Issuu on Google+

Gastroenterologia e nutrição em Pediatria

gastroenterologia e nutrição em Pediatria

Elisa de Carvalho Luciana Rodrigues Silva Cristina Targa Ferreira

Copyright © 2012 Editora Manole Ltda., por meio de contrato com as organizadoras. Projeto gráfico: Departamento Editorial da Editora Manole. Editoração eletrônica: Luargraf Serviços Gráficos Ltda. – ME

Capa: Thereza de Almeida Fotografias: gentilmente cedidas pelos autores e colaboradores, com a autorização dos pacientes Ilustrações: Francisco Lobo Traduções: Charles Marques Lourenço Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Gastroenterologia e nutrição em pediatria / editoras Elisa de Carvalho, Luciana Rodrigues Silva, Cristina Targa Ferreira. -- Barueri, SP : Manole, 2012. Vários colaboradores. Bibliografia. ISBN 978-85-204-3096-5 1. Crianças – Nutrição 2. Gastroenterologia pediátrica 3. Pediatria I. Carvalho, Elisa de. II. Silva, Luciana Rodrigues . III. Ferreira, Cristina Targa. CDD-618.92 NLM-WS 100

11-09839 Índices para catálogo sistemático: 1. Pediatria : Medicina 618.92 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, por qualquer processo, sem a permissão expressa dos editores. É proibida a reprodução por xerox. A Editora Manole é filiada à ABDR – Associação Brasileira de Direitos Reprográficos. 1a edição – 2012 Direitos adqui­ri­dos pela: Editora Manole Ltda. Avenida Ceci, 672 – Tamboré 06460-120 – Barueri – SP – Brasil Tel.: (11) 4196-6000 – Fax: (11) 4196-6021 www.manole.com.br info@manole.com.br Impresso no Brasil Printed in Brazil

Este livro contempla as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 2009. São de responsabilidade dos autores e das organizadoras as informações contidas nesta obra.

Para os nossos pacientes, colegas e alunos, com os quais temos aprendido sempre.

Editoras da série

Elisa de Carvalho Especialista em Pediatria e em Gastroenterologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Mestre e Doutora em Ciências da Saúde com Área de Concentração em Pediatria pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Programa de Residência Médica em Gastroenterologia Pediátrica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Chefe da Unidade de Pediatria do HBDF. Coordenadora Clínica do Hospital da Criança de Brasília. Membro do Departamento de Gastroenterologia Pediátrica da SBP. Presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF).

Luciana Rodrigues Silva Professora Titular de Pediatria e Chefe do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e pela AMB. Especialista em Hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e pela AMB. Mestre, Doutora e Atual Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da UFBA.

Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos de Orgãos e Sistemas da UFBA. Pós-doutora pela Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Professora Visitante do Serviço de Hepatologia Pediátrica da Université de Paris V, França. Membro da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Membro da Diretoria e do Departamento de Gastroenterologia da SBP. Coordenadora Científica do Serviço de Pediatria do Hospital Aliança, Salvador, Bahia. Consultora e Pesquisadora do CNPq.

Cristina Targa Ferreira Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP e pela AMB, em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e em Hepatologia pela SBH. Mestre em Hepatologia pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Doutora em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fellow da Université de Montréal, Canadá. Professora Convidada da McGill University, Montreal, Canadá. Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Instituto do Aparelho Digestivo (iaD), Porto Alegre.

VII

Autores

Adriana Domingues Graziano Especialista em Pediatria e em Gastroenterologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Gastroenterologista Pediátrica da Unidade de Pediatria do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Alexandre Ferreira Schmidt Pós-graduando do Curso de Assistência Farmacêutica na Farmácia Comunitária pelo Conselho­ Federal de Farmácia (CFF) e Centro Brasi­leiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim). Farmacêutico Bioquímico Membro da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ana Aurélia Rocha da Silva Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP. Mestre em Ciências da Saúde com Área de Concentração em Pediatria pela Universidade de Brasília (UnB). Médica do Setor de Gastroenterologia Pediátrica da Unida-

VIII

de de Pediatria do HBDF. Preceptora da Residência Médica de Gastroenterologia Pediátrica do HBDF.

