Comportamento Organizacional

Page 41

Abraham Maslow afirma que o homem deseja permanentemente e que muitos de seus comportamentos são explicados em termos das necessidades que experiencia. Quando uma determinada necessidade está ativa, ela serve tanto como meta para a ação quanto como um guia de atividades. Ela determina o que é importante para o indivíduo e modela o seu comportamento. As necessidades humanas são, portanto, a fonte de motivação. Para Maslow, uma necessidade satisfeita não é mais uma fonte de desconforto; portanto, somente as necessidades não satisfeitas são fontes primárias de motivação. O autor desenvolveu um sistema hierarquizado de necessidades humanas ao sugerir que seis necessidades respondem pela maior parte de nosso comportamento. Essas seis necessidades foram distribuídas de forma hierárquica decrescente, ou seja, da mais preponderante para a menos preponderante, em um gráfico no formato de pirâmide. Sua hierarquia inicia-se (base da pirâmide) com as necessidades que geram os comportamentos mais primitivos e imaturos, terminando (topo da pirâmide) com aqueles que geram comportamentos mais amadurecidos e civilizados. Maslow sugeriu que existe uma tendência natural de crescimento que permite à pessoa se tornar consciente e motivada em relação a cada uma das hierarquias de necessidades, isso se dá em ordem ascendente. Acredita-se que essa progressão natural ocorra somente quando cada necessidade anterior está satisfeita.

Quanto mais baixo for o nível em que ocorra essa ruptura, mais primitivos e imaturos serão os comportamentos. Ainda, se um nível de necessidade é finalmente transposto depois de privação longa ou grave, a pessoa pode continuar a se preocupar de alguma forma com a necessidade, uma vez que esta nunca foi – pelo menos na mente desse indivíduo – completa ou adequadamente satisfeita. Maslow afirma que é necessário obter um mínimo de satisfação em uma necessidade para que o indivíduo esteja livre para a experimentação da necessidade seguinte. A hierarquia de necessidades de Maslow indica, em sua base, as necessidades que refletem interesses fisiológicos e de sobrevivência. As seis necessidades hierarquizadas pelo autor são: fisiológicas, segurança, afiliação e amor, estima, autorrealização e estéticas.

Estudo do Comportamento Individual na Organização I

Se a satisfação de uma determinada necessidade está bloqueada ou é indevidamente retardada, o indivíduo não se tornará consciente de nenhuma necessidade mais alta na hierarquia.

39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.