São Paulo Moderna

Page 1

S達o Paulo Moderna



UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

EDUARDO TOZIN MAURICIO GODOY PAULO CÂNDIDO

PAISAGENS URBANAS ARQUITETURA

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Projeto de Criação em Fotografia, do curso Tecnologia em Fotografia da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Profa. Lucy Figueiredo.

São Paulo, 2011



Resumo Baseado no tema Paisagens Urbanas, com subtema Arquitetura, nosso grupo tem o intuito de pesquisar e desenvolver um projeto sobre a arquitetura moderna. Sob o titulo “São Paulo Moderna”, o projeto mostrará a arquitetura moderna na cidade de São Paulo. O resultado será a produção de um trabalho audiovisual com transições das imagens que realizaremos, com uma música que expressa essa ideia de modernismo.



Introdução Apesar da grande quantidade de prédios, poucos são aqueles que têm esse valor Moderno. Neste trabalho tentaremos mostrar por meio da fotografia esses prédios modernistas, que podemos encontrar na cidade de São Paulo, com o intuito de mostrar e ressaltar os mesmos para aqueles que não têm o conhecimento desse tipo arquitetura. Nossa linguagem documental tentará mostrar esses desenhos e formas, que essas construções mostram, e o que tem de mais rico. O intuito deste trabalho, como já dito, é o destaque deste assunto, que é a arquitetura moderna, que surgiu aqui no Brasil, por volta do ano de 1920. Para mostrar tais formas,

tentaremos trazer ao leitor os detalhes que chamam a atenção e que também são deixados de lado como; recortes, cantos, linhas e desenhos. Desta forma, nosso objetivo é fotografar a arquitetura de alguns edifícios modernista que podemos encontrar na cidade de São Paulo. Começaremos nosso trabalho pela pesquisa do assunto, que é Arquitetura Moderna no Brasil, assim podendo passar ao leitor, o que é arquitetura moderna, e quais edifícios podemos encontrar na cidade de São Paulo. Nossa referência iconografia ficou focada em dois fotógrafos Brasileiros que possuem fotos desse assunto. Cristiano Mascaro e Nelson Kon.



MASP O MASP (Museu de Artes de São Paulo) foi construído a partir do Concreto protendido. Sua arquitetura modernista foi projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi, que começou a seu construído em 1947. O projeto do MASP ficou conhecido por ter o maior vão-livre para a época, de 74 metros entre colunas.





Edifício Copan Com 120000m² de área construída, o Edifício Copan é o maior edifício residencial do Brasil. Projetado em 1951 e só inaugurado em 1962 na cidade de São Paulo. Sua estrutura de concreto armado é a maior do Brasil. Possui 1160 apartamentos e há cerca de 70 lojas no térreo.





Oca A Oca foi projetada por Oscar Niemeyer no ano de 1954. A Oca é conhecida por expor eventos e exposições de curto prazo. O espaço já deu abrigo ao Museu da Aeronáutica e também o Museu do Folclore. Foi reformado no ano 2000, pelo projeto de Paulo da Roocha. E desde 2005 é administrado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.





Edifício Itália O Edificio Itália, foi inaugurado na cidade de São Paulo no ano de 1965. Com 165 metros de altura, é um importante ponto turístico. O prédio ficou famoso, pelo seu requintado restaurante na cobertura do edifício, conhecido por Terraço Itália. Do restaurante é possível ter uma vista 360 graus da cidade.





MAM MAM (Museu de Arte Moderna de SĂŁo Paulo) foi criado por Francisco Matarazzo Sobrinho junto a sua esposa Yolanda Penteado, no ano de 1948. O Museu fica localizado no Parque do Ibirapuera, e ĂŠ um importante museu das artes modernas do Brasil. Mas primeiramente sua sede era na Rua Sete de Abril, indo para o Parque do Ibirapuera somente em 1958.





Auditório Ibirapuera O Auditório Ibirapuera foi um projeto de Oscar Niemeyer do ano de 1952, mas só concluído em 2005. Localizado no Parque do Ibirapuera. É um simples bloco branco, que tem a forma de um triângulo, e se visto da planta tem a forma de um trapézio. Construído para as apresentações de espetáculos de música.





Memorial da América Latina O Memorial da América Latina é um centro politico, cultural e de lazer. Foi inaugurado em Março de 89, na cidade de São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer. Situa-se na Barra Funda, em um terreno de mais de 84000m².





Casa Modernista A Casa Modernista foi construída por Gregori Warchavchik, no ano de 1927 à 1928. Na Rua Santa Cruz, Vila Mariana. O terreno possui 13000m². Algumas reformas foram feitas, no ano de 1934, tirando totalmente sua originalidade. Janelas foram substituídas, paredes foram criadas, e mais. Foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico em 1986





Edifício Banespa Banco Banespa foi construído na Praça Ramos de Azevedo. Plínio Botelho do Amaral, foi quem projetou esse edifício. Sua construção durou oito anos, e só foi inaugurado em Julho de 1947. Todo construido em concreto armado, possui 161 metros de altura, e em 1948 foi considerado o maior edifício de concreto armado do mundo, pela revista francesa “Science et Vie”.





Edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho A FIESP fica no Edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, que foi construido pelo escritório de arquitetura de Rino Levi em 1979. O edifício tem 99 metros de altura, e tem forma de pirâmide. Fica localizado na Avenida Paulista. Sofreu uma reforma em 1990, feita pela alteração da calçada da Avenida Paulista. Essa reforma ficou por conta do arquiteto Paulo da Rocha.





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.