Ana Cristina de Araújo Bezerra Especialista em Pediatria com Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica pela SBP e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Mestre em Medicina com Área de Concentração em Pediatria pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Professora-assistente da Disciplina Pediatria da UnB. Endocrinologista Pediátrica do HBDF. Ana Paula Lobo Machado Especialista em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas da UFBA. Médica do Serviço de Emergência Pediátrica do Hospital Aliança, Salvador, Bahia. Membro do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas da UFBA.

Autores 

Ana Paula Tavares Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pelo Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP. Médica do IPPMG. Ana Raquel Macedo Franco Mestre em Ciências da Saúde pela UnB. Docente de Medicina com Área de Concentração em Pediatria pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Ângela Peixoto de Mattos Doutora em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da UFBA. Chefe do Serviço de Nutrologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFBA. Membro do Departamento de Nutrologia da SBP. Antonio Fernando Ribeiro Professor-assistente Doutor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/ Unicamp). Chefe da Disciplina Gastroenterologia Pediátrica da FCM/Unicamp. Coordenador da Equipe Multiprofissional de Assistência aos Pacientes com Fibrose Cística do Departamento de Pediatria da FCM/Unicamp. Aristides Schier da Cruz Mestre em Pediatria e Doutor em Medicina pela EPM-Unifesp. Professor Adjunto da Disciplina Pediatria da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar). Pediatra com Área de Atuação em Gastroenterologia. Responsável pelo Ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital Universitário Evan­gélico de Curitiba (HUEC).

IX

Bernarda Ferreira Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pelo Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do IPPMG/UFRJ. Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP. Médica do Hospital da Lagoa do Ministério da Saúde. Carlos Alberto Garcia Oliva Especialista em Pediatria. Mestre e Doutor em Pediatria pela EPM-Unifesp. Christopher Duggan Director, Clinical Nutrition Service. Medical Director, Center for Advanced Intestinal Rehabilitation Program at Children Hospital Boston, Harvard Medical School. Attending Physician in Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition. Associate Professor of Pediatrics, Harvard Medical School. Cibele Dantas Ferreira Marques Mestre em Medicina e Saúde pelo Programa de Pós-gradua­ção da UFBA. Professora-auxiliar de Pediatria, Preceptora e Membro do Serviço de Gastroenterologia e He­patologia­Pediátricas da UFBA.

Cristina Targa Ferreira Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP e pela AMB, em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e em Hepatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBH). Mestre em Hepatologia pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Doutora em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fellow da Université de Montréal, Canadá. Professora Convidada da McGill University, Montreal, Canadá. Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Instituto do Aparelho Digestivo (iaD), Porto Alegre.

X 

Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria

Daniel R. Diniz Santos Doutor em Medicina pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da UFBA. Membro do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas do Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira da UFBA. Daniela de Salles Moreira dos Santos Especialista em Pediatria e em Gastroenterologia Pediátrica pela SBP e pela AMB. Gastroenterologista Pediátrica do HBDF. Danielle Reis Yamamoto Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Hospital Pequeno Príncipe (HPP). Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro Titular da SBP. Débora Duro Director, Intestinal Rehabilitation and Nutrition Program at University of Miami, Miller School of Medicine; Jackson Memorial Hospital and Holtz Hospital for Children. Attending Physician in Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition. Assistant Professor of Clinical Pediatrics at University of Miami, Miller School of Medicine.

Elisa de Carvalho Especialista em Pediatria e em Gastroenterologia Pediátrica pela SBP e pela AMB. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde com Área de Concentração em Pediatria pela UnB. Coordenadora do Programa de Residência Médica em Gas­troenterologia Pediátrica do HBDF. Chefe da Unidade de Pediatria do HBDF. Coordenadora Clínica do Hospital da Criança de Brasília. Membro do Departamento de Gastroenterologia Pediátrica da SBP. Presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF).

Elisabete Kawakami Professora-associada Livre-docente da Disciplina Gastroenterologia Pediátrica da EPM-Unifesp.

