Automação inteligente para o sector das águas e estações de tratamento de águas residuais

Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL Bresimar Automação, S.A. Tel.: +351 234 303 320 . Fax: +351 234 303 a328/9 bresimar@bresimar.pt . www.bresimar.com

"650."ªÞ0 */5&-*(&/5& 1"3" 0 4&$503 %"4 æ(6"4 & &45"ªß&4 %& 53"5".&/50 %& æ(6"4 3&4*%6"*4 A Beckhoff, representada em Portugal pela Bresimar Automação, fabrica sistemas de automação abertos, baseados em tecnologia de controlo por PC, para quase todos os sectores industriais. Com as soluções de automação inovadoras da Beckhoff, a Bresimar introduz no mercado português novos standards para o sector das águas e tratamento de águas residuais.

Para além dos módulos de I/O para recolher todos os dados e do software de automação TwinCAT, a gama de produtos compreende um sistema de controlo modular, adaptável e integrado, que permite criar a solução ideal para qualquer aplicação em termos de capacidade de computação, complexidade e custo: desde os PCs Industriais de Alta Performance a funcionarem como controlador principal da estação de tratamento de águas, aos pequenos controladores para estações externas “inteligentes” que recolhem e processam os sinais localmente. A gama da Beckhoff compreende as seguintes categorias para controlo: t PCs Industriais – controladores avançados para aplicações grandes e complexas. t Embedded PCs – PCs robustos em DIN rail para níveis de controlo médios. t PLCs – pequenos PLCs com interface de rede e ligação ao sistema modular de I/Os. O desafio principal nas aplicações de engenharia para o sector das águas é lidar com os requisitos complexos em termos de adaptação aos diferentes tipos de comunicações, controladores ou dispositivos. Na maioria dos casos, os sistemas consistem num aglomerado não homogéneo de dispositivos para resolver problemas específicos que foram sendo montados ao longo dos anos. A somar a isso, o sistema geralmente foi adaptado para compatibilizar diferentes pacotes de software como por exemplo, visualização local, data loggers ou controlo central e para sistemas de gestão de operações.

$0/5*/6*%"%& "53"7«4 %" 5&$/0-0(*" #"4&"%" &. 1$ Para responder aos diversos requisitos de diferentes industrias, a Beckhoff adoptou uma abordagem normalizada através de controladores baseados em PC. Isto levou ao desenvolvimento de um sistema uniforme, modular e mais importante: aberto. Esta “abertura”, tanto em termos de software como de hardware, ajuda os operadores a adaptarem os seus sistemas a requisitos diversos e que se alteram ao longo do tempo, sem incorrerem repetidamente em elevados custos e esforços de implementação. O sistema operativo Windows é a base da flexibilidade. Graças à sua escalabilidade, o Windows pode ser utilizado em praticamente qualquer plataforma de hardware, desde grandes servidores em salas de controlo até pequenas estações externas localizadas em bacias de águas pluviais. O software de automação TwinCAT da Beckhoff controla toda a estação

[56]

robótica

de tratamento e também as estações locais. O sistema é programado de acordo com a norma internacional IEC 61131-3. Dependendo dos requisitos em termos de componentes de automação, além do TwinCAT, o Windows permite a instalação de outras aplicações de software no mesmo hardware. O resultado é uma plataforma uniforme que facilita a comunicação entre os diferentes componentes.

4&(63"/ª" "53"7«4 %"4 /03."4 A fiabilidade dos equipamentos de automação e a garantia de ter sempre disponíveis os sinais de processo bem como a acessibilidade às estruturas externas são cruciais. Estes requisitos são atingidos através: t Controlo baseado em PC: opções de comunicação através de meios de comunicação standard (RDIS, linha analógica, GSM, linha dedicada, entre outros) t Interfaces de software standard (OPC, IEC 60870-5-101/-102/-103/-104, Modbus) t Utilização de redes de campo standard (por exemplo: Ethernet, PROFIBUS, DeviceNet, entre outros) t Sistema modular de I/Os da Beckhoff bastante extenso e completo O sistema modular de I/Os da Beckhoff para a interface com os pontos de dados do processo, suporta todos os sensores e actuadores comuns, mas também integra as principais redes de campo industriais através dos módulos de interface de rede correspondentes. Com mais de 300 módulos diferentes, a Beckhoff oferece a tecnologia certa para todos os pontos de dados e tipos de sinal. Estes módulos permitem que a reconversão de funcionalidades seja feita de forma significativamente mais rápida e simples.

/07"4 5&$/0-0(*"4 1"3" "650."ªÞ0 A Bresimar Automação, S.A., desde 1982 que aposta fortemente em marcas inovadoras, distintas e com valor acrescentado para o mercado português em geral, e para o seu utilizador em particular. Ao longo dos anos especializou-se na oferta de soluções globais para o meio industrial, sendo actualmente um dos principais players no mercado em termos de oferta diversificada, qualidade das marcas que representa e aconselhamento permanente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.