta personalidade desempenhou na conquista da liberdade de expressão em Portugal. Outras atividades se destacaram, nomeadamente, canto com acompanhamento musical e declamação de poemas de intervenção político social da autoria de Zeca Afonso, por alunos e professores dos vários cursos. Conceição Ribas e Quitéria


Númer o 2 Ver são por tuguesa

Página 7

O CC na Escola Secundária Carlos Amarante... … Make it Possible Project (M!P) ... Associamo-nos ao projeto ―Make it possible‖ para nos juntarmos à sua causa – contribuir

para a concreti-

zação dos objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Toda a comunidade estudantil participou na sessão de lançamento do projeto (ao qual aderiu pela primeira vez no presente ano letivo), com uma largada de balões, aos quais os alunos anexaram a sua mensagem de sensibilização para a construção de um mundo melhor. Conceição Ribas e Quitéria Mateus

… Flash Mob - Projeto “Todos somos Europa”... No dia 8 de março de 2012, as alunas das turmas I,O,M,N e P do 11º ano realizaram num Flash Mob no centro da cidade para chamar a atenção Um grupo de doze alunos do 7º A da Escola Secundária Carlos

para a necessidade do envolvimento dos cidadãos na discussão e procura de soluções para a Europa 2020.

Amarante participou no desafio matemático Math, yes you can!. Os alunos, organizados em grupos de quatro elementos, envol-

Adelina Moura

veram-se com entusiasmo nesta actividade promovida no âmbito do projecto Connecting Classrooms, lançada pela Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, demonstrando que resolver problemas matemáticos pode ser uma tarefa agradável. Manuela Carvalho

© ESCA

© ESCA

… Voluntariado... Na Escola Secundária Carlos Amarante coloca-se a interdisciplinaridade ao serviço da solidariedade e do voluntariado. Um grupo de três turmas do 10º ano (turmas M e N do curso de Artes) e 11º ano (turma A) reu-

niram esforços no sentido de ajudar famílias

carenciadas da freguesia de S. Vitor com bens alimentares, roupa, artigos de higiene para criança e brinquedos. Para melhor atingir o seu fim, os alunos decidiram embelezar a Biblioteca Escolar, espaço onde foi realizada a recolha dos artigos, com lindos caixotes decorados com Pavimentações, conteú-

do lecionado no âmbito da Matemática B. Colocar a solidariedade e o voluntariado ao serviço do bem prestado ao próximo e à comunidade envolvente foram competências promovidas no âmbito da disciplina de Educação

Cívica e Inglês, que neste caso, saíram a ganhar ao dar as mãos à Matemática e à Arte. Maria da Luz Miranda e Manuela Carvalho


Página 8

C C . ENA C lus te r Secundária das Taipas CC 4-2nd High School of Lavrio No âmbito do projeto Connec-

micas e as suas origens, bem

Barros e Ângela Pereira. No fim

ting Classrooms, a Escola Secun-

como algumas das mais conheci-

do trabalho, foi gratificante cons-

dária de Caldas das Taipas

das lendas portuguesas. O traba-

tatar o apreço da professora

(ESCT) está a desenvolver ativi-

lho começou pela seleção do

Dora Mouriki, tendo esta consi-

dades colaborativas com escola

material a incluir no e-book da

derado o material enviado muito

grega 4-2nd High School of

escola de Lavrio. Os alunos do

interessante. Já

Lavrio. A professora Dora Mou-

10°Q, na aula de Português, sob

riki, em conjunto com os seus

a supervisão da professora Ana

feito pelos alunos que

alunos, está a compilar

Paula Passos, pesquisaram, reco-

tra-

dições de todo o mundo num e-book e lançou o

“Nem todos os

desafio aos alunos da ESCT. Prontamente, as turmas do 10°J,

que sonharam

10°Q e 11°F agarraram esta

conseguiram,

cer as nossas tradições gastronó-

mas para conseguir é preciso sonhar”. Gabriel o Pensador

oportunidade para dar a conhe-

o balanço

participaram nesta ati-

lheram e organizaram uma cole-

vidade não podia ser

ção de textos sobre aspetos

melhor, uma vez que

variados da cultura portuguesa,

todos afirmaram ter

que foram, posteriormente, traduzidos pelas turmas do 10°J e do 11°F, nas aulas de Inglês, com

aprendido mais sobre a nossa cultura e as nossas tradições.

