Balanço Social / Informe Anual 2010

Page 171

gre, voltado a juristas e advogados) - contrato trimestral, de junho a agosto de 2010; e Rádio AM Universidade Católica de Pelotas/RS (rádio no interior do Estado que prioriza em sua programação o jornalismo e esportes) - contrato semestral, de junho a dezembro de 2010.

Sindicato das Empresas nos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo Diretoria Presidente: Luiz Tavares Pereira Filho. Vicepresidentes: Federico Baroglio, Oswaldo Mário Pêgo de Amorim Azevedo, Lúcio Antônio Marques e Roberto de Souza Santos. Diretores: Carlos André Guerra Barreiros, Fabio Lins de Castro, José Carlos Lyrio Rocha, Laur Fernandes Diuri, Luiz Antônio Mac Dowell da Costa, Luiz Augusto Momesso e Wilson Toneto. Conselheiros Fiscais Efetivos: Fábio de Oliveira Moser, Marcos Acildo Ferreira e Murilo Setti Riedel. Conselheiros Fiscais Suplentes: Rafael Latini de Carvalho e Mello Romanhol, Ricardo Ferreira e Sérgio Carvalhaes de Brito. Representante da Escola Nacional de Seguros: Renato Campos Martins Filho. Diretor-Executivo: Ronaldo Mendonça Vilela.

Ações Institucionais Em fevereiro, como resultado de convênio firmado pelo sindicato e a central Disque-Denúncia, deu-se início ao funcionamento, dentro da estrutura desta instituição, de um núcleo especializado no recebimento e no tratamento de denúncia de roubo e furto de veículos. Graças ao convênio, as condições de atendimento foram adaptadas para esse serviço de tratamento diferenciado de denúncias relacionadas a veículos, quer sejam em relação a desmanches ilegais, a atuação de quadrilhas e a localização de veículos abandonados em vias públicas. Criado em 1995, o Disque-Denúncia é resultado de parceria entre a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro e o Movimento Rio de Combate ao Crime.

Em março, em Assembleia Geral Ordinária, o sindicato aprovou a reforma do seu Estatuto, adaptado ao novo desenho da representação institucional do mercado segurador. Entre as modificações introduzidas figuram a redefinição do quadro de associados, que passou a compreender três categorias: efetivos (sociedades seguradoras), institucionais (resseguradoras admitidas e eventuais) e honorários (detentores da medalha do mérito segurador). Também foi incluída a cláusula que limita a possibilidade de reeleição do presidente do sindicato a dois mandatos consecutivos. Na composição da diretoria foi criado o cargo de mais um vicepresidente. Em maio, em presença do Secretário de Segurança José Mariano Beltrame, o sindicato entregou as obras realizadas em depósito destinado a receber as peças apreendidas em ferros-velhos, localizado na Via Dutra, com área de 4,5 mil metros quadrados, de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com o início de funcionamento do depósito, é esperada significativa redução da atividade ilegal dos ferros-velhos, que são responsáveis por mais de 30% da receptação de veículos roubados ou furtados no Estado do Rio de Janeiro. Em julho, o Pátio Legal, resultado de parceria entre o Sindicato das Seguradoras RJ/ES, a Secretaria de Segurança e o Detran do Rio de Janeiro, comemorou cinco anos de funcionamento, apresentando como resultado a recuperação e a entrega de mais de 100 mil veículos a seus proprietários nesse período. Pesquisa interna revelou que 80% de proprietários entrevistados aprovaram a forma do agendamento para retirada dos veículos, 89% se mostraram satisfeitos com o atendimento, e 78% consideraram bom ou muito bom o processo de liberação dos veículos no Pátio Legal, em suas instalações no bairro de Deodoro, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e na cidade de Búzios. Em agosto, em conjunto com a FenaPrevi, o sindicato promoveu, no auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, seminário sobre “Tábuas biométricas no seguro de pessoas e pla-

171


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.