Jornal da Manhã 23.11.2012

Page 5

Geral

Jornal da Manhã

Efetivo da PC no RS é menor que o da década de 80 População gaúcha aumentou em 42% nas últimas três décadas, enquanto efetivo reduziu no mesmo período SEGURANÇA Enquanto se discute as promoções dos majores na Brigada Militar no Rio Grande do Sul, o aumento da maioria dos crimes no Estado, conforme relatório da Secretaria de Segurança, a Polícia Civil passa pela crise de falta de efetivo. O caso não é de hoje, mas parece que está aumentando a cada ano. Segundo o chefe do Departamento de Polícia do Interior, delegado Mário Wagner, o número de policiais civis no Estado reduziu em relação à década de 80, enquanto a população gaúcha aumentou em mais de

A meta é chegar a 200 Ecopontos em Ijuí PILHAS E VIDROS Ijuí possui um total de 120 Ecopontos espalhados pela cidade. A meta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) é ampliar este número para 200, em 2013. Ecoponto é um projeto que está em andamento em Ijuí desde 2009, e serve para o recolhimento de pilhas e vidros. Esses Ecopontos estão instalados basicamente em escolas e postos de saúde, que são locais onde circulam um maior número de pessoas. O secretário da Pasta, Valmir de Quadros, conta que, em certos lugares, a própria SMMA realiza o recolhimento destes materiais semanalmente. “Para 2013, estamos projetando uma parceria com as empresas e com o comércio da cidade, onde possamos instalar um número maior de Ecopontos”, informa Quadros. Segundo ele, a partir de janeiro de 2013 estarão realizando conversas com essas empresas na busca de novos locais de recolhimento.

p5_new2.indd 9

45% no mesmo período. "Se nós considerarmos em termos históricos que em 1980, quando a população do Estado do Rio Grande do Sul era de 7 milhões de habitantes, nós tínhamos 6.500 servidores policiais. Hoje, que a população é de aproximadamente 11 milhões, nós temos menos de 6 mil policiais", explica Wagner. Atualmente, o número do efetivo da Polícia Civil é de 5.880 policiais. "Nós temos carência em todos os municípios, em todo o Estado do Rio Grande do Sul." Se fosse feito uma proporcional em relação ao aumento da população nessas últimas três décadas, existe hoje um déficit de 4.334 policiais, ou seja, 42% de redução de agentes de segurança que investigam os crimes praticados no Rio Grande do Sul. Mas este cenário era pior até o final de agosto deste ano. Em setembro, uma nova turma de policiais foi formada e 700 novos agentes foram encaminhados para delegacias do Estado.

Mário Wagner

De acordo com o chefe do Departamento de Polícia do Interior, desde setembro do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública está trabalhando com uma empresa de gestão, contratada em parceria com o Projeto Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) para estudar melhorias nos trabalhos executados pela Polícia Civil em todo o Estado. Além desse trabalho, também estão se fazendo congressos para se discutir as alternativas para melhorar os serviços da Polícia Civil.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

5

Concurso regionalizado é opção para déficit UGEIRM A diminuição de policiais civis no Estado do Rio Grande do Sul, além de prejudicar a segurança dos municípios do Estado, acaba sobrecarregando quem está na ativa. Segundo o presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul (Ugeirm), Isaac Ortiz, a instituição tem realizado um trabalho junto ao governo do Estado para que se possa cobrir esse déficit o mais rápido possível. "Nós temos um problema crônico no Estado devido ao déficit de policiais, que é o famigerado sobreaviso, onde muitos policiais, além de cumprir a sua carga horária, têm que trabalhar depois das suas 8h, cumprir mais 6h de carga horária para não poder para o atendimento nas delegacias", comenta Ortiz. O sindicato também defende que o próximo concurso público realizado para a contratação de novos policiais seja regionalizado."Essa é a grande solução para terminar um pouco com esse déficit de policiais, principalmente no interior do Estado", afirma o presidente. "Nós precisamos abrir concursos onde as pessoas saibam que estão

Isaac Ortiz

fazendo para determinada cidade. As pessoas não podem mais fazer concurso, ir para Porto Alegre fazer uma academia e depois serem jogadas para qualquer canto desse Estado." Essa nova modalidade de concurso já teve o aval positivo do atual chefe de polícia do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior, segundo Ortiz, e poderá ser implementado no próximo concurso da Polícia Civil. Sobre as datas desse novo concurso, o presidente acredita que o governo estadual deverá anunciar em breve a contratação de um grande número de policiais. "Isso para nós é bem-vindo, mas nossa grande meta foi na questão salarial que a gente conseguiu resolver. O outro objetivo é construir um plano de carreira, onde o policial civil terá a visão de um futuro dentro da Polícia Civil", finaliza Ortiz.

Regimento interno Prefeito reúne-se com contará com 58 artigos conselho de consumidores COMDICA O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ijuí (Comdica) realizou, na manhã de ontem, reunião extraordinária com os membros titulares, na Sala Executiva dos Conselhos junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O objetivo do encontro foi definir a aprovação do novo regimento do Comdica. De acordo com a presidente do Conselho, Leonildes Dupuy, "o regime

interno do Comdica é de 1998. Os conselheiros aprovaram o regimento interno do Comdica, de 1998, em que há 30 artigos, e a partir da aprovação contará com 58 artigos". A presidente afirma que "o texto está aprovado, mas aguarda as alterações da Lei". Segundo ela, é preciso passar por uma análise judicial, já que se trata da inclusão de 28 artigos no regimento. A presidente adianta que no mês de dezembro será realizada uma avaliação das ações da diretoria durante este ano.

DEMEI Na manhã de ontem, o prefeito Fioravante Ballin e o diretor-presidente do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Alceu Van der Sand, esclareceram dúvidas do Conselho de Consumidores do Demei, referentes à situação da subestação Ijuí 2, durante reunião. Estavam presentes na audiência o presidente do Conselho,

Ronaldo Schneider, o representante da classe industrial, Eider Ravison, e o presidente do Sindilojas e também representante da classe comercial do Conselho, Bruno Hass. De acordo com Van der Sand, o edital da licitação para a contratação de uma empresa já encontra-se em andamento. Está prevista para o dia 18 de dezembro a apresentação inicial das propostas. A obra está orçada em R$ 5,6 milhões.

Reunião aconteceu na manhã de ontem e contou com a participação dos conselheiros

23/11/2012 10:02:21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.