Correio da Venezuela 583

Page 1

P r é m i o Ta l e n t o 2 0 0 9 Correio de Venezuela

@correiodvzla

@correiodvzla

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

publiCaÇão Nº 583

Ano 15 • Depósito LegAL: 199901DF222 • BsF. 10

FestA Do Minho reuniu 800 convivAs pag. 6

pub

não obstante a situação de crise que se vive no país, o natal será assegurado em todas as instituições e centros associativos. As celebrações da Boa nova, da Fraternidade e da paz juntam a Família portuguesa.

pag. 6

surto de Legionella provocou oito mortos o número de mortes confirmadas por infecção com ‘legionella’ subiu para oito e o número de pessoas infectadas aumentou para 317, segundo um balanço da Direcção geral da saúde (Dgs), divulgado na segunda-feira, pag. 11 16 de novembro.

Desporto

os discursos afirmaram as dificuldades da obra, mas levantaram alto a vontade de criar o centro social Madeirense, em valência. tempo de homenagem ao mérito dos precursores que lá continuam a colaborar.

Associações preparam celebrações natalícias

portugal

Mérito aos precursores no csM

Comunidade

Clubes

É uma das comunidades mais importantes da Diáspora Portuguesa em Venezuela. Celebraram com alegria e dignidade, revertendo a receita para o Lar Padre Joaquim Ferreira.

pag. 5

luso-descendente deu vitória a portugal o jovem raphael guerreiro, filho de portugueses emigrados em França, foi chamado à selecção nacional de futebol. no segundo jogo fez história. Marcou o único golo contra a Argentina, no último minuto de jogo.

pag. 24


2 Editorial

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | Correio da Venezuela

1

dois

As conversas dos portugueses nesta semana continuaram dominadas por dois escândalos que estão a afectar a reputação nacional e a confiança dos cidadãos nas suas instituições: O ‘Caso do Banco Espírito Santo’ que, aos poucos, vai se descobrindo, assume foros de aldrabice de alto nível, tolerada pelas instâncias fiscalizadoras que, por negligência, não actuaram como deveriam; e o ‘Caso dos Vistos Gold’, que levou à prisão preventiva e outras medidas de coação de personalidades importantes da vida política nacional, nomeadamente do responsável máximo pela polícia de fronteira que em Portugal se denomina Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Estamos dois casos que são possíveis apenas porque existem pessoas a desempenhar cargos para os quais não têm a idoneidade adequada e porque os serviços oficiais que acompanham o seu desempenho não fizeram bem o seu trabalho, confiaram demasiado e acabaram por negligenciar a fiscalização e a certificação das diligências. Mas nos dois casos há factos interessantes a reter: há poucos meses foi o próprio Presidente da República que afiançou a boa saúde dos banqueiros da família Espírito Santo e que levou a que os Portugueses, empresários e particulares, continuassem a olhar para a marca com o prestígio que lhes merecia tal comentário; no caso dos vistos, foi o próprio responsável máximo da polícia que controla a área. Responsabilidades que a Justiça deve julgar, mas às quais o Estado deve responder…

A selecção de futebol de Portugal descobriu um novo filão de jovens jogadores em equipas estrangeiras. Uns filhos de emigrantes e outros que praticamente não passaram por clubes nacionais de renome e que já jogam fora do País. Fernando Mendes tem sabido conciliar esta equipa, com trabalho e esforço, mas também com algum sucesso. O sucesso que justifica as apostas que tem feito fora do País, cujos clubes nacionais jogam melhor com estrelas pagas com as nossas divisas, em detrimento de outros bons jogadores que para ganharem a vida ‘dão uns dias fora’ de Portugal em equipas de menor brilho. Para registar fica o estrondoso golo de Raphael Guerreiro que resolveu a nosso favor o Portugal-Argentina, ‘jogado a feijões’, com CR7 e Messi a meio gás e a meio tempo…

três

retrospectiva Há uma grande curiosidade e expectativa da população venezuelana, e de todos quantos vivem no País, acerca das novas decisões do Governo de Nicolás Maduro para travar a corrupção e garantir uma maior segurança dos cidadãos e dos seus bens. Na verdade são dois problemas que afectam a vida nacional e cujas respostas ao longo dos últimos anos não têm surtido o melhor efeito. A alta taxa de violência e a permanente insegurança

em que vivem os venezuelanos não situações exclusivas deste País. Basta percorrermos as estatísticas regionais para concordarmos que a maioria dos países da América Latina está contaminada e essa ‘guerra’ sem antagonista tem morto milhares de pessoas nestes países, nos quais se destacam o Brasil, as Honduras, El Salvador e a Guatemala, além de Venezuela. É urgente resolvermos os problemas em casa, mas não será má ideia juntar estes países e perguntar-lhes também se não estão interessados em encontrar uma estratégia de combate e pacificação desta zona geográfica.

Os acontecimentos dos últimos dias, envolvendo sequestros de portugueses, mostram que as entidades policiais estão atentas, e que há resultados visíveis no terreno, resultantes da estratégica que já está montada pelas autoridades bolivarianas. Com o apoio da Embaixada de Portugal em Caracas está a funcionar na capital venezuelana um serviço ao qual podem recorrer todos os interessados e que tem por função primordial ajudar a polícia venezuelana na solução de casos semelhantes. A intervenção de especialistas é imprescindível para que essas acções tenham resultados positivos e para que se consigam desmanchar os bandos que, infelizmente, proliferam, muitos deles, vindos de f o ra da Venezuela, e cuja actuação no País, ainda dificulta mais a concentração das investigadores noutros núcleos de criminosos.

fotoflash

Estamos com o Natal a bater à porta. Nas casas portuguesas a tradição natalícia é seguida com rigor. Desde sempre os costumes dos países europeus, mais frios que a Venezuela nesta época do ano, transportaram para as localidades crioulas, ambientes nunca por cá vividos, que o simples postal do Pai Natal e suas renas pela neve, simbolizam mostram ser menos quente, e estar longe do tropicalismo que caracteriza estes lados caribenhos. Mas o Natal que nos bate à porta, está cada vez mais longe dos estereótipos dos postais e das mensagens que chegarão certamente pela Internet. Por aqui pretende-se celebrar a Família, a Paz e a Fraternidade. Neste tempo novo alguma destas componentes começa a faltar. Cabe-nos ir à procura daquilo que nos completa, mas que completa também os outros, aqueles que são gente como nós e que, nos percalços da vida, estão a ficar para trás. Realizar o Natal é não deixar que isso aconteça. Precisamos ajudar a devolver a dignidade a todos. É necessário que celebremos essa Fraternidade que o Filho de Deus apregoou na Terra e que nos conduz à Paz e ao Natal que ambicionamos. Nos centros e associações portuguesas e luso-venezuelanos já é tempo de celebração. E essa celebração estende-se a todos os lares. Saibamos viver intensamente este tempo e dignificar as nossas raízes.

Grupo Editorial

www.correiodevenezuela.com Rif.: J-40058840-5

Director Aleixo Vieira Subdirector Agostinho Silva Gerente: Carla Vieira Editor Sergio Ferreira Soares Endereço: Av. Veracruz. Edif. La Hacienda. Piso 5, ofic. 35F. Las Mercedes, Caracas. Telefones: (0212) 9932026 / 9571 Telefax: (0212) 9916448 E-mail: editorial@correiodevenezuela.com

Chefe de redacção Sergio Ferreira Soares |Jornalistas Carla Salcedo Leal, Victoria Urdaneta, Fernando Cámara, Kenner Prieto, Antonio Da Silva |Correspondentes Edgar Barreto (Falcón), Carlos Balaguera (Carabobo), Sandra De Andrade (Aragua), Sandra Rodríguez (La Victoria), Trinidad Macedo (Lara), Silvia K. Gonçalves (Bolívar), Ricardo Santos (Nueva Esparta), Luis Canha (Mérida), Daniela García (Miranda), Antonio Dos Santos (Zulia) |Colaborações Catanho Fernandes, Arelys Gonçalves, Antonio López Villegas, Isabel Idárraga, |Administração Ma.Fernanda Pulido |Publicidade e Marketing Carla Vieira |Paginação Elsa de Sá |Recepção María Albertina De Faría |Fotografia Francisco Garrett |Distribuição Luis Alvarado, Carlos Agostinho Perregil R. |Impressão Cadena Capriles, Operadora La Urbina C.A. Caracas -Venezuela |Tiragem 15.000 exemplares |Fontes de Informação Agência Lusa, Diário de Notícias, Diário de Notícias da Madeira, Ilhapress, Portuguese News Network e intercâmbio com publicações em língua portuguesa.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Venezuela 3

DiPlomACiA

Cidad do Porto acolhe busto de Simón Bolívar sentantes do corpo consular. O desenho do busto foi obra do arquitecto Renato Aires, que, conjuntamente com o escultor Albano Martins, idealizaram a peça em bronze, baseando-se na imagem tridimensional revelada por Hugo Chávez em 2012. Refira-se que esta homenagem contou com a colaboração da Câmara Municipal do Porto. Este busto vem somar-se aos que já foram colocados nas cidades de Estarreja e Portimão (norte e sul do país, respectivamente), além do existente na ilha da Madeira e da estátua situada em Lisboa, onde se depositam oferendas florais durante os actos oficiais.

Sergio Ferreira Soares

Autarquia portuense colaborou na realização e colocação da obra O Embaixador da Venezuela em Portugal, General em Chefe Lucas Rincón Romero, e a consulesa-geral venezuelana no Porto, Yadira Russián, desvendaram um busto do Libertador Simón Bolívar na referida cidade no passado sábado, 15 de Novembro. No acto estiveram presentes autoridades regionais, membros da comunidade venezuelana residente na zona e repre-

soltas O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que Caracas está a preparar uma cimeira de membros e não membros da OPEP, contra a descida dos preços do petróleo. “Estamos a coordenar uma reunião especial de países OPEP e não OPEP para breve, para tomar decisões em defesa do petróleo, dos preços do petróleo e do mercado petrolífero mundial”, disse. Maduro falava durante um ato transmitido pela VTV, não forneceu detalhes sobre a cimeira em preparação embora fontes não oficiais indiquem que a reunião poderá ter lugar em Caracas a 21 de Novembro. O anúncio tem lugar numa altura em que o mercado espera saber, até 27 de Novembro, se a OPEP vai chegar a um acordo para reduzir a produção de crude, uma medida que procura fazer subir o preço internacional do barril de petróleo, que caiu 30% desde Junho último.

O Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, no Estado de Vargas, prepara-se para a quadra natalícia, que oficialmente arranca a 13 de Dezembro e se estende até 7 de Janeiro de 2015. Neste sentido, já foram anunciadas operações de segurança e serviços para garantir a operacionalidade do aeroporto num período em que se espera uma média de movimentação diária da ordem das 40 mil pessoas em ambos os terminais, o que pressupõe cerca de pelo menos 1 milhão e 40 mil passageiros. Durante a quadra natalícia de 2013 foram movimentados pouco mais de 800 mil passageiros. Quanto à segurança, três mil agentes serão destacados em todas as aéreas.

DiPlomACiA

Amazonas ‘vibrou’ com a portugalidade O recital de música foi realizado perante uma plateia de cerca de 100 pessoas

Petróleos de Venezuela S.A (PDVSA), e as empresas asiáticas Hyundai Engineering and Construction Co. Ltd.; Hyundai Engineering Co. Ltd e Wison Engineering Co. Ltd., assinaram um contrato para a construção das unidades básicas de processamento, serviços industriais e áreas externas do Projecto Conversão Profunda da Refinaria de Puerto la Cruz, localizada no Estado de Anzoátegui. O presidente da PDVSA, Eulogio Del Pino, juntamente com o presidente da Hyundai Engineering and Construction, Soohyun Juang, e o vice-presidente de Wison Engineering, Dong Hua, firmaram o acordo catalogando-o como o “de maior magnitude para o projecto Conversão Profunda” da refinaria de Anzoátegui.

