Comunicação e Expressão

Page 107

A morte que encontra, no entanto, não é gloriosa. Um silêncio cerca o fato e até o nome de Leo é apresentado de forma pejorativa, pois temos, no texto, um ‘nome na lama’. O texto revela uma circularidade que representa a integração à vida: o início, o meio, o fim e o reinício. Num texto sintético, muito substantivado, em que os verbos estão de forma subliminar e subjazem ao sentido do texto, os autores apresentam uma trajetória de vida. Vida e morte de Leo. No entanto, há uma ênfase especial a determinadas circunstâncias que são ditas de uma forma poética. Entre elas, destacamos: “o mundo virado; a cara, a coragem e um plano de voo; um olho desperto e um olho vazado; a quebrada do sol; um silêncio profundo.” São esses versos significativos que permitem uma leitura polissêmica no momento em que analisamos as condições de produção. Leo morreu em vão? A criança brinca em sua inocência, mas, e nós? O que fazemos com a relativa liberdade que gozamos? Temos um plano de voo? Nossa memória conserva as lições dos heróis anônimos, ou estamos esquecidos, vivemos como se não tivéssemos passado, como se não tivéssemos histórias para contar para nossos descendentes? São reflexões que o texto nos oferece. O mundo não só nos oferece desafios, o momento é de desafiarmos nossa realidade e nos superarmos a todo instante. Estamos com um pé na soleira, um pé na calçada, mas qual o nosso destino? Acabamos de apresentar um exemplo de leitura de letra de música. Agora, vamos exemplificar uma leitura da cidade. É possível ler uma cidade?

Texto complementar

Cidade babel: publicidade lambe-lambe Leitura: objetivos, estratégias, contextos

Considera-se a cidade um espaço habitado por uma memória feita de historicidade, por uma alteridade em que se entrecruzam língua, sujeito e mundo. Por isso, o eu-urbano se forma num espaço interidentitário em que há um sempre a dizer e a significar. A proposta deste trabalho é um olhar sobre a cidade de Salvador, tomando como materialidade a publicidade que se faz fora dos cânones regulares e das regras da economia, nos postes de iluminação: a publicidade lambe-lambe. Essa publicidade desorganiza o espaço pelo muito cheio, não deixando espaços vazios, pois o que não está repleto, é preenchido pelo imaginário. Há, então, uma representação desse imaginário com as condições reais de existência do indivíduo, significada pela

105


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.