Novo Tempo Especial - Retrospectiva 2012

Page 1

Brasília 28 de dezembro de 2012 • ano 2 • Nº 024 • Especial Retrospectiva


2

28 de dezembro de 2012 • ano 2 • Nº 024 • Especial Retrospectiva

D

e 1° de janeiro até 31 de dezembro de 2012 muita coisa aconteceu na Eletrobras Eletronorte. Muita coisa aconteceu na sua vida. Muita coisa mudou no Setor Elétrico Brasileiro. Um novo ano chega com novas e desafiadoras expectativas. É um tempo de muito trabalho, união e criatividade, que exigirá um esforço coletivo para fazer a diferença. A palavra é superação. Como na nossa vida, um novo ano aqui também representa um recomeço. E desejamos que esse novo olhar, que esse 2013 que chega renovado, seja pleno de boas notícias. Reunimos nesta edição algumas delas - sejam boas notícias ou sinais de desafios - para que renovemos o orgulho de fazer parte da história do Setor Elétrico Brasileiro. Trazemos aqui apenas parte delas, Usina Térmica Santana II acrescenta mais mas que representam o trabalho de toda a Eletrobras 47 MW ao Sistema Amapá Eletronorte para o desenvolvimento e crescimento do Brasil e de sua gente. Inaugurada oficialmente na manhã do dia 26 de jajaneiro, a Usina Térmica Santana II está instalada Estas 8 páginas não nos permitem reproduzir tudo.Por ao lado da antiga Usina Térmica Santana, na rodovia isso, tem mais na web. Confira o que foi notícia em Duca Serra, que liga Macapá ao segundo maior municí2012. pio do estado. A solenidade de inauguração aconteceu no estacionamento do Centro de Operação Regional da E você? Quer mandar a sua memória de 2012? Ela Eletrobras Eletronorte. A UTE Santana II começou a pode ser pauta da próxima edição do Jornal Novo Tem- operar às vésperas do Natal 2011, com a geração de po, da Revista Corrente Contínua ou da TV Eletrobras 24 MW e, a partir da inauguração, mais 23 MW foram Eletronorte. Envie sua sugestão para pcri@eletronorte. disponibilizados para atender à população amapaense. gov.br A contratação dos 47 MW foi realizada pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), autorizada pelo Um 2013 cheio de muita energia. Ministério de Minas e Energia (MME), com base na Lei E, é claro, de excelentes notícias! 12.111 de 09 de dezembro de 2009, que dispõe sobre os serviços de energia elétrica nos sistemas isolados.

Samuel e Curuá-Una conquistam premiações TPM Depois de conquistar o Prêmio de Excelência em Comprometimento Consistente em TPM (Total Productive Maintenance) com a Usina Hidrelétrica Tucuruí, é a vez da Eletrobras Eletronorte conquistar mais dois reconhecimentos pelo Japanese Institute for Plant Maintenance – JIPM: Curuá-Una e Samuel receberam nesta segundafeira, 6, o resultado das auditorias que as certificam com o “TPM Excellence Award, A Category” e “TPM Special Award”, respectivamente. “Ao expandir e integrar as Usinas Curuá-Una e Samuel ao já bem sucedido modelo de gestão aplicado à Usina Hidrelétrica Tucuruí, a Superintendência de Geração Hidráulica não apenas eficientizou processos, promoveu ações socioambientais e reduziu custos operacionais, como também inovou na gestão e construiu, de fato, uma relação de integração total entre equipes. Um único time foi formado. Uma equipe integrada, motivada, focada em resultados, um time vencedor”, disse o superintendente de Geração Hidráulica, Antônio Augusto Bechara Pardauil.