Elza Daniel de Mello Especialista em Pediatria pela SBP, em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e em Gastropediatria e Nutrologia Pediátrica pela SBP. Mestre e Doutora em Pediatria pela UFRGS. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFRGS. Coordenadora da Comissão de Suporte Nutricional do HCPA. Chefe do Serviço de Nutrologia do HCPA. Membro do Departamento Científico de Nutrologia da SBP. Fabíola Isabel Suano de Souza Mestre em Pediatria pela EPM-Unifesp. Professora-afiliada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Pesquisadora-associada da Disciplina Alergia, Imunologia e Reumatologia do Departamento de Pediatria da EPM-Unifesp. Fátima Maria Lindoso da Silva Lima Mestre e Doutora em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora Titular do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Chefe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFG. Vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFG. Coordenadora do Curso de Medicina da UFG. Membro do Departamento Científico de Gastroenterologia Pediátrica da SBP. Fernanda Menegaz Pretto Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP e pela AMB. Mestre em Pediatria pela UFRGS. Fernanda Lopes Pércope Especialista em Pediatria pela SBP e em Gastroenterologia Pediátrica pelo IPPMG/UFRJ. Residência Médica em Gastroenterologia Pediá­ trica pelo IPPMG/UFRJ.

Autores 

Francisco José Penna Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Gabriel Hessel Mestre, Doutor e Livre-docente em Pediatria pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Professor-associado e Chefe do Departamento de Pediatria da FCM-Unicamp. Giovana Stival da Silva Especialista em Pediatria pela SBP e pela AMB, em Gastroenterologia Pediátrica pelo Hospital Pequeno Príncipe (HPP) e pela EPM-Unifesp e em Endoscopia Peroral pela ISCMSP. Giselia Alves Pontes da Silva Mestre em Pediatria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela EPM-Unifesp. Professora Titular da Disciplina Pediatria do Departamento Materno-infantil da UFPE. Graciete Oliveira Vieira Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica. Doutora em Medicina e Saúde pela UFBA. Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Presidente do Departamento Científico de Aleita­mento Materno da SBP (2007-2009). Consulto­ra­da Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (2007-2010). Hélcio de Sousa Maranhão Especialista em Pediatria com Área de Atuação em Gastroenterologia e Nutrologia Pediátricas pela SBP. Especialista em Gastroenterologia Pediátrica, Mestre em Pediatria e Doutor em Medicina pela EPM-Unifesp. Professor-associado do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

XI

Helena Ayako Sueno Goldani Professora Adjunta Doutora do Departamento de Pediatria e Puericultura do Programa de Pós-graduação de Ciências em Gastroenterologia e Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFRGS. Helga Verena Leoni Maffei Professora Titular de Gastroenterologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Hugo da Costa Ribeiro Jr. Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela EPM-Unifesp. Especialista em Nutrologia Pediátrica pela Associação Brasileira de Pediatria (ABP). Doutor em Medicina Interna pela UFBA. Professor-associado da Disciplina Pediatria da UFBA. Iara R. Siqueira Lucena Especialista em Radiologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA). Médica Radiologista do HCPA. Indhira Ribeiro Almeida Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela EPM-Unifesp e em Nutrologia pelo Grupo de Apoio à Nutrição Enteral e Parenteral (Ganep). Mestre em Gastroenterologia Pediátrica pela EPM-Unifesp. Preceptora do Serviço de Nutrologia Pediátrica da UFBA. Jacques Robert Nicoli Professor Titular do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Jacy Alves Braga de Andrade Mestre em Pediatria e Doutora em Medicina pela EPM-Unifesp.

XII 

Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria

Joana Abrahão Psiquiatra do Ambulatório de Transtornos Alimentares do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da UFBA. Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental do Núcleo de Terapia Cognitiva da Bahia (NTCBA). José Carlos Fraga Professor-associado Doutor do Departamento de Cirurgia e Professor Orientador do Curso de Pós-graduação em Medicina na Área de Ciências Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da UFRGS. Professor Livre-docente da Disciplina Cirurgia Pediátrica do Departamento de Pediatria da FMUSP. Cirurgião Pediátrico Chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica do HCPA. José Cesar da F. Junqueira Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP. Mestre em Pediatria pela UFRJ. Doutor em Medicina da Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ. Médico do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do IPPMG. José Dirceu Ribeiro Especialista em Pneumologia Pediátrica pela SBP e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Mestre em Clínica Médica e Doutor em Pediatria pela Unicamp. Professor do Departamento de Pediatria e Coordenador da Disciplina Pneumologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da FCM-Unicamp. José Tenório de Almeida Neto Gastroenterologista Pediátrico da Unidade de Pediatria do HBDF. José Vicente Noronha Spolidoro Médico Pediatra com Área de Atuação em Gastroenterologia e Nutrologia. Especialista em

Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE)e em Endoscopia Digestiva pela Sobed. Mestre e Doutor em Pediatria e Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da PUC-RS. Professor da Disciplina Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da PUC-RS. Chefe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica e Coordenador da EMTN do Hospital São Lucas da PUC-RS. Coordenador do Hospital Moinhos de Vento. Ex-presidente da SBNPE (2008-2009).

