Reestruturação do Ensino Médio

Page 150

reestruturação do ensino médio

2. É necessário buscar a relação indissociável e suas implicações entre qualquer fenômeno e seu contexto [...] o conhecimento do conhecimento não pode fechar-se em fronteiras estritas. Não pode tampouco dilatar-se e dispersar-se em inúmeros conhecimentos capazes de esclarecer a relação antropobiocosmológica. (Morin, 1999, p. 26).

A maioria dos educadores é formada para atuar em um componente curricular (história, geografia, matemática, biologia, química etc.). Existem poucas licenciaturas com caráter interdisciplinar, em geral restrito ao nível de mestrado. Contudo, os problemas complexos que o contexto de vida, a realidade, coloca só podem ser estudados e compreendidos pela cooperação entre diversos componentes curriculares e seus vínculos com o contexto de produção do conhecimento, embora no processo de escolarização sejamos ensinados a separar o conhecimento de seu contexto. Aqui é fundamental destacar que, contrário a essa tradição escolar, mesmo um componente curricular isoladamente, mais do que a abordagem de conteúdos pontuais e teorias, envolve a prática de uma concepção na abordagem dos fenômenos que constituem o contexto real. A consciência de que a leitura, a matemática, as ciências e os conceitos têm uma longa história inacabada, que começou com a poeira das estrelas de nossas origens, permite construir um sentido para os saberes com raízes comuns a todos os homens, uma fraternidade de direito por e no saber. (Apap, 2002, p. 23).

Por isso, todo conhecimento está situado em um contexto com domínios sociais, econômicos, culturais, jurídicos, históricos e até mesmo geopolíticos. Isso equivale a dizer que o conhecimento é parte de um sistema mais amplo de visões de mundo, interesses e fatores implicados, o que amplia e complexifica a compreensão do contexto. Quando o contexto se constitui em uma das condições do desenvolvimento da aprendizagem, consideram-se diferentes dimensões da realidade e da vida concreta do aluno. Segundo Forquin (1993, p. 10): “o pensamento pedagógi148


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.