28 de dezembro de 2012 • ano 2 • Nº 024 • Especial Retrospectiva

Parceria com Programa Mulheres Mil no Maranhão e Amapá Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, o estado do Amapá recebeu uma série de agendas do Programa Eletrobras Eletronorte pela Superação da Pobreza. Com foco em ações para combater a miséria feminina, o Programa vai evar aos estados do Maranhão, Amapá, Tocantins, Pará e Mato Grosso a construção e formalização de pactos com o Programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação. O Programa Eletrobras Eletronorte pela Superação da Pobreza das Mulheres tem o objetivo de contribuir com a promoção da igualdade e equidade de gênero e raça, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política, para a superação da pobreza das mulheres nas comunidades de convivência da Eletrobras Eletronorte. Na parceria com o Mulheres Mil, a Eletrobras Eletronorte apoia o Programa por meio de um pacto de ações com os Institutos Federais nos municípios em que Empresa tem empreendimentos.

3

A edição de 5 de março de 2012 trouxe pela primeira vez uma matéria produzida pela TV Eletrobras Eletronorte. Nela você poderá acompanhar matérias, entrevistas, reportagens, documentários e clipes especiais. Instalada na estrutura da Intranet, a TV Eletrobras Eletronorte permite que você acesse os vídeos diretamente no seu computador. Já são centenas de acessos e começa agora a etapa de divulgação externa de algumas produções. Participe mandando sua sugestão de pauta para o email pcri@eletronorte.gov.br.

Energização do AT03 em Barra do Peixe é concluída antes do prazo da Aneel Com exatamente 28 dias de antecedência ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, a Eletrobras Eletronorte concluiu a energização do Auto Transformador 03 na Subestação de Barra do Peixe, no Mato Grosso. A ação, que estava prevista para novembro, foi finalizada no dia 21 de outubro.

No Maranhão, os 30 anos do GIT Sexta-feira, 2 de março de 2012. Em São Luís, no Maranhão, a emoção e o orgulho tomaram conta da cerimônia de comemoração dos 30 anos do GIT Maranhão. O Grupo Intercâmbio Técnico foi criado pela Eletrobras ainda nos anos 70, para buscar soluções às necessidades específicas comuns às empresas públicas. As dificuldades apresentadas por uma ou mais empresas, de natureza técnica ou administrativa, eram tratadas por grupo de especialistas de empresas do setor, sob a coordenação da holding. O diretor–presidente, Josias Matos de Araujo, e o diretor de Operação, Wady Charone Junior, prestigiaram a cerimônia realizada no Litorânea Hotel, em São Luís. Ainda em 1978, quando identificada a necessidade da captação e formação de corpo técnico para operar e manter os sistemas de transmissão associados a Tucuruí e Couto Magalhães, então em construção, a Eletrobras Eletronorte, que também estava começando a sua história, buscou o apoio da Eletrobras para a estruturação e o planejamento do projeto GIT.


4

28 de dezembro de 2012 • ano 2 • Nº 024 • Especial Retrospectiva

Programa Líder integra mais de 2.500 gestores das Empresas Eletrobras

No Maranhão, comunidades assinam termo de compromisso do Mandalla

A Eletrobras Eletronorte recebeu esta semana o lançamento do Programa Líder, programa de desenvolvimento destinado aos gestores das empresas Eletrobras em todos os níveis, coordenado pela Universidade do Sistema Eletrobras – Unise. Essa é a primeira ação que integra mais de 2.500 gestores das Empresas Eletrobras e um marco nos 50 anos da Holding. Certificada por uma das melhores escolas de negócios do mundo – Harvard – o Programa Líder será coordenado pela Unise, em parceria com a MindQuest, empresa de educação corporativa. Durante os 12 meses de duração do programa, o participante terá acesso a conteúdos semelhantes aos das Escolas de Negócios de Harvard, Chicago e Stanford, associados à realidade das empresas, tais como, Execução da Estratégia, Gestão de Desempenho do Negócio, Avaliação Eficaz do Desempenho, Gestão da Mudança, Liderança Eficaz, Comunicação Eficaz e Gestão de Pessoas para Resultados Superiores.

