Amber wireless

Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO - COMERCIAL LusoMatrix – Novas Tecnologias de Electrónica Profissional Tel.: +351 218 162 625 · Fax: +351 218 149 482 www.lusomatrix.pt

AMBER WIRELESS A Amber Wireless GmbH, fundada em 1998, é uma empresa de componentes electrónicos alemã especializada na concepção, fabrico e comercialização de módulos de rádio de curto alcance para implementação de ligações sem cabos de dados e soluções de infra-estrutura wireless. O seu objectivo é proporcionar aos clientes a melhor qualidade possível, para tal, é necessária uma estreita colaboração entre a engenharia e conhecimento técnico do departamento de desenvolvimento e fabricação. Todo o desenvolvimento e processos de produção acontece na Alemanha o que assegura uma cooperação estreita entre os departamentos. Os componentes da Amber Wireless são distribuídos em Portugal pela Lusomatrix. A sua vasta experiência em todas as fases do processo de produção de produtos de RF, permite uma rápida execução entre a fase de um protótipo e a fase de produção em massa para um elevado volume. O tamanho dos lotes típicos variam de 50 a 100.000 unidades. A produção em série inclui procedimentos de teste para garantir a qualidade do produto. A Amber Wireless dispõem de módulos para 802.15.4, Zigbee, 868 MHz M-bus Wireless e Bluetooth. Os módulos 868 MHz estão disponíveis em três potências de saída (e têm, portanto, alcances distintos): 5 mW (400 m), 20 mW (1 Km), 500 mW (20 Km). Para a frequência 2.4 GHz (frequência de banda livre), a Amber Wireless comercializa módulos com o protocolo 802.15.4 (AMB2720 e AMB2730) e com o protocolo Zigbee (AMBZ420 e AMBZ430). Os produtos da Amber Wireless RF são usados numa variedade de aplicações, nomeadamente em ligações sem cabos, leitura automática de medidores, rede de Figura 1 · M-BUS master e conversor de impulsensores, monitorização ambiental, sos para M-BUS. controle de acesso, entre outros.

IEEE 802.15.4 LOW-COST RF/HIGH POWER 2.4GHZ RF MODULES Os módulos AMB2720 (17 x 27,5 x 4 mm) e AMB2730 (17 x 32.5 x 4 mm) apresentam reduzidas dimensões e um baixo custo em comparação com outros módulos para transmissão de dados em comunicações half-duplex sem fios. As topologias utilizadas são ponto-a-ponto e multiponto. O microprocessador integrado controla a comunicação de dados, a manipulação dos pacotes, o endereçamento, a monitorização de acesso de canais e pacotes. O sistema host não tem de realizar qualquer tarefa específicas de rádio. Os módulos podem ser configurados de várias maneiras e suportam transferências de dados com comutação rápida de canal e endereço. Através do valor de RSSI é possível melhorar a qualidade do link de rádio. A interface gráfica da aplicação disponibilizada para Windows, “AMBER-ACC” torna mais fácil ao utilizador definir os parâmetros de cada aplicação. Estes módulos são conectados a um sistema host através da interface UART com taxas de bit de até 115,2 kbaud. Outros pinos são utilizados para dados de controlo de fluxo e para alternar entre os modos de operação. Uma interface SPI também está incluída. Usando o firmware apropriado, o módulo também é adequado para a gravação de forma autónoma de sinais digitais ou analógicos. Devido às suas reduzidas dimensões e um baixo consumo de energia, o módulo AMB2720 é ideal para dispositivos alimentados por baterias. Os

[64]

robótica

benefícios de um módulo (AMB2730) com amplificador de potência adicional, bem como um amplificador de baixo ruído passam por oferecer um desempenho excepcional de rádio e assim conseguir um maior alcance. Ou seja, com o módulo AMB2720 em linha de vista consegue-se um alcance de 200 m (com antena integrada) ou 400 m (com antena externa), no entanto com o módulo AMB2730 o alcance duplica com as mesmas características. Como tal, em termos de aplicações para o módulo AMB2730 será uma boa opção para: recolha de dados, monitorização, Figura 2 · Módulo AMB2720. controle remoto e redes de sensores.

ZIGBEE LOW-COST/HIGH POWER Os módulos AMBZ420 (17 x 27,5 x 4 mm) e AMBZ430 (17 x 32,5 x 4 mm) também de reduzidas dimensões, são módulos transceptores a 2,4 GHz, combinando a tecnologia mais recente, com um circuito sofisticado de antena em apenas um módulo. Com apenas alguns componentes externos, é possível implementar uma completa solução de rede ZigBee. Devido ao seu pequeno tamanho e ao seu elevado desempenho em face ao seu baixo consumo de energia, e ainda ao seu fácil manuseamento, tornam os módulos AMBZ420 e AMBZ430 a nova geração de módulos ZigBee OEM. Em conjunto com o CC2530 da TI, estes módulos permitem a integração simples de ligações ZigBee em sistemas existentes através de uma interface serial. Os módulos assumem todas as tarefas do protocolo ZigBee e mantém os recursos do sistema host Figura 3 · Módulo AMBZ430. livre para outras aplicações. O transceptor integrado 2.4 GHz oferece uma total compatibilidade IEEE 802.15.4, bem como uma excelente sensibilidade e robustez do receptor, construindo assim uma interface fiável para a antena. O módulo permite aos seus utilizadores criar um produto ZigBee no menor tempo possível. O módulo de rádio está disponível com as seguintes opções de antena: antena cerâmica SMD, assim como antena externa, ligada quer através de um conector U. FL ou um bloco de antena. O AMBZ420 e o AMBZ430 fornecem um microcontrolador de alta performance com 8051 core. Diferentes modos periféricos estão disponíveis tais como, UART, SPI, timer, conversor A/D, e muitos mais. Oferecem ainda funcionalidades, como cálculo CRC, acknowledgments, avaliação do canal, RSSI, um modo de segurança AES-128. Em comparação com o módulo AMBZ420 ZigBee, o módulo AMBZ430 incorpora um amplificador de potência adicional e um amplificador de baixo ruído que permite uma excelente sensibilidade RF de até -100 dBm e uma potência máxima de saída de RF, de 20 dBm. Como aplicações possíveis, podemos enumerar a recolha de dados, monitorização, controlo remoto, redes de sensores e automatização residencial. De salientar ainda que o reduzido tamanho e o baixo consumo de energia do AMBZ430, tornam este módulo adequado para aplicações alimentadas através de baterias.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.