Ele, 2012.

Page 11

10

1. Richard Avedon Richard Avedon foi um fotógrafo revolucionário nos segmentos de moda e retrato. Tornou-se referência pela maneira como se relacionava com os modelos e extraia expressões dos mesmos. “Avedon se destacou por colocar o fotógrafo no papel do diretor de modelos. Tornou-se assim o responsável por extrair ao máximo o potencial expressivo de seus fotografados no ato da criação.” (BORSATTO, 2005). Durante sua carreia fotografou para as mais reconhecidas revistas de moda como Haper’s Bazaar e Vogue e retratou grandes celebridades e artistas como Charles Chaplin, Marilyn Monroe, Andy Warhol, entre outros. “Sempre teve uma separação entre moda e o que eu chamo meu trabalho mais profundo. Moda é onde eu faço a minha vida. Eu não estou desrespeitando; é um prazer fazer a vida dessa maneira... E tem meu prazer mais profundo de fazer meus retratos. Não é importante o que eu me considero, mas eu me considero um fotógrafo de retrato.” Richard Avedon, Newsday 1974.

1.1. Da moda “Moda é uma das mais ricas expressões do desejo humano, ambições, necessidades, insegurança, segurança. O que nós vestimos é um indício de como nos vemos.” Richard Avedon

Desde a adolescência Avedon sempre esteve em contato com a moda folheando as páginas da Harper’s Bazaar na loja de roupas femininas do seu pai. Inspirado pelo fotojornalista e fotógrafo de moda Martin Munkácsi, Avedon fotografava moda nas ruas, boates, e outras locações não usuais (à esquerda foto de Richard Avedon e a direita de Martin Munkácsi). “A sua formação humanística (tinha cultivado grandes paixões pela poesia e pelo teatro) leva-o a corrigir as situações típicas propostas por Munkacsi, substituindo o clima exuberante e esportivo destas por uma dimensão claramente mais teatral e fílmica." (MARRA, 2008, p. 148).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.