a ajuda das professoras Rosa

Alunos do 11°F

Estamos atentos… somos solidários! O Connecting Classrooms é, como todos sabem, um projeto direcionado para as questões do multiculturalismo, da inclusão e, como tal, da promoção dos valores da tolerância, solidariedade e respeito dos direitos humanos. Neste sentido, o

ENA Clus-

ter vai promover uma atividade de solidariedade para com uma instituição que, neste momento, atravessa Logotipo: © João Paulo Peixoto Pereira, ESPL

um momento de sérias dificuldades financeiras: a Associação

da por diferentes personalidades

riar fundos para ajudar a

públicas e outra constituída por

APPACDM.

Amigos do Cidadão

elementos do ENA Cluster.

Contamos com a presença de

Deficiente Mental

O jogo realizar-se-á na Univer-

1740 participantes, na sua maio-

sidade do Minho, no dia 8 de

ria, alunos.

Junho, do corrente ano, às 15

Os interessados em participar

horas, com o objetivo de anga-

podem contactar-nos para o mail:

Portuguesa de Pais e

(APPACDM). Esta atividade, ―Jogo de celebridades‖, consistirá num jogo de futsal entre uma equipa constituí-

espl.connecting@gmail.com


Númer o 2 Ver são por tuguesa

Página 9

Notícias da República Checa... … Spring workshop ... No dia 3de Abril de 2012, na República Checa, realizou-se o Workshop da Primavera para os utentes do Day Care Centre "Jitrenka", da Business Academy em Chrudim.

Os alunos da Business Academy prepararam e organizaram a © Business Academy

tradicional oficina da Primavera para os utentes do Day Care Centre "Jitrenka" que inclui pessoas com incapacidades físicas e mentais. Realizaram, em conjunto, diversas decoraçãoes com flores e cordeiros. Os alunos da Business Academy receberam maravilhosos presentes, decorações de Páscoa produzidas pelos utentes de "Jitrenka". Todos os envolvidos apreciaram o tempo que passaram juntos e estão ansiosos para se reencontrarem na próxima reunião que será em junho. Sarka Pudilova

© Business Academy

© Business Academy

Cauchy - no Nível III.

ser respospondidos até 26 de Abril. Estejam atentos.

No nível I nenhuma equipa atingiu os níveis necessários para passar à 2ª fase :(

Os resultados finais serão divulgados na próxima Nesletter.

A próxima fase inicia-se com a apresentação dos problemas online a 19 de Abril que poderão

Obrigada a todos e boa sorte para os concorrentes ainda em prova.

- Einstein; Os catetos;

O concurso ―Math, yes you can!‖ dinamizado pela turma D do 10º ano da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso contou com a participação de 17 Equipas portuguesas do ENA Cluster e uma equipa grega.

Foram apurados para a 2ª fase do concurso as equipas: - The numbers team;

Magical Squares; Happy 1000 - no Nível II.

Iva Azevedo


Página 10

C C . ENA C lus te r A formação dos Jovens líderes... No presente ano letivo, as escolas secundárias de Caldas das Taipas e a Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves integraram o Connecting Classrooms pelo que os seus alunos tiveram oportunidade de participar numa formação para “Jovens líderes”.

colocar em intera-

atividades realizadas de acor-

ção todos os alu-

do com os diferentes temas

nos participantes,

dos vários projetos.

também ia sendo

Os jovens líderes fize-

esclarecida a forma

ram um balanço extre-

como os jovens

mamente positivo da

deveriam trabalhar nos projetos por eles desenvolvidos. Assim, procedeu-se à organização e

formação, uma vez que houve uma interação fantástica quer entre os alunos da ESCT, quer

definição de 3 gru-

entre os participantes

pos de alunos,

que provinham da

envolvendo partici-

Escola Secundária de

Um grupo de jovens da Escola Secundária de Caldas das

pantes de ambas as escolas.

