Monografia 10 anos após o sismo de 1 01 1980 volume ii red

Page 9

só na con stru ção d e habitações, com o també m n a pav ime ntação d e es tradas e de arruamentos, Fig. 11. Por deba ixo das escoa d as basá lti cas ocorre m por vezes ca madas d elga da s d e hem a tite qu e era utilizada com o pi gmento (verm elhão), a adicionar à ca l para pintura de pared es.

Andesitos e traquitos Os andesitos e alguns traquitos mais rijos, estes últim os facilmente trabalháveis, con stituem os ma teria is mais utilizados na construção da s paredes d e alvenaria e na execuçã o d e ca ntari as. Observam-se também muitos pavimentos térreos lajeados com este tipo d e pedra. De cor cinzenta ou cin zenta escura, variando d e tons entre o esverdeado e o esbranquiçado, por vezes acastanhado, são rocha s mai s su sceptíveis de se degradarem por meteori zação, ca recendo d a aplicação periódica de produtos na turais tradicionalm ente utilizados para revestim ento e protecção. É de referir que o valor do grau higrométrico do ar é el evado e que a proximidad e d o mar to rn a o ambiente muito agressivo. Era uso corrente caiarem-se com frequência as pared es, emprega ndo-se também óleos para protecção das alvenarias, p o r vezes d ados a quente (p . ex., óleo d e baleia ou d e linho cozido). D epo is do sism o verificou-se que muitas das fa chad as, apesar d e terem fi ca do em bom estado, d eixaram de beneficiar d a manutenção habitua l. Em alguns casos de recupera ção deixara m-se as cantari as à vista, ou apenas enverni zada s por motivos d e decora ção. Os resultad os fo ram d esastrosos, pod end o observar-se em alguns casos a perda total d os relevos trabalhados e a inutilização d as próprias cantarias, bastando para isso os d ez a nos que entretanto passa ram, Fig. 12. As prin cipais pedreiras da zona d e Angra do H eroísmo situam-se no Espigão (Posto Santo), na Crota dos Calrinhos e em S. Mateus na Ca nada da Arruda.

Tufos basálticos e traquíticos De cor cinzenta ou cinzenta-amarelada, os tufos d e cinzas basálticas ou traquíticas, quando bem sold ad o (cin erito), constituem um ma terial trabalhável e muito resistente, como se pode comprovar pelo estado dos muralhões da s fortal ezas seiscentistas d e Angra, Fig. 13. A extracção deste tipo de materi al era feita no Monte Brasil nos loca is da ca ldeira e da ponta de Sa nto An tónio, e em São Mateus. Na zona d as Lajes ocorre um tufo castanho a cinzento escuro bem soldad o, d e aplicação generalizada nas construções d aquela zona qu e era extraído na Cald eira .

Bagacinas As bagacinas são materiais d e projecção vulcânica, muito a bundantes nas ilhas, d e cores preta, castanha ou avermelhad a, a presentand o granul ometria variada . Muito porosas e aparentemente pouco densas, por vezes com aspecto vidrado, são tradicionalmente empregues em ma ssa mes d e pavimentos e em p avim enta ção de estrada s depois de be m compactada s. São também empregu es no fabrico d e blocos d e betã o, cuja utilização foi generalizada nas constru ções mais recentes e na reco nstrução qu e se seguiu ao sismo.

Biscoito ou pedra-queimada Material so lto, d e granulometria va riável, compacto, aparecend o junto e associado à escoadas lá vica (clinker). É utili zado em muros, em con tru ções rurais e com o brita .

362


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.