O triplo filtro

Page 1

ESPAÇO QUALIDADE 12

O Triplo Filtro por Maria Manuel Costa

Na Grécia antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filosofo aproximou-se dele e disse: – Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo? – Espera um minuto – responde Sócrates – antes que me digas qualquer coisa, gostaria de te fazer um teste – Chamase o “Teste do Filtro Triplo”. – Filtro Triplo? – Sim, continuou Sócrates – Antes que me fales do meu amigo, talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que lhe chamei o Filtro Triplo. E continuou: – O primeiro filtro é a VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me

mais dizer é absolutamente verdadeiro? – Não – disse o homem – o que acontece é que eu ouvi dizer que.... – Então – diz Sócrates – não sabes se é verdade. – Passemos ao segundo filtro, que é a BONDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom? – Não, muito pelo contrário... – Então – continuou Sócrates – Queres dizer-me algo mau sobre o meu amigo, que ainda por cima não sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. – O último filtro é a UTILIDADE... – O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim? – Não acho que não... – Bem, concluiu Sócrates, se o que me dirás não é bom, nem útil e muito menos verdadeiro, então para quê dizer-me?

Esta técnica dos 3 Filtros é de extrema utilidade para nós próprios, sempre que pensarmos em falar dos outros, para os outros, sempre que estes nos queiram falar dos outros a nós. Utilizar metáforas e contar histórias também são ferramentas de comunicação, com alto impacto. As histórias, são ouvidas, imaginadas e sentidas pelo emissor, e se este for “um bom contador de histórias”, também pelo receptor. O melhor de cada história, é que cada um lhe atribui o significado que tem de dar, com base nas suas vivências, experiências passadas, crenças, valores, num determinado tempo e espaço.

2 1

Existem algumas técnicas em comunicação que nos permitem fazer face a situações nas quais possamos sentir que devemos fazer algo, mas este algo tem que ser minimamente entendido pelo nosso receptor, sem que para ele não seja um “confronto”.

Reflictam....

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.