Valadares. É, também,

Taipas (ESCT) participou numa formação para Jovens Líde-

Cada grupo escolheu um

de louvar a atitude

res, ao longo de dia 22 de março, no Instituto Português da

tema sobre o qual desenvol-

Juventude (IPJ) do Porto, juntamente com alunos da Escola

verá um projeto com diversas

dinâmica do formador

Secundária de Valadares, de Vila Nova de Gaia.

atividades. Apesar de perten-

A formação teve como objetivo incentivar os

cerem a escolas diferentes, os

jovens a serem líderes através da realização de

alunos trocaram e-mails para

novos e interessantes projetos e do lançamento

poderem manter-se em con-

de iniciativas. Após breves apresentações, o formador Ricardo Silva abordou a relevância do projeto Connecting Classrooms e explicou aos jovens o quão importante é idealizar novos projetos, executá-los e dá-los a conhecer. À medida que eram realizados jogos pedagógicos, que visavam

tato e continuarem a desenvolver as suas ideias. Nos

que foi capaz de mobilizar os jovens ali presentes. Todos ficaram com uma noção do que é ser-se um verdadeiro líder e como idealizar projetos inovadores.

próximos meses, decorrerá um novo encontro para que todos deem a conhecer as

Ana Catarina Ferreira, 10ºC / nº1

Formação de Jovens líderes na Grécia A cooperação entre a 70th High School of Athens e a 2nd High School of Lavrio começou em janeiro com a participação, nesta última escola, numa formação para jovens líderes que se realizou nos dias 24 e 25 de Janeiro.

© 70th High School

Kolovou Aikaterini, 70th High School of Athens


Númer o 2 Ver são por tuguesa

Página 11

O CC na Escola EB2,3 de Matosinhos ção e Formação de Operadores de Informática) criaram alguns cartazes relacionados com o tema ―Inclusão e Voluntariado‖ de forma a chamar a atenção dos seus colegas para um assunto que consideram de extrema importância. Os alunos foram sensibilizados para este tema nas aulas de inglês e decidiram construir um cartaz com citações famosas relacionadas com a temática em questão. Os cartazes serão colocados na entrada da escola de forma a que toda Duas turmas da escola EBI/JI de Matosi-

a

nhos, nomeadamente o CEF EC (Curso de

tenha acesso aos mesmos.

Educação e Formação de Empregados Comerciais) e o CEF OI (Curso de Educa-

comunidade

Andreia Mendes

escolar


Página 12

C C . ENA C lus te r Multiculturalismo - Mosteiro de Tibães O meu mundo é do tamanho do que eu conheço

© fotos: Escola Secundária de Caldas das Taipas

“a atividade foi muito proveitosa e teve um impacto bastante positivo nos participantes, contribuindo, também, para a confraternização e o convívio entre

No dia 16 de março de 2012, a turma C do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT), juntamente com alunos de outras turmas pertencentes à mesma escola, participou na atividade Multiculturalismo - “O meu mundo é do tamanho do que conheço” que teve lugar no Mosteiro de

Ana Ferreira, ESCT

Alves. Destaca-se também a

alunos das restantes escolas

atuação do grupo de Rope

do ENA Cluster, destacando-

Skipping ‗Molinhas‘, constituí-

se a coreografia da Escola

do por alunos da ESCT, que

Secundária da Póvoa de

foi apreciada e aplaudida entu-

Lanhoso (atividade que aliciou

siasticamente por toda a pla-

a participação de muitos dos

teia.

espectadores ali presentes), a bonita apresentação em linguagem gestual dos alunos da Escola EB2,3 de Matosinhos e a representação da peça

Tibães, Braga, no âmbito do projeto Connecting Classrooms.

todos os alunos…”

atividades preparadas pelos

No local, para além da atuação musical dos alunos representantes da ESCT, foram

‗Romeu e Julieta‘ levada a cabo por uma turma do curso profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira

também apresentadas outras

© fotos: Ricardo Rodrigues, ESPL

Ao longo da tarde, os alunos e os professores acompanhantes foram convidados a participar em palestras sobre diversidade cultural (que se encontra muito relacionada com o projeto Connecting Classrooms) e solidariedade. Esta atividade foi também Continua na página seguinte —>


Númer o 2 Ver são por tuguesa

Página 13

O CC na Escola EB2,3 de Matosinhos Os alunos das turmas CEF EC,

Os alunos da turma 8ºF deram o

consumo pouco saudável de ―fast

CEF OI e 8ºF estão igualmente a

seu contributo para o ―Manual de

food‖ e um crescente número de

trabalhar na criação da t-shirt ―Connecting Classrooms‖. Far-se

Boas Práticas‖ ao trabalharem o

obesos. Os alunos criaram dife-

tema ―Fast Food‖. Os alunos

rentes PowerPoints nos quais

demonstraram algumas preocu-

apresentaram as desvantagens

pações no que concerne os hábi-

deste tipo de comida.