CORREIO

Entre os dias 3 e 7 do corrente mês, Gonçalo Capitão, Adido Social da Embaixada de Portugal na Venezuela, e Rainer de Sousa, Coordenador de Ensino, tiveram a oportunidade de visitar a cidade de Puerto Ayacucho, capital do Estado Amazonas. Conforme uma agenda estabelecida em colaboração com as autoridades venezuelanas do Ministério do Poder Popular para a Cultura desenvolveu-se uma série de actividades que, no seu conjunto, foi intitulada como “Encontro Venezuela-Portugal no Amazonas”. Como parte das actividades programadas, no dia 5 de Novembro foi entregue um conjunto de livros (oferecidos pelo Instituto Camões) à Biblioteca

Central de Puerto Ayacucho. Os livros foram expostos perante o público amazonense e numa sessão de leitura, Gonçalo Capitão teve a oportunidade de ler em português alguns excertos de obras de Camões, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. Para uma melhor compreensão do público, todas elas foram comentadas e contextualizadas em espanhol por Rainer de Sousa. Como parte da agenda houve também a oportunidade de projectar o filme “A Bela e o Paparazzo”, o qual foi muito bem acolhido pelo público presente. Além destas actividades, nas instalações do Hotel Venetur a cantora luso-venezuelana Andrea Imaginário – também convidada para o evento - cantou fados e músicas venezuelanas, algumas das quais com a colaboração de instrumentistas locais. O recital de música foi realizado perante uma plateia de cerca de 100 pessoas. É importante referir que da parte da população amazonense o acolhimento foi muito positivo e caloroso. Publicidade


4 Venezuela

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | Correio da Venezuela

ENsiNo

Escolas vão premiar postais de Natal dos alunos de português

FotoGraFias CoM história

CORREIO/LUSA

O Concurso está aberto a “todos os alunos de Língua Portuguesa As escolas e instituições lusovenezuelanas, onde são ministradas aulas de Língua Portuguesa, vão premiar os melhores postais de natal dos alunos, escritos em “bom português”, avançou à agência Lusa o coordenador do Instituto Camões, Rainer Sousa. Segundo R ainer Sousa, o “Concurso Postal de Natal 2014” está aberto a “todos os alunos de Língua Portuguesa, com idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos de idade, podem participar”, consistindo os prémios na atribuição de dicionários de Língua Portuguesa. “Todos os postais devem conter uma breve Mensagem de Natal, da autoria do próprio aluno ou aluna, escrita em bom português, com um mínimo de 40 palavras e um máximo de 60. A gramática e a ortografia devem ser excelentes”, frisou. Rainer Sousa adiantou que haverá “dois prémios [1.º e 2.° lugares] para a produção escrita, um pré-

Estado dE MiraNda

O anúncio foi feito pelo coordenador do Instituto Camões, Rainer Sousa.

mio por cada instituição [escola], para a melhor produção artística, onde esteja evidenciado a preparação do postal, a criatividade, os materiais usados e o esmero empregue na elaboração”. A entrega dos Postais de Natal vai decorrer de 17 de Novembro a 1 de Dezembro, “devendo ser expostos nas instituições para apreciação dos encarregados de educação e restante comunidade”. Cabe aos professores de Português escolher os vencedores de cada instituição e comunicá-los à

Guatire recebe nova permanência consular

Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa na Venezuela. “Posteriormente serão organizados momentos com os coordenadores e professores para a entrega dos prémios, cabendo aos professores decidir se os trabalhos vão ou não contar para efeitos de nota, no plano de avaliação”, disse o coordenador do Instituto Camões. Segundo Rainer Sousa “o mais importante é estimular sempre os nossos alunos para a aprendizagem da nossa língua”.

Sergio Ferreira Soares sferreira@correiodevenezuela.com

Jornada decorrerá no Centro Sociocultural Virgem de Fátima O Cônsul-Geral de Portugal em Caracas, Luiz Albuquerque Veloso, levará a cabo uma permanência consular na cidade de Guatire, Estado de Miranda, com a finalidade de emitir passaportes e procurar dar resposta a qualquer questão relacionada com actos consulares. A jornada foi agendada para quarta-feira, 3 de Dezembro, entre as 8 da manhã e as 12:00 do meio-dia, no Centro Sociocultural Virgem de Fátima. O Conselheiro das Comunidades Portuguesas, António de Freitas, explicou que as pessoas interessados em solicitar o passaporte deverão levar cartão do cidadão válido.

Joshua Benoliel Fernando Cámara

A imagem desta semana mostra um soldado lusitano despedindo-se da sua esposa, antes de embarcar, junto com outros militares, para a Primeira Guerra Mundial, onde Portugal participou de 1917 a 1918. O retrato foi tirado em Lisboa e data de 1917. O autor é Joshua Benoliel, que nasceu em Lisboa a 13 de Janeiro de 1873 e morreu na mesma cidade, a 2 de Fevereiro de 1932. Foi um fotógrafo luso considerado como o primeiro repórter fotográfico que existiu em Portugal. Nascido numa família de origem judia procedente de Gibraltar, realizou trabalhos jornalísticos para O Tiro Civil em 1898, e entre 1903 e 1918 para a Ilustração Portuguesa, que era o nome do semanário O Século. Também colaborou com outras revistas ilustradas como Occidente, Panorama e Brasil - Portugal, assim como o Diário ABC. Entre os seus trabalhos podemos assinalar o seguimento das viagens ao estrangeiro dos reis Carlos I de Portugal e Manuel II de Portugal, dos quais teve

oportunidade de fazer imagens do tipo humanista, moderno naquela época, distanciando-se das fotografias mais oficiais que eram habituais. Fez reportagens sobre a revolução de 5 de Outubro de 1910, que deu origem à proclamação da I República, e as revoltas monárquicas que aconteceram durante a mesma. Fez várias reportagens de fotografia de guerra durante a Primeira Guerra Mundial, no seguimento do que fez com as tropas portuguesas que lutaram nos Países Baixos. Entre 1903 e 1918, publicou uma obra em fascículos chamada Arquivo Gráfico da Vida Portuguesa, uma recolha sobre a vida quotidiana dos portugueses no principio do século XX. A 13 de Dezembro, foi condecorado Oficial da Ordem Militar Santiago da Espada. É uma condecoração outorgada por mérito literário, cientifico e artístico. Vale a pena recordar que esta ordem deixou de existir em 1834 e foi retomada em 1918. Mais de 250 pessoas já a receberam, nas suas diferentes categorias. É entregue tanto a portugueses como a estrangeiros.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Venezuela 5

EVENtos

Minhotos celebraram em grande tradição

são Martinho não foi esquecido Fernando Cámara

A comunidade recordou este militar, monge e bispo de Turonum.

Sergio Ferreira Fotos: Revista 30 dias

Um dos grupos mais influentes da comunidade portuguesa que residente na Venezuela reuniu-se, a 15 de Novembro, no salão nobre do Centro Português, em Caracas, para celebrar a tradicional Festa do Minho, na qual se reuniram os portugueses oriundos daquela região para conviver e desfrutar de um banquete. Mais de 800 pessoas participaram na festa, que se destacou pela capacidade de organização e mobilização dos organizadores, e na qual um dos principais atractivos foi a actuação do Zézé Fernandes, que deslumbrou o público com o seu espectáculo. Mas a agenda musical do evento foi variada, com actuações do artista Oliver, que abriu as ‘hostilidades’, seguindo-se o grupo folclórico Os Lusíadas e a orquestra Klasse. Durante o jantar, houve ainda lugar para manifestações tradicionais da região do Minho, bem como um bem composto banque-

te, para deleite dos convidados. Segundo José Matos Pereira, porta-voz da organização, foi tam-

bém possível recolher um importante donativo, que será entregue ao Lar Padre Joaquim Ferreira.

O Dia de São Martinho é uma festa muito importante em Portugal. Como seria de esperar num país com tanta emigração lusitana, algumas organizações na Venezuela não deixaram passar a data , e programaram uma série de actividades para comemorála. O Centro Marítimo de Venezuela festejou este santo no passado sábado, dia 15, a partir das seis da tarde, na zona da piscina. Durante a jornada, apresentaramse dois grupos musicais: Melodias de Sempre e o Grupo Folclórico da instituição. Foram ainda oferecidas comidas típicas. No domingo, dia 16, o Centro Português em Caracas organizou o tradicional Arraial de São Martinho ‘Castanhas e Vinho’, que ofereceu aos presentes pratos típicos na zona da Fonte de Soda, ao som

de diversos grupos musicais. A Sociedade de Beneficência de Damas efectuará o almoço em honra deste santo no próximo dia 23, domingo, na Quinta Lelly da Urbanização Macaracuay em Caracas, sede da organização. O caldo verde, o bacalhau assado com batatas, castanhas assadas e pudim deleitarão os paladares dos assistentes. Um pouco de história São Martinho nasceu no antigo Império Romano, especificamente em Sabaria, Panonia, em 316 e morreu em Condate, Galia, em 397. Foi um militar, monge e mais tarde, bispo de Turonum (Tours - França), e é considerado um santo pela igreja Católica. A lenda de São Martinho conta que certo dia, o soldado estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo. A sua festa celebra-se a 11 de Novembro.


6 Venezuela

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | Correio da Venezuela

CoMuNidAde

A alegria dezembrina invade a comunidade Fernando Cámara

Algumas instituições mostram uma agenda carregada de eventos e actividades. A época de Natal está muito próxima e diversas instituições lusitanas radicadas na Venezuela estão a organizar diferentes actividades para celebrar o Natal. Ceias e bazares predominam em cada um dos itinerários. CP com agenda cheia O Centro Português, situado na urbanização Macaracuay a Este de Caracas, tem uma agenda muito apertada. De 20 a 23 de Novembro, é organizado o bazar de Natal no salão nobre, para além de uma jornada de tramitação de cédulas, registo militar e certificados médicos, marcada para o dia 22, sábado. Cinco dias mais tarde, a 28 de Novembro, é inaugurado oficialmente o Natal, com a chegada do Pai Natal à Fonte de Soda, jornada que inclui a presença do Grupo Coral Centro Português, dois gru-

ClubeS

CSM homenageou fundadores pos de gaitas e um de ‘parrandas’. O clube da capital celebrará quatro missas de advento, marcadas para os dias 30 de Novembro e 7, 14 e 21 de Dezembro. Bacalhau encerra o ano nos Altos Mirandinos A Academia do Bacalhau de Los Altos Mirandinos realizará o seu almoço de fim de ano no próximo dia 30, no Salão Mili Rosi (antigo Salao Topacio) do Centro Comercial La Casona, em San Antonio de los Altos. A hora marcada para dar início ao evento é a uma da tarde. O valor da entrada é de 1900 abraços, o que inclui duas garrafas de vinho e uma de whisky, em mesas de oito pessoas.

Aragua canta o Natal A Casa Portuguesa do Estado de Aragua, situada na cidade de Maracay, abrirá o Natal no próximo dia 7 de Dezembro, no passeio central e na área da piscina, com dois acontecimentos: O Bazar da Sociedade de Damas e uma festa de Natal. Esta última actividade começará pelas sete da noite e será ambientada musicalmente pelo Baile Show das Meninas do Clube e pelo Grupo de Canto das Senhoras do clube, que cantarão cânticos de Natal portugueses; a juntar a isso, haverá comida e bebidas. Está ainda marcada uma festa de fim de ano para 31 de Dezembro, que começará a partir das oito da noite, no salão principal.

beNefiCêNCiA

CP promove recolha para crianças carenciadas Fernando Cámara

Centro social realiza esta actividade pelo terceiro ano consecutivo A Associação Civil Centro Português iniciou, no passado 11 de Novembro, a recolha anual de artigos e produtos destinados a crianças carenciadas de diversas instituições. Esta iniciativa, habitualmente realizada na quadra de Natal, está a ser promovida na área

da fonte de soda até 28 do corrente mês, e procura que os associados contribuam com brinquedos, produtos de higiene pessoal, artigos para bebés, bicicletas, roupa e alimentos. Ao longo do ano, o clube social lusitano situado na urbanização Macaracuay, em Caracas, recebe pedidos de fundações para apoiar as suas causas. Assim, e pelo terceiro ano consecutivo, o centro dá corpo a esta dinâmica com o objectivo de ajudar e cooperar com diversas instituições. Uma parte do produto da recolha será entregada ao padre Ale-

xandre Mendonça com o objectivo de vir a ser distribuída por diversos bairros da paróquia de Petare. Organizações como Fundana, Villas de los Chiquititos e Pueblo La Siria, situada na localidade mirandina de Guatire, poderão vir a ser beneficiados com esta acção. No quadro desta campanha, no passado 19 de Novembro foi efectuada uma sessão de UnderWater, com Marco López, designada “Cambio Calorías por Juguetes”, que consistiu na entrega de um brinquedo para poder participar na actividade.

