Newsletter 2014.03 PT

Page 1

WWW.DOGSOFPORTUGAL.COM dogsofportugal@gmail.com | dogsofportugal.wordpress.com | grupo “dogs of portugal” no facebook | www.youtube.com/dogsofportugal 03/2014

É TEMPO DE ESTERILIZAR! O mês de Abril será o mês das esterilizações! Vamos realizar o já habitual evento anual que nos permite esterilizar e castrar os muitos animais que foram entrando no abrigo do Cantinho da Milu. Para isso contamos com a dedicação de um veterinário, de um assistente veterinário e de inúmeros voluntários, bem como do seu contributo para nos ajudar a suportar os custos com medicamentos e material médico.

GRC | GRUPO DE REABILITAÇÃO CANINA FUJI, GASTÃO E DIXIE, TRÊS CASOS DE SUCESSO! Os processos de reabilitação do Fuji, do Gastão e da Dixie, exigiram especial disponibilidade e dedicação por parte do GRC. O desconhecimento do seu passado e das eventuais causas dos seus comportamentos são fatores acrescidos de dificuldade que compensamos sempre com a enorme vontade de lhes devolver o equilíbrio e a possibilidade de adoção. Optámos por cenários diferentes para cada um deles e recorremos, como sempre, ao reforço positivo, dedicação e carinho! O trabalho com o FUJI (reagia mal à presença de outros machos) foi realizado no exterior do abrigo. Iniciou-se com passeios regulares para ganharmos a sua confiança, controle e respeito. Gradualmente foram introduzidos nos passeios diversos machos de características diferentes, ignorando os comportamentos indesejáveis e recompensando os desejáveis. Após algumas semanas o FUJI percebeu as vantagens e hoje é um animal sociável!

Junte-se a nós para que juntos possamos fazer a diferença na prevenção e controlo populacional de cães e gatos!

O GASTÃO reagia com receio à presença de pessoas e recusava em absoluto a trela. Neste caso optámos por ganhar a sua confiança no interior do seu parque, local onde se sentia mais confortável. Vários elementos do GRC revezaram-se de modo a que o Gastão partilhasse, sempre que possível, a companhia humana e tirasse vantagens dessa interação. Após termos ganho a sua confiança a colocação da trela e os passeios no exterior foram acontecendo naturalmente. Hoje adora o contacto e toque humanos e claro os passeios à trela.

PRECISAMOS SEMPRE DE: Comprimidos interna

para

desparasitação

Pipetas para desparasitação externa contra pulgas e carrapatos, como Frontline e Advantix e também Advocate Coleiras Scalibor Actidox e Becozyme para o tratamento da Febre da Carraça; Conofite e Oridermyl para o tratamento de infecções de ouvido Comprimidos com o princípio activo Alopurinol

dogsofportugal@gmail.com

|

A DIXIE mostrava uma timidez extrema na presença de pessoas e mesmo de outros caninos, refugiando-se nos cantos do seu parque assim que nos aproximávamos do espaço. Regressando um pouco às origens deixámos que fosse a Dixie a tomar a opção de se aproximar. Numa primeira fase um dos elementos do GRC iniciou o contacto, sem evadir o seu espaço, com o objetivo de criar laços que permitissem prosseguir o estabelecido. Atingida essa ligação a porta do parque era deixada aberta deixando à Dixie a opção de sair. Das primeiras vezes permanecia apenas nas imediações do parque, mas pouco a pouco a sua curiosidade e a nossa neutralidade fez com que se fosse aventurando por todo o espaço, sempre perto do elemento do GRC com quem criou laços de confiança. Passou assim a acompanhar-nos de perto durante todo o dia nas mais diversas tarefas. Mais uma vez os passeios à trela e a sociabilização evoluíram naturalmente. A Dixie é hoje uma cadela feliz e brincalhona que apenas aguarda uma família que a acolha para que atinja o seu total equilíbrio. Não podíamos terminar sem uma palavra de apreço aos adotantes do Fuji e do Gastão, bem como a todos os outros que acolheram os nossos animais, pois sem eles o sucesso nunca será total. Obrigado!

dogsofportugal.wordpress.com

|

grupo “dogs of portugal” no facebook

|

www.youtube.com/dogsofportugal


ÚLTIMAS ADOPÇÕES

VOLUNTÁRIOS DOP

Durante o mês de Fevereiro foram adoptados 10 animais!

