Weidmüller: flexibilidade compacta

Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

o electricista

66

Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A.

WEIDMÜLLER

{FLEXIBILIDADE COMPACTA}

O operador da central de lenhite húngara Mátrai Eromu dá grande importância ao facto de dispor de equipamento moderno e seguro. Dele fazem parte os armários de distribuição equipados com elevada qualidade. Desde a alimentação e distribuição energética até ao processamento de sinais, toda a central termoeléctrica aposta em componentes da Weidmüller. São particularmente vantajosos os acopladores ópticos TERMOPTO com 6 mm de largura, bem como o conversor de sinal universal WAVE TTA.

CONSTANTE MODERNIZAÇÃO PARA UM MELHOR AMBIENTE Construída entre 1965 e 1967, a central realizou nas últimas décadas medidas de modernização constantes. Verificou-se um projecto particularmente abrangente entre 1998 e 2003, quando a central readaptou, entre outros, uma central de tratamento de gases com função de dessulfuração. Com este equipamento, a Mátrai Eromu está hoje entre as centrais a carvão mais ambientalistas da Europa de Leste. Em 2007 as turbinas a gás a contrapressão em série que estão acopladas a dois dos blocos 200-MW da central iniciaram a sua operação, não só aumentam o grau de eficácia, como também reduzem o impacto ambiental. No âmbito destes projectos de modernização, os armários de distribuição foram também progressivamente renovados. “Tal como em todas as áreas da central Mátrai Eromu, também se dá a maior importância à qualidade e segurança dos quadros eléc-

Figura 1 . Uso universalmente: o conversor de sinal e os interruptores de valor limite WAVE TTA nos sistemas de comutação da central de lenhite Mátrai Eromu.

Máximo rendimento e maior protecção ambiental através do desenvolvimento contínuo e da modernização – esta máxima foi adoptada pela central de lenhite Mátrai Eromu na região húngara de Gyöngyös. Com os seus cinco blocos de produção de energia eléctrica e duas unidades de turbinas de gás, a central alcança uma capacidade total de 950 MW, cobrindo assim 17% da capacidade e 15% da produção da rede de energia eléctrica húngara. A Mátrai Eromu é unicamente alimentada por recursos nacionais, pois é abastecida com o carvão de lenhite extraído na respectiva exploração mineira a céu aberto. Estas características tornam a central, pertencente à empresa mãe RWE, num dos pilares mais importantes da geração energética da Hungria.

Figura 2 . TERMOPTO com 6 mm de largura.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.