Caixas e armários para infra-estruturas ITED

Page 1

DOSSIER

revista técnico-profissional

72

o electricista José Quitério director_geral@quiterios.pt

caixas e armários para infra-estruturas ITED O tão aguardado regulamento das telecomunicações em edifícios aí está! Dá pelo nome de ITED e veio recheado de novidades! A nova forma de projectar e executar as infra-estruturas de telecomunicações em edifícios apela à nossa vontade de inovar e modernizar. Às caixas e armários de telecomunicações a que estávamos habituados acrescentaram-se algumas mais do que as previstas no antigo e obsoleto RITA. Para além do enquadramento legal e regulamentar, este artigo foca a atenção nas novas caixas que este novo regime nos trouxe, donde se destaca a sua maior estrela o ATI - Armário de Telecomunicações Individual. ENQUADRAMENTO LEGAL O regime ITED nasce em 2000, através do Decreto-Lei nº 59/2000, de 19 de Abril. Embora o Decreto-Lei não fosse imediatamente suportado por um novo regulamento, cedo se constatou que estávamos num novo caminho cheio de oportunidades! Em 1 de Julho de 2004 foi finalmente aprovado o regulamento previsto naquele Decreto-Lei, tomando a designação de Manual ITED - Prescrições e Especificações Técnicas de Infra-estruturas de Tele-comunicações em Edifícios. Este novo manual conviveu 6 meses com o RITA, possibilitando que até ao final de 2004 pudessem continuar a aparecer projectos baseados neste regulamento. A partir de 1 de Janeiro de 2005 só podem dar entrada nas Câmaras Municipais projectos ITED. As instalações com projectos RITA entregues nas Câmaras antes de 2005 vão continuar a ser construídas, embora em qualquer altura se possa considerar a transição para um novo projecto com as regras ITED.

PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES DO NOVO REGULAMENTO ITED E AS ALTERAÇÕES FACE AO RITA Se quisermos comparar o RITA com o ITED chegamos a uma simples conclusão: não são comparáveis! Se no RITA falávamos apenas de pares de cobre e do simples telefone, com o ITED entramos com a linguagem da cablagem estruturada, dos cabos UTP e STP, dos cabos coaxiais de qualidade, da fibra óptica, dos sistemas de banda larga, e da possibilidade de nas nossas casas e escritórios ITED podermos constituir de raiz uma rede de computadores com acessos em banda larga, sem necessidade de passarmos novos cabos ou de instalar equipamentos wireless.

NÍVEIS DE QUALIDADE O regulamento ITED é composto pelo Manual ITED e pelos procedimentos e guias associados, onde se incluem os "Procedimentos de Avaliação das ITED". Estes dois importantes documentos têm por base os chamados Níveis de Qualidade - NQ que se caracterizam nas seguintes tecnologias: › NQ1 - pares de cobre (UTP, STP, FTP, ...); › NQ2 - cabos coaxiais (cobertura de blindagem superior a 70%); › NQ3 - fibras ópticas. Importa considerarmos que o NQ1 está por sua vez dividido em três subníveis: › NQ1a - componentes de categoria 3 que correspondem, uma vez instalados, à Classe de ligação C, tal como definida na Norma Europeia EN50173;


o electricista

revista técnico-profissional

ITED 75

PERSPECTIVAS O ITED é um verdadeiro salto tecnológico que deve ser encarado com naturalidade, mas também com algum esforço de actualização e formação, por parte de todos os intervenientes deste sector. Perspectivam-se novas edições deste regulamento, com a introdução da fibra óptica e das novas normas europeias aplicáveis.

CONCLUSÃO Como sabemos o ITED é de aplicação obrigatória, pelo que não podemos continuar a pensar em termos de RITA, onde a evolução não era possível. O ITED tem uma característica única pelo facto de ser uma regra técnica mínima, que o torna evolutivo e expansível a novos equipamentos e materiais. A indústria portuguesa demonstrou um enorme empenho e criatividade ao abraçar desde logo este novo regulamento, donde se destaca a construção de ATI's cada vez mais funcionais e amigos do cliente, sem descurar a sua integração estética nas paredes das nossas casas e escritórios. É com o fruto do nosso trabalho e da nossa dedicação que a evolução é possível, aproximandonos cada vez mais de uma sociedade verdadeiramente moderna, em espírito e em criações! Imagens de produtos para redes ITED da QUITÉRIOS

PUB


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.