A Coordenação Regional de Representação no Estado do Maranhão realizou neste mês de março cerimônias de assinatura dos termos de compromisso do Projeto Mandalla nos municípios de Matões do Norte, Peritoró e Miranda do Norte. As mandalas são estruturas circulares de produção de alimentos formadas por círculos concêntricos que têm no centro um pequeno espelho de água, de onde parte o sistema de irrigação. Galinhas, patos, peixes dentre outras espécies de pequenos animais, e uma diversidade de plantas dispostas estrategicamente convivem em uma área comum, formando, assim, um sistema interativo onde as necessidades de um são supridas pela produção do outro. O objetivo é atender às necessidades locais desenvolvendo um modelo de agricultura familiar baseado no empreendedorismo e na cultura da cooperação.

Empresa marca presença na Corrida das Estações

Seminário discute a transversalidade de gênero e raça nas aquisições e contratações Gerentes de processo de aquisição, elaboradores do projeto básico, termo de referência e requisição de compra dos processos que envolvam contratações de serviços, gestores de contratos e serviços e assessores jurídicos participaram da ação educacional Transversalidade de Gênero e Raça nas Aquisições e Contratações. A atividade faz parte da programação especial da Semana da Mulher, que acontece durante o mês de março, e tem foco na promoção da equidade na cadeia de relacionamentos da Eletrobras Eletronorte. Para a representante e diretora Regional Brasil e Cone Sul da ONU Mulheres, Rebecca Tavares, cada vez mais líderes mundiais e especialistas renomados identificam a igualdade de gênero como um caminho para mudar o cenário atual da economia. “Primeiro quero parabenizar a Empresa por discutir a cadeia de valores. Favorecer o acesso das mulheres a recursos e serviços é uma garantia de direito e condição primordial para o desenvolvimento da sociedade mais justa e igualitária para todos e todas.”

A Eletrobras Eletronorte fez bonito no Circuito das Estações Adidas – Etapa Outono, realizado em Brasília. Patrocinado pela Eletrobras, o evento integra as comemorações dos 50 anos da holding e teve a participação de representantes da Eletrobras Furnas e Eletrobras Eletronorte. Foram premiados os primeiros lugares (feminino e masculino) das empresas Eletrobras, no percurso de 5 e 10 quilômetros. A Eletrobras Eletronorte teve 35 participantes da sede e regionais, entre eles o vencedor da prova dos 10 quilômetros masculino, o operador de Telecomunicações Luiz Francisco Patelli. Segundo ele, o patrocínio das Empresas Eletrobras a eventos desse porte incentiva a prática da corrida e a busca pela qualidade de vida. “A corrida foi boa, bem organizada. O clima de confraternização entre empregados foi legal”. Para quem quer vencer provas desse tipo, Patelli dá a dica: “Treinar bastante e se divertir”.


28 de dezembro de 2012 • ano 2 • Nº 024 • Especial Retrospectiva

5

Energização do compensador estático da Subestação Vilhena é executada com sucesso

“O empreendimento é uma das principais razões da entrada das unidades geradoras da UHE Santo Antônio. Parabenizo o empenho de todos os integrantes da equipe envolvida neste trabalho, em especial Solange Alencar Arraes, que é uma das poucas engenheiras da Regional, e que nesse projeto assumiu a coordenação do comissionamento com muito profissionalismo e competência”, disse o gerente regional, Edgard Temporim Filho, ao falar sobre a conclusão do empreendimento referente ao compensador estático da Subestação Vilhena. A aplicação na subestação 230/69/22 kV de Vilhena vai beneficiar o tronco do Sistema Pré-Madeira, junto com Jauru, Ji-Paraná, Samuel e Porto Velho, e é resultado dos esforços da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, Operador Nacional do Sistema – ONS e Eletrobras Eletronorte nos estudos, especificações, montagem, trabalhos de comissionamento e colocação em operação. “Esta obra é um marco na transmissão do sistema Rondônia e Acre”, disse o gerente da Divisão, João Batista. O investimento foi de aproximadamente R$ 27,7 milhões.