Juliana Avila Duarte Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e pela Fundação Saint Pastous. Mestre em Hepatologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Membro Titular do CBR. Revisora da Revista Magnetic Resonance Imaging. Membro-associada do European College of Radiology (ECR). Membro do Corpo Editorial e Editora da Seção de Imagens Diagnósticas da Revista do HCPA da Faculdade de Medicina da UFRGS. Juliana Cristina Eloi Médica Pediatra com Área de Atuação em Gastroenterologia pela SBP. Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela SBNPE e em Endoscopia Digestiva pela Sobed. Mestre em Pediatria pelo Programa de Pós-graduação de Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da PUC-RS. Médica da EMTN do Hospital São Lucas da PUC-RS. Coordenadora da EMTN do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). Jussara Melo de Cerqueira Maia Especialista em Pediatria pela SBP. Mestre em Pediatria pela EPM-Unifesp. Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Professora Adjunta

Autores 

da Disciplina Pediatria do Departamento de Pediatria da UFRN.

Kátia Galeão Brandt Mestre em Medicina pela UFPE. Doutora em Ciências pela FMUSP. Preceptora do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Leda Quercia Vieira Professora-associada do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Liane Esteves Daudt Especialista em Pediatria pela AMB e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e em Hematologia e Hemoterapia pelo CFM. Mestre e Doutora em Pediatria pela UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da UFRGS. Chefe do Serviço de Hematologia Clínica e Transplante de Medula Óssea do HCPA. Liliane Maria Abreu Paiva Especialista em Pediatria pela SBP. Residência em Gastroenterologia Pediátrica pelo HBDF. Pós-graduada em Nutrologia pela Abran. Gastroenterologista e Nutrologista Pediátrica do HBDF.

Luciana Rodrigues Silva Professora Titular de Pediatria e Chefe do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas da UFBA. Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e pela AMB. Especialista em Hepatologia pela SBH e pela AMB. Mestre, Doutora e Atual Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da UFBA. Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos de Órgãos e Sistemas da UFBA. Pós-doutora pela Université Libre de

XIII

Bruxelles, Bélgica. Professora Visitante do Serviço de Hepatologia Pediátrica da Université de Paris V, França. Membro da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Membro da Diretoria e do Departamento de Gastroenterologia da SBP. Coordenadora Científica do Serviço de Pediatria do Hospital Aliança, Salvador, Bahia. Consultora e Pesquisadora do CNPq.

Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa Cirurgiã-dentista. Especialista, Mestre e Doutora em Odontopediatria pela USP. Pós-doutora pela Univer­sity of British Columbia, Canadá. Pro­ fes­sora-asso­ciada da Faculdade de Odontologia da UFG. Coor­denadora da Área de Odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFG. Luciano Amédée Péret Filho Professor-associado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Membro do Setor de Gastroenterologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Luiza Amélia Cabus Moreira Especialista em Suporte Nutricional Enteral e Parenteral pela SBNPE. Professora Adjunta de Pediatria da UFBA. Coordenadora do Ambulatório de Transtornos Alimentares do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da UFBA. Manoel Ernesto P. Gonçalves Médico Responsável pelo Serviço de Endoscopia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (ICr-HC-FMUSP). Médico Endoscopista do Hos­pital Israelita Albert Einstein (HIAE). Membro Titular da Sobed. Maraci Rodrigues Médica-assistente de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição do ICr-HC-FMUSP. Médica

XIV 

Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria

Responsável pelo Ambulatório de Gastroenterologia de Adolescentes do Departamento de Gastroenterologia do HC-FMUSP. Gastroenterologista Pediátrica do HIAE. Ex-fellow em Gastroenterologia Pediátrica do Departamento de Gastroenterologia da Universidade da Califórnia. Doutora em Medicina pelo HC-FMUSP. Membro Fundador e da Diretoria do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal no Brasil (GEDIIB). Membro da Sociedade Paulista de Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição (SPGPN). Membro da Sociedade Latino-americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição (SLAGHNP). Membro do Comitê de Nutrologia da SBP.

