Como proteger o seu investimento em iluminação LED?

Page 1

115

dossier sobre instalaçþes elÊtricas

como proteger o seu investimento em iluminação LED? OBO BETTERMANN – Material para Instalaçþes ElĂŠctricas, Lda.

O grande desenvolvimento da tecnologia SSL (Solid State Lighting), e especialmente do LED (Light Emitting Diode) de elevada potência, como fonte de luz para aplicação em equipamentos de iluminação exterior, levou ao aparecimento no mercado de produtos que implementam esta tecnologia para substituir a iluminação convencional. As luminårias LED consomem atÊ 70% menos energia, produzindo a mesma potência luminosa das luminårias normais e com uma vida útil extraordinariamente superior. No entanto, devido à sua extrema sensibilidade a variaçþes de tensão, as avarias serão uma realidade, contribuindo para custos elevados com substituiçþes de componentes eletrónicos e com uma manutenção dispendiosa, pela utilização de meios mecânicos de elevação. As luminårias LED montadas na Ilumi de raios, na proximidade e à distância, por conta da sua posição exposta. As interferências eletromagnÊticas e as operaçþes de

L L

LED PE

N Figura 2. ĂœSM-LED montado em portinhola de coluna IP.

Figura 3. Esquema de ligação em sÊrie.

manobra da rede elĂŠtrica causam perturbaçþes da tensĂŁo, designadas sobretensĂľes transitĂłrias. AlĂŠm destes fenĂłmenos hĂĄ que ter em conta a eletricidade estĂĄtica, provocada por vento, calor e neve que pode contribuir para a redução da intensidade luminosa. Estes fatores de risco conduziram ao desenvolvimento de dispositivos de proteção contra sobretensĂľes para aplicação LED, com o objetivo de salvaguardar os investimentos e minimizar os custos de manutenção. Os mĂłdulos de proteção ĂœSM-LED, com descarregadores de sobretensĂľes conforme a Norma EN 61643-11. Com um mĂłdulo de proteção contra sobretensĂľes para luminĂĄrias, modelo ĂœSM-LED, do tipo 2 segundo a Norma EN 61643-11 com derivação de correntes atĂŠ 20 kA 8/20 e nĂ­vel de proteção <1,3 kV, de tamanho compacto, para montagem na portinhola da coluna, garantem a durabilidade e continuidade do serviço em caso de impacto de raio ou sobretensĂľes transitĂłrias, contribuindo para a manutenção da vida Ăştil das luminĂĄrias, reduzindo os custos de intervenção e assegurando o seu investimento. O mĂłdulo de proteção LED pode ser instalado em sĂŠrie ou em paralelo na cabeça da luminĂĄria ou na caixa de ligação (portinhola) do poste de iluminação.

falhar por mĂşltiplas e elevadas sobreten ! estiver montada na cabeça do poste, a manutenção vai exigir o uso de uma plataforma elevatĂłria. Na ligação em sĂŠrie, a luminĂĄria LED desliga-se quando o mĂłdulo de proteção for " torizar o funcionamento e se o mĂłdulo estiver montado na portinhola do poste, a simples visualização do sinalizador Ăłtico, informa-nos da necessidade de substituição. Tendo esta operação a vantagem de ser realizada ao nĂ­vel do solo. O mĂłdulo de proteção ĂœSM-LED 230 encontra-se disponĂ­vel em duas versĂľes, com invĂłlucro IP 20 e IP 65.

COMPORTAMENTOS DIFERENTES Figura 1. Descarregador de sobretensĂľes ĂœSM-LED, IP 20.

www.oelectricista.pt o electricista 53

L’

Com a ligação em paralelo, a luminåria LED permanece acesa se o módulo de proteção

ILUMINAĂ‡ĂƒO LED INTERIOR Sistemas de iluminação LED em naves industriais, armazĂŠns e edifĂ­cios administrativos poderĂŁo ser destruĂ­dos por sobretensĂľes com origem em acoplamentos indutivos e operaçþes de manobra da rede elĂŠtrica. Uma anĂĄlise de risco conforme a Norma EN IEC 62305 pode ser usada para determinar se um sistema de proteção exterior contra raios ĂŠ requerido ou nĂŁo. Sob um sistema de proteção contra raios, os cabos de alimentação da instalação na entrada do edifĂ­cio devem ser protegidos com descarregadores de corrente de raio adequados (Tipo 1). Independentemente disso, a proteção contra sobretensĂľes deverĂĄ ser instalada para todo o sistema de iluminação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.