As Linguagens do Conhecimento

Page 1

ORELHA

4A CAPA

Qual é a conexão entre Einstein e os aparelhos de GPS que colocamos em nossos carros? Por que ainda não conseguimos falar com computadores? E o que são as linguagens do conhecimento? O professor Osvaldo Novais responde a essas e a outras perguntas, conectando fios aparentemente soltos em diversos ensaios bem tramados que tratam de ciência, tecnologia e, é claro, das linguagens do conhecimento. É somente por meio destas, das línguas naturais e das linguagens dos formalismos matemáticos, que podemos entender o mundo e, principalmente, nós mesmos. Foi somente por meio delas que pudemos chegar às estrelas, ou criar produtos que salvam milhões de vida por ano. E será somente por meio delas que guiaremos nossa espécie a um futuro melhor, em que todos terão acesso às ferramentas capazes de mudar o mundo.

CAIO NOVAIS DE OLIVEIRA – Editor

1A CAPA

ORELHA

Osvaldo Novais é professor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, doutor pela Universidade de Bangor, no País de Gales. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Suas principais áreas de pesquisa são nanotecnologia e processamento de línguas naturais. Foi um dos fundadores do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica. É editor associado da revista Journal of Nanoscience and Nanotechnology. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.