Margarida Maria de Castro Antunes Mestre em Pediatria pela Unicamp. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE. Preceptora da Residência Médica do Serviço de Gastroen­terologia Pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP-PE). Maria das Graças Dias da Silva Especialista em Endoscopia Digestiva pelo 1º Departamento de Medicina Interna da Universidade de Chiba, Japão, pela Sobed e pela AMB. Mestre em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). Maria das Graças Moura Lins Mestre e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE.

AMB. Mestre em Pediatria pela UFPE. Doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela EPM-Unifesp. Professora Adjunta da Disciplina Pediatria do Departamento Materno-infantil da UFPE. Membro do Departamento de Gastroenterologia da SBP.

Mariana Bohns Michalowski Especialista em Oncologia e Hematologia Pediátrica pela Université de Lyon I. Doutora em Pediatria pela Université Joseph Fourier, Grenoble. Médica do Serviço de Hematologia Clínica e Transplante de Medula Óssea do HCPA. Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da UFCSPA. Membro da Société Française de Lutte Contre les Cancers et Leucémies de l’Enfant et de l’Adolescent (SFCE). Mário C. Vieira Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pelo St. Bartolomew’s Medical College, University of London, Inglaterra, e em Endoscopia Digestiva pela Sobed. Mestre em Medicina Interna pela UFPR. Professor-assistente do Departamento de Pediatriavs da PUC-PR. Chefe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica e Endoscopia Digestiva do HPP. Marlon de Jesus Oliveira Silva Especialista em Pediatria pela SBP e pela AMB. Gastroenterologista Pediátrico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Maria de Lourdes Jaborandy Paim da Cunha Médica Especialista em Pediatria da Unidade de Pediatria do HBDF.

Matias Epifanio Pediatra com Área de Atuação em Gastroenterologia. Doutor em Pediatria pela PUC-RS. Gastroenterologista Pediátrico do Grupo de Fibrose Cística do Hospital São Lucas da PUC-RS. Professor Adjunto do Departamento de Pediatria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Maria Eugênia Farias Almeida Motta Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela UFMG, pela EPM-Unifesp, pela SBP e pela

Maurício de Oliveira Médico Anestesiologista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Autores 

Mauro Batista de Morais Professor-associado Livre-docente da Disciplina Gastroenterologia Pediátrica e Chefe do Departamento de Pediatria da EPM-Unifesp. Gastroente­rologista Pediátrico da Clínica de Especialidades Pediátricas do HIAE. Mauro Sérgio Toporovski Especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Doutor em Pediatria pela FCMSCSP. Professor Doutor da Disciplina Gastroenterologia Pediátrica da FCMSCSP. Diretor de Cursos da Associação Paulista Pediátrica de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição. Michela Cynthia da Rocha Marmo Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela SBP. Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela EPM-Unifesp. Professora Tutora do Quarto Ano de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. Preceptora do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do IMIP. Mirella Cristiane de Souza Pediatra com Área de Atuação em Gastroenterologia Pediátrica. Especialista em Gastroenterologia e Pediatria pela SBP. Professora da Disciplina Pediatria com Área de Atuação em Gastroenterologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Fundação Universidade Regional de Blumenal (Furb). Mônica Maria Cardoso Monnerat Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sobed e pela AMB. Mestre em Gastroenterologia pela UFRJ. Médica Endoscopista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e do IPPMG-UFRJ.

XV

Patrícia Ribeiro Lopes de Almeida Gastroenterologista Pediátrica e Professora-assistente de Pediatria da Área da Medicina da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UnB. Patrícia Turnes Edom Pediatra com Área de Atuação em Gastroenterologia. Mestre em Gastroenterologia pela UFRGS. Médica da EMTN do Hospital São Lucas da PUC-RS. Paula Valladares Póvoa Guerra Especialista em Pediatria pela SBP e em Gastroenterologia Pediátrica pela UFMG. Mestre e Doutoranda em Pediatria da UFMG. Paula Xavier Picon Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pelo HCPA. Médica Pediatra da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Paulo Fernando S. Bittencourt Mestre e Doutor em Medicina pela UFMG. Médico Responsável pelo Serviço de Endoscopia do Hospital Infantil João Paulo II da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Endoscopista do Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG) do Hospital das Clínicas da UFMG e do Hospital Felício Rocho. Membro Titular da Sobed e da SBP. Raquel Souza Passos Médica do Setor de Gastroenterologia e Hepatologia da Unidade Pediátrica do HBDF. Médica do Setor de Endoscopia Digestiva do HBDF. Renata Ongaratto Nutricionista. Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBNPE. Pós-graduada em Terapia Nutricional Parenteral e En-

XVI 

Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria

teral pela PUC-RS. Pós-graduada em Gestão Hospitalar pelo Grupo Hospitalar Conceição/ Escola Nacional de Saúde Pública (GHC/ENSP).

