O que revela o espaço escolar?

Page 53

dicas I mportantes Lembre-se de que um mural deve ser afixado em local com espaço e altura para leitura, sem atrapalhar a circulação das pessoas. O lugar deve ter, também, uma iluminação apropriada (no caso dos corredores, é bom verificar a posição das lâmpadas, pois, muitas vezes, o leitor projeta a própria sombra no quadro).

co m o fazer Existem muitos tipos de murais, feitos com os mais variados materiais e com diversos tamanhos. Os que sugerimos aqui são de fácil confecção e têm custo baixo. Antes de escolher um modelo, verifique que materiais sua escola possui para fazer este tipo de equipamento, a fim de aproveitá-los. Esses itens podem ser diferentes dos que sugerimos a seguir, mas, se forem adaptáveis, não há problema. 1. Mural d e corti ça Material 2 folhas de cortiça de 90 cm x 60 cm não muito fina (disponível em lojas de materiais de construção, papelarias, ou em lojas especializadas); 1 lata pequena de cola de sapateiro (leia as instruções do fabricante antes de começar o trabalho). Providencie também fita métrica ou trena, régua, lápis, estilete, pincel, martelo e espátula. Como fazer • A cortiça pode ser aplicada em qualquer superfície que esteja em boas condições, limpa, seca, e sem qualquer tipo de cera ou resíduo. • Defina o melhor lugar do corredor para fixar o mural. Sugerimos que tenha 1,20 m de largura por 90 cm de altura. A parte mais alta do mural estará a 1,80 m do piso. • Trace com lápis na parede, usando a fita métrica e a régua, uma linha reta de 1,20 m de comprimento a 1,80 m de altura em relação ao piso. Verifique se está reta marcando a altura nas duas pontas. • Agora trace duas linhas verticais de 90 cm de altura a partir das pontas da reta. Verifique também se estão retas e perfeitamente verticais. Você pode fazer um teste amarrando um objeto pesado (um molho de chaves, por exemplo) em um barbante e colocando-o na frente da linha vertical. • Complete o retângulo fechando-o com outra linha horizontal, paralela à primeira, unindo as pontas inferiores das retas verticais de 90 cm com outra reta de 1,20 m de comprimento. • O mural de cortiça deverá ser colado dentro desse retângulo, uma folha ao lado da outra. Teste-o, sobrepondo as placas de cortiça sobre a parede. Antes de colar, verifique se o tamanho das placas corresponde ao risco feito na parede. • Observe as placas antes de fixás-la à parede: podem existir diferenças na textura da cortiça de cada lado das placas — as duas devem ser fixadas com o mesmo lado exposto, para que o mural tenha uma aparência uniforme. • Aplique a cola na parede e na placa de cortiça conforme as instruções do fabricante. • Pressione a primeira placa contra a parede ao fixá-la, com cuidado especial em relação ao centro e às bordas. Use o martelo para dar batidas suaves ao longo da placa de cortiça. A outra placa deve ser


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.