-á uma votação a nível da escola na melhor criação, sendo a vencedora estampada em t-shirts que serão oferecidas aos partici-

tos alimentares da sociedade

pantes do projeto.

hodierna, pois verifica-se um

Andreia Mendes

As t’shirts serão divulgadas brevemente num site específico para o concurso que elegerá a t’shirt do ENA Cluster.

O meu mundo é do tamanho do que eu conheço —> Continuação da página anterior

interessante devido à interação que se estabeleceu entre o público e os oradores. No final, foi ainda oferecido um delicioso lanche a todos os alunos. De um modo geral, podemos afirmar que a atividade foi muito proveitosa

© fotos: Ricardo Rodrigues, ESPL

e teve um impacto bastante positivo

―O meu mundo é do tamanho do que eu conheço‖ e ―We are the others‖ - mote do projeto

nos participantes, contribuindo, tam-

no presente ano - são lemas do Connecting Classrooms. As atividades desenvolvidas no âmbi-

bém, para a confraternização e o

to do projeto e, em particular, a realizada no Mosteiro de Tibães com todas as escolas do

convívio entre todos os alunos, que

ENA Cluster permitem a todos os envolvidos refletir sobre a importância de alargar horizontes, preocupando-se em conhecer

demonstraram estar muito animados

melhor as outras nações para as poder compreender e, dessa

ao longo de todo o evento

forma, ajudar a construir a paz.

(inclusivamente durante o trajeto,

Esta atividade de multiculturalismo, organizada pela escola EB2,3

onde a música e a diversão estive-

de Mosteiro e Cávado, integra-se num dos momentos altos deste ano letivo. Às professoras Cristina Gonçalves e Maria da

ram sempre presentes). Ana Catarina Ferreira 10ºC, Escola Secundária das Taipas

Luz Sampaio, um especial bem-haja pela forma exemplar como nos receberam. Teresa Lacerda, ESPL

Cristina Gonçalves


Página 14

C C . ENA C lus te r O CC na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso … a Clonagem humana… reflexão alargada….

© Teresa Lacerda

Ver apresentação em >>>>

Ver apresentação em >>>>

Ver apresentação em >>>>

Ver apresentação em >>>>

Ver vídeo em >>>>

Ver vídeo em >>>>

A clonagem de animais e, em especial, do Homem coloca grandes problemas sociais, éticos e morais. A clonagem humana pode ter fins terapêuticos e/ou reprodutivos. Deverá ser proibida em ambas as situações? Que consequências poderão advir de tal prática? Estará a dignidade humana colocada em causa? Para saber a opinião dos jovens do projeto Connecting Classrooms a este propósito, os alunos do 11º A e do 11º C da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso (ESPL) e uma turma da Escola Secundária das Caldas das Taipas (ESCT), no âmbito das disciplinas de Biologia/Geologia e Inglês, desenvolveram pesquisas e promoveram um debate, assumindo, cada grupo de trabalho, uma posição diferente. Assim, foi possível ouvir a opinião de geneticistas, médicos, equipas de bioética, membros de diferentes religiões, elementos a favor da clonagem humana e do público em geral. O resultado de toda a investigação foi debatido no dia 17 de Janeiro de 2012 na ESPL e no dia 23 de Março na ESCT (página 8). Ao longo da sessão na ESPL, os diferentes grupos fizeram apresentações sobre os seus pontos de vista (links para as apresentações nas zonas laterais da Newsletter). As questões sobre clonagem terapêutica e reprodu-

tiva foram analisadas sobre diferentes prismas. O grupo dos médicos referiu que, maioritariamente, não concordam com a clonagem reprodutiva. Defendem, sim, a clonagem terapêutica, especialmente a clonagem de órgãos, concluindo o seu representante que ―A clonagem pode salvar vidas!‖ Os representantes do cristia-

© Teresa Lacerda

© Teresa Lacerda

nismo e islamismo não concordam com qualquer tipo de clonagem, enquanto que o judaísmo aceita a clonagem em casos especiais; para os judeus a clonagem humana pode vir a ser utilizada para curar doenças já que o ser humano é um ―parceiro de Deus no ato contínuo da criação" (Rabino Adrián Gottfried, Comunidade Shalom).

