Mais que duplicar a produção: o transportador inteligente aumenta a produtividade evitando as viagen

Page 1

igus®, Lda. Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt · www.igus.pt

informação técnico-comercial

Mais que duplicar a produção O transportador inteligente aumenta a produtividade evitando as viagens em vazio As soluções de sistemas inovadores e mais eficientes ganham cada vez mais importância para os construtores de máquinas e instalações na automação. O transportador de circulação contínua da igus, com alimentação integrada de energia elétrica, dados e meios, proporciona perspetivas completamente novas às soluções complexas de Pick & Place.

robótica

62

Figura 2. A pikchain da igus como parte central de uma máquina da Hebenstreit Metal Decorating Figura 1. Graças à precisão da pikchain é possível

GmbH. Com a ajuda da pikchain são movimentadas

mover por meio de ventosas, chapas altamente

3.000 chapas de alumínio altamente sensíveis por

sensíveis podendo as mesmas serem transportadas

hora.

com uma aceleração de 2-3 m/s – e tudo isso sem nenhum arranhão.

A empresa Hebenstreit Metal Decorating GmbH de Pleidelsheim nas proximidades de Estugarda desenvolve e produz instalações inovadoras de impressão e pintura para o mercado global. Para além das linhas de impressão e de pintura a alta velocidade também fornecem os secadores UV e as instalações de transporte de folhas. A Hebenstreit recebeu de um cliente da indústria automóvel uma encomenda para uma produção especial: o objetivo era aumentar a eficiência de uma unidade linear completamente automática destinada a um sistema de impressão. Para isso a quantidade de folhas deveria aumentar de 1.200 para 3.000 unidades por hora. O problema: as peças eram chapas de alumínio feitas numa liga especial com uma superfície altamente sensível.

Por isso a máquina tinha de garantir, uma isenção absoluta de arranhadelas nas peças, em funcionamento totalmente automático. Segundo afirmações de Hubert Winkler, “Através de um movimento linear isto não tinha sido possível. Andar para a frente e para trás numa distância de 700 milímetros demora muito tempo: isto somente é possível através de sistemas circulantes, como a nova “pikchain” da igus.“ A fim de garantir um tratamento suave das chapas, alguns elos do transportador foram equipados com dispositivos de elevação por sucção. Para além disso nesses elos do transportador encontram-se colocados patins de deslize de baixo desgaste, em polímero iglidur J de longa vida útil e sem necessidade de qualquer lubrificação adicional. Isto previne que as chapas de alumínio se sujem antes da respetiva pintura. Segundo Hubert

Winkler: “Eu não conheço outra solução que seja comparável a esta.” A “pikchain” da igus é, a nível mundial, o primeiro sistema transportador de circulação contínua com alimentação integrada de meios tais como eletricidade, água, ar e dados. Cada elo do transportador pode ser comandado individualmente por meio de uma calha porta-cabos situada no seu interior. Deste modo os elos individuais do transportador podem ser equipados com garras, ferramentas, sensores, câmaras ou ventosas até uma carga de 5 kg por cada elo da calha. Graças à circulação contínua a “pikchain” evita viagens desnecessárias em vazio. Pois nos tradicionais sistemas lineares é normalmente necessário efetuar uma viagem de ida e outra de volta. O resultado é uma aceleração dos tempos de Pick & Place, a uma velocidade contínua de 2-3 m/s, até 30 por cento. O sistema inovador permite para além de ser montado de uma maneira horizontal, vertical ou ainda lateral com cursos até 30 metros de comprimento.

Figura 3. Na pikchain os tubos pneumáticos estão também integrados. A calha pode ser composta como um sistema modular de peças individuais feitas à medida e de acordo com os diferentes requisitos da produção, sendo por isso extremamente variável.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.