DeepArt nº14

Page 3

Eficácia Cada vez mais a eficácia é uma caraterística a ser tida em conta aquando da compra de um produto, de uma simples ída a um museu, ou até mesmo de umas férias. Porque tempo é dinheiro, dá-se cada vez mais importância à mesma, uma vez que determinadas escolhas podem ser feitas em virtude da “compactação” de várias oportunidades de uma só vez, e muitas das vezes pela questão do tempo e dinheiro dispendidos. Sou absolutamente adepta e “viciada” no lado prático das coisas. A simplicidade é um elemento que sempre me despertou interesse, até porque acredito que o tempo gasto a complicar, ao invés de “descomplicar” situações é maioritariamente inglório. Penso portanto que o tempo bem poupado e aproveitado é uma mais valia porque “compactando” esse tempo podemos ganhar muito mais experiências a vários níveis. Ora vejamos, quem com um computador lento e ultrapassado não dispende quase o dobro do tempo a executar uma simples tarefa? Esse tempo poderia sem dúvida ser aproveitado para fazer tantas outras coisas naquele mesmo objeto maravilha. Lá está, muitas vezes a questão monetária é nossa inimiga e temos mesmo de ficar confinados ao antigo “pisa papéis”, mas a metáfora do computador pareceu-me adequada a esta explicação!

O bem-amado design surge precisamente como meio de simplificar a vida das pessoas, através das coisas mais básicas que possamos imaginar. Um produto que se adapte à nossa fisionomia exige menos esforço da nossa parte, e consequentemente menos tempo dispendido. Um objeto detentor de várias funções, vulgo “multitasking” como o caso de uma “Bimby” poupa não só o tempo de mudar de um local para o outro os alimentos, como ainda “toma conta do tempo de cozedura” por nós, o que faz com que possamos andar literalmente entretidos em casa com outras coisas mais interessantes (para quem não for adepto dos “tachos”). Basicamente, eficácia é a capacidade de simplificar questões de variadíssimos tipos, apresentando novas soluções de poupança de tempo, esforço, dinheiro, entre tantas outras! Nesta edição da DeepArt apresentamos na categoria de moda masculina, uma poupança de tempo uma vez que aqui se pode atualizar para as tendências que estão mesmo aí a chegar. Ao nível do design apresentamos também algo ligado a eficácia, mas desta vez ao nível da ecologia, com a apresentação de produtos concebidos exclusivamente através da energia eólica, entre tantas, mas tantas outras soluções, que quererá sem dúvida “descomplicar” um pouco daquilo que o rodeia. Boa leitura!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.