Issuu on Google+

atividades Explorando o conhecimento

análise das fontes

1. Você estudou que, para produzir um conheci-

3. O texto sobre os amish, na página 26, retrata o

mento histórico, é necessário interpretar documentos e registros que foram deixados por uma sociedade em determinado tempo e local. Com base nesse estudo, conceitue as palavras e expressões a seguir.

modo de vida de comunidades religiosas, nos Estados Unidos e no Canadá, que vivem de forma muito diferente do padrão habitual da maioria das pessoas. a) Releia o texto e explique como podemos identificar uma comunidade amish. b) O estilo de vida dos amish pode ser considerado característico de uma comunidade tradicional? Por quê? c) Compare o seu modo de vida com o modo de  vida dos amish. Cite semelhanças e diferenças.

a) Documento histórico (cite cinco exemplos). b) Fonte oral. c) Tempo histórico. d) Tempo cronológico. e) Patrimônio histórico. f) Vestígios materiais. g) Tombamento.

a história e o tempo presente

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

2. O fragmento da Canción por la unidad latinoamericana, reproduzido a seguir, é uma adaptação de Chico Buarque de um poema do compositor cubano Pablo Milanés. Leia o trecho da canção para responder às perguntas a seguir.

4. Forme um grupo com seus colegas e, juntos, façam uma linha do tempo registrando acontecimentos importantes que ocorreram no Brasil, a partir do ano 2000, e que acompanharam a trajetória da vida do grupo. Consulte a biblioteca da sua escola, seu professor de história e sites da internet.

“[...]

E quem garante que a história É carroça abandonada Numa beira de estrada Ou numa estação inglória

5. O tempo existe, mas não podemos vê-lo ou segurá-lo entre as mãos. Porém, comparando cronologicamente acontecimentos importantes da história das sociedades, é possível medilo e representá-lo. Apresente as principais características do nosso calendário, escolha três datas consideradas importantes na história do Brasil e justifique por que elas foram definidas como feriados nacionais.

A história é um carro alegre Cheio de um povo contente Que atropela indiferente Todo aquele que a negue É um trem riscando trilhos Abrindo novos espaços Acenando muitos braços

6. Procure saber se na sua cidade existe algum

Balançando nossos filhos

Saia iluminando o cenário

bem tombado pelo patrimônio histórico ou em processo de tombamento. Em caso positivo, pesquise a história desse patrimônio. Levante informações importantes, como:

Saia incendiando o plenário

• Quais motivos levaram ao tombamento des-

[...] Quem vai impedir que a chama

se bem?

Saia inventando outra trama

• Quando isso ocorreu?

Canción por la unidad latinoamericana. Pablo Milanés (versão de Chico Buarque), 1978. CD Clube da Esquina 2, EMI Odeon.

a) Qual é o tema central da canção?

b) De acordo com o texto, qual é o papel e a função da história na sociedade? c) Releia a última estrofe e a relacione ao que você aprendeu no capítulo a respeito da importância do estudo da história.

• Houve o envolvimento da comunidade nes-

se processo? • Qual é a situação desse patrimônio hoje?

Caso não exista, pesquise a história de sua idade e cite alguns bens locais que você c acredita que deveriam ser tombados pelo patrimônio histórico. Leve para a sala de aula o resultado da pesquisa e apresente para os demais colegas.

29

017a032_Cap01_HVU_EM.indd 29

8/14/12 10:13 PM


Vereda Digital História