Roberto José Negrão Nogueira Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica pela Unicamp e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e em Nutrição Parenteral e Enteral pela SBNPE e pela AMB. Mestre e Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp. Coordenador Clínico da EMTN do Hospital de Clínicas da Unicamp e do Hospital Centro Médico de Campinas. Pediatra pela Unicamp e Nutrólogo pela Abran e pela AMB. Romilda Castro Cairo Mestre e Doutoranda em Medicina e Saúde pelo Programa de Pós-graduação da UFBA. Preceptora e Membro do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas da UFBA. Ronaldo Albé Lucena Especialista em Radiologia pelo HCPA da UFRGS. Médico Radiologista do HCPA. Rosane Costa Gomes Especialista em Pediatria pela SBP. Residência em Gastroenterologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Pediatria pela EPM-Unifesp. Aperfeiçoa­mento em Gastroenterologia Pediátrica pela UFMG. Rosângela da Rosa Minuzzi Mestre em Ciências Médicas pela UFRGS. Médica Anestesiologista do HCPA. Roseli Oselka Saccardo Sarni Doutora em Medicina pela EPM-Unifesp. Professora Livre-docente e Coordenadora do Serviço de Nutrologia do Departamento de Pe­diatria

da FMABC. Médica-assistente e Pesquisadora do Departamento de Pediatria da EPM-Unifesp.

Sheila Nogueira Pércope Rodrigues Guerra Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela SBP. Mestre em Pediatria pela UFRJ. Professora Adjunta de Pediatria da Disciplina Gastroenterologia do Departamento de Pediatria da UFRJ. Chefe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do IPPMG. Coordenadora­dos Cursos de Pós-graduação em Gastroenterologia Pediátrica do IPPMG. Presidente do Comitê de Gastroenterologia Pediátrica da Socie­dade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj). Membro do Departamento Científico de Gastroenterologia da SBP. Silvia Regina Cardoso Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sobed. Especialista em Pediatria e em Gastro­ enterologia Pediátrica e Nutrição pela SBP. Médica-assistente do Serviço de Endoscopia do ICr-HC-FMUSP. Médica-assistente do Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Pediátrica do hospital de Clínicas da FCM/Unicamp. Membro Titular da Sobed. Silvio Kazuo Ogata Médico-assistente Doutor da Disciplina Gastroenterologia Pediátrica da EPM-Unifesp. Responsável pelo Setor de Endoscopia Digestiva Pediátrica do Centro de Endoscopia Digestiva e Respiratória do Hospital São Paulo (HSP) da EPM-Unifesp. Soraia Tahan Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela EPM-Unifesp. Mestre e Doutora em Pediatria pela EPM-Unifesp. Vice-chefe da Disciplina Gastroenterologia Pediá­trica da EPM-Unifesp.

Autores 

Tatiana de Oliveira Vieira Especialista em Neonatologia pela FMUSP-Ribeirão Preto. Mestre em Medicina e Saúde pela UFBA. Doutoranda em Medicina e Saúde da UFBA. Professora-auxiliar do Departamento de Saúde da Faculdade de Medicina da UEFS. Técio de Araújo Couto Médico do Setor de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do HBDF. Ulysses Fagundes Neto Professor Titular da Disciplina Gastroenterologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da EPM-Unifesp. Vera Lucia Sdepanian Mestre em Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição pela Universidad Internacional de Andalucía, Espanha. Doutora em Medicina pela EPM-

XVII

-Unifesp. Pós-doutora em Gastroenterologia Pediátrica pela University of Maryland, Baltimore, Estados Unidos. Professora Adjunta e Chefe da Disciplina Gastroenterologia Pediátrica da EPM-Unifesp. Presidente do Departamento­de Gastroenterologia da SBP. Vice-presidente (Brasil) da Sociedade Latino-americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (SLAGHNP). Vice-presidente do Departamento de Gastroenterologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Vice-presidente da Associação Paulista Pediátrica de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição.

Yu Kar Ling Koda Mestre e Doutora em Pediatria pela FMUSP. Responsável pela Unidade de Gastroenterologia do ICr-HC-FMUSP. Coordenadora Científica da Unidade de Gas­troen­terologia do ICr-HC-FMUSP.

Sumário

Apresentação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . XX 1 A anamnese e o exame físico em gastroenterologia pediátrica. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 2 Aleitamento materno . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31 3 Alimentação no primeiro ano de vida. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56 4 Alterações da cavidade oral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 69 5 Doença do refluxo gastroesofágico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91 6 Acalásia e distúrbios funcionais do esôfago e do estômago. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133 7 Doenças pépticas gastroduodenais e H. pylori . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153 8 Microbiota intestinal e alterações imunológicas associadas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214 9 Diarreia aguda e desidratação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 220 10 Síndrome de má absorção: diagnóstico diferencial e exploração diagnóstica . . . . . . . . . . . . . . . . . . 228 11 Diarreia persistente e crônica. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 252 12 Alergia alimentar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 267 13 Doenças digestivas eosinofílicas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 316 14 Intolerância aos carboidratos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 340 15 Doença celíaca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 359 16 Doença inflamatória intestinal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .406 17 Manifestações gastrointestinais do desnutrido. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 440 18 Distúrbios funcionais do intestino . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 448 19 Constipação intestinal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 466 20 Doença de Hirschsprung . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 494 21 Pseudo-obstrução intestinal crônica. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 512 22 Pólipos e poliposes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 519 23 Parasitoses intestinais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 541 24 Neoplasias do trato digestório. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 563

XVIII

Sumário 

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42

XIX

Abdome agudo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 574 Malformações do trato digestório . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 592 Falência intestinal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 609 Doenças do pâncreas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 616 Fibrose cística. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .650 Transtornos alimentares em crianças e adolescentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 678 Insuficiência do crescimento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 712 Obesidade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 728 Nutrição enteral e fórmulas infantis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 751 Nutrição parenteral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .788 Probióticos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 813 Endoscopia digestiva em pediatria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 827 Hemorragia digestiva alta não varicosa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 857 Hemorragia digestiva baixa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 877 Estenoses do esôfago e do estômago. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 888 Ingestão de corpos estranhos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 909 Ingestão de cáusticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 924 Achados radiológicos do trato digestório e hepatobiliar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 953

Índice remissivo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 976 Miniatlas colorido. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . m-1 ota: as figuras indicadas com a apresentam a versão em cores no Miniatlas, ao final do livro, e N no website www.manoleeducacao.com.br.

Apresentação

Os avanços nas áreas de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição em Pediatria nos últimos tempos têm ocorrido em crescimento exponencial, não só na área diagnóstica e terapêutica, mas também na abordagem multidisciplinar dos pacientes e na interlocução com profissionais de diferentes especialidades e mesmo novas doenças têm sido identificadas, sobretudo com o respaldo da genética e imunologia. Para todo o percurso desde a criação até a divulgação foram dedicadas muitas horas, aliadas ao enorme prazer de contarmos com a colaboração de renomados especialistas, aos quais agradecemos, com o objetivo maior de contribuirmos para o aperfeiçoamento dos nossos colegas e da assistência voltada para as crianças e os adolescentes. O encontro criativo, agradável, cheio de trabalho e discussões enriquecedoras entre as autoras junto com a parceria da Editora Manole nos trouxe uma experiência que compartilhamos com o leitor. Agora divulgamos dois livros:

XX

O primeiro volume – Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria Elisa de Carvalho, Luciana Rodrigues Silva e Cristina Targa Ferreira O segundo volume – Hepatologia em Pediatria Luciana Rodrigues Silva, Cristina Targa Ferreira e Elisa de Carvalho g

g

Os capítulos foram organizados com o objetivo de discutir as principais condições dos pacientes pediátricos relacionadas à Gastroenterologia e à Hepatologia, enfatizando os aspectos de diagnósticos e condução terapêutica mais atuais. Assim fazem parte do aprendizado, a atualização constante, a realização adequada e individualizada na abordagem de cada paciente e sua família, a reflexão de cada nova situação, a avaliação crítica das possibilidades viáveis para cada paciente e a discussão sistemática dos casos clínicos entre os colegas. Elisa de Carvalho Luciana Rodrigues Silva Cristina Targa Ferreira


Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria - Série Gastroenterologia e Hepatologia em Pediatria