Durante o debate vários elementos do público deram a sua opinião sobre o tema. Na generalidade apenas concordavam com a clonagem terapêutica, referindo que a clonagem de órgãos não apresenta qualquer irregularidade ou agressão à identidade humana. Outros elementos do público, contudo, defenderam que não é ético qualquer

tipo de clonagem! Um dos assuntos, relacionados com a clonagem humana, que foi abordado foi a questão de nem todas as pessoas se poderem clonar, devido aos custos necessários para obtenção de um clone. As pessoas com menos posses monetárias, não poderiam adquirir um clone seu, ao contrário de pessoas de classe média alta, e alta. Em suma, a clonagem reprodutiva é uma opção rejeitada pela maioria dos intervenientes; muitos membros do debate mencionam, inclusive, que os defensores da clonagem reprodutiva estão essencialmente a pensar criar um clone para que este sirva como ―um brinquedo e para fazer aquilo de que não gostamos‖. A clonagem terapêutica é aceite pela maioria das pessoas presentes na plateia e por alguns grupos representados na mesa de debate, contudo foi referida a necessidade de se estabelecerem limites. Em relação aos cidadãos comuns, as opiniões não são unânimes como se pode verificar pelos resultados do inquérito que se apresenta no artigo da página seguinte. Como síntese deste debate fica a seguinte questão: ―Quando começa a vida?‖

Vale a pena parar e pensar … esta resposta condicionará, certamente, a posição de cada um sobre a clonagem humana. José Alberto Silva, Mónica Oliveira, Tânia Oliveira, Tiago Barbosa, 11º A – ESPL


Númer o 2 Ver são por tuguesa

O cidadão comum

Página 15

CC e a clonagem humana Gráfico 1

Resposta certa

Gráfico 2

© Teresa Lacerda

Produzimos um questionário sobre clonagem e, em particular, clonagem humana e procuramos saber a

opinião de cidadãos relacionados com as escolas do ENA Cluster nos quatro países.

Obtivemos 158 respostas, distribuídas por 103 mulheres e 55 homens, com idades a partir dos 15 anos, com diferentes níveis de escolaridade e sendo 80 de Portugal,

37 da República Checa, 20 da Grécia, 17 do Reino Unido, 1 da

Índia, 1 do Afeganistão, 1 do Kosovo e outra de Moçambique (estas respostas explicam -se pelo facto de se ter usado um questionário disponível online). Os resultados integrais podem ser consultados a partir de >>>> mas, em seguida, apresentaremos os mais representativos. A maioria das pessoas sabe que o processo de clonagem corresponde ao ―Processo de produção de indivíduos geneticamente iguais.‖ e que o primeiro animal clonado foi a Gráfico 6

ovelha Dolly (gráfico 1), contudo, há um número elevado, que desconhece que a clonagem pode ocorrer tanto com animais como com plantas (20% - gráfico 2) e que desconhece (67% - gráfico 3) as aplicações da clonagem que podem ser, efetivamente, natural, reprodutiva e terapêutica.

Resposta certa

Gráfico 3

O tratamento de doenças é a maior vantagem apontada para a clonagem humana (60% - gráfico 4) e a maior desvantagem é a “degradação da identidade humana” (gráfico 5). 35% dos

Resposta certa

inquiridos são contra a clonagem humana, 24% a favor; contudo, a maioria não

tem opinião em relação a este assunto

(41% - gráfico 6) o que prova que esta discussão deve ser promovida no seio da sociedade. Ana Rita Silva, Ângela Afonso, Joana Cancela, Patrícia Rodrigues, 11º A - ESPL

Gráfico 4

human identity social adaptation for the clone of the clone

Gráfico 5


Página 16

C C . ENA C lus te r O CC na Park High School, UK... Na Park High School de Londres desenvolveram-se inúmeras atividades no âmbito do Connecting Classrooms. Neste número da Newsletter fica a reportagem fotográfica de algumas dessas atividades.

