Comportamento Organizacional

Page 79

Os grupos também estão sujeitos a transformações: podem crescer e subdividir-se; pode diminuir e necessitar de uma concentração de tarefas e habilidades. Em qualquer uma dessas condições, será necessário rever o quadro funcional e reavaliar as necessidades de recomposição desse quadro. Os grupos também podem compor-se de modos diferentes; existem os grupos primários e os secundários. Chamamos de grupos primários, aqueles em que as pessoas se aproximam voluntariamente e de modo informal, estabelecendo-se vínculos afetivos com os demais integrantes do grupo por afinidade. Nesses casos, os laços afetivos tendem a ser mais intensos e as relações entre as pessoas costumam ser duradouras. Predominam as ações de cooperação e há uma tendência de se expressar abertamente os sentimentos que as pessoas nutrem umas pelas outras. Um exemplo de grupos primários seriam os grupos de amigos. Já os grupos secundários são formados por interesses utilitários; predomina a formalidade e pode existir pouca afinidade entre as pessoas. Contudo, para que as pessoas possam satisfazer as suas necessidades, devem desenvolver formas adequadas de convívio nesses grupos. O relacionamento entre as pessoas é formal; definem-se regras que devem ser obedecidas, prevendo-se punições caso essas normas não sejam cumpridas. Os grupos de trabalho podem ser classificados como grupos secundários. No contexto profissional, devemos observar como se organizam os grupos primários e secundários e atuar no sentido de respeitar e manter boas formas de convívio entre as pessoas. Os grupos são diferentes entre si e desenvolvem características que os identificam; ou seja, cada grupo revela os seus padrões de comportamento, a sua forma de atuação, os seus valores e as normas que orientam a conduta dos seus integrantes.

Grupo X Equipe Grupos e equipes possuem significados diferentes. Como já estudamos, um grupo é constituído por dois ou mais indivíduos que se interagem para atingir um objetivo específico, como um grupo de trabalho que se une para compartilhar informações e tomar decisões, somando esforços referentes às contribuições individuais de seus membros.

O Indivíduo e o Grupo na Organização I

Esses aspectos revelam a sintalidade do grupo, a sua coesão e o perfil que o distingue dos demais. Percebemos, portanto, como é importante saber diferenciar os diversos grupos que se estruturam na empresa e avaliar, criteriosamente, de que maneira se poderá alterar a composição desses grupos, promovendo o bem-estar de todos e a conquista de um bom nível de produtividade.

77


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.