Sergio Ferreira Soares

Os actos de celebração serviram para recordar a história e os objectivos do clube. O 36.º aniversário do Centro Social Madeirense (C.S.M) foi a ocasião perfeita para homenagear quem, desde o início do clube, colaborou para reforçar os valores e ideais que nos definiram, como a preservação da cultura e das tradições de Portugal, e especificamente da ilha da Madeira, para além de oferecer um espaço para partilhar recordações do passado e desejos para o futuro, com a comodidade de sentir-se como que numa segunda casa. Foi por isso que os actos protocolares deste ano tiveram como protagonistas sócios fundadores ou colaboradores permanentes do Centro. O primeiro acto do dia foi a sessão solene, no qual os vereadores do Município San Diego se reuniram no Salão Madeira para congratular os membros do Centro. Encabeçados por Ronald González, presidente da autarquia, o grupo teve oportunidade de ouvir as comoventes palavras de Brás de Jesus dos Santos, accionista número dois, e um dos principais impulsionadores da criação deste Clube. No discurso, Santos ressaltou o conceito original do espaço, que era ser promotor dos costumes madeirenses, e relembrou as personalidades da Pérola do Atlântico, como é conhecido o Arquipélago da Madeira, que se

destacaram nos âmbitos desportivo, cultural e literário do mundo. Condecoração especial O passo seguinte nos festejos do 36.º aniversário foi a entrega da Ordem João Gonçalves Zarco, reconhecimento entregue anualmente a personalidades da região. As condecorações foram maioritariamente entregues a pessoas que participaram nos primeiros anos do Centro. “É um orgulho ver reunidas tantas pessoas que contribuíram com os seus grãos de areia para fazer desta instituição um pedacinho da Madeira na Venezuela”, expressou Paulino Ramos, presidente do C.S.M. “Devemos exaltar o trabalho de quem recorda o nosso início rudimentar (...), aquelas pequenas construções que, com muito esforço e vontade, transformamos no que é hoje o Clube”, acrescentou Ramos. Enalteceu ainda a trajectória de quem, tal como ele, recebeu, nesta edição, a principal distinção que o C.S.M entrega, como Manuel Pita Maria Dolores Vieira, António Gonçalves dos Remendos, todos eles na Categoria Primeira Classe, acompanhados de um selecto grupo de personalidades, que também foram condecoradas com a Segunda e Terceira Classe deste galardão. Entre eles destacaram-se os accionistas João Figueira e Fernando Capelinha, proprietários das acções seis e sete, respectivamente, que foram precursores da instituição. No âmbito empresarial, o Centro agradeceu a colaboração das empresas por oferecer o seu apoio permanente à actividades organizadas.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Publicidade 7


8 Venezuela

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | Correio da Venezuela

Perfil

Carlos Domingues

“O maior legado que o meu velho me deixou foi o do trabalho” Fernando Cámara fcamara@correiodevenezuela.com

Trabalha na Directv Sports, Deportes Unión Radio e é assessor de comunicação do Atlético Venezuela. Carlos Domingues é uma as caras mais reconhecidas do jornalismo desportivo, especificamente no futebol. O pai chamava-se Albino Domingues e nasceu em Matosinhos, Porto. A mãe é Maria Eudosia Pernía de Domingues, e é oriunda de Santa Ana del Táchira. Nasceu em Caracas a 4 de Janeiro de 1979. É o mais novo de três irmãos, os outros são Fernando e Jimmy. “Fui criado perto do Palácio de Miraflores, que agora é a estação do metro de Capitólio. Fiz a primária numa escola pública, perto do 23 de Janeiro, em Monte Piedad, a Escola Bolívar. Já o bacharelato foi num colégio privado, adventista, a minha mãe é adventista. O colégio chama-se Ricardo Greenidge, situado em El Paraíso”, contou. Iniciou os estudos superiores na Unexpo, em engenharia mecânica, mas acabou por licenciarse em relações internacionais na Universidade Central de Venezuela. “Comecei a estudar engenharia. Tinha notas muito boas na primária e no secundário. Logo que comecei a estudar engenharia, choquei com a realidade da matemática. O mais complicado para mim era que devia esforçarme muito mais para obter melhores resultados”, justifica. Trabalhou no Ministério da

Educação na área das relações internacionais durante sete anos. “Trabalhei no Departamento de Relações Internacionais. Tive muitas experiências, viagens ao estrangeiro, representando o país em matéria educativa. Até que em 2009, renunciei. Também estive no Ministério da Agricultura e Terras e no do Desporto”, apontou. Em 2005, iniciou a sua trajectória no jornalismo desportivo. “Precisamente pelas particularidades políticas de uma carreira como as relações internacionais, esta depende muito dos contactos políticos. Lamentavelmente, não os tenho, e decidi fazer algo para alternar com a minha carreira de funcionário público. Interessei-me por um curso de locução e senti que podia fazê-lo. Tive a oportunidade de conhecer, nesse curso, Francisco de Andrade, que já tinha um programa de rádio em La Guaira numa emissora do Aeroporto Internacional de Maiquetía. Convidou-me a estar com ele no seu programa e assim comecei isto. Estarei sempre agradecido a Francisco de Andrade. Considero que tanto ele como Francisco Blavia são as pessoas que me impulsionaram a dar o primeiro passo em cada campo do jornalismo”, explicou. Daí, passou para a SportPlus, um canal que abriu em 2007, da cabo InterCable. “O primeiro evento da SportPlus foi a Copa América de Venezuela. Francisco Blavia era vice-presidente do meio e Carlos González, actualmente gerente de produção da Directv Sports, fizeram um casting. Fê-lo junto com Ignacio Benedetti”, acrescentou. A passagem na Directv foi extraordinária. “Fiz a Champions League, Uefa Europa League, futebol de salão, calhou-me ir à Copa Confederações no Brasil, em representação da Directv Venezuela. É muito difícil que um ser humano esteja tão agradecido com o que faz e onde faz. Sinto-me muito orgulhoso por pertencer a uma organização tão prestigiosa e que posso assegurar que é uma das mais sólidas

Com o tema da comida, o meu pai era muito aberto. Nunca faltou um prato de bacalhau com batatas, acelgas e azeite”.

É muito difícil que um ser humano esteja tão agradecido com o que faz e onde o faz”

do país e não apenas aqui, a nível continental. Uma experiência inesquecível, não quero que isto acabe, ou que, a acabar, seja para algo melhor. Temos ambições, e não se trata de mudar de lugar mas sim de cumprir sonhos e um deles é narrar uma final da Copa Libertadores, que é a minha paixão”, indicou. Segue o futebol nacional desde que era pequeno. “Desde rapaz que sempre tive contacto com o futebol venezuelano porque ganhei um gosto tremendo. Graças ao meu pai, pelo seu gosto pelo futebol. Mas ele não incidiu tanto. Quando tinha sete anos, fui a um estádio e o ambiente encantou-me. Os meus domingos era a ir para o estádio sozinho”, assinalou. Assim, entrou para a Deportes

Unión Radio: “Não havia um programa pós-jogo que cobrisse a primeira divisão. Giancarlo Figliulo, Maximiliano Cordaro e eu apresentamos El Agregado. Isso abriu-me a porta para fazer parte do programa ’11 titular’, junto com Cordaro, Turinese e Walter ‘Cata’ Roque”. Teve que estudar jornalismo trabalhando e aprendeu com excelentes profissionais. “Na Venezuela, há jornalistas desportivos que não têm nada que invejar ao resto do continente. Sobretudo Daniel Chapela. Lia as suas colunas desde rapaz. A primeira vez que partilhei uma transmissão com ele foi um Monagas – Táchira. Com Benedetti, a responsabilidade com o trabalho e sempre tratar de fazê-lo da melhor maneira possível, não tentar ser o melhor. Aprendi com Cordaro, José Manuel Vieira, Octavio Sasso, entre outros. Não gosto que me chamem jornalista porque não o sou, sou um trabalhador nos meios de comunicação”, relatou. Os pais trabalharam arduamente para ajudar os filhos. “A minha mãe é de Santa Ana del Táchira, como todos os andinos que vieram para Caracas. O meu pai é o do Porto, especificamente de Matosinhos. Chegou à Venezuela em 1956, como parte da oferta de trabalho feita pelo irmão, Manuel Domingues, que regressou depois a Portugal. Foram trabalhar para as comunidades agrícolas de Turén, Estado Portuguesa. Os meus velhos não são profissionais mas isso não os impediu que fôssemos uma família unida”, apontou. Os seus valores de casa foram importantes para ele. “Em minha casa, o vínculo com Portugal é curto porque é o único da sua família aqui. Com o tema da comida, o meu pai era muito aberto. Nunca faltou um prato de bacalhau com batatas, acelgas e azeite. Outra coisa: O maior legado que o meu velho me deixou foi o do trabalho”, expressou.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Publicidade 9


10 Portugal soltas O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, condenou, terça-feira, 18 de Novembro, em nome do Governo português, o ataque terrorista ocorrido em Jerusalém Ocidental e apelou a todas as partes para se absterem de qualquer acção “de incitamento ou retaliação”. “O Governo Português condena veementemente o violento ataque terrorista hoje ocorrido na sinagoga de Har Nof, em Jerusalém Ocidental”, lamenta “profundamente a perda de vidas humanas” e “expressa as suas mais sinceras condolências às famílias das vítimas e a sua solidariedade para com os feridos”, declarou o ministro. O Observatório sobre as Crises e Alternativas considera que os objectivos da consolidação orçamental falharam, a recessão aprofundou-se e a despesa pública aumentou, ao mesmo tempo que a protecção social se tornou menos acessível e de pior qualidade. A conclusão resulta de uma comparação entre o Orçamento do Estado para 2015 e o exercício de 2007 feita pelos investigadores do Observatório, cujos resultados são divulgados num Barómetro das Crises. “A consolidação orçamental em contexto recessivo falhou no seu propósito. Aprofundou a recessão e, sem reduzir o défice, impôs mais custos para uma provisão pública de bens e serviços e uma protecção social menos acessível e de pior qualidade”, diz o documento do observatório.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições defendeu, terçafeira, 18 de Novembro, a descriminalização das infracções à lei no que respeita ao tratamento não discriminatório das candidaturas em campanha eleitoral por considerar que simplificaria a obtenção de consensos nessa área. A lei 85/1975, que regula o tratamento jornalístico das candidaturas, estipula no seu artigo 13º que os directores dos órgãos de imprensa que violarem os deveres impostos pela lei serão punidos “com prisão de três dias a um mês e multa correspondente”.

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | Correio da Venezuela

Justiça

5 dos 11 arguidos no caso “vistos gold” em prisão preventiva CORREIO/LUSA

Factos susceptíveis de integrarem a prática de crimes de corrupção activa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência Cinco dos 11 arguidos do caso dos vistos ‘gold’ vão ficar em prisão preventiva, mas três deles podem ver a medida convertida em pulseira electrónica, segundo decidiu, no passado 18 de Novembro, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa. De acordo com um comunicado lido no final dos encontros com os advogados dos 11 detidos, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e o empresário chinês Zhu Xiaodong ficaram em prisão preventiva. A ex-secretária-geral do Ministério da Justiça Maria Antónia Anes, Jaime Gomes, sócio-gerente da empresa JMF Projects & Business, e Manuel Jarmela Palos, director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), ficam em prisão preventiva, uma medida de coação que poderá ser convertida em pulseira electrónica. Os arguidos Paulo Eliseu, Paulo Vieira, José Manuel Gonçalves e Abílio Silva foram suspensos das suas funções nos serviços centrais do Instituto dos Registos e Notariado, e proibidos de estabelecerem contactos com funcionários dos referidos serviços. Quanto aos cidadãos chineses Zhu Baoe e Xia Baoliang, ficam proibidos de se ausentar para o estrangeiro, e terão de pagar uma caução de 250 mil euros (para a arguida Zhu Baoe), e de 500 mil euros (para o arguido Xia Baoliang). O interrogatório aos 11 arguidos começou na quinta-feira, 13, e só terminou terça-feira, 18, pelas 14:00, tendo o juiz de instrução cri-

O interrogatório aos 11 arguidos começou na quinta-feira,13.