Website da escola >>>>

Na atividade desenvolvida os alunos conviveram com os restantes participantes, compreenderam o “lado do outro”, divertiram-se e angariam £600 para a “The Disability Foundation” (TDF). Esta associação foi fundada em 1998 e dedica-se a apoiar pessoas portadoras de doenças crónicas.


Númer o 2 Ver são por tuguesa

Página 17

O CC na Park High School, UK... … International evening… get involved – HELP OTHERS!

Cozinha de diferentes países

Teatro, música e dança

Jo Lambert (à esquerda) e convidados


Página 18

C C . ENA C lus te r O CC na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves... … no Dia de Abertura do Connecting... © ESJoaquimGomesFerreiraAlves

No dia de abertura ―Connecting Classrooms‖ alunos de 12º ano

cantaram e tocaram a Sala de Exposições >>>>>

versão de “Imagine” de John Lennon acompanhados de coro de alunos de 8º ano. Houve uma paragem nas atividades letivas durante 25 minutos para que todos os alunos participantes, professores e assistentes operacionais pudessem participar nesta atividade que consistiu no seguinte:

“construção” de

um laço humano nos espaços exteriores da escola constituído pelos GFA Tv >>>>>

alunos

participantes,

assistentes

operacio-

verde, símbolo de paz e de esperança; também se

documentário ―Babies‖. A reportagem dos eventos foi feita pelos

fez o lançamento de balões brancos com mensagens alusivas à

alunos de multimédia e pelo Jornal da Escola dinamizado por

paz, inclusão e diversidade cultu-

alunos de 12º ano de Humanida-

nais, professores e alu-

ral em várias línguas e com ende-

des. Os alunos de turismo fize-

nos da unidade para

reço para uma possível resposta.

alunos autistas, todos

Durante a manhã foram passadas

ram o protocolo do dia. Foi construído um mural com as

vestidos de branco e de

imagens nos LCD alusivas ao tema ―We are the Others‖ do

frases enviadas nos balões e outras para completar. © ESJoaquimGomesFerreiraAlves

GFA Radio >>>>>

Nesse dia, começou o Facebook >>>>>

ciclo de cinema alu-

sivo ao tema Connecting “We are the Others” com o filme ―Babies‖ (outros filmes como ―Gran Torino‖, ―Billy Elliot‖, ―Flor do Deserto‖, ―Água‖, ―Kandahar‖, ―Invictus‖ foram passados ao longo de quatro semanas no âmbito dos Connecting.


Númer o 2 Ver são por tuguesa

Página 19

O CC na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves... No segundo período, organizamos a

no Mosteiro de Tibães durante o

nossa página online exclusiva a traba-

encontro de todas as escolas do Norte

lhos e notícias do projecto. No âmbito

participantes.

das disciplinas de Filosofia e em articu-

A temática

lação com Inglês, foram traduzidos e

tratada na disciplina de Inglês por alu-

debatidos os Direitos Humanos.

nos de 11º ano com apresentação de

Foram realizados

trabalhos em powerpoint e organização

filmes que

do ambiente foi

posteriormente foram tra-

de uma visita de estudo. Os alunos de

duzidos para Inglês sobre

10º e 11º ano dos Cursos Profissionais

dilemas éticos – Problemas no Mundo Contemporâneo e uma WebQuest sobre Diversidade Cultural também esta traduzida para Inglês. Esta WebQuest foi lançada também às escolas estrangeiras do nosso cluster. Foi regulamentado um concurso na Oficina de ideias com debate e elabora-

fizeram pequenas frases alusivas à paz, inclusão e diversidade cultural posteriormente transformadas em postais pelos alunos de multimédia. Estes postais serão enviados a escolas do Norte participantes no projeto Connecting.

Incluímos neste projeto a iniciativa “MakeItPossible”,

ção de vídeos sobre Problemas do mun-

também ela um projeto de

do contemporâneo e Nós e os Outros:

voluntariado de sensibiliza-

Participação e cidadania. Os

ção dos jovens para os pro-

alunos

de Áreas de Expressão de

blemas mundiais e sua posterior

12º ano prepararam a

iniciativa para levar a cabo os oito gran-

encenação de uma peça

des objetivos do milénio.

que representaram no Dia

Com a motivação das duas voluntárias

do Namorados para os

na nossa escola, uma sérvia e outra eslovaca, os alunos debateram e apre-

utentes das Instituições

sentaram trabalhos bastante enriquece-

onde vão estagiar (na sua maio-

dores, que podem ser vistos no nosso

ria, lares de terceira idade) e no dia 16

site.

