Easy Automation: autómatos ILC da Phoenix Contact

Page 1

robótica

80

Carlos Coutinho Diretor de Marketing e Gestor de Produto da Phoenix Contact Phoenix Contact, S.A. Tel.: +351 219 112 760  Fax: +351 219 112 769 www.phoenixcontact.pt

informação técnico-comercial

Easy Automation Autómatos ILC da Phoenix Contact a melhor solução se for ignorada a sua instalação, a sua colocação em serviço e os meios de identificar falhas automaticamente. Tarefas como a instalação mecânica e elétrica dos componentes do sistema, ligação elétrica dos sensores e dos atuadores e identificação e resolução de falhas têm de ser simples e acessíveis a técnicos não especializados. Por exemplo, as fichas circulares e de encaixe são soluções que proporcionam ligações imediatas e sem falhas.

Figura 1. A oferta Easy Automation: autómato, módulos de entradas/saídas, módulos de segurança funcional, consola web, switch Ethernet e software de programação e visualização.

INTRODUÇÃO Nos dias de hoje, as soluções de automação desejam-se multifuncionais e a preços reduzidos. Tanto na automação de máquinas como na integração em sistemas de informação, os requisitos de um sistema de comando baseado em autómatos oferece caraterísticas únicas, tais como:  linguagens de programação normalizadas e mais simples de utilizar do que as linguagens de programação de computadores;  software de programação e de supervisão a preços reduzidos e, no caso de pequenos controladores, gratuitos;  cartas ou módulos para ligar sensores e atuadores, como por exemplo sensores de proximidade, células fotoelétricas, sondas de temperatura, encoders incrementais e absolutos, válvulas normais ou progressivas, contactores, variadores de frequência, entre outros;  consolas ou computadores, para visualizar valores instantâneos das va-

riáveis do programa do autómato e para dar comandos; motorização permanente de sensores de segurança, em conformidade com as normas internacionais de segurança de pessoas e máquinas.

Um sistema de automação multifuncional e de preços reduzidos não é por si só

O novo sistema de automação da Phoenix Contact cumpre todos os requisitos mencionados anteriormente. O componente central do sistema, o autómato, tem excelentes opções de comunicação, permitindo não apenas a comunicação com outros sistemas (por exemplo, via Ethernet), mas também com módulos de proteção IP67. Adicionalmente, o sistema da Phoenix Contact inclui switches Ethernet, consola web, modems industriais e módulos de segurança funcional. Outros componentes são frequentemente necessários como o complemento ao autómato e que fazem parte da gama de produtos da Phoenix Contact, como é o caso de fontes de alimentação, conversores e isoladores galvânicos, relés, proteções contra sobretensões e bornes.

Figura 2. O autómato ILC (na foto, o modelo ILC 170 ETH 2TX).


robótica

82

informação técnico-comercial

COMUNICAÇÃO DE SINAIS DE SEGURANÇA DE PESSOAS E MÁQUINAS SEM AUTÓMATO DE SEGURANÇA No caso de máquinas e sistemas com poucos sensores de segurança, não mais do que 50 sinais, a utilização de um autómato de segurança para além do autómato do processo é uma opção económica não otimizada. O novo sistema de automação da Phoenix Contact inclui uma solução mais eficiente, denominada de Safety Bridge. Tal como o nome sugere, Safety Bridge consiste numa ponte entre módulos que recebem sinais de sensores de segurança, tais como botoneira de segurança ou barreira de segurança, e módulos de transmissão de sinais de comando para dispositivos de atuação, como por exemplo, de contactores e de cilindros. A comunicação dos módulos de receção dos sinais dos sensores para os módulos de transmissão de comando é independente da localização dos módulos. Através da comunicação gerida pelo autómato ILC, o módulo de transmissão de comandos (um módulo de saídas seguras) está em permanente comunicação com o (ou os) módulo de receção dos sinais de segurança (módulo de entradas seguras). Como resultado, não é necessário optar por um sistema autónomo de segurança constituído por um autómato e uma rede de comunicações seguros. A opção pela Safety Bridge oferece as mesmas exigências de segurança a um preço francamente inferior.

VISUALIZAÇÃO DO PROCESSO AUTOMÁTICO POR PÁGINAS WEB Um dos requisitos frequentes de um sistema de automação é a visualização dos valores das variáveis do processo. Todos os autómatos ILC cumprem este requisito. Os autómatos ILC possuem um servidor web com capacidade para mostrar páginas com valores atualizados das variáveis do programa do autómato. A configuração das páginas web faz-se através do software WEBVISIT. O ambiente de trabalho inicial é uma página web limpa. O procedimento de construir uma página é tão simples como indicar o local da variável, ligar com a variável do programa do autómato, compilar e descarregar a configuração. A página contendo a variável pode ser vista por um qualquer navegador Internet (por exemplo, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome). O conteúdo da página pode ser melhorado com objetos dinâmicos, gráficos e tabelas. As variáveis, sob a forma de texto ou gráficos, podem ser visualizadas em várias páginas. No caso de até 3 páginas, o software WEBVISIT é gratuito (WEBVISIT EXPRESS).

COMUNICAÇÃO VIA ETHERNET Para além de visualizar e controlar o processo de automação através de um qualquer navegador Internet, os autómatos ILC tem capacidade de execução de funções de comunicação baseadas em Ethernet que são uma prática habitual em ambientes industriais. Todos os modelos ILC têm servidor FTP, tornando pos-

Figura 5. Os vários protocolos de comunicação suportados pelos autómatos ILC.

sível escrever e ler ficheiros de texto (por exemplo, registar valores de variáveis do programa do autómato em runtime). Devido aos protocolos TCP/IP e UDP/IP, a transferência de ficheiros do ou para o autómato pode ser feita por qualquer computador, tanto numa rede local ou remota (via Internet). Devido também ao protocolo TCP/IP, o autómato ILC tem capacidade de escrever e ler valores em bases de dados SQL (MS SQL ou MySQL), transformando-o num datalogger, em que os valores são escritos em tempo real num servidor (contendo a base de dados) localizado algures numa rede local e/ou rede remota. Outra funcionalidade que poderá ter interesse é o envio de emails através do protocolo SMTP, por exemplo, em casos de notificação de alarme ou outros eventos. Funcionalidades adicionais e possíveis em todos os ILC’s são as obtidas pela utilização dos protocolos SMNP (visualização de variáveis do autómato através de ferramentas de gestão de redes Ethernet) e DHCP (atribuição controlada de endereços IP).

CONCLUSÃO A oferta «Easy Automation» da Phoenix Contact demonstra que a automação não tem de ser dispendiosa e complexa. Os autómatos ILC são muitifuncionais, não apenas em executar funções de automação (programação por Diagrama de Contactos ou Texto Estruturado) mas também para servir como fonte de informação (ficheiros de texto, registos de valores em bases de dados) e de controlo remoto (página web, emails). Combinado com módulos de entradas e de saídas, módulos funcionais, módulos de segurança e consolas de interface Homem-Máquina, os autómatos ILC adaptam-se facilmente a qualquer novo projeto ou qualquer sistema existente. Os softwares de programação, PC WORX EXPRESS e WEBVISIT EXPRESS são intuitivos, gratuitos e disponíveis no website da Phoenix Contact, permitindo a sua utilização imediata e sem custos financeiros. A oferta da Phoenix Contact coloca o poder de decisão no utilizador, eliminado os custos fixos e convidando-o a concentrar-se nas funções específicas nos vários componentes da oferta «Easy Automation».


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.