Os 11 arguidos foram detidos no âmbito da operação Labirinto, que investiga uma alegada rede de corrupção na atribuição dos vistos ‘gold’ em Portugal.

Anabela Rodrigues é a nova ministra da Administração Interna.

minal decretado as medidas de coação anunciadas cerca das 22:00. Neste caso são investigados, segundo o comunicado do Tribunal, factos susceptíveis de integrarem a prática de crimes de corrupção activa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência. O juiz decidiu ainda que a arguida Maria Antónia Anes, Jaime Gomes e Manuel Jarmela Palos, ficam proibidos de contactar com elementos em funções actuais ou passada no SEF, no Serviço de Informação e Segurança, na Polícia Judiciária, no Ministério da Administração Interna e da Magistratura Judicial e do Ministério Público.

Director do SEF demitiu-se O director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, apresentou, no mesmo dia, a demissão do cargo ao Governo, de acordo com fonte oficial do gabinete do primeiroministro. O pedido foi dirigido ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, uma vez que Miguel Macedo se demitiu do cargo de ministro da Administração Interna no domingo e a nova ministra, Anabela Rodrigues, só tomará posse na quartafeira, explicou a mesma fonte. O pedido de demissão do director do SEF acontece depois de ser conhecida a sua medida de coação, prisão preventiva, que pode ser convertida em pulseira electrónica, na sequência da Operação Labirinto, uma investigação sobre a atribuição de vistos dourados. Miguel Macedo anunciou no domingo a demissão do cargo de ministro da Administração Interna, referindo que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, aceitou o seu pedido de demissão, depois de lhe solicitar que reponderasse essa decisão. Numa declaração lida no Minis-

tério da Administração Interna, às 19:30 de domingo, Miguel Macedo afirmou não ter “intervenção administrativa” na atribuição de vistos, e rejeitou qualquer “culpa ou responsabilidade pessoal” na matéria em investigação, mas considerou não ter condições políticas para se manter no cargo. Algumas pessoas investigadas e detidas no âmbito da Operação Labirinto têm relações pessoais ou profissionais com Miguel Macedo. O programa de atribuição de vistos ‘gold’, criado em 2013, prevê a emissão de autorizações de residência em Portugal, com acesso ao espaço Schengen, a estrangeiros oriundos de fora da União Europeia que criem dez ou mais postos de trabalho em Portugal, comprem imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros ou façam transferências de capitais de montante igual ou superior a um milhão de euros. Anabela Rodrigues lidera MAI O Presidente da República aceitou a nomeação, proposta pelo primeiro-ministro, da professora universitária Anabela Rodrigues para o cargo de ministro da Administração Interna, em substituição de Miguel Macedo, que anunciou a sua demissão no domingo. A tomada de posse realizou-se na quarta-feira, 19 de Novembro, pelas 12 horas, no Palácio de Belém.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de novembro de 2014

SAúdE PúbLiCA

Surto de Legionella provocou oito mortos e 317 infectados CORREIO/LUSA

Surto que eclodiu em Vila Franca de Xira tem vindo a perder intensidade em termos de registo de novos casos O número de mortes confirmadas por infecção com ‘legionella’ subiu para oito e o número de pessoas infectadas aumentou para 317, segundo um balanço da Direcção Geral da Saúde (DGS), divulgado na segunda-feira, 16 de Novembro. Segundo este organismo, o novo caso de infecção foi o único reportado desde sexta-feira, 14 de

Novembro, com ligação ao surto de Vila Franca de Xira. “Em termos acumulados, verificaram-se, até agora, 317 casos, dos quais 308 foram internados na Região de Lisboa e Vale do Tejo, três na Região Norte, cinco na Região Centro e um na Região do Algarve”, refere a DGS em comunicado. Dos doentes internados na zona de Lisboa e Vale do Tejo, 44 já tiveram alta clínica, tal como um dos doentes que estava internado num hospital da zona Norte e outro na zona do Algarve. O balanço de vítimas mortais por doença do legionário sobe para oito, confirmando-se um que estava em investigação, em doentes com idades compreendidas entre os 52 e os 89 anos (seis homens e duas mulheres). A taxa de letalidade, estimada até ao momento, é de 2,5%. Os primeiros casos diagnosti-

A doença do legionário contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada.

cados do surto de ‘legionella’ surgiram na região de Vila Franca de Xira, no passado dia 7. A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inala-

ção de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

RESPonSAbiLidAdE SoCiAL

Cerca de 30% dos bens apreendidos pela ASAE são doados a instituições CORREIO/LUSA

86% desses bens doados referem-se a vestuário e 14% à área alimentar Cerca de 30% do total de produtos alimentares e têxteis apreendidos pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) são doados a instituições de solidariedade, disse à Lusa o inspectorgeral, admitindo que é necessário “um reforço da responsabilidade social”. Segundo Pedro Portugal Gaspar, 86% desses bens doados referem-se a vestuário e 14% à área alimentar. As instituições podem inscrever-se no site da autoridade. Os restantes 70% do total de bens apreendidos são destruídos por já não apresentarem condi-

70% do total de bens apreendidos são destruídos.

ções. O responsável da ASAE considerou que “tem que ser feito um esforço para tentar crescer dentro desta margem dos 70%, sem perder os padrões de qualidade”.

“Há certas situações no vestuário contrafeito em que, possivelmente, com um pouco mais de empenho dos beneficiários em retirar as marcas, descravar as etiquetas e

saber ocultar melhor, talvez conseguíssemos crescer um pouco mais nesse quadro da doação”, explicou. Só quando as instituições assumem a responsabilidade de ocultar a marca é que os produtos são entregues, “para que não haja qualquer utilização, ainda que por via indirecta, dessa mesma marca, já não com um objectivo comercial, mas em que o beneficiário também pode vir a dizer que tem as calças de ganga da marca x ou y”. Durante o primeiro semestre deste ano foram doados 1.848 quilogramas de produtos alimentares e 11.558 unidades de peças de vestuário, calçado e outros, material que foi distribuído por mais de 20 instituições de cariz social. O número de apreensões ao nível da contrafacção desses primeiros seis meses é cerca de seis vezes maior do que o do período homó-

Portugal 11 Ministério Público abre inquérito O Ministério Público revelou que está em curso um inquérito relacionado com o surto de ‘legionella’ no concelho de Vila Franca de Xira. Em resposta à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República precisou que o inquérito “corre termos no DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) da Comarca de Lisboa Norte-Vila Franca de Xira”. A bactéria ‘legionella’, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detectada no concelho de Vila Franca de Xira. O surto já infectou 303 pessoas na região de Lisboa e Vale do Tejo, dos quais 48 estão internados em unidades de cuidados intensivos, segundo informou a Administração Regional de Saúde. Entre segunda e terça-feira, 17 e 18 de Novembro, registaram-se 12 novos casos nesta região e 19 doentes tiveram alta clínica. Segundo a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o número de mortos confirmados mantém-se em sete. No entanto, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) mantém a confirmação de apenas cinco mortos e de mais quatro que ainda estão por confirmar.

logo de 2013, tendo-se passado de 1.340.566 euros para 8.049.501 euros. “A ASAE tem-se empenhado na doação de material apreendido, sensibilizando e desenvolvendo as diligências para a sua doação, em detrimento da sua destruição, após decisão judicial”, afirmou Pedro Gaspar, acrescentando que “há ainda um caminho para percorrer de reforço da responsabilidade social para alargar as doações”. Já na área da segurança alimentar, no primeiro semestre foram apreendidos “17,3 toneladas de peixe, 1,4 milhões de ovos e 54,4 mil litros de vinho”. No caso dos alimentos há quatro possíveis fins: “devolução ao meio natural, entrega a instituições de solidariedade social para consumo humano, doação a canis ou jardim zoológico para consumo animal e destruição”. Quando se trata de espécies pescadas, por desrespeito das normas marítimas, como, por exemplo, a amêijoa, se os animais ainda estão vivos e há condições para assegurarem o seu próprio desenvolvimento devem ser devolvidos ao meio natural. Caso já não seja possível mas estejam em condições para ser utilizados para alimentação, devem ser doados.


12 Portugal soltas O professor catedrático João António de Sampaio Rodrigues Queiroz é o novo director-geral do Ensino Superior, depois de o anterior titular do cargo, Vítor Magriço, ter apresentado a demissão ao ministro da Educação, Nuno Crato. “O professor João Queiroz é licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, mestre em Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Química pela Universidade da Beira Interior. Foi nomeado em comissão de serviço e pelo período de cinco anos, nos termos do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Central, Regional e Local do Estado”, lêse num comunicado divulgado, 18 de Novembro, pelo MEC. O Presidente da República realiza uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos a 26 e 27 de Novembro, numa deslocação a Abu Dhabi e ao Dubai que além da vertente política terá também uma “forte vertente económica e empresarial”. De acordo com uma nota divulgada no ‘site’ da Presidência da República, logo na manhã do dia 26 o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, será recebido no Palácio Mushrif pelo príncipe herdeiro de Abu Dhabi, seguindo-se um almoço. À tarde, Cavaco Silva visitará a Mesquita de Al-Zayed, prestando assim homenagem ao fundador dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan. A venda de ligeiros de passageiros em Portugal totalizou 119.186 veículos até Outubro, um aumento de 34,7% face ao mesmo período de 2013 e o maior em termos relativos na UE, indicam dados da ACEA. Os números relativos ao mercado português, em termos de crescimento acumulado em comparação com 2013, têm sido os mais elevados da UE desde o primeiro semestre deste ano. De acordo com os números da ACEA-Associação de Construtores Europeus de Automóveis divulgados, terça-feira, 18 de Novembro, pela ACAP-Associação Automóvel de Portugal, a comercialização de automóveis ligeiros de passageiros registou um crescimento de 6,1% em toda a UE, com um total de 10.645.907 unidades vendidas nos primeiros 10 meses do ano.

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de novembro de 2014 | Correio da Venezuela

PolíTiCA

PCP “tudo fará” para travar a privatização da TAP CORREIO/LUSA

Comunistas consideram que proposta do Governo é um “crime contra os interesses nacionais” O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, classificou, no passado 14 de Novembro, a proposta do governo de privatização da TAP como um “crime contra os interesses nacionais” e prometeu que o seu partido tudo fará para a impedir. Jerónimo de Sousa falava num juntar com pequeno e médios empresários na Casa do Alentejo, em Lisboa. “O PCP tudo fará para que tal seja impedido”, prometeu o líder comunista, indicando que a trans-

“A privatização da TAP significará a prazo a sua destruição”, diz Jerónimo de Sousa.

portadora aérea é o “maior exportador nacional, assegura 30 mil postos de trabalho, faz entrar na Segurança Social e cofres do Esta-

do quase 200 milhões de euros por ano”. Para o líder do PCP, as justificações dadas pelo executivo da maio-

AjUdA ExTErnA

UE desembolsou últimos 400ME dos empréstimos CORREIO/LUSA

No quadro do programa de assistência económica e financeira, concluído em Maio passado A Comissão Europeia desembolsou, no passado 14 de Novembro, a última tranche dos empréstimos da União Europeia (UE) a Portugal, no montante de 400 milhões de euros, ainda no quadro do programa de assistência económica e financeira, concluído em Maio passado. O executivo comunitário anun-

ciou, em Bruxelas, que a UE completou o desembolso dos empréstimos ao país, apontando que, “em acordo com as autoridades portu-

guesas”, o último desembolso do MEEF (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira) foi realizado através de um financiamento nos

ria PSD/CDS-PP são “argumentos esfarrapados” e há “soluções” para a recapitalização da empresa, como as que constam do projecto de resolução apresentado pelos comunistas. “A privatização da TAP significará a prazo a sua destruição. Temos que travar mais este crime contra a economia e a soberania nacionais”, defendeu. O Governo decidiu na quintafeira, em Conselho de Ministros, vender até 66% do grupo TAP, tendo a opção de venda sobre os restantes 34% do capital. Referindo-se aos ao próximo quadro dos fundos comunitários, Jerónimo de Sousa apontou a existência de um “escândalo”, já que o país receberá 26 mil milhões de euros entre 2014 e 2020, mas nesse período pagará também “60 mil milhões de euros de juros, em grande parte às entidades europeias”, ou seja “paga 03 pipas de massa, como na linguagem de Durão Barroso”.

