JCB 204 - Nov/Dez 2011

Page 3

Pág. 3 – Dezembro de 2011

E S PA Ç O Sonho de Natal 2011: Entrada com direito a presente só até às 16h30min

A equipe responsável pelo Sonho de Natal 2011 definiu que só terão direito a presentes os meninos e meninas que chegarem à Academia de Polícia da BM, onde a festa da IBCM será realizada no próximo dia 10, entre 15h e 16h30min. Pais devem ficar atentos ao horário para não causarem frustração nas crianças. Neste ano, o comando do evento ficará com o apresentador da Rádio Farroupilha, Gugu Streit. O Papai Noel confirmou que chegará de helicóptero para distribuir presentes às crianças. A aeronave será disponibilizada pela Brigada Militar (BM). Já a Receita Federal (RF), também tradicional parceira, vai contribuir com a doação de brinquedos. Os dois principais clubes de futebol do Rio Grande do Sul vão ajudar a alegrar a garotada. Mascotes do Grêmio e do Internacional disputarão quem tem o maior número de torcedores. Esta vai ser a 4ª edição do evento destinado a filhos de associados da IBCM e de policiais militares.

Recebendo o Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa pela 7ª vez A IBCM recebeu pelo sétimo ano consecutivo o Prêmio de Responsabilidade Social. Promovida pela Assembleia Legislativa do do Rio Grande do Sul (AL-RS), a distinção tem por objetivo incentivar a realização de projetos voltados ao bem-estar da sociedade e à preservação do meio ambiente. “Outra vez nos enchemos de orgulho porque estamos sendo reconhecidos pelo parlamento por tudo o que está sendo feito em benefício do nosso associado e da comunidade”, disse o presidente da IBCM, Daniel Lopes dos Santos, que recebeu a medalha. O presidente da comissão organizadora destacou que o mundo ganhou mais um bilhão de habitantes nos últimos 17 anos hoje são sete bilhões - e que as ações de responsabilidade social são fundamentais para ajudar nações com cada vez mais pessoas. “As organizações premiadas atingiram

seus objetivos e os dessa sociedade”, disse Valdir Bianchessi Júnior. O presidente da ALRS, deputado Adão Villaverde, acrescentou que as agraciadas são instituições “que reafirmam a democracia e nunca perdem de vista a importância social”. A realização do prêmio ocorre em parceria com a sociedade civil representada por uma comissão mista organizadora formada por entidades como Fiergs, Federasul, Fecomércio, Ocergs/Sescoop, Famurs, Sesi, Sesc, ONG Parceiros Voluntários, Fórum RS de Responsabilidade Social e o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. O grupo avalia os investimentos das organizações inscritas em ações sociais. A premiação foi instituída por lei estadual. A entrega das distinções aos vencedores ocorre na noite de 23 de novembro, no Teatro Dante Barone da AL-RS, que ficou lotado durante a cerimônia.

Convênio vai garantir atendimento na Santa Casa

Um convênio com a Santa Casa de Porto Alegre será assinado nos próximos dias e vai garantir atendimento aos associados da IBCM, com cartão do IPE Saúde. Trata-se de mais uma facilidade disponibilizada. Com a parceria, a IBCM passa a contar com a prestação de serviços de uma instituição de saúde com mais de dois séculos de história, reconhecida nacionalmente e fora do país e que tem médicos da mais alta qualidade. O atendimento será para urgência, emergência, tanto infantil quanto adulto, incluindo o acesso de gestantes a obstetras. Nos próximos dias serão divulgados mais detalhes da parceria e do contrato que será assinado entre os gestores das duas instituições no site da IBCM.

