Reestruturação do Ensino Médio

Page 213

aprendizagem versus reprovação no contexto do ensino médio brasileiro

validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social, intelectual.

Destacamos aqui a construção de um movimento dialógico entre professor e aluno. De compromisso com o outro. A avaliação, construída com a participação de todos os envolvidos, torna-se um ato comprometido com a aprendizagem, possibilitando a recriação do aprendido, na perspectiva da construção da autonomia intelectual e moral. Art. 48. A promoção e a classificação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio podem ser utilizadas e qualquer ano, série, ciclo, módulo ou outra unidade de percurso adotada, exceto na primeira do Ensino Fundamental, alicerçando-se na orientação de que a avaliação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: I – avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; II – possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar; III – possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; IV – aproveitamento de estudos concluídos com êxito; V – oferta obrigatória de apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar, a ser previsto no regimento escolar.

Ainda em 2010, no mês de dezembro, o Conselho Nacional de Educação (CNE), mantendo seu ágil ritmo de balizamento conceitual e legal, publica a Resolução nº 7 (Brasil, 2010b), fixando as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (DCNEF) de 9 (nove) anos. Nesse texto, não somente reafirma as concepções expressas na LDBEN/96 e na Resolução nº 4/2010 (Brasil, 2010a), bem como detalha seus desdobramentos para o Ensi211


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.