mercados financeiros a 5 de Novembro, de modo a conseguir chegar a este montante nas condições de empréstimo mais favoráveis. A UE foi responsável, através do MEEF e do FEEF, por dois terços do “resgate” de cerca de 78 mil milhões de euros a Portugal (o Fundo Monetário Internacional emprestou o outro terço da assistência), e faltava apenas este desembolso por parte do MEEF para serem efectivamente concluídos os empréstimos. A assinalar o final dos desembolsos, o novo comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou que, depois de a “solidariedade europeia” ter ajudado o país a reconquistar a sua autonomia, a Comissão “continua ao lado do povo português nestes tempos ainda difíceis e vai apoiar os esforços em curso do país no sentido de construir uma base mais sólida para o crescimento económico e criação de postos de trabalho para os seus cidadãos”. A Comissão recorda, concluído o programa de assistência, Portugal está agora sob vigilância pósprograma, o que acontecerá até que pelo menos 75% dos empréstimos europeus tenham sido pagos.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Publicidade 13


14 Portugal

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | Correio da Venezuela

Diáspora

EmPREENDEDORismO

Abertas inscrições para concursos da Gulbenkian e COTEC CORREIO/LUSA

As duas actividades “formam a iniciativa FAZ Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa Inscrições para um concurso de ideias lançado pela Fundação Gulbenkian e para candidatura a um prémio, lançado pela associação empresarial COTEC, sobre empreendedorismo inovador na diáspora portuguesa, foram abertas a partir de terça-feira, 17 de Novembro. As duas actividades, de acordo com um comunicado dos organi-

Desde 2013 que as duas iniciativas são promovidas.

zadores, “formam a iniciativa FAZ - Empreendedorismo Inovador na

Diáspora Portuguesa, que pretende aproximar a diáspora portu-

COmuNiDADEs

Diáspora é discriminada na Assembleia da República CORREIO/LUSA

O conselheiro Pedro Rupio, do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), disse, no passado 14 de Novembro, que existe uma certa discriminação do parlamento português em relação à representação dos emigrantes naquela que é a “casa da democracia portuguesa”. “O objectivo é denunciar algumas discriminações que existem em relação às comunidades portuguesas por parte do parlamento português”, declarou à Lusa Pedro Rupio, que também divulgou uma nota explicando as suas posições em relação ao tema. Para Pedro Rupio, uma maior representação das comunidades portuguesas na Assembleia da República é “fundamental”. “Faz todo o sentido que na casa da democracia portuguesa haja uma representação mais legítima (das comunidades portuguesas)”,

argumentou. O conselheiro do CCP explicou que França e Itália fizeram reformas institucionais recentemente e aumentaram a representação no parlamento das suas comunidades no exterior. A França possui 11 deputados da diáspora (2% do povo gaulês -- 1,5 milhões de pessoas no exterior) em 577 parlamentares no total, e a Itália tem 12 representan-

tes dos círculos da emigração (6% dos italianos no estrangeiro) em 630 deputados. Portugal atribuiu quatro cadeiras no parlamento aos deputados da emigração, num total de 230 deputados. “O objectivo é apelar aos políticos portugueses para que tenham este tipo de iniciativa, sabendo que estamos num contexto de cinco milhões de portugueses a viver no estrangeiro”, sublinhou. Para o conselheiro do CCP, que vive na Bélgica, a grande abstenção das comunidades portuguesas e, ainda, o voto nulo nas eleições são outros dois pontos importantes. “O voto nulo é outro ponto pendente. São mais de 12% dos boletins de voto em questão, sobretudo devido ao facto de que é necessário enviar uma cópia do cartão de eleitor, que facilmente se perde por ser utilizado apenas uma vez de quatro em quatro anos”, sublinhou.

guesa do seu país”. Desde 2013, a COTEC-Portugal e a Fundação Calouste Gulbenkian estão a promover, em conjunto, as duas iniciativas. “Esta parceria decorre da convicção de ambas as entidades da importância inequívoca da diáspora portuguesa, do valor do seu envolvimento e capitalização da riqueza das suas experiências, para o desenvolvimento de Portugal a nível económico, social e cultural”, refere a nota. O objectivo do concurso ideias, de acordo com a organização, é encontrar projectos de empreendedorismo social que façam a diferença nas áreas do ambiente e sustentabilidade, do diálogo intercultural, do envelhecimento e da inclusão social. Para participar no concurso criado pela Gulbenkian em 2010 - é preciso constituir uma equi-

pa que integre um português ou luso-descendente residente no estrangeiro e submeter um vídeo ilustrativo da ideia proposta. O prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa - Promovido pela COTEC Portugal desde 2007, com o patrocínio do Presidente da República - pretende distinguir e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham destacado pelo seu papel empreendedor e inovador no meio empresarial, mas também social ou cultural, no contexto das respectivas sociedades de acolhimento, onde se encontrem há mais de cinco anos. “Trata-se de um projecto impulsionador do papel que a diáspora pode desempenhar na economia portuguesa, elevando o valor dos portugueses da diáspora junto das empresas e da opinião pública residentes”, segundo a organização. Os interessados no concurso ideias de origem portuguesa devem fazer a sua inscrição até 2 de Março de 2015, e quem pretende concorrer ao prémio empreendedorismo inovador na diáspora portuguesa deve inscrever-se até 31 de Março de 2015. As candidaturas devem ser submetidas em: www.cotec.pt/ diaspora e www.ideiasdeorigemportuguesa.org.

FiNANçAs

Direito a apoios só para quem descontar no país em causa CORREIO/LUSA

O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu, a 12 de Novembro último, que os estados-membros podem excluir de benefícios sociais os emigrantes comunitários que não tenham tido emprego no país e que peçam esse tipo de prestações. O alto tribunal da União Europeia, com sede em Luxemburgo, considera que os cidadãos que não exerçam uma actividade económica e que se desloquem para outro EstadoMembro com o único propósito de obter apoios sociais “podem ser excluídos de receber determinadas prestações sociais”. Esta posição surge em resposta a uma questão de um tribunal de Leipzig (na Alemanha), a propósito de um litígio entre uma cidadã romena e a cidade, que lhe negou a prestação social para

O país de acolhimento não está obrigado a conceder prestações sociais durante os primeiros três meses de residência pessoas que procuram emprego argumentando que não encontrou evidência de que tenha exercido qualquer actividade profissional. O Tribunal de Justiça europeu baseou a sua decisão na directiva de livre circulação de cidadãos da União Europeia, segundo a qual, apesar de os emigrantes europeus terem direito de residência noutro país por mais de três meses, o país de acolhimento não está obrigado a conceder prestações sociais durante os primeiros três meses de residência.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Publicidade 15


16 cultura Eurocultura

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | correio da Venezuela

ESpEctáculoS

Fer da Silva entre o canto e o teatro Carla Salcedo Leal csalcedo@correiodevenezuela.com

Regressa Bernarda Alba A Embaixada de Espanha apresenta a obra ‘La Casa de Bernarda Alba’, de Federico García Lorca, interpretada pelo Grupo Rajatabla, que celebra 43 anos de actividade. A peça dirigida por Vladimir Vera, produzida por William López e protagonizada pelas actrizes Francis Rueda, Nyrma Prieto e Myriam Pareja, apresenta-se de quinta a domingo até 23 de Novembro, na sala Rajatabla, atrás da Unearte.

Festival de cinema Judeu De 21 a 30 de Novembro, os cinéfilos terão a oportunidade de desfrutar do Festival de Cinema Judeu, patrocinado pelo Hebraica, Goethe Institut de Venezuela (Alemanha) e pela Embaixada de Polónia, que este ano conta com um sólido cartaz, com 11 filmes premiados recentemente, actores reconhecidos e co-produções de 11 países. Cidades como Caracas, Barquisimeto, Mérida, San Cristóbal, Valencia e Trujillo contarão com salas para as projecções. Para mais informações, consulte www.cinejudio.com

Danças internacionais Celebrou-se, no passado sábado, 15 de Novembro, no Centro Italiano Venezuelano de Caracas, a XXXV Edição do Festival de Danças Folclóricas, que voltou a ter como anfitrião o grupo da casa, o Grupo Folclórico Arlecchino do CIV. Nesta edição, o Festival chamou a atenção do público pela participação do grupo convidado pelo Instituto Italiano de Cultura, o Grupo Histórico Fivizzano, que conta com 100 membros com idades desde os 5 aos 50 anos de idade.

Vídeo ‘Virgen de la Calle’ tem ganho projecção numa estação de televisão internacional O artista venezuelano Fer da Silva continua com um ritmo de trabalho frenético, depois de ter lançado o seu primeiro videoclip, do tema ‘Virgen de la Calle’, dedicado à Divina Pastora, padroeira do Estado de Lara, com que o cantautor mantém uma estreita relação de fé. Não só o tema roda nas principais emissoras de rádio do país como também a produção audiovisual de Nuno Gomes conseguiu, em poucas semanas, abrir espaços nos ecrãs de outras latitudes, graças à integração na lista de vídeos do canal de música latina HTV, onde os fãs de toda a América Latina começaram a apoiar o artista, que está na categoria de artista revelação. E como seria de esperar, en-

quanto realiza uma intensa digressão pelos meios de comunicação nacionais, está a colher os primeiros frutos pelo facto de ter sido incorporado na programação de algumas emissoras de rádio do Equador e de outros países, onde Fer da Silva já começou a ter contacto com os fãs. De novo nos palcos E quando dizemos que não

pára, é porque não lhe basta ter um tema na rádio, trabalhar em novos projectos musicais junto com outros artistas, pintar quadros: Vai também regressar aos palcos, nesta oportunidade numa peça para adultos. Trata-se de ‘Se busca compañero de habitación’, peça original de José Márquez, na qual, de uma forma divertida, mas também reflexiva, se aborda a situação actual dos jovens venezuelanos que se vêem na necessidade de sair da casa dos pais devido a trabalho ou estudo, e atravessam a aventura de viver com desconhecidos ou abandonar os seus sonhos. ‘Se busca compañero de habitación’ é uma comédia que conta as vivências de quatro jovens que partilham um apartamento na capital. Um dia, ao se verem aflitos devido ao difícil contexto económico, decidem arranjar um inquilino extra para juntar esforços, pagar o elevado custo da renda e não terem de viver debaixo de uma ponte. É quando o escritor em formação Lucas chega a esta casa, com personagens bastante particulares, entre os quais se encontra Gary, interpretado por Fer da Silva.

Victoria Urdaneta

Festival da leitura chacao Está aí a 6.ª edição deste festival, com homenagem ao escritor venezuelano José Balza (Prémio Nacional de Literatura 1991). São 75 editoras distribuídas por 93 stands, onde o público pode desfrutar das ofertas e promoções de livros, e o evento conta ainda com uma programação variada através da qual será feito um trabalho importante na promoção da leitura no público infantil. Data: Até 23 de Novembro. Das 10:00 am às 9:00 pm. Local: Plaza Francia.

Flamenco Sinfónico O guitarrista espanhol Óscar Herrero e a Orquestra Sinfónica de Venezuela homenageiam Paco de Lucía, que faleceu recentemente. Herrera venceu o Prémio Nacional de Guitarra Flamenca em Jerez de la Frontera (Cádis) e o Bordón Minero (Festival de La Unión), entre outros. A bailarina de flamenco venezuelana Diana Patricia ‘La Macarena’ será a convidada especial. De destacar que o valor conseguido será doado à ACNUR. Data: sábado 22 de Novembro, às 6:00 pm Local: Teatro Teresa Carreño.

ESpEctáculoS

Maria Gabriela em destaque no novo vídeo dos Malcom Sergio Ferreira Soares

Grupo liderado por Roger González encontra-se a promover o seu trabalho no México María Gabriela de Faría, a actriz luso-venezuelana que captou a atenção da América Latina devido ao seu talento, voltou a dar que falar: agora protagoniza o novo vídeo do grupo “Malcom”, integrada pelo mexicano Roger González e

os argentinos Lucas, Edu e Andi, e que se encontram em digressão no México com a finalidade de dar a conhecer a sua nova proposta musical. ‘’Malcom começou em 2010. Edu, Lucas e eu conhecemo-nos porque vivíamos perto uns dos outros, éramos vizinhos, e assim arrancamos. Em 2013 conhecemos o Roger, e a ideia, no início, era fazer uma colaboração mas houve tanta química que o convidamos a entrar no grupo’’, explicou Andi em entrevista à TVNotas.com. ‘’O primeiro single que editamos na Argentina foi ‘Fuera de mi mente’, e agora, há uns dias tam-

Design venezuelano

bém o estreámos no México. Metade do vídeo desta canção foi gravada em Los Angeles, Califórnia, com María Gabriela de Faria, uma grande actriz venezuelana e estrela da Nickelodeon; a outra parte fizemola durante um concerto que demos em Buenos Aires’, comentou Roger.