Correio Brigadiano

ENTIDADES DE CLASSE

Delegados e Oficiais Superiores

Discutem, separadamente, com o governo o reajuste devido

Delegados

Oficiais Superiores

A Associação dos Delegados de Polícia (Asdep) entregou ao chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, ofício comunicando ao Executivo a rejeição da proposta de 10% de aumento salarial. Pestana afirmou que apenas uma primeira proposta foi encaminhada aos delegados, e o governo permanece aberto ao diálogo. Segundo ele, a decisão de manter a negociação é independente da ameaça de boicote anunciada pela categoria. Depois do encontro, Pestana pediu compreensão, alertando que, no segundo semestre do ano que vem, os resultados da arrecadação podem favorecer uma retomada por melhores salários. Neste momento, salientou o chefe da Casa Civil, o Estado não admite equiparação dos vencimentos dos delegados com os dos procuradores. O presidente da Asdep, Wilson Müller, afirmou que a categoria quer somente o reconhecimento de um direito adquirido e que lhe foi suprimido. “Não somos inconsequentes, achando que o assunto se esgotará em um ano ou dois”, afirmou. O chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, disse ser contra o boicote enquanto continuarem as tratativas. “O boicote não seria implementado agora, mas quando se esgotarem as negociações. A Polícia está trabalhando. Todos os diretores permanecem em seus postos”, assinalou.

Os oficiais da Carreira de Nível Superior da Brigada Militar, composta por Capitães, Majores, Tenentes-Coronéis e Coronéis da ativa e da reserva altiva, por meio da Associação dos Oficias da Brigada Militar, reunidos em Assembléia Geral Extraordinária, realizada no dia 19 de novembro, em histórica mobilização, assim deliberaram, resumidamente: 1. Rejeitar a proposta de reajuste salarial na forma oferecida pelo governo do Estado, posto que não concretiza o mandamento inserto no § 9º do art. 144 da Constituição Federal, que impõe a remuneração por meio de subsídio 2. até 9. (não foram transcritos do documento da Asof). 10. Aceitar, de forma negociada, a manifestação concreta do Poder Executivo tendente ao estabelecimento da remuneração por subsídio aos membros da carreira jurídica de Oficial da Brigada Militar, ainda que de forma gradativa, desde que por meio de um calendário efetivo. 11. Afirmar a confiança incondicional ao comando da corporação, na medida em que os atos coadunem com os anseios e com o direito subjetivo dos Oficiais da Carreira de Nível Superior. ... fé na boa vontade governamental em repetir no Estado os atos que elevaram o nível profissional, por arrastamento da melhoria salarial, decorrente do subsídio implantado na Polícia Federal ao longo de sua profícua gestão em âmbito nacional.

CONFIRMA

CORRIGE

Ugeirm/Sindicato apoia o pleito dos delegados

Apoio aos Oficiais Superiores está sendo construído no parlamento

O Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm/Sindicato) lançou nota oficial reconhecendo a legitimidade da reivindicação dos delegados e manifestando apoio à mobilização. Assinada pelo presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz, a nota diz que “a equiparação salarial entre delegados e procuradores do Estado, com vencimento de R$ 24 mil, só é possível e justa se acompanhada da verticalidade de salários entre agentes e delegados”. Argumenta que ambos têm formação superior, são policiais civis e importantes para os trabalhos de segurança pública. Para a categoria, não é possível restabelecer, como há 20 anos, “um segmento bem remunerado e outro miserável”. A entidade afirma que os agentes policiais trabalham muito além das oito horas contratadas pelo Estado. A categoria tem indicativo de greve aprovado para março de 2012.

O governador chegou a ser indelicado com a Associação dos Oficiais quando expressou, pela rádio, que a pretensão dos oficiais superiores da Brigada deveria ser canalizada, via comando geral da corporação. Ele não foi isonômico. E pareceu intencional. O comandante-geral foi o portador da proposta rejeitada pelos oficiais. Portador só porta e entrega. A Asof queria tratar de negociação. O governador mostrou todo o seu poder. Se queria expor a oficialidade superior, extrapolou. E se não solucionar, satisfatoriamente, sua arrongância lhe renderá um indigesto residual na disputa de 2014. Os oficiais não têm a mesma sorte dos delegados que contam com apoio interno. Aqueles mesmos que abortaram dois aumentos sucessivos dos Oficiais Superiores, aguardam calados prontos para ancorarem um pedido, parasitado, no que a maior os oficiais ajustarem ganhar.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.