Eletrobras Eletronorte leva lote C do leilão de Transmissão A Eletrobras Eletronorte arrematou o Lote C do Leilão 02/2012 realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, no dia 9 de março, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. O lote composto pela LT Lechuga - Jorge Teixeira, 230 kV, C3; e a SE Lechuga, 230/138 kV 3x150 MVA, localizadas em Manaus, Amazonas. O lance foi de R$ 7,080 milhões, o que significa deságio de 8,98% sobre a Receita Anual Permitida - RAP de R$ 7.779.310,00. O empreendimento deverá ser concluído em 20 meses após a assinatura do contrato e deve gerar 390 empregos diretos. Um dos principais benefícios é o atendimento ao crescimento da demanda prevista na região, solucionando problemas no sistema elétrico de Manaus. Com um deságio médio foi de 38,8%, o Leilão 02/2012 foi um dos mais competitivos. A RAP média a ser obtida após o início da exploração dos empreendimentos ficará em R$ R$ 224,2 milhões, contra R$ 363,9 milhões estabelecidos inicialmente.

Empreendimentos eólicos no Rio Grande do Norte Na TV Eletrobras Eletronorte você acompanhou a reportagem de César Fechine, que visitou as obras dos parques eólicos em que a Eletrobras Eletronorte é parceira, no Rio Grande do Norte. Na edição 242 da Revista Corrente Contínua você vai conferir também a reportagem impressa e saber mais sobre o andamento do projeto Miassaba 3, que terá 41 aerogeradores e potência de 68,47 MW. Os contratos de Miassaba 3 já estão todos assinados, informa Edson Bessa, coordenador de Contratos da Brasventos Miassaba 3 Geradora de Energia S/A, responsável pelo empreendimento. As obras de fundação estão adiantadas e são necessários vários cuidados para garantir a qualidade do empreendimento. Em Galinhos, as obras de construção dos parques Rei dos Ventos 1 e Rei dos Ventos 3 também já foram iniciadas. Esses empreendimentos terão 71 aerogeradores e potência total de 118,57 MW.

Capacitação para agentes em gestão energética reúne nos estados do Maranhão e Mato Grosso Eficiência energética é o foco do projeto Comunidade de Aprendizado em Gestão Energética Municipal – GEM, promovido pela Eletrobras Eletronorte nos meses de abril e maio nos estados do Maranhão e Mato Grosso. A ação é fruto de uma parceria com a Eletrobras Eletronorte, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel GEM e terá participação de prefeituras convidadas. Desde sua criação, o Procel GEM já economizou 63.853,10 MWh, energia suficiente para abastecer uma cidade de 148 mil habitantes durante um ano. O Procel desenvolveu uma metodologia específica nas chamadas Comunidades de Aprendizagem, que vai contemplar os municípios de até 50 mil habitantes. Trta-se de um instrumento de apoio à administração pública que consiste em capacitar os Agentes Municipais de Eficiência Energética - AMEEs, disponibilizando informações e promovendo acompanhamento para possibilitar a gestão com o planejamento e controle do uso de energia elétrica nas unidades consumidoras de responsabilidade da Prefeitura Municipal.


6

28 de dezembro de 2012 • ano 2 • Nº 024 • Especial Retrospectiva

Inserção Regional: Eletrobras Eletronorte entrega escolas à comunidade Um convênio entre a Eletrobras Eletronorte e a prefeitura de Baião, no Pará, vai permitir que mais de 1500 alunos da área rural tenham acesso a novas salas de aula a partir de março. As escolas vão atender aos estudantes das vilas de Calados, Angelinopólis e Umarizal. O município, que possui cerca de 36 mil habitantes, está entre as cidades onde atua o Plano de Inserção Regional dos Municípios da Jusante da UHE de Tucuruí - Pirjus. A construção das escolas é uma das ações de compensação de impactos ambientais da região da Usina de Tucuruí. O custo de cada uma das três escolas em Baião, que teve a duração de dois anos, girou em torno de R$ 2,6 milhões, com contrapartida de R$ 30 mil da Prefeitura.

