Ventilação: classificação de ventiladores

Page 1

FORMAÇÃO

revista técnico-profissional

o electricista

42

Soler & Palau

ventilação

{CLASSIFICAÇÃO DE VENTILADORES}

O QUE É UM VENTILADOR? Um ventilador é uma máquina rotativa que põe o ar, ou gás, em movimento. Podemos defini-lo como uma turbo máquina que transmite energia para gerar a pressão necessária com a finalidade de manter um fluxo contínuo de ar. Dentro de uma classificação geral de máquinas. Como mostra o quadro em baixo, encontramos os ventiladores como turbo máquinas hidráulicas, tipo gerador, para gases. Um ventilador consta essencialmente de um motor de accionamento, geralmente eléctrico. Com dispositivos de controlo próprios dos mesmos: Arranque, regulação de velocidade, comutação de polaridade, etc., e um propulsor giratório em contacto com o ar, a quem transmite energia. Este propulsor adopta a forma de uma turbina com lâminas, como no caso dos centrífugos, ou de uma hélice com ângulos de pá, como no caso dos axiais. O conjunto, pelo menos de uma turbina ou de uma hélice, é envolvido por uma caixa

em forma de espiral para os centrífugos e uma estrutura plana ou tubular para os axiais. A envolvente tubular pode levar uma grelha radial de alhetas fixas à entrada ou à saída da hélice, chamada directriz, que conduz o ar, para aumentar a pressão e o rendimento do aparelho. No tipo helicocentrífugo e no transversal o elemento impulsor do ar adopta uma forma semelhante às turbinas centrífugas.

CIRCULAÇÃO DO AR O ar circula por uma conduta graças às diferenças de pressão que existem nos seus extremos. Para diferenças de nível até 100 m velocidades inferiores a 50 m/s (caso em que se pode considerar incompressível) e regime estacionário, as pressões obedecem ao seguinte teorema: Teorema de Bernoilli A expressão analítica do mesmo diz-se: A soma da pressão estática, à dinâmica e a devida à altura, é constante para todos os pontos de um filete de fluído. Pressões Se a conduta é horizontal ou a diferença é inferior a 100 m a pressão por diferença de altura é 0. A pressão estática (Pe) actua em todos os sentidos dentro da conduta.


o electricista

revista técnico-profissional

VENTILAÇÃO 45

aumento intolerável do ruído e provocando um retorno do sentido inverso do ar. Nos catálogos de ventiladores vem indicado as zonas das curvas e características recomendadas do uso, simplesmente, só se publica o gráfico da curva em que é aceitável o seu funcionamento. Em geral só vem mencionada a zona sombreada que se indica na Fig.17, para uma família de curvas de um determinado aparelho a varias velocidades. Os gráficos da Fig.18 são os ventiladores centrífugos com turbinas de pás curvadas para a frente, Radiais e curvadas para trás, com indicação da zona normal de trabalhoe percentagens do caudal e pressão. A Fig.19 representa os ventiladores axiais, um impulsor e outro tubular, de média pressão, com as mesmas indicações descritas para os aparelhos anteriores. A Fig.20 corresponde a turbinas helicocentrífugo e transversais com a mesma forma de expressar a sua capacidade de pressão e caudal em percentagem do total e com as zonas normais de trabalho.

Texto cedido por Soler & Palau, Lda


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.