Já está pronta a 2.ª edição do Arhia´s Market, um mercado de roupa desenhada por venezuelanos. A intenção deste evento é promover o talento de designers e produtores independentes e abrir-lhes espaços para que possam comercializar os seus produtos. O mercado contará com 39 stands de roupa e quatro de comida. Com uma proposta inovadora, o evento terá Dj’s convidados e música ao vivo. Entrada livre. Data: 29 e 30 de Novembro das 11:00 am às 7:00 pm Local: Quinta Analuci.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Publicidade 17


18 Cultura

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | Correio da Venezuela

MúsiCA

Victoria Urdaneta

Gaélica celebra 13 anos de trabalho Carla Salcedo Leal csalcedo@correiodevenezuela.com

Alberto Costa e silva Na semana passada, falámos da importância e dos vencedores do Prémio Camões, e desta vez, exaltamos o trabalho do mais recente vencedor (que não é português mas pertence à lusofonia), Alberto Costa e Silva, que nasceu em São Paulo, no Brasil, a 12 de Maio de 1931. É poeta, ensaísta, historiador e diplomata, tendo tido missões em Lisboa, Caracas, Bogotá, Washington, Madrid e Roma, entre outros países. É membro da Academia Brasileira das Letras desde 2000, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia das Ciências de Lisboa. Em 2004, foi escolhido pela União Brasileira de Escritores como Intelectual do Ano. Começou a escrever aos 8 anos de idade e a publicar desde os 17. “Tornei-me poeta porque trazia isso no sangue, porque o meu pai era poeta, porque eu tinha na família inúmeros poetas (...) Fui criado e cresci entre livros”. Sobre o estilo da sua poesia, define-a como “proustiana, interessa-me o mesmo que ele, reconquistar a infância, a poesia como reconquista do que vivi, do que vi, e para isso, naturalmente que tive a influência das condições peculiares da minha vida. Faço uma poesia muito confessional, para não ter que ir ao psiquiatra, porque fui uma criança com um pai doente...” (o poeta António Francisco da Costa e Silva). Um dos temas mais estudados foi África. “Eu descobri África muito jovem, e desde então, é uma fixação tão parecida à infância e à poesia (...), é uma paixão profunda, uma paixão invencível pois tornou-se um vício.” Pertence à geração de 45, a mesma de Affonso Avila, Ferreira Gullar, Marly de Oliveira, Carlos Pena Filho, Mario Faustino, Fernando Mendes Viana, Lelia Coelho Frota e outros mais jovens como Walmyr Ayala, Carlos Nejar, Affonso Romano de Sant´Anna e Armindo Trevisan.

Novos projectos são parte da consolidação do êxito que a banda conseguiu em 2014. Gaélica é uma daquelas bandas venezuelanas que foi fazendo história musical no país, sem importar o pouco ou muito comercial que a música possa ser. Ao grupo que celebrou 13 anos no passado dia 4 não se lhe pode negar o facto de que não há palco onde chegue que não ponha o público a dançar. A sua música chega a fazer algo tão profundamente enraizando no coração de quem os conhece que se torna uma tradição. Já não basta ouvi-los no Natal, tornaram-se na catarse de muitos perante os problemas e inclusive nas filas que se formam da cidade, e este foi um ano especialmente representativo para eles. Ainda que não se tenha confirmado a sua tradicional apresentação de Natal, o grupo, no qual actua Gabriel Figueira desde o início, experimentou muito bem a incursão na música cantada, com o lançamento do seu primeiro single ‘Brújula’, que não só se tornou num

TeleVisão

A animadora e locutora lusodescendente Zhandra De Abreu regressou ao pequeno ecrã, após um par de anos de ausência, ‘pela mão’ do Canal i, segundo foi anunciado por esta estação na sua grelha de programas para 2015. De Abreu, que iniciou a carreira artística nos anos noventa no de ‘la colina’ com o popular programa infantil “El Club de Los Tigritos”, será

‘Divorciémonos, cariño’ A obra foi escrita por Enrique Salas e apresenta-se agora na sua terceira temporada, divertindo o público caraquenho. Na obra, são narradas histórias e vivências, em tom de comédia, de um casamento que enfrenta a profunda crise da separação. Conta com as actuações de Jean Carlo Simancas¸ Josemith Bermúdez, Alejandra Pulido, Aileen Celeste, Asdrubal Blanco e Adrián J. Matos. Data: De 15 de Novembro a 21 de Dezembro. Sextas e sábados às 6:00 pm. Domingos 7:30 pm. Local: Terraço da feira Sambil Caracas.

‘las Mirabal’

dos favoritos dos fãs como também se tornou numa bandeira de esperança para muitos, e agora foi escolhido para banda sonora do filme ‘Fuera del Aire’, de Luis Chataing e a sua equipa de repórteres. A esperada estreia está marcada para o próximo dia 28, e o momento é propício para que a banda exiba o videoclip ‘Brújula’, tema que o criador do filme declarou como “uma mensagem de luta e de seguir em frente”, depois das vicissitudes que os humoristas viveram após a sua saída da televisão aberta.

Zhandra De Abreu apresenta no Canal i Carla Salcedo Leal

Victoria Urdaneta

Concerto confirmado Não obstante, ainda que não seja tradição, o grupo Gaélica é um dos confirmados para um dos concertos para o mês de Dezembro, em Caracas, altura em que Aula Magna da Universidade Central de Venezuela serve de cenário para um evento único na sua classe, no qual a música tradicional venezuelana se junta a outros ritmos, no âmbito do ‘Rock and Mau 2’. A Movida Acústica Urbana fará o concerto no dia 13 de Dezembro, às 5 da tarde. As entradas estão disponíveis a preços acessíveis, nas bilheteiras da sala e através de www. ticketmundo.com

uma das três animadoras do novo espaço vespertino do Canal i, que se chama “¿Y qué hay de nuevo?, partilhando os holofotes com a sua ‘compatriota’ Marisol Rodrigues, e a ‘Chica E!’ 2012, Valeria Valle. O novo programa será transmitido de segunda a sexta-feira, da uma às três da tarde, como uma proposta de revista vespertina, que bem poderia competir com os principais programas matutinos da Venevisión ou da Televen. Foi ainda revelado que “¿Y qué hay de nuevo?” vai substituir o programa “Íntimamente”, que era apresentado por Marisol Rodrígues, com a finalidade de continuar com o seu projecto de apoiar os novos talentos venezuelanos e os mais experimentes que durante algum tempo se retiraram da palestra pública.

A peça é dirigida por Haydeé Faverola e aborda a vida de Patria, Minerva, María Teresa e Dedé, ‘Las Mariposas’, que enfrentam o regime ditatorial de Rafael Leónidas Trujillo. Uma história de resistência contada a partir das recordações de Dedé. O elenco é composto por María Machado, María Díaz, Carla Muller, Diana Díaz, Citlaly Godoy, Alexander Rivera e Ana Terrero. Data: Todo o mês de Novembro e até 14 de Dezembro, sábados e domingos às 4 pm Local: Espacio Plural, Trasnocho Cultural.

incógnitas André Garré apresenta um espectáculo que combina o ilusionismo, a sugestão colectiva, a psicologia e o humor para destacar que a vida tem mistérios que não se podem decifrar mas que acontecem por algum motivo, nada de sorte ou azar, é a lei da causalidade. A coordenação está a cargo de Mariana Castillo, a edição musical e a iluminação de Andrés García. As entradas estão à venda nas bilheteiras do teatro e em www.ticketmundo.com Data: Todo o mês de Novembro e até 7 de Dezembro Horários: sextas, sábados e domingos às 8 pm.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Banquetes

Gales

Salón Majestic Wilmer Pereira e Viviana Da Mata contraíram núpcias Fernando Cámara

Na noite do passado sábado, 15 de Novembro, o Salón Windsor de Banquetes Galés recebeu a celebração da união matrimonial de Viviana Da Mata e Wilmer Pereira. A Igreja de la Concepción, situada em El Paraíso, foi escolhida para a realização da cerimónia religiosa, a qual foi abençoada pelos padrinhos Alejandro Granadillo e Maiyali de Granadillo, que também desejaram uma longa vida de amor e união ao casal. Na entrada do salão, as boas-vindas aos convidados foi dada pelos mais de 180 convidados pelos pais do noivo, José Antonio Pereira e María Fernandes de Pe-

reira, oriundos do Caniço, ilha da Madeira, e pelos pais da noiva, Nelson Alfredo Da Mata, nascido em Gaula, e Rita de Da Mata, venezuelana de nascimento. Música romântica ambientou o espaço enquanto os recém-casados chegavam ao salão, tendo depois sido tocada uma valsa. Seguiu-se uma sessão de música dançável para que os convidados pudessem celebrar juntamente com o casal o seu dia especial. O vestido da noiva foi desenhado pela empresa transnacional Pronovias, cuja loja em Caracas encontra-se situada em Las Mercedes, Caracas. Já o bolo de casamento foi elaborado por Doña Margoth, também sediada em Las Mercedes.

Publicidade 19


20 Opinião

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | Correio da Venezuela

FiNaNças pessOais iNstaNtâNeas

Aprende a desenvolver hábitos financeiros Isabel Idarraga

Luísa, agora que é mãe, quer transmitir ao filho os bons hábitos financeiros que, desde a sua infância, recebeu por parte dos seus pais. Esta formação tem sido fundamental para o planeamento e concretização das metas que traçou ao longo da vida. Mas quais são esses hábitos que aprendeu desde criança? Provavelmente, a exemplo do que se passa com muitas pessoas, pensas que é impossível pôr ordem nas tuas finanças pessoais porque o processo é muito complicado. Mas é possível a partir do desenvolvimento de bons hábitos financeiros, os quais se podem adquirir com a prática, o conhecimento e a disciplina.

“Não compres o que não necessitas”, porque, seguramente, acabarás por ficar com uma coisa que oferecerás depois a teres guardado sem utilização durante meses ou anos. Por outro lado, terás perdido a oportunidade de usar esse dinheiro para algo mais impor tante como fazer o teu check-up anual com o ginecologista. Numa ocasião, uma madre não renovou o seguro do carro para ter dinheiro suficiente para celebrar o aniversário da filha. “Estabelecer objectivos” é o modo correcto para empreender um caminho. Para lograr os teus objectivos, serás capaz de fazer mudanças na forma como usas o dinheiro ou terás de procurar ou-

tras formas para gerar rendimentos maiores. Se não se dispõe de objectivos é difícil ter um norte para o qual se pode orientar a nossa energia. Para muitos pais, os estudos dos seus filhos são o objectivo mais importante das suas vidas, pelo que lhe dedicam o seu melhor esforço. “Começar gradualmente” é a melhor fórmula para logra-lo. Ter controlo sobre as nossas finanças pessoais poderá pare cer uma tarefa muito difícil no princípio, pelo que se sugere começar pouco a pouco. Fazer mudanças pequenas de forma gradual e constante tornará possível aprender a fazer, de forma natural, uma lista antes de ir às

compras, elaborar um orçamento mensal de gastos ou conhecer e gerir melhor a dívida com os cartões de crédito. Luísa e o marido estão esperando que o filho cresça um pouco para transmitir o primeiro ensinamento e incentiva-lo a poupar para comprar algo como um gelado. Pretendem aproveitar as circunstâncias da vida diária para o incentivar a formar bons hábitos financeiros e dar-lhe a oportunidade de se converter num adulto consciente, capaz de saber que enquanto der o melhor uso ao seu dinheiro, maior retorno terá e, com isso, gozará de uma qualidade de vida melhor.