Poem - We are the others


C C . ENA C lus te r O CC na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves... … no Dia de GFA (dia da Escola)... ções (uma de manhã e outra à tarde) sobre a diversidade cultural, a globalização e o modo de resolver os problemas relacionados; os alunos de 8º ano cantaram a música ―Hold My Hand‖ para os alunos visitantes. Noutra sala, as professoras de filosofia apresentaram os projetos desenvolvidos na oficina de ideias.

© ESJoaquimGomesFerreiraAlves

© ESJoaquimGomesFerreiraAlves

No dia Geração Ferreira Alves, dia 2 de Março, tivemos uma sala dedicada ao projeto Connecting Classrooms. Mantivemos o mural do dia 30 de Janeiro para que os alunos das escolas visitantes também dessem o seu contributo com frases alusivas aos temas. Durante todo o dia tivemos atividades relacionadas com os problemas mundiais – as voluntárias do projeto ―Make It possible‖ deram o seu contributo com apresentações não só sobre os seus países mas também sobre os oito objetivos do milénio para os países subdesenvolvidos. Os alunos do 12º ano organizaram várias atividades para os alunos de 9º ano – palavras cruzadas, sopas de letras, powerpoints e jogos de tabuleiro sobre os direitos humanos e os problemas mundiais; fizeram duas encena-

© ESJoaquimGomesFerreiraAlves

Página 20

… na formação de Jovens Líderes... No dia 22 de Março, 12 alunos da nossa escola foram ao IPJ do Porto para participar num curso de formação para jovens líderes. Nesta formação estiveram também alunos das Taipas que trabalharam connosco no desenvolvimento das diferentes temáticas. O objetivo principal do curso de formação foi o de contactar com jovens líderes de outras escolas portuguesas para facilitar o trabalho colaborativo no âmbito do projeto Connecting Classrooms. Durante a formação fomos divididos em três grupos, que incluíam alunos das Taipas e de Valadares, e desenvolvemos trabalhos que tinham como finalidade ajudarnos a aceitar novas culturas e pontos vista. Assim, durante o dia realizamos diversas atividades com o intuito de nos conhecermos melhor e

de podermos estabelecer relações que nos permitissem maximizar trabalho.

Na minha opinião o curso de formação foi muito gratificante porque aprendi mais sobre outras culturas e tive oportunidade de melhorar estratégias para trabalhar em grupo. Foi uma experiência incrível que não vou esquecer devido às aprendizagens e aos amigos que fiz neste curso de formação. Ana Rita Gonçalves, 10 º B

© Ana Guedes


Númer o 2 Ver são por tuguesa

Página 21

Secundária das Taipas CC Secundária da Póvoa de Lanhoso CC é empenho, dedicação, colaboração, inclusão e, sem dúvida, celebração… foi o que fizeram os alunos das escolas secundárias de Caldas das taipas e da Póvoa de Lanhoso no passado dia 23 de Março nas Taipas. Neste dia, os alunos apresentaram o

resultado de um trabalho de investigação sobre clonagem humana, realizado no âmbito das disciplinas de Biologia/ Geologia e Inglês, promoveram um almoço partilhado com belas iguarias e divertiram-se com o karaoke :)

© ESPL, P16

No dia 23 de março de 2012, as

cios / problemas que a clonagem huma-

mesa, foi bom partilhar e saborear a

escolas secundárias de Caldas das

na acarreta, as dúvidas morais e éticas

comida diferente que cada um trou-

Taipas e da Póvoa de Lanhoso

que coloca e, abordamos ainda, aspetos

xe.

reuniram-se para um interessante debate, seguido por um almoço especial (As ―Mesas de Páscoa‖

relacionados com o nível em que se encontra a investigação científica. Esti-

O momento seguinte foi dedicado ao

vemos organizados em cinco grupos,

karaoke em que cantamos, em con-

cada um representava perspectivas

são uma atividade realizada todos

junto, muitas canções famosas e

diferentes, de acordo com diferentes

os anos na nossa escola).

engraçadas como ―It‘s the Final

áreas como, por exemplo, cidadãos

Countdown‖ ou ―Barbie Girl‖.

