ABB: inversores rede-grupo OTM_C_D desde 160 até 1.600 amperes

Page 1

106

informação tÊcnico-comercial

ABB inversores rede-grupo OTM_C_D desde 160 atÊ 1.600 amperes seletor para a posição manual, colocando um cadeado na lingueta ou ajustando o punho. A operação manual Ê automåtica e pode ser desativada bloqueando o punho na posição 0. A operação manual Ê sempre possível em situaçþes de emergência, mesmo sem alimentação. Para prevenir a ocorrência de ligaçþes perigosas à rede, o ATS tem três posiçþes encravadas mecanicamente: duas fontes assíncronas não podem ser ligadas entre si erradamente. Se a frequência de operação for excedida, a unidade motorizada Ê protegida contra sobrecargas, por um fusível.

Os inversores rede-grupo ATS (Automatic Transfer Switches) são usados em aplicaçþes com uma unidade de alimentação de reserva garantindo a continuidade do fornecimento de energia elÊtrica. Transferem automaticamente as cargas de uma fonte de alimentação para outra. O inversor rede-grupo ATS mede o nível da tensão e da frequência das linhas primårias e de reserva (emergência). De acordo com essas mediçþes, a carga Ê ligada à unidade de alimentação adequada. Normalmente, a unidade de alimentação primåria Ê a rede elÊtrica e a unidade de alimentação de reserva Ê um grupo gerador. Em condiçþes normais, a carga Ê alimentada pela rede elÊtrica. Se ocorrer uma falha de energia, o ATS deteta a falha de tensão na linha primåria e envia um comando de arranque ao grupo gerador. Quando o grupo gerador estå operacional e a tensão disponível na linha de reserva, o ATS transfere a carga da rede elÊtrica para o grupo gerador. O grupo gerador fornece energia à carga durante o período de falha. Assim que o fornecimento da rede elÊtrica Ê retomado, o ATS deteta a tensão na linha primåria e transfere novamente a carga. Após a transferência bem sucedida, o ATS envia um sinal de paragem ao grupo gerador.

Gama da ABB A gama de inversores de rede-grupo ATS da ABB vai de 160 atÊ 1600 amperes. O ATS Ê constituído por um comutador, uma unidade motorizada e uma unidade de controlo para uma operação automåtica. A ABB oferece três tipos de ATS adequados a sistemas monofåsicos e trifåsicos, com uma frequência de 50 ou 60 Hz: OTM_C2D, com uma unidade de controlo OMD200 ; www.oelectricista.pt o electricista 40

OTM_C3D, com uma unidade de controlo OMD300; OTM_C8D, com uma unidade de controlo OMD800. Todos os tipos de ATS da ABB medem a tensĂŁo, frequĂŞncia e o desequilĂ­brio de fase. Adicionalmente para aplicaçþes de rede e grupo gerador, estes equipamentos podem ainda ser usados em aplicaçþes de rede dupla. A gama de tensĂŁo operacional vai atĂŠ 415 V. A diferença entre o OTM_C2D e o OTM_ C3D ĂŠ que este Ăşltimo tem a funcionalidade de Dual Power Source - DPS (Fonte de Alimentação Dupla). Desta forma, a unidade motorizada pode ser fornecida por duas linhas separadas e ĂŠ automaticamente alimentada por uma das linhas disponĂ­veis. O OTM_C8D pode comunicar atravĂŠs de bus de campo bidirecional. O protocolo de comunicação ĂŠ o Modbus RTU, sendo possĂ­vel alimentar a unidade de controlo com 24‌110 V cc como tensĂŁo auxiliar, durante as falhas de energia. Desta forma, a comunicação tambĂŠm permanecerĂĄ sempre operacional.

Operação segura e fiåvel Existem diferentes alternativas para selecionar o modo de operação e prevenir a operação indesejada. O interruptor tem um seletor para optar entre a operação manual ou a automåtica. A operação automåtica Ê desativada movendo o

Interface de fåcil utilização Na parte frontal, o OTM_C2D e o OTM_C3D têm um LED para indicação de estado: tensão de linha, frequência, desequilíbrio de fase, posição de comutação, alarmes e modo de operação (manual ou automåtica). O OTM_C8D apresenta a mesma informação num ecrã LCD. C3D têm oito comutadores tipo DIP Switch e dois comutadores rotativos. O OTM_ C8D pode C8D o menu estå disponível em oito idiomas.

FĂĄcil instalação O ATS da ABB pode ser instalado facilmente. É compacto e a unidade de controlo pode ser ajustada de acordo com a profundidade de montagem do painel do armĂĄrio. A cablagem de deteção de tensĂŁo ĂŠ efetuada na fĂĄbrica, reduzindo assim o custo e o tempo do trabalho da instalação. É ainda possĂ­vel adquirir as unidades de controlo e os comutadores motorizados como componentes separados, para que os utilizadores possam montar o seu prĂłprio inversor de rede-grupo, se assim o desejarem. Os inversores de rede-grupo da ABB garantem a alimentação da sua rede elĂŠtrica. ABB, S.A. Tel.: +351 214 256 314 . Fax: +351 214 256 390 marketing.abb@pt.abb.com . www.abb.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.