alta tribuNa

Pedagogicamente falando Antonio López Villegas

I maginemos que estamos enfermos e vamos a um médico para que nos ajude a debelar a doença. Depois do diagnóstico, submetemo-nos a um tratamento. Mas Passam dois meses e não vemos melhorias. Que fazemos? Damos outra opor tunidade a esse médico. Ok, damos. Porém, passam outros três meses e nada. Que fazemos agora? A lógica diznos que esse médico não pode ajuda-nos. E decidimos procurar outro para ver se pode encontrar uma solução para o nosso problema. Aquilo que chamam

uma “segunda opinião”. Fazemos mesmo. Depois do diagnóstico, submetemo-nos ao tratamento prescrito. Nada. Voltamos e o tratamento é alterado. Nada ainda. O que é que fazemos agora? Voltamos ao primeiro? Não, nunca. Seguramente que não. Procuramos outra alternativa, um terceiro? Há pouca segurança para dar este passo. Mas talvez seja mesmo possível encontrar a solução. O que é certo é que o primeiro deve ser esquecido. Extrapolemos este exercício para a realidade política do país. Como é que há pessoas

que ainda não entendem? Há que evitar o “médico que governa o país” porque já demonstrou que não serve. É ineficiente, torpe e corrupto. Ninguém exige perfeição, porque tal não existe, mas tem de pedir eficiência. A alguns dos 23% que ainda apoiam este desastre e pesadelo, a única coisa que lhes ocorre dizer é “Não voltarão”. Certo, não voltarão, nem os primeiros, nem os segundos. “Eles mesmos”, porque já levam muitos anos a gerir o desastre nacional. E cada dia que passa, tudo está pior. Há que continuar a procurar

até que o encontremos, pois se não o fizermos acabaremos por morrer. Ninguém quer isso. Acho. Já basta. O desastre é demasiado grande onde quer que olhemos. Há uma gangrena e metástases em todo o corpo nacional. O tratamento falhou e sabemos todos disso. Uma desvalorização de quase 80% e um aumento de 15% por ano é ofensivo para a maioria do povo. Para falar apenas do que é demasiado evidente. Mudemos de “médico”. Procuremos outro, a ver se serve. Ainda que nos digam que agora sim.

O CORREIO da Venezuela não pode ser considerado responsável e/ou patrocinador das opiniões que são expressas neste espaço.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Publicidade 21


saúde em día

22 MISCELÂNIA

Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014 | Correio da Venezuela

Andar descalço para ligar-se ao Universo

Carla Salcedo

Eco-Universidades, um campus possível

Carla Salcedo Leal

Para muitas culturas, os pés são considerados a base do ser humano e do contacto directo com a mãe Terra, e não é por acaso que se diz que devemos ter “os pés bem assentes na terra”, como uma forma de fazer ver que devemos estar ligados à realidade que nos rodeia. Andar descalço, especialmente sobre a relva, é uma dessas actividades físicas que, como foi descoberto, não só traz benefícios para a saúde física como também para a saúde mental, ao estabelecer uma espécie de ligação com o ambiente no qual se realiza a actividade, que inclusive pode trazer consigo uma elevada descarga de stress. Alguns peritos na matéria, como os cientistas das universidades norte-americanas da Virgínia e do Colorado, asseguram que caminhar ou correr sem sapatos desenvolve mais força nos músculos dos pés, pernas e ancas, o que contribui notavelmente com uma melhor forma de caminhar, me-

Pensa Verde

lhora o equilíbrio e inclusive a agilidade física, mas para além disso, favorece a circulação sanguínea da zona. Tenha em conta que andar descalço sobre superfícies naturais como terra, erva ou areia, permite-lhe fomentar o bem-estar, o relaxamento, entusiasmo, a força e sobretudo o equilíbrio, dado que a actividade estimula as terminações nervosas encarregues de gerar endorfinas, que são os neurotransmissores encarregados de gerar sensações de prazer e recompensa. Além disso, exercitar-se descalço é uma tendência que

ganha cada vez mais força no mundo, e implica custos menores a quem decide exercitar-se calçado, tendo em conta que são cada vez mais os detalhes que se deve ter em conta para fazer um sapato, o que o torna mais caro. Mas poderá estar a pensar que, vivendo na Venezuela, não tem muitas opções para exercitar-se descalço devido ao mau estado dos campos disponíveis para esse fim. Por isso, partilhamos aqui algumas ideias para levar por diante esta actividade, na qual ligarse com o seu centro vital é uma das principais prioridades.

Sabia que…?

A palavra sustentabilidade é cada vez mais valorizada na sociedade de hoje em dia, pelo que se tem tornado praticamente numa necessidade que tudo o que as empresas e organizações fazem a tenha a conta. Nesta oportunidade, e como temos feito em relação a outros aspectos, recentemente, abordaremos um tema que deveria aplicar-se universalmente: As EcoUniversidades, estabelecimentos de ensino que não só estão a promover iniciativas dentro e fora do campus, mas que também incentivam o pensamento ecológico entre os seus alunos, e que, de forma interessante, mostram ao mundo a opção de preservar o Planeta a partir das aulas. Desde 2010 que se tem feito uma ranking das universidades mais verdes do mundo, e no mais recente, aparecem mais cinco. A Universidade de Nottingham lidera a classificação, ao promover a educação verde com programas, concursos e uma linha pedagógica que aposta numa mentalidade ecológica. A sua estratégia de operação inclui

poupança de energia, reciclagem e até transporte. No segundo lugar está a Universidade Cork, na Irlanda, que é o primeiro campus universitário completamente verde do mundo, ao reciclar até 75% do lixo, o que permitiu poupar milhões de euros, com uma gestão sustentável dos resíduos. No terceiro lugar está a Universidade do Nordeste dos Estados Unidos, que têm iniciativas para neutralizar as emissões de CO2, e que, devido aos seus planos sustentáveis, não é por acaso que é líder entre as universidades norte-americanas e merecedora de múltiplos prémios. Em quarto e quinto lugar estão mais duas universidades americanas: A Universidade de Bradford, pela sua visão de “eco-versidade”, que consiste numa educação a partir do ponto de vista em que o cidadão é o núcleo de partida do único desenvolvimento possível; e a Universidade do Connecticut, que tem um plano de acção contra as alterações climáticas e que apoia abertamente a invenção da tecnologia ecológica.

Carla Salcedo

A queda do Muro de Berlim No passado dia 9, domingo, cumpriram-se 25 anos da queda do Muro de Berlim, um evento que deixou, sem dúvida, uma marca inapagável no coração da Europa, mas que é considerado exemplo para as nações que vivem sob regimes totalitários. Nesta oportunidade, trazemos cinco dados que talvez desconheça sobra a queda do muro. O muro deixou de existir durante uma conferência de imprensa na

qual Günter Schabowski, ex-membro do Partido Socialista Unificado da Alemanha, anunciou a liberalização do regime de viagens de forma imediata. As primeiras pessoas a saber disso e que estavam nas imediações do muro correram até lá e foram elas que avisaram os militares que o guardavam sobre o anúncio que acabava de ser feito. Enquanto a maior parte dos postos de controlo foram desman-

telados pelos ocidentais, os alemães orientais também desafiavam os guardas fronteiriços. Para evitar confrontos, os oficiais começaram a deixar as pessoas passar a pouco e pouco, abrindo as portas. As tropas retiraram-se quase 24 horas depois do anúncio. Outro dado curioso é que durante as primeiras horas, surgiu um movimento popular conhecido como ‘pássaros carpinteiros’, que durante quase todo o ano seguinte, armados com martelos e cinzéis, tentaram levar um bocado da história para ter como recordação. Em quase todo o mundo existem partes do Muro de Berlim; na localidade restam apenas umas pequenas partes, que se tornaram um exemplo de rua com algumas das exposições artísticas maiores do mundo. Por último, os irmãos Bauder recriaram o Muro, para este aniversário, com 8.000 globos iluminados ao longo de 15 quilómetros, que se soltaram em simultâneo como símbolo da unificação de Berlim.

segredos de cozinha

Peito de frango agridoce Receita por: Joana Isabel Sousa Prato elaborado por: Sub-Chefe Silvio Rodrigues - Four Views Hotels

Ingredientes

∙ 4 peitos de frango ∙ 3 Maças ∙ 2 Beringelas ∙ 6 Tomates Cherry ∙ 1 dl de Natas ∙ 10 gr de pinhões tostados ∙ Caril q.b.b ∙ Sal q.b. ∙ Pimenta q.b. ∙ Azeite q.b.

Preparação

1 Tempere os peitos de frango, e leve a uma frigideira com pouco azeite, deixando cozinhar.

2 Corte as maçãs aos gomos e a beringela, levando-as ao grelhador até cozinhar,

junte num tabuleiro com os tomates e leve ao forno a 200ºc durante 6 minutos.

3 Junte as natas e o caril numa panela e deixe ferver, coloque em lume brando e deixe cozinhar por 5 minutos, tempere a gosto e sirva.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Publicidade 23


26 24 Desporto

30 adeQuarta-feira Outubro a Quarta-feira 6 de Novembro de 2014da| Correio da Venezuela Quinta-feira 20 26 de Novembro de 2014 | Correio Venezuela

Portugal

FutebOl

Portugal vence Argentina com golo do jovem Guerreiro CORREIO/LUSA

Duelo Ronaldo-Messi só durou 45 minutos, já que ambos foram substituídos ao intervalo Um golo de Raphael Guerreiro, já nos descontos, garantiu a Portugal, na terça-feira, 18 de Novembro, a segunda vitória da sua história frente à Argentina, por 1-0, num encontro particular de futebol disputado em Manchester, Inglaterra. Em Old Trafford, num duelo entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi que durou apenas os primeiros 45 minutos, o lateral-esquerdo do Lorient acabou por decidir o jogo com um cabeceamento certeiro, aos 90+1 minutos, após centro de Ricardo Quaresma. Após a sua estreia frente à Arménia na última sexta-feira, Guerreiro entrou em campo na segunda parte e voltou a deixar boa imagem, culminado a sua primeira experiência na selecção principal com um golo. Esta foi apenas a segunda vitória de Portugal sobre a Argentina, actual vice-campeã mundial, a primeira desde 1972, quando na altura a selecção lusa bateu os sulamericanos no Rio de Janeiro, por 3-1. O tento de Raphael Guerreiro apareceu numa altura em que o nulo já era quase certo como resultado, num jogo que teve alguma qualidade na primeira parte e acabou por cair muito na segunda, devido à habitual “dança” das substituições e à saída das principais figuras das duas selecções. Mesmo assim, a Argentina dominou grande parte da partida e somou mais oportunidades, perante uma equipa de Portugal que foi feliz em sair de Old Trafford com a vitória. O golo da Raphael Guerreiro sucedeu praticamente na única vez que a selecção lusa chegou à baliza rival. Depois do importante triunfo sobre a Arménia (1-0) na qualificação para o Europeu 2016, o seleccionador luso usou este particular

Guerreiro garantiu a Portugal a segunda vitória da sua história frente à Argentina.

para efectuar algumas “experiências”, com Beto na baliza, Bruno Alves ao lado de Pepe no centro da defesa e com Tiago Gomes na esquerda. O jogador do Sporting de Braga, de 28 anos, estreou-se mesmo com a camisola das “quinas”. Fernando Santos optou também por regressar à estratégia apresentada frente à Dinamarca (1-0), reforçando o meio-campo com a entrada de André Gomes e tirando Postiga da frente. Contudo, a “fórmula” de Santos apresentou alguns problemas na primeira parte, sobretudo na meiahora inicial, em que a Argentina foi claramente dominadora, perante uma equipa portuguesa que sentiu muitas dificuldades para sair do seu próprio meio-campo. Di Maria, Messi e Pastore so-

maram boas oportunidades para colocar a Argentina em vantagem e a equipa sul-americana só não protagonizou mais jogadas de perigo devido ao acerto dos centrais portugueses. Bruno Alves e Pepe foram as principais figuras da selecção portuguesa na primeira parte e acabaram muitas vezes por ter que auxiliar Tiago Gomes na esquerda, que logo na estreia apanhou com Messi pelo seu lado. Só a meio da primeira parte é que Portugal deu um ar da sua graça, por Cristiano Ronaldo, que, depois de um centro de Bosingwa, “deitou” Biglia, mas acabou por atirar por cima. A partir daí, a selecção lusa até equilibrou a partida, mas algumas das suas unidades continuaram em

baixo rendimento, sobretudo André Gomes e Danny. Após o intervalo, o jogador do Zenit ficou no balneário, assim como Cristiano Ronaldo e Pepe, entrando Eder, Ricardo Quaresma e José Fonte, outra estreia. Do lado da Argentina, Messi também já não subiu ao relvado, dando lugar ao benfiquista Gaitan. Com inúmeras substituições, incluindo a entrada de Adrien, que também se estreou, o jogo caiu muito de qualidade, mas, mesmo assim, a Argentina manteve um maior teor ofensivo, sem grandes oportunidades de golo. Quando nada fazia prever, Quaresma apareceu solto na direita, depois de um ressalto em Eder, e centrou para a cabeça de Raphael Guerreiro, que fez o golo, aos 90+1 minutos.

soltas O avançado do Sporting Nani não refutou um eventual regresso, já no mercado de inverno, a Old Trafford, de onde saiu para ser emprestado pelo Manchester United aos “leões. Questionado sobre um eventual regresso ao Manchester, na zona mista do particular entre Portugal e Argentina, na terça-feira, 18 de Novembro, Nani não foi taxativo, mas não afastou um regresso já em Janeiro: “Não sei, vamos ver, não digo que não”. O internacional português referiu estar num “excelente momento” e sublinhou que vai continuar a trabalhar para manter o nível.