O trabalho do DOP é todo ele realizado por voluntários. É desta forma que conseguimos fazer tanto mantendo os custos baixos. Por isso, ficamos sempre felizes de cada vez que recebemos o contacto de alguém que quer fazer voluntariado connosco. Afinal, não é só o trabalho que será feito, mas também o facto dos animais beneficiarem do contacto com novas pessoas e a publicidade que esses voluntários farão junto de amigos e da família. Durante Janeiro e Fevereiro tivemos o prazer de acolher durante seis semanas no abrigo do Cantinho da Milu, a Maartje a Babette. Vindas da Holanda, ambas optaram por fazer voluntariado com o DOP para cumprirem o estágio obrigatório da sua Escola para Tratadores de Animais. E o trabalho realizado por elas foi fantástico! Estamos muito gratos a ambas pelo esforço e dedicação que tiveram para com todos os animais do abrigo. A nosso pedido a Maartje escreveu-nos umas palavras sobre a sua experiência como voluntária DOP. E o resultado não poderia ter sido mais positivo: “Não sabíamos muito bem o que esperar, mas nunca pensámos que seria tão fantástico. Todo o trabalho que fizemos e todas as coisas que aprendemos, fizemos com prazer e apreciámos cada minuto.” Escreveu-nos também que as tarefas que mais gostaram foi a “sociabilização de animais tímidos. O treiná-los para deixarem de ser tímidos e para perceberem que as pessoas não lhes farão mais mal e que por isso podem deixar que se aproximem para que possam ter a hipótese de ser adoptados para uma família que os adore. E, claro, o passear cães fora do abrigo também ajuda imenso. Alguns cães têm tanta energia que precisam de longos passeios todos os dias ou cães que foram operados e estão em recuperação. (...) Foram seis semanas trabalhosas no abrigo, mas adorámos cada minuto das mesmas.” E termina ainda dizendo que “aprendemos tanto, estamos tão gratas por todos DOP que nos acolheram. Vamos, sem qualquer dúvida, voltar ao abrigo do Cantinho da Milu um dia. Já estamos com saudades!”

Os sortudos foram: Beethoven (agora Kiko), Blue, Hans (agora Tim), Leo, Luna, Oscar (agora Askan), Pantera (agora Rudy), Tânia (agora Sunny), Thierry e Thor. Se adoptou um cão ou gato através do DOP, envie-nos fotos e notícias!

PRECISAMOS DE BOLEIA AÉREA

Quanto a nós terminamos dando a conhecer que ambas se apaixonaram por um cão, tal como todos os que fazem voluntariado de forma regular no abrigo. Para a Babette foi muito difícil e triste dizer adeus à Verinha. Quanto à Maartje, no dia 7 de Março o Mickey, o cão que ela pura e simplesmente não conseguiu esquecer, irá juntar-se a ela na Holanda!

Estamos sempre a precisar de voluntários para ajudar no abrigo, mas também pode ajudar de uma forma mais ocasional ao dar boleia (aérea) aos nossos animais! Ou seja, se for de férias ou em trabalho para alguma das cidades onde frequentemente temos adoptantes para os nossos cães, poderá levar um consigo! O DOP trata de toda a papelada do animal e dá apoio quer no aeroporto de partida, quer no de chegada; você apenas transporta o cão. Estamos sempre a precisar de boleia de Lisboa para Oslo, Copenhaga, Estocolmo, Bruxelas, Amesterdão, Frankfurt e Milão.

dogsofportugal@gmail.com

|

dogsofportugal.wordpress.com

|

grupo “dogs of portugal” no facebook

|

www.youtube.com/dogsofportugal


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.