III Jornadas Tecnológicas fecham com saldo positivo

Page 1

REPORTAGEM Revista Robótica Tel.: +351 225 899 626/8 . Fax: +351 225 899 629 www.publindustria.pt/jornadastecnologicas

III JORNADAS TECNOLÓGICAS FECHAM COM SALDO POSITIVO EVENTO DE REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO/INFORMAÇÃO EM PORTUGAL DEU GRANDE DESTAQUE À AUTOMAÇÃO NO SEU PROGRAMA As III Jornadas Tecnológicas encerraram com um saldo bastante positivo por parte da organização, das empresas participantes e da assistência. Ao longo de quatro dias, o edifício ExpoBeiras em Viseu recebeu a terceira edição do evento formativo/informativo de referência no mercado electrotécnico. Entre 27 e 30 de Maio, cerca de 700 participantes estiveram presentes no certame que permitiu assistir a formações leccionadas por especialistas nas áreas tratadas, e ainda conhecer a oferta de produtos das várias empresas participantes através dos stands de exposição acessíveis durante os intervalos das formações. A Automação teve um lugar de destaque no calendário das Jornadas, já que foi a primeira vez que esta temática foi tratada neste acontecimento. Deixa-se aqui um pequeno resumo deste dia do evento, que foi organizado pela equipa das revistas “o electricista” e “robótica”.

ABERTURA INSTITUCIONAL A evolução do ensino de Automação e Robótica foi o foco principal da abertura oficial do dia dedicado à automação nas III Jornadas Tecnológicas. Fernando Ribeiro, docente da Universidade do Minho, foi o responsável por esta primeira comunicação, onde destacou que os anos 80 como a década do Computador Pessoal, e os anos 90 como a da Internet. Esta década que vivemos foi descrita como sendo pertencente à evolução da robótica.

potencial, abrirá espaço a novas soluções e a novos mercados, bem como será responsável por uma diminuição significativa no valor dos custos de produção. A aplicação da robótica em áreas mais domésticas do lar também foi ilustrada, através do visionamento de uma série de vídeos que apresentaram robôs em partidas de futebol, a cortar a relva, a apanhar bolas de golfe, etc. Fernando Ribeiro deixou ainda um repto: o desejo de ver em 2050 um jogo de futebol entre os campeões do Mundo de futebol robótico e os campeões do Mundo de futebol humano. “O futebol na robótica é um divertimento. Representa um modo excelente de chamar alunos, que tem tido bastante sucesso” concluiu.

gunda metade da comunicação esteve a cargo de Miguel Ângelo da Silva, e foi subordinada a Siemens Continuous Gas Analysers . Nesta apresentação foram exaltadas as virtudes dos analisadores de gases, principalmente devido ao controlo e segurança que oferecem em face a vários fenómenos naturais. Vários exemplos foram apresentados ao longo desta intervenção, mais notoriamente a diminuição da camada do ozono, bem como o efeito de estufa provocado pelo aquecimento global. A monitorização das emissões gasosas assume assim um papel importante para as indústrias actuais, tendo sido apresentados vários métodos e ferramentas actuais para o controlo da qualidade e segurança dos processos.

COMUNICAÇÕES DA MANHÃ

Figura 1 . Momento da comunição de Fernando Ribeiro.

O ensino da robótica nas suas diversas vertentes foi apresentado em pormenor, e enaltecido como benéfico para os alunos pois não é complexo, possui uma componente multi-disciplinar, utiliza a tecnologia, é divertido e motivador e oferece o mediatismo inerente a esta disciplina. O ensino da robótica não será apenas benéfico para os alunos mas também para a indústria. Segundo Fernando Ribeiro, através da implementação gradual e crescente da robótica e da automação na indústria, esta aumentará o seu

[ ]

robótica

f 6LHPHQV A Siemens marcou presença nas Jornadas através de uma comunicação bi-partida. A primeira metade, dedicada ao tema das comunicações industriais wirelesss, esteve a cargo de Joaquim Moreira da Silva, que apresentou o Profinet como uma solução possível para um mercado de comunicações que ainda possui necessidades por preencher. Apesar do grande crescimento previsto para as comunicações wirelesss nos próximos anos, estas não deverão substituir as comunicações por cabo, como tal, uma solução híbrida será a melhor solução para aumentos de produtividade no futuro. Uma das soluções apresentadas foi o sistema WLAN, juntamente com alguns exemplos da sua aplicabilidade. Finalmente, a comunicação terminou com uma série de exemplos práticos e concretos. A se-

Figura 2 . Panorâmica do auditório.

f 6FKQHLGHU (OHFWULF Hélio Alves, em representação da Schneider Electric, apresentou à plateia soluções inovadoras de monitorização e de controlo remoto. Após uma breve apresentação da empresa, foram abordados os métodos disponíveis para controlo e acesso remoto. Entre os quais, destaque para


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.