A selecção iraniana de futebol, treinada pelo português Carlos Queiroz, venceu, terça-feira, 18 de Novembro, a Coreia do Sul por 1-0, num jogo particular disputado em Teerão. O avançado Sardar Azmoun marcou o único golo do encontro, a oito minutos do final, depois de ter substituído o médio Masoud Shojaei, aos 60. Queiroz, de 61 anos, que orienta a selecção desde 2011, prolongou em Setembro o seu contrato com a federação iraniana até ao Mundial2018. Após o Mundial2014, no qual o Irão foi eliminado na fase de grupos, a selecção iraniana cumpriu em Outubro um estágio em Portugal e retomou os jogos com selecções, para preparar a Taça da Ásia, que vai disputada em Janeiro na Austrália. O Sporting inicia na quintafeira, 20 de Novembro, mais uma participação na Taça UEFA de futsal, com a ambição de ultrapassar a forte concorrência no grupo A da Ronda de Elite e alcançar a quarta “final four” da história. Em entrevista à agência Lusa, o treinador Nuno Dias assumiu o objectivo de “ficar em primeiro lugar” no grupo e frisou que os bicampeões nacionais estão preparados para medirem forças com os espanhóis do Inter Movistar, os belgas do Charleroi e os búlgaros do Pro Varna, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 20 a Quarta-feira 26 de Novembro de 2014

Desporto 25 Venezuela

Copa VeNezueLa

Deportivo La Guaira Trujillanos na final Fernando Cámara

É a primeira vez que o La Guaira jogará uma final da Copa. Já o Trujillanos tentará erguer o troféu pela terceira vez O Deportivo La Guaira e o Trujillanos vão disputar a final da Copa Venezuela. O primeiro venceu por 1-0 o Arroceros de Calabozo, e o segundo empatou a uma bola com o Carabobo, dirigido pelo luso-descendente Jhonny Ferreira. O La Guaira derrotou por 0-1 o Arroceros de Calabozo no Estádio Olímpico da UCV, com um golo do argentino Imanol Iriberri. No jogo de ida, no Alfredo Simonpietri, venceu por 1-2 a equipa varguense. No minuto 78 chegou o golo que acabou com o empenho dos

visitantes. Uma incursão de Carlos Torres culminou com um centro para a área que foi aproveitado da melhor maneira por Imanol Iriberri, que de cabeça desviou o esférico para a baliza, marcando assim o golo que selou a classificação para a final da Copa.

Entretanto, o Trujillanos empatou a uma bola com o Carabobo, no Estádio Misael Delgado. O colombiano Fredys Arrieta anotou pelos ‘Guerreros de la Montaña’, mas Aquiles Ocanto empatou a contenda. Contudo, este golo não foi suficiente para o conjunto ‘gra-

nate’ seguir em frente. No encontro de ida, no José Alberto Pérez de Valera, o jogo terminou empatado sem golos. Fredys Arrieta abriu a contagem aos 6´, enquanto que Aquiles Ocanto, aos 63´, de penálti, repôs o empate. O Trujillanos já se sagrou campeão em duas ocasiões (1992 contra o Carabobo e 2010 ante o Zamora) e sub-campeão XYYX vezes (1993/94 e 2009 conta o Caracas e 2011 ante o Mineros de Guayana). O Deportivo La Guaira disputará a sua primeira final desta competição. O Caracas FC é o clube com o maior número de Copas da Venezuela, com quatro. Torneio Abertura O Trujillanos, com a vitória por 2-1 sobre o Caracas FC, no José Alberto Pérez, na passada quartafeira, 12 de Novembro, assumiu a liderança do campeonato. James Cabezas e Johan Osorio assinaram os tentos ‘aurimarrones’, tendo Miguel Mea Vitali marcado pelo conjunto ‘rojo’. Assim ficou a classificação: Trujillanos, 27 pontos; Deportivo La Guaira, 25; Tucanes, 24; Caracas FC, 23 (menos um jogo); Táchira, 21; Lara, 19; Aragua: 19; Deportivo Anzoátegui, 18; Carabobo, 18; Mineros, 17; Metropolitanos, 14; Llaneros, 11; Portuguesa, 10; Zamora, 9, (menos um jogo); Petare, 8 e Zulia, 8.

CLubeS

Centro Social Madeirense exibe talento desportivo Fernando Cámara

Bailoterapia, karaté, patinagem artística e voleibol integram o reportório A Direcção de Desporto do Centro Social Madeirense, sediado na localidade de San Diego, Estado de Carabobo, agendou uma série de actividades para o desfrute dos sócios e público em geral no quadro do seu 36.º aniversário, procurando ao mesmo tempo demonstrar que continua muito activo nas distintas disciplinas desportivas que promove desde o primeiro momento da fundação da instituição. No passado sábado, 15 de Novembro, teve promovida uma sessão de bailoterapia na área das piscinas, onde os participantes

puderam ainda desfrutar de vários tipos de comidas, bebidas e, obviamente, muita música. No dia seguinte, o Salão Madeira acolheu o tradicional encontro de karaté com as várias escolas desta disciplina no Estado de Carabobo. Já na quarta-feira, 19, decorreu a I Exibição de Patinagem Artística, no Salão Madeira, evento que permitiu aos presentes desfrutar de um vistoso desfile de moda ambientado com música de acordo com a ocasião. Para quinta-feira, já depois do fecho desta edição, estava agendada a realização de um Torneio Interno de Voleibol, a partir das sete da noite. A Direcção de Desportos ficou ainda de inaugurar a ‘Copa Navidad’, na modalidade de Voleibol, no sábado, 22 de Novembro. Este torneio será levado a cabo de quarta a sexta-feira, entre as seis da tarde e as dez da noite, e aos sábados, das nove da manhã e as sete da noite.

soltas A nadadora venezuelana Andreína Pinto anunciou, no passado domingo, 16 de Novembro, que vai deixar de competir após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. “Estes foram os meus últimos Jogos Centro-americanos e do Caribe, por isso queria baixar mais a minha marca nos 400 metros livros para que ficasse como recorde dos jogos, ainda que a tenha devido ao tempo que fiz em Mayagüez, mas queria melhorá-la”, disse a araguenha ao diário Líder. Para lá do que venha a ocorrer no Brasil, dentro de dois anos, a decisão já foi tomada e pelos vistos é irreversível.

Os Tigres de Detroit e Víctor Martínez assinaram, na sextafeira, 14 de Novembro, um contrato de 68 milhões de dólares que assegura que o ‘toletero’ venezuelano permanecerá na equipa durante as próximas quatro temporadas. O presidente do clube, Dave Dombrowski, disse que Martínez é um dos melhores batedores da maiores e a equipa está entusiasmada de que continue a sua carreira com a camisola do Detroit. O veterano de 35 anos teve quiçá a sua campanha em 2014, ao bater para .335, com 32 quadrangulares e 103 corridas produzidas, e ao ajudar o Detroit a conquistar o seu quarto título na Divisão Central da Liga Americana. A selecção venezuelana de patinagem acumulou oito medalhas no Campeonato Mundial da disciplina com sede na Argentina, entre elas um título, quatro prateadas e três de bronze, informou, quarta-feira, 19 de Novembro, o Ministério de Juventude e Desporto. O Ministério destacou na delegação o trabalho de Julio Mirena, com quatro medalhas conquistadas, entre elas a de ouro na prova de três mil metros pista. Mais duas de prata (maratona e cinco mil metros rota juvenil) e uma de bronze na prova dos 20 mil metros eliminação na modalidade de rota.


imagens da semana

eles respondem

P r ê m i o Ta l e n t o C o m u n i c a ç ã o S o c i a l 2 0 0 9

Gaita declarada Património de Interesse Cultural do país

#EsNoticia A partir del próximo año Lisboa cobrará un euro por cada turista que llegue al aeropuerto o el puerto de Lisboa y otro euro por cada pernoctación en la capital portuguesa. Los nuevos impuestos entrarán en vigor a partir de 2015 y 2016, respectivamente, anunció el alcalde António Costa. De la tasa por pernoctación, que en principio estará vigente hasta 2019, estarán exentos los niños y solo se aplicará a las primeras siete noches de estancia en Lisboa, matizó el vicealcalde de la ciudad, Fernando Medina. Estos dos nuevos impuestos -ideados por el ayuntamiento socialista y criticados por el Gobierno conservador del país-, proporcionarán a las arcas de la principal ciudad del país en torno a 16 millones de euros anuales, desde 2016.

A Assembleia Nacional celebrou uma sessão especial para declarar o género musical da gaita tradicional e a sua diversidade como Bem Patrimonial de Interesse Cultural e Artístico da Nação, durante o passado dia 17, segunda-feira. Numa sessão especial levada a cabo no teatro Lía Bermúdez de Maracaibo, Estado de Zulia, os deputados deram, de forma unânime, o acordo, e a decisão fica à espera de promulgação por parte do Presidente da República, Nicolás Maduro. O orador de ordem da sessão foi Ramón Antonio Soto Urdaneta, porta-voz com mais de 30 anos de experiência no mundo da gaita, que passou em revista factos referentes à origem do instrumento, o seu ritmo, e os expoentes máximos ao longo da história. Soto Urdaneta qualificou a gaita ‘maracaibera de furro’ como “um milagre”, devido às mudanças de ritmo, ainda que quatro dos seus cinco instrumentos sejam monofónicos. O orador também recordou nomes sonantes do género, como Ricardo Aguirre ‘El Monumental’, José Tineo, Argenis Carruyo, Betulio Medina, entre muitos outros. Soto Urdaneta sublinhou ainda o trabalho das pessoas que impulsionaram o género a partir da rádio. E recordou que a gaita é um género que não ecoa apenas em Zulia e na Venezuela mas que já se expandiu a outros países, tendo, inclusive, chegado ao Japão.

NRP ’Viana do Castelo’ resgata 80 pessoas no Mediterrâneo

Mery Lopez buenísima! Silvina Fonseca Gobierno limosnero, deberían tener vergüenza Agustin Vieira que pena Correio de Venezuela / @correiodvzla

O Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo, da Marinha, realizou segunda-feira, 17 de Novembro, a terceira operação de salvamento marítimo no Mar Mediterrâneo em quatro dias, resgatando oitenta pessoas numa embarcação encontrada ao largo de Trípoli, capital da Líbia. Segundo um comunicado do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), estes “oitenta imigrantes encontravam-se numa embarcação de borracha com motor”, a cerca de oitenta milhas a nordeste de Trípoli. “A operação de recolha destes imigrantes para bordo do navio português teve o seu início pelas 18:00, ficando concluída cerca das 19:45 (hora de Lisboa)”, refere o EMGFA. As oitenta pessoas resgatadas, adianta o EMGFA, “apresentavam sinais de hipotermia e desidratação, tendo sido prestados de imediato os cuidados primários de saúde e sido distribuídos bens alimentares, água e cobertores”.

Americo Magalhaes Un día destes pagarás o governo para poder entrar na tu casa !! José Manuel Correia II Este perro (cão) ainda quer ser 1º ministro! Com meu voto não chegas la! Carla Dos Ramos Están locos... Bajará demasiado el turismo y afectará a los comercios... Q ladrones esos políticos Heidyvalle @paulo_0801 ...


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.