Ligações eléctricas em aplicações de processos

Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A. Tel.: +351 214 459 190 · Fax: +351 214 455 871 weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt

LIGAÇÕES ELÉCTRICAS EM APLICAÇÕES DE PROCESSOS AMBIENTES INDUSTRIAIS ADVERSOS

EXIGÊNCIAS CRESCENTES DOS FORNECEDORES

Os grandes acidentes que ocorrem, de vez em quando, na indústria de processo ficam sempre sob o olhar do público, em grande parte devido aos elevados danos pessoais e financeiros. Assim, e particularmente na indústria de processo, os requisitos de qualidade são extremamente exigentes. Não obstante, ainda ocorrem acidentes. Só na base de dados MARS Major Accident Hazard Bureau (da União Europeia) existem mais de 450 ocorrências acidentais registadas no ano passado. As causas são várias e são geralmente mencionadas razões técnicas e humanas, e muitas vezes uma combinação de várias destas causas. De acordo com uma investigação do U.S. Chemical Safety and Harzard Investigation Board, 39% desses eventos deveram-se a factores humanos e 49% derivados de falhas técnicas. Dentro dos acidentes relacionados com questões técnicas, a causa de 97% dos casos foi uma falha geral dos equipamentos.

Para ir ao encontro de exigências tão elevadas, os fornecedores da indústria de processo devem ter um registo comprovado de produtos inovadores, seguros, robustos e práticos, bem como de serviços de qualidade, incluindo bons serviços de entregas e apoio técnico.

O desenvolvimento da indústria de processo – incluindo as indústrias de gás, petróleo e química, para além da produção de metal e aço e do tratamento de água, dessalinização de água do mar, cimentos, celulose e papel, e indústrias alimentar e farmacêutica não sugere que o número de acidentes irá diminuir de forma significativa, a não ser que os pontos fracos sejam identificados e resolvidos. A procura global destas produções está a crescer de forma constante, particularmente promovida pela procura nas economias em crescimento rápido de países emergentres como a China, Índia, México ou Brasil. A Industrial Info Researches mostra investimentos para fábricas em construção, no Norte da América apenas, que ascendem aos $60 Bn, ligadas à Produção de Petróleo e Gás, Refinaria, Transmissão e Armazenamento e Químicas. De acordo com a Agência Internacional de Energia (International Energy Agency - IEA), os investimentos até 2030 nas áreas do gás e do petróleo vão atingir os 8 triliões de dólares, onde a Upstream vai continuar a dominar o investimento no petróleo, mas as quotas dos petroleiros e GTL vão aumentar neste período.

A Weidmüller, um fornecedor destas empresas há muitos anos, conhece bem estas exigências. Na nossa Estratégia Corporativa 2020 afirmamos que o “nosso portfólio de produtos e serviços é dedicado a acrescentar valor ao negócio dos nossos clientes”. Alguns exemplos desse facto tão simples, que estão directamente relacionados com a necessidade de melhorar a segurança, fiabilidade, eficiência e disponibilidade, podem ser vistos em alguns dos nossos designs mais recentes.

SEGURANÇA, FIABILIDADE, EFICIÊNCIA E DISPONIBILIDADE EM PRODUTOS DE CONECTIVIDADE O novo compartimento Klippon TB ®, usado como uma caixa de junção em numerosas fábricas de processos em todo o mundo, mostra no seu novo design várias características para assegurar a segurança e a fiabilidade. O controlo de compressão da caixa foi incorporado no seu design. A sobrecompressão das caixas conduz ao colapso das estruturas celulares e resulta na perda de pontuação IP, permitindo a entrada de líquidos que podem causar curto-circuitos e corrosão das ligações eléctricas internas. Estas características estão directamente relacionadas com a segurança, fiabilidade e eficiência. Adicionalmente, foi introduzida uma manga larga em redor da abertura da caixa, eliminando possíveis contactos com lâminas de corte e prevenindo danos à estrutura da caixa. O material de

A IEA afirma também que se “projecta um aumento de pouco mais de metade da procura primária global de energia no cenário actual de energia de origem fóssil entre agora e 2030 – numa média anual de 1.6%. A procura cresce mais de um quarto no período que decorre até 2015. Mais de 70% do aumento da procura no período da projecção vem dos países em desenvolvimento, com apenas a China responsável em 30%.” A escassez crescente de fontes de energias naturais leva à necessidade de melhorar a eficiência das fábricas de processos, ditando investimentos de melhoria nas instalações existentes e também tecnologia melhorada para alcançar locais remotos (mar profundo, zonas árticas) ou zonas com condições adversas (areias betuminosas). Componentes de qualidade provada, seguros e robustos são um prérequisito básico para a segurança e disponibilidade de instalações nas fábricas modernas. UREËWLFD [57]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.