On327pt3

Page 49

UM ESPAÇO DIFERENTE

Com inauguração prevista para março de 2015, o Museu do Amanhã será um espaço de ciências diferente. Os museus de ciência atuam normalmente em duas linhas: uns exploram os vestígios do passado, como os de história natural; e outros se voltam para evidências e experiências do presente, como os de ciência e tecnologia. O Museu do Amanhã propõe uma terceira via, a de explorar possibilidades. O público será estimulado a examinar o passado, manipular as várias tendências da atualidade e imaginar futuros possíveis para os próximos 50 anos, por meio de ambientes audiovisuais, instalações

interativas e jogos. Assim, o Museu conduzirá a uma reflexão sobre os sintomas da nova era geológica do Antropoceno, na qual o homem se tornou uma força capaz de alterar o clima, degradar biomas e interferir em ecossistemas. Serão cerca de 30 mil m² com jardins, espelhos d’água, ciclovia e área de lazer. Nessa estrutura, 15 mil m² serão dedicados ao prédio, que terá em sua arquitetura itens sustentáveis pela utilização de recursos naturais, como a água da baía para a climatização do interior e um telhado que se movimenta de acordo com a posição do sol para abastecer as placas de energia solar.

O projeto arquitetônico do Museu do Amanhã foi concebido pelo arquiteto Santiago Calatrava

49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.