O debate foi sobre um assunto que, hoje em dia, levanta uma série de questões, principalmente, de ordem ética: Manipulação Genética / Clonagem. Discutimos pontos de vista diferentes sobre esse tema, conversamos sobre os benefí-

comuns, médicos, geneticistas, a favor da clonagem e diferentes religiões.

A terminar o dia, tiramos uma

Houve também um moderador / jorna-

foto de grupo e despedimo-nos

lista a fazer perguntas aos grupos e ao

dos visitantes na esperança de

público.

os encontrar novamente!

Após a conclusão do debate reunimo-nos para almoçar. Além do entusiasmo com a decoração da

Webinar - Connecting Classrooms

A convite da Direção Geral de Edu-

e algum do trabalho realizado pelas

cação (DGE), o Connecting Class-

escolas, com particular relevo para

rooms foi o tema do Webinar do dia

as do ENA Cluster.

8 de março. Aqui foi apresentado o projeto, o Twinspace (espaço de trabalho colaborativo no eTwinning)

Para assistir ao webinar é so seguir o link >>>>>>>>>>

Ana Ribeiro, Ana Gomes, 11ºE


O Connecting Classrooms na QUALFIC@ 2012 Bentley Wood High School Escola europeia coordenadora do ENA Cluster. Website da escola >>>>

O ENA Cluster do projeto Connecting Classrooms vai estar representado na QUALFIC@ 2012, por intermédio da Escola EB2,3 de Paranhos, com uma apresentação que apela à

importância de se combater o Bullying nas escolas e na sociedade. Esta apresentação envolve alunos surdos e ouvintes e repetirse-á ao longo da manhã do dia 26 de Abril no espaço da

Escola coordenadora das esco-

Direção Geral da Educação (DGE), do Ministério da Educação,

las portuguesas do ENA Clus-

na Exponor onde decorre a QUALFIC@. Serão, ainda, distri-

ter.

buídos marcadores de livros alusivos ao projeto.

Website da escola >>>>

Durante os dias da feira na Exponor – 26 a 29 de Abril – poder -se-ão visualizar vídeos relativos aos trabalhos desenvolvidos

Destaque:

nas diferentes escolas do ENA Cluster: EB 2,3 de Paranhos

Jogo solidário de Futsal, a

(Porto), EB2,3 de Matosinhos, EB2,3 de Mosteiro e Cávado

favor da APPACDM, no dia 8

(Braga), Secundária de Caldas das Taipas, Secundária de Carlos

de Junho, pelas 14h30 no

Amarante (Braga), Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira

Pavilhão da Universidade do

(Valadares) e Secundária da Póvoa de Lanhoso.

Minho em Braga.

O MEC/DGE conta com a sua visita.

NÃO FALTE!

Connecting Classrooms ENA Cluster Edição da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso Rua da Misericórdia 4830-503 Póvoa de Lanhoso espl.connecting@gmail.com Telef: 253 633 338

British Council - Porto Rua do Breiner, 155 4050-126 Porto Telef: 222 073 060 DGE - Ministério da Educação Av. 24 de Julho, 140 1399-025 Lisboa Telef: 21 393 45 00

Sugestão de leitura: O Admirável mundo novo de Aldous Huxley, 1932 por Teresa Lacerda, Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso ―Um ovo, um embrião, um adulto: o processo normal. Mas um ovo bokanovskizado tem a propriedade de germinar, de proliferar, de se dividir: de oito a noventa e seis rebentos, e cada rebento tornar-se-á um embrião perfeitamente formado, e cada embrião num adulto normal. Desenvolvem-se assim noventa e seis seres humanos onde antes apenas se desenvolvia um só. O progresso.‖ Não, não é uma citação atual…

já tem oitenta anos e integra o livro que Huxley escreveu imaginando o mundo em 2500. Contudo, aquilo que na época podia parecer um delírio é na atualidade, tecnicamente, possível mas será desejável? Um livro fascinante cuja leitura se impõe e que nos ajudará a refletir sobre o interesse de investir na clonagem humana

com fins reprodutivos.

Colaboraram nesta edição todas as escolas do ENA Cluster.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.