Antesedepois 15

Page 1



Antes e Depois de Empreender



João Carlos de Carvalho

Antes e Depois de Empreender

São Paulo – 2015


Copyright © 2015 by Editora Baraúna SE Ltda.

Jacilene Moraes

Capa

Diagramação Camila C. Morais Revisão

Andrea Bassoto

CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ ________________________________________________________________ C324a Carvalho, João Carlos de Antes e depois de empreender / João Carlos de Carvalho. - 1. ed. - São Paulo: Baraúna, 2015. ISBN 978-85-437-0458-6 1. Empreendedorismo. 2. Motivação. 3. Técnicas de autoajuda. I. Título. 15-25164

CDD: 658.3 CDU: 658.3

________________________________________________________________ 30/07/2015 30/07/2015

Impresso no Brasil Printed in Brazil DIREITOS CEDIDOS PARA ESTA EDIÇÃO À EDITORA BARAÚNA www.EditoraBarauna.com.br Rua da Quitanda, 139 – 3º andar CEP 01012-010 – Centro – São Paulo – SP Tel.: 11 3167.4261 www.EditoraBarauna.com.br Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio, sem a expressa autorização da Editora e do autor. Caso deseje utilizar esta obra para outros fins, entre em contato com a Editora.


HOMENAGEM ESPECIAL

Agradeço à minha esposa Fátima, que esteve ao meu lado durante toda minha vida, aconselhando-me nas decisões mais difíceis, tanto empresariais quanto pessoais. Ela, sim, sabe administrar, é de grandiosa sabedoria e hoje entendo o que minha mãe sempre me pedia: “Filho, escuta a sua esposa”. Não existem palavras e imagens que expressem a minha gratidão a ela. Então, só tenho a dizer... Obrigado, Amor.



PREFÁCIO

“O mundo é muito grande para nós. Tem coisa demais acontecendo; muitos crimes, muita violência, muitos distúrbios. Não importa o quanto tentamos, acabaremos perdendo a corrida. É uma luta constante para tentar manter-se de pé (...), mas mesmo assim, perde-se o ponto de apoio. A ciência tem lançado suas descobertas sobre nós de modo tão rápido que saltamos de um lado para o outro na tentativa inatingível de entendê-las. O mundo político baseia-se em um fluxo constante de notícias que se sucedem tão rapidamente que perdemos o fôlego ao tentar entender do quê e de quem estão falando. No final, o resultado é muita pressão sobre cada um de nós. “O ser humano não conseguirá lidar com muito mais do que está enfrentando.” Não tem nada de mais − ou até então considerava normal para os dias atuais − e todos nós sabemos o que


foi dito. Mas considerando que é uma notícia datada de 1852, por um jornal (Jornal Atlantic, da França), é de cair por terra tudo o que estávamos esperando para ver aonde iria chegar. Agora temos certeza de que será sempre assim, seja Ontem e Hoje, e continuará sendo também Amanhã. Se você possui grandes sonhos e não quer que sejam apenas sonhos, para conquistá-los você deverá empreender, e empreender é PENSAR, PENSAR E PENSAR. No século passado, Napoleão Hill nos deixou um grande legado: “Quem pensa, enriquece”. Este livro é um dos melhores best-sellers que eu conheço e o tenho como meu livro de cabeceira. Em momento algum dessa grande obra de Hill, ele disse que algum trabalhador, como empregado, ficou às margens das grandes conquistas. E ele somente exemplificou pessoas empreendedoras. Será que naquela época não existiam funcionários? Em hipótese alguma estou dizendo que ser funcionário é ruim. E se o for, que seja o melhor, pois, assim, também alcançará suas conquistas.


Sumário

Sou contra empreender .............................................. 11 Ser ou não empreendedor?.......................................... 15 Os 5 piores conflitos do candidato a empreender........ 21 Descobrindo o caminho............................................. 29 O sistema e a administração....................................... 43 O que pensa o agricultor antes de fazer?..................... 47 7 Passos para uma boa colheita................................... 53 Administração planejada............................................ 59 Guia rápido para conquistar novos clientes para seu negócio.............................................................. 67 O que você quer ser quando crescer?.......................... 75



Sou contra empreender

11 



Para vocês que buscam empreender, que vão à feiras de empreendedores e de franquias e seu alvo é a busca por fazer algo “diferente” e tornarem-se donos de seus negócios, SOU TOTALMENTE CONTRA ISTO. Bem... Pelo menos foi o que eu ouvi de um pai para um filho, que estavam na minha frente, e eu estava explicando meu modelo de negócio. Mas o meu erro foi direcionar a palavra para o pai, pois o filho já me conhecia. Inclusive, já tinha até pesquisado sobre mim. Direcionei-me ao senhor, que estava sentado, e perguntei a ele o que estava faltando para que o filho desse início no empreendedorismo. E ele me disse: “Sou totalmente contra empreender. Já disse isso ao meu filho, mas ele não quer me escutar. Já disse para ele arrumar um emprego e fazer como eu. Ele vai ficar sossegado pro resto da vida. Mais tarde vim a saber que o pai era aposentado de um grande banco. Dei um minuto para me recompor e conversei com ele. A seguir descrevo nossa conversa: — Qual é o sonho do senhor? — Isso já realizei. Era ter um boa casa e um bom carro. — E agora? Qual o seu sonho atual? — Ver meu filho com um bom emprego e casado. — E mesmo que isso custe a felicidade de seu filho, o senhor gostaria de realizar esse sonho seu? — Bom... Nisto eu não tinha pensado... — Como não? O senhor está em uma feira de negócios com o seu filho e não pensou na felicidade dele?

13


— Bem... Se ter ou ser dono do próprio negócio é o que ele quer, ele é quem sabe. Ele já é maior de idade. — Sim, mas, querendo ou não, o senhor está sendo o maior desestimulador para isso. Nossa! Não aguentei e disse besteira, pois a partir daí a conversa ficou um tanto agressiva. E assim procurei não mais entrar no mérito da questão. Quero dizer a vocês, que estão me lendo: CUIDADO! O caminho para o empreendedorismo muitas vezes morre em casa, ou melhor, morre mesmo antes de nascer. O fato citado foi um história real que eu presenciei. Mas eu gostaria que vocês me dissessem quantas outras pessoas, amigos, chegam até você e dizem que você é louco e que essa história de empreender não dá certo. Para certas atitudes serem conquistadas, escutem a voz do coração. Pode até ser que o pai esteja certo, mas naquele momento, era a voz do coração que o menino deveria escutar. A minha homenagem vai para todos os que buscam empreender e que são desestimulados mesmo antes de começarem e, ainda que contrariando a tudo e a todos, conseguem fazer prevalecer suas aptidões empresarias.

14


SER OU NÃO EMPREENDEDOR?

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.