Corrente Contínua 240

Page 20

pacitação, atendimento médico e dentário, além de fornecimento de documentos básicos de cidadania (certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, título de eleitor). Em pouco menos de 90 dias foram realizados 12 mutirões itinerantes quando se deu andamento a ações ligadas à regularização de terra, emissão de carteiras de pescador, regularização perante a previdência social e ações de empreendedorismo. Terra Legal - A Operação foi iniciada na cidade de Altamira, maior município da região, onde os resultados foram surpreendentes. O mutirão programado para durar dois dias foi estendido por mais dois a fim de acolher todos os interessados. Um dos programas mais procurados pelos altamirenses e nos demais municípios foi o Terra Legal Amazônia, que cadastrou 1.513 ocupantes de terras federais na região. No total, as equipes de campo do Terra Legal já cadastraram 7,8 mil famílias que vivem em áreas da União. O georreferenciamento desses imóveis começou em 2010 e está programado para terminar em março de 2012. Em seguida, começa o processo de titulação e adequação da produção a processos de desenvolvimento sustentável. O Terra Legal também está digitalizando todo o acervo fundiário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra na região, o que vai permitir maior conhecimento sobre o território e o planejamento de diferentes políticas públicas de ordenamento territorial, cidadania e infraestrutura. A regularização fundiária de imóveis de até 15 módulos fiscais, ocupados por agricultores familiares, será acompanhada de assistência técnica e de uma linha de crédito especial do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Unidade de Produção Familiar - o Pronaf Sistêmico.

Eletrobras

Eletronorte

Foto: Evair Almeida

Carreta itinerante da Operação Cidadania Xingu

20 correntecontínua

Durante a Operação Cidadania Xingu foram oferecidos cursos e capacitações sobre sistemas de cooperativismo e produção sustentável (Ministério da Agricultura); sistemas agroflorestais (Ministério do Desenvolvimento Agrário); e de aquicultura e pesca (Ministério da Pesca e Aquicultura). Técnicos da Embrapa estiveram à disposição para esclarecer dúvidas sobre tecnologias adequadas à região. A mobilização do Governo Federal envolveu ainda outros órgãos, como o Incra, a Fundação Nacional do Índio - Funai, a Fundação Nacional de Saúde - Funasa, o Banco do Brasil e a Secretaria de Direitos Humanos. Estradas - Dez dos 11 municípios atendidos pela Operação Cidadania Xingu - com exceção de Altamira, por ter mais de 50 mil moradores -, serão os primeiros da Região Norte a receber retroescavadeiras pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. As máquinas serão destinadas às prefeituras para melhorar a infraestrutura e a recuperar estradas vicinais para o escoamento da produção e a circulação da produção rural. Além disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama emitiu licença de instalação para que o Departamento Nacional de InfraFoto: Vagney Santos

População aguarda início do atendimento em Altamira


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.