E-Vida agora tem novo espaço de atendimento No dia 28 de novembro foi inaugurado o novo espaço de atendimento da Caixa de Assistência do Setor Elétrico E-Vida. A nova sede está localizada na entrada principal do prédio Sede, no segundo subsolo. No mês de dezembro foi publicada a Resolução de Diretoria 0678/2012, que aprova a instituição pela E-Vida de plano contributivo de saúde suplementar aos empregados e documentos normativos empresariais. Até o final do mês de janeiro de 2013, ocorrerão visitas às unidades empresariais para esclarecimento de dúvidas sobre a implantação dos planos de saúde a serem ofertados aos ex-empregados, inclusive aposentados, e aos agregados de empregados ativos e ex-empregados.

Brasília sedia o XII EDAO

A Eletrobras Eletronorte foi a anfitriã do XII Encontro para Debates de Assuntos de Operação – EDAO, que aconteceu no mês de outubro, em Brasília. No painel de abertura, o diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Josias Matos de Araujo, citou as atuais mudanças do Setor Elétrico. “Os ventos para o Setor sopram em uma direção que obrigará a todos a repensar estratégias e buscar alto refinamento técnico, principalmente no que concerne à operação”, disse. Foram mais de 300 participantes, entre entre gestores, engenheiros, técnicos de operação de sistemas elétricos e de instalações, e professores, alunos e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa.

Empresa conquista mais um Prêmio Melhores Práticas Ambientais A3P

O 4° Prêmio de Melhores Práticas da A3P, que aconteceu no dia 21 de novmebro, trouxe mais um reconhecimento para a Empresa. O evento foi realizado pelo Ministério de Meio Ambiente e premiou em segundo lugar a Eletrobras Eletronorte na categoria de ‘Uso Sustentáveis dos Recursos Naturais’ com a realização do Processo Educacional como Ferramenta de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, beneficiando 35 escolas do município de Timon, no Maranhão. A gerente da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Eficiência Energética, Neusa Rodrigues, que recebeu o prêmio juntamente do funcionário Davidson Campos, da gerência dos Programas e Projetos de Eficiência Energética. É o segundo ano que a Empresa fica entre os vencedores do Prêmio de Melhores Práticas da A3P na categoria ‘Uso Sustentáveis dos Recursos Naturais’.


28 de dezembro de 2012 • ano 2 • Nº 024 • Especial Retrospectiva

IV Seci: a emoção de quem faz o impossível

A IV Semana Eletrobras Eletronorte de Conhecimento e Inovação – Seci aconteceu entre os dias 19 e 21 de setembro, na Universidade Federal do Tocantins, na capital Palmas. A Seci reúne o XVI Painel Integrado da Qualidade – PIQ, o VI Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica, a VI Feira de Inovação Tecnológica e o I Seminário Integrado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Os 32 colegas premiados nas faixas Prata e Bronze do Prêmio Muiraquitã e finalistas de

trabalhos consolidados e inéditos do XVI PIQ receberam um total de R$ 135 mil em prêmios. Segundo Francisco Fernandes Neto, a composição dos eventos da IV Seci é a prova viva da maior integração de processos na Eletrobras Eletronorte. “Em Palmas, tivemos o privilégio de testemunhar grandes depoimentos e ricas experiências de nossos colegas da Sede e das unidades regionais. Foi mais uma demonstração de união e soma de esforços em busca de um objetivo único, a melhoria de nossa Empresa”.

Em 2013... Você vai ouvir boas notícias. Aguarde.

