Monografia 10 anos após o sismo de 1 01 1980 volume ii red

Page 131

A acção sísmica considerada a nível dos apoios da estrutura é d e tipo f, em terreno tipo I da zona A, RSA (1983). É idea li za da através d e três movimentos de transla ção independentes, represen tada por d ensidade espectral d e potê ncia d e aceleração com uma duração de 10 segundos, a que corresponde para as componentes horizontais num pico médio de aceleração de 177 cm/ s 2• Esta acção corresponde a um movimento proveniente de um sismo próximo, com grandes semelhanças espectrais com o que possa ter efectivamente ocorrido durante o sismo de 1 / Janeiro d e 1980.

1.3 -

Resposta estrutural

Os deslocamentos relativos máximos da estrutura, para a acção sísmica atrás definida, ao nível da laje superior, foram de 2.2 cm e d e 1.3 cm, respectivamente para o semáforo "a berto" e semáforo "fechado", em qualquer da s dua s direcções horizontai s. Na direcção vertical o deslocamento é desprezável. A amplificação dinâmica da s acelerações absolutas no topo é de 1.47 e 1.90, em relação à aceleração na base, respectivamente para os semáforos "aberto" e "fechado" . Os esforços máximos dos semáforos "aberto" e "fechado" encontram-se d esenhados na Fig. 1.5. Os resultados sugerem os seguintes comentários: • A estrutura "aberta" comporta-se como um pórtico de vigas de grande rigidez face à rigidez dos pilares. Como consequência, os momentos nos pilares são praticamente iguais nas secções junto aos nós. • Como resultado do comportamento estrutural acima referido, o valor do esforço axial para a acção sísmica é bastante elevado, atingindo cerca de 80% do valor da s cargas permanentes. • A estrutura "fechada" , em contrapartida, apresenta esforços muito pequenos nos pilares abaixo do quadro de vigas, e esforços ligeiramente superiores nos pilares acima do quadro (em relação à estrutura "a berta") . Indep endentemente das diferenças de frequência própria e do comportamento estrutural dos dois sem áforos em a náli se, os esforços m áximos nos pila res não são significativamente diferentes. (A secção ond e esse máximo ocorre é que varia.)

1.4- Discussão Com vista à ca racterização do nível de acção sísmica que provoque fendilhação no betão armado dos pilares, calculou-se o momento de fendilhação em flexão composta, admitindo a seguinte combinação dos mom entos flectores nas duas direcções horizontais, Vale e Azevedo (1986):

O valor da excentricidade, e, é dada por e=

M yeq eq

+ N cp

485


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.