Ele, 2012.

Page 21

20

Para explorar ao máximo a feição humana, Avedon fotografou durante todo o ITAW com uma câmera de grande formato. Essas câmeras produzem negativos de 8x10 polegadas, 36 vezes maiores que os negativos 35mm, permitindo a captação da cena com o máximo de detalhe e nitidez possível. Toda essa nitidez passa a fazer parte da comunicação da imagem. Ela nos revela tudo que está na superfície, ela nos mostra tudo o que quer ser descoberto. Segundo Avedon: “Na fotografia de retrato, você não pode arrancar a superfície para ver a natureza real da pessoa. A superfície é tudo que você tem. Você trabalha com o que está ali – o que está esperando para ser descoberto.” Richard Avedon

Como exemplo, podemos analisar o retrato de James Kimberlin. Avedon nos entrega a superfície e nela podemos ver a sujeira acumulada na sua camisa e jaqueta. Podemos ver sua pele aparentemente jovem, porém desgastada pelo sol. Podemos ver a falta de sujeira próxima aos botões da camisa, como quem não lava a mesma há dias e já abotoou e desabotoou os botões diversas vezes. A partir desses elementos fazemos nossas interpretações e descobrimos quem é Kimberlin, um homem que só possui a roupa do corpo, seu cabelo e pele sugerem a falta de banho por dias, um homem que não tem casa. A dualidade de Boyd está presente também. Por um lado Kimberlin nos transmite força, por ser diferente e por não compartilharmos do mesmo mundo que ele. Por outro lado, seus braços caídos e cabeça levemente inclinada nos sugerem vulnerabilidade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.