7

Ministro Edison Lobão vista a Subestação Imperatriz No dia 26 de setem- Zimmermann, o secrebro, o ministro de Minas tário de Energia Elétrica, e Energia, Edison Lobão, Ildo Grüdtner, o presirealizou uma visita téc- dente da Eletrobras, José nica à Subestação Impe- da Costa Neto, o diretorratriz, no Maranhão, para presidente da Eletrobras verificar as condições do Eletronorte, Josias Matos equipamento que causou de Araujo, o diretor de a perturbação que en- Operação da Empresa, volveu os sistemas elé- Wady Charone Júnior, o tricos das regiões Norte diretor de Transmissão da e Nordeste no dia 22 de Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, o diretorsetembro. Acompanharam o Mi- geral do ONS, Hermes nistro, o secretário-exe- Chipp e o diretor-geral do cutivo do MME, Márcio Cepel, Albert Cordeiro.

ABNT aprova Norma para transformadores Na TV Eletrobras Eletonorte você confere a reportagem sobre o trabalho que resultou Norma 16126, reconhecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Ela é a primeira no mundo que trata da padronização de projetos mecânicos de construção de transformadores e reatores. A Eletrobras Eletronorte esteve a frente do projeto desde 2003. Com a Norma 16126, os custos com a manutenção de transformadores e reatores serão reduzidos, uma vez que aumenta a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos.

XXXIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e IV Seminário de Qualidade de Vida Em setembro a Eletrobras Eletronorte realizou a XXXIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e IV Seminário de Qualidade de Vida. O objetivo do evento foi de oferecer atividades de conscientização e orientação, evidenciando a importância de se eliminar os acidentes. Segundo José Aldo, Presidente da CIPA, “essa semana não deve ser vista como uma simples semana de palestras e eventos, e sim como uma porta de entrada de informações e orientações para garantir o principal maior patrimônio de todos a SAÚDE”. Também foram montado stands de empresas parceiras e da Eletrobras Eletronorte, promovendo a saúde integral do trabalhador.


8

28 de dezembro de 2012 • ano 2 • Nº 024 • Especial Retrospectiva

Energização em Araraquara

No dia 24 de novembro foram energizados os primeiros transformadores conversores da Subestação Araraquara 2 para testes do sistema A e B. A equipe de comunicação esteve na cidade paulista e registrou tudo para que você saiba mais sobre os nossos empreendimentos. No mês de janeiro você vai acompanhar a reportagem da TV Eletrobras Eletronorte e conhecer um pouco mais sobre a subestação que tem um dos maiores transformadores da América Latina.

A MP 579

Desde o dia 11 de setembro deste ano, a Diretoria da Eletrobras Eletronorte maneve uma rotina de disseminação de informações em todas as etapas do processo de renovação das concessões a partir da publicação da MP 579. Dias depois do anúncio, um encontro da Diretoria com os empregados e empregadas promoveu o nivelamento sobre os efeitos da Medida Provisória nos resultados da Empresa. O evento aconteceu no auditório da Sede, em Brasília, com transmissão por videoconferência para todas as regionais. Desde a cerimônia de anúncio das medidas pelo Governo Federal até a assinatura dos contratos de renovação (fotos ao lado), a Diretoria fez questão de manter atualizadas as ações da Empresa a cada nova etapa, além de criar um canal para sugestões, o eletronortemaisforte@ eletronorte.go.br. Ao todos foram enviadas 1657 sugestões, que estão divulgadas na intranet.

Empresa avança na solução das questões estruturais 2012 foi o ano em que a Eletrobras Eletronorte caminhou rumo à solução das chamadas questões estruturais, que durante anos impactam, de forma negativa, os resultados da Empresa. Diante do novo cenário do Setor Elétrico, esse compromisso foi ainda mais fortalecido. No mês de dezembro a Diretoria apresentou os primeiros resultados, fruto do esforço das equipes envolvidas nos processos, incluindo aqui o Governo Federal e a Eletrobras. “Hoje temos o orgulho de dividir com a força de trabalho da Eletrobras Eletronorte conquistas históricas”, afirma o diretor-presidente, Josias Matos de Araujo. Você pode acessar a matéria completa na intranet. Temonorte, Boa Vista, CEA, Almoxarifado e Passivos, UTE Balbina e E-Vida foram algumas das questões que tiveram os primeiros resultados apresentados pela Diretoria.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.