Issuu on Google+

13. PEC 37: votação do projeto que tira poder de investigação do Ministério Público fica para julho. Grupo de trabalho não chegou a acordo. Ministro sugeriu tirar assunto da pauta por causa das manifestações, mas policiais e deputados favoráveis ao projeto recusaram. De autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), a PEC deixa claro que o Ministério Público não poderá conduzir investigações e deverá atuar apenas como titular das ações penais na Justiça. Uma das causas das manifestações populares contra a aprovação da PEC 37 é que a) a maioria dos escândalos políticos brasileiros a exemplo do mensalão teve participação do MP. b) o MP não se posiciona nunca a favor do povo c) o MP não poderá fazer mais investigações caso seja aprovada a PEC 37 e foi ele que investigou e condenou o mensalão. d) em todos os países do mundo o MP investiga crimes, menos no Brasil.

Mídia

14. A charge acima faz uma crítica a a) compra de votos b) bolsa família c) ao programa fome Zero d) ao desemprego

15. A charge acima mostra uma multidão de manifestantes pacíficos e uma pequena parcela de vândalos. A charge faz uma critica á (ás) a) parcialidade da mídia que foca suas noticias no vandalismo b) manifestações populares de 2013 c) grande parte dos manifestantes que praticam vandalismo durantes as manifestações populares. d) imprensa que nunca mostra o vandalismo dos manifestantes

16. Sobre as manifestações populares recentes no Brasil, pode se concluir que a) as manifestações vêm acontecendo no Brasil, exclusivamente, por causa do aumento de 20 centavos nas passagens de ônibus. b) a gota d’água que faltava para o povo se revoltar contra a corrupção e impunidade foi o aumento do passe de ônibus. c) o povo se rebelou contra a copa, pois não queriam que acontecesse no Brasil. d) o povo se rebelou porque com o salario mínimo do brasileiro é impossível poder comprar ingressos para ver os